Tecnologias genômicas para o estudo de interação entre DNA e complexos proteicos em plantas

Tecnologias genômicas para o estudo de interação entre DNA e complexos proteicos em plantas

Palestra.

Faça sua inscrição
Terça, 8 de outubro de 2019 Das 08:30 às 13:00

Sobre o Evento

Diversas técnicas são utilizadas para elucidar as interações moleculares DNA e proteína. Além de discutir as técnicas mais utilizadas, esta palestra terá como objetivo mostrar que muitas questões pertinentes à biotecnologia vegetal podem ser respondidas utilizando técnicas igualmente aplicadas ao estudo de outros organismos. Serão abordadas diferentes técnicas utilizadas para respoder às seguintes questões: “Quais proteínas regulam a expressão de um determinado gene? Em que tecidos e momentos esse gene é expresso? Depois de traduzida, onde se localiza a proteína de interesse e com quais outras proteínas ela interage para realizar sua função? Como determinar seu papel na célula?

Resumo do currículo: Doutora em Genética pela FMRP/USP (2016). Fez doutorado sanduíche por um ano no grupo Plant Developmental Systems, na Wageningen University and Research Centre, no Reino dos Países Baixos (2013-2014). Possui título de Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), período no qual executou projetos de pesquisa com base em citogenética vegetal e mutagênese. Desde agosto de 2017, realiza Pós-doutorado na BioCelere Agroindustrial (Centro de Pesquisas em Biologia Sintética da GranBio), atuando como Pesquisadora Visitante no IAC - Centro de Cana e docente temporária (Professora Contratada III) na FFCLRP/USP, no Departamento de Biologia.

Local

Escola de Engenharia de Lorena - Área I - Auditório do Centro de Informática - 12602-810, Estrada do Campinho, Ponte Nova, Lorena, São Paulo,
Ver no mapa

Organizador

Laboratório de Genômica de Plantas e Bioenergia (Plant Genomics and Bioenergy Laboratory–PGEMBL) -

O Laboratório de Genômica de Plantas e Bioenergia (Plant Genomics and Bioenergy Laboratory–PGEMBL) foi fundado em 2016 pelos professores Dr. Elisson Romanel e Dra. Tatiane da Franca Silva com o objetivo de prospectar genes do metabolismo lignocelulósico e do controle da biomassa vegetal considerando as necessidades do setor em biorefinaria e biotecnologia industrial. Durante o período de 2014 à 2016, o laboratório sofreu as  reformas estruturais e a implementação de equipamentos e reagentes da área de Genética Molecular de Plantas através do financiamento das agências de fomento FAPESP e CNPq. Em 2017, o PGEMBL recebeu o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) aprovado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) permitindo executar pesquisas em classe de risco I. Em 2018, agregou-se uma estufa agrícola com irrigação automática, também certificada pelo CTNBio, apropriada para o estudo de gramíneas de grande porte, tais como, cana-de-açúcar, sorgo e milho. 
O PGEMBL contempla equipamentos apropriados para a execução experimental em Genética Molecular, tais como, termociclador para PCR e PCR em tempo real, espectofotômetro para microvolume, pipetador automático, macerador criogênico de amostras biológicas, eletroporador, ultrafreezer, centrífuga refrigerada, cabine de segurança biológica, shakers, sala de crescimento de plantas para dias longos e dias curtos, entre outros (ver no site). As linhas de pesquisa do PGEMBL permitem aos alunos conhecerem e atuarem nas áreas de bioinformática, evolução, filogenia, clonagem, expressão gênica, transformação de plantas, desenvolvimento e fisiologia vegetal.