Técnicas para comunicação didática

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De 19 setembro a 14 de novembro Todos os dias das 08h00 às 12h00

Sobre o Evento

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A comunicação eficaz é uma competência fundamental em todas as esferas da vida profissional, especialmente no ambiente acadêmico e institucional. Este curso visa atender a essa necessidade, fornecendo ferramentas e técnicas para aprimorar suas habilidades de oratória, falar em público e apresentar conteúdo de forma eficaz, com foco na clareza, persuasão e respeito aos princípios éticos, aos direitos humanos e à educação em direitos humanos.

Metodologia

O workshop tem sua metodologia centrada na prática e na reflexão contínua, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades de comunicação/ensino de forma estruturada e progressiva. Os cursistas participarão de sete sessões práticas. As primeiras seis sessões envolvem gravações das apresentações que deverão ter até 5 minutos, cada uma focada em uma das seis habilidades específicas (Organizar e Motivar para aprender; Variar a situação- estímulo; Formular perguntas/respostas e propor feedback; Apresentar exemplos; Utilizar reforço de aprendizagem; Finalizar a aula e/ou comunicação). A sétima sessão é uma experiência integrada, com uma aula de 15 minutos que reúne todas as habilidades trabalhadas. Após cada gravação, os participantes assistem às suas apresentações e recebem feedback detalhado de todos os membros do grupo, promovendo uma reflexão crítica e contínua sobre suas práticas de ensino. No último encontro será realizada uma Recapitulação das Habilidades Desenvolvidas, com uma revisão das habilidades trabalhadas nos encontros anteriores, destacando os principais elementos de uma comunicação didática eficaz. Isso inclui aspectos como clareza, organização, uso de exemplos relevantes, e estratégias de engajamento. Os participantes serão organizados em pequenos grupos para aplicar as estratégias discutidas a cenários hipotéticos ou reais, simulando como fariam para implementar uma comunicação eficaz e inclusiva em seu contexto de ensino. Os participantes serão convidados a discutir suas experiências com essas habilidades, compartilhando como cada técnica impactou sua prática de comunicação/ensino. Os participantes serão incentivados a discutir e refletir sobre a importância de reconhecer e respeitar a diversidade cultural, social, e cognitiva dos participantes.

Período de realização: 19/9 a 7/11/2024

Período de inscrições: 5 a 12/9/2024

Dias e horários: quintas-feiras, 8h às 12h

Local: PROGEPE - Sala 2

Carga horária: 32 horas

Instrutora: Cintia Aparecida Paião

Programação

Organizar e motivar para aprender. Comunicação para a inclusão.

Mudança de estímulo: variação no tom de voz, deslocamento e gestos intencionais para manter a atenção. Consideração individual: adaptar técnicas ao estilo de ensino. Recursos audiovisuais: uso adequado e criterioso para apoiar a comunicação. Movimentos e Gestos: utilização intencional no espaço pedagógico. Diversificação das formas de interação. Inclusão na comunicação.

Às08h00 - PROGEPE: sala 02

Técnicas de comunicação e inclusão no ambiente educacional

Comunicação inclusiva: estratégias para adaptar a comunicação a diferentes necessidades. Expressão verbal e não verbal: a importância da modulação da voz e dos gestos como ferramentas para reforçar a mensagem e facilitar a compreensão de todos. Criação de um ambiente de aprendizagem inclusivo. Feedback e Avaliação formativa: como fornecer feedback de forma construtiva, para promover a inclusão e o crescimento contínuo.

Às08h00 - PROGEPE: sala 02

Desenvolvimento cognitivo através da formulação de perguntas e feedback

Estratégias de formulação de perguntas. Classificação cognitiva: uso de taxonomias ou sistemas de classificação para definir o nível cognitivo das perguntas. Estimulação do pensamento reflexivo. Análise e reflexão: habilidade do comunicador em guiar os participantes a analisar, refletir e conectar os conhecimentos adquiridos com o conteúdo discutido.

Às08h00 - PROGEPE: sala 02

Utilização de exemplos para facilitar a compreensão e aprendizagem

Importância dos exemplos: relevância de utilizar exemplos claros, relevantes e coerentes. Exemplos dedutivos e indutivos. Efetividade na aprendizagem: como escolher e apresentar exemplos que sejam ilustrativos e esclarecedores. Alinhamento com objetivos da aula.

Às08h00 - PROGEPE: sala 02

Efetividade na Aprendizagem: como aplicar reforços de maneira clara e eficaz

Tipos de reforço: positivo e negativo. Uso de reforços que evitam comportamentos indesejáveis, como questionamentos. Reforço como ferramenta pedagógica.

Às08h00 - PROGEPE: sala 02

Finalizar a comunicação

Estruturação das ideias. Relacionamento com experiências anteriores: conectar o novo conhecimento às experiências prévias. Conexões cognitivas: estabelecer conexões claras entre o conhecimento anterior, o adquirido na comunicação/aula atual, e o que será abordado em aulas futuras.

Às08h00 - PROGEPE: sala 02

Organização de condições de ensino e aprendizagem

Estimulação e reorganização de experiências. Integração com o mundo real: organizar o processo de ensino de maneira que seja uma experiência significativa e conectada com as realidades e relações de convivência na sociedade. Organização de aprendizagem integrada.

Às08h00 - PROGEPE: sala 02

Encerramento e Reflexão sobre Comunicação Didática Eficaz e Inclusiva

Revisão das Habilidades Desenvolvidas. Acessibilidade. Diversidade e Respeito. Práticas de acolhimento: estratégias para criar um ambiente acolhedor e seguro. Avaliação do processo: reflexão coletiva sobre o que foi aprendido durante o curso. Síntese e aplicação prática.

Às08h00 - PROGEPE: sala 02

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Local

PROGEPE - Sala 02, 80060-140, Rua Doutor Faivre, Centro, Curitiba, Paraná
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Organizador

Unidade de Capacitação e Qualificação - UCAQ