Tem um aluno surdo em sala: e agora?

Tem um aluno surdo em sala: e agora?

Curso de Formação: estratégias didático-avaliativas para estudantes surdos em turmas inclusivas

Faça sua inscrição
De 22 fevereiro a 22 de março Todos os dias das 16h00 às 18h00

Sobre o Evento

Os indivíduos que compõe a comunidade surda possuem uma grande variedade de características, algo que resulta em um desenvolvimento comunicativo e linguístico divergente. Isso ocorre porque, um surdo pode compreender a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o Português ou nenhuma das línguas duas completamente. Desse modo, o processo avaliativo deve ser de acordo com as especificidades de cada aluno, no entanto, muitos professores não dispõem de conhecimento, ferramentas ou métodos capazes de lidar com essa realidade. Diante disso, a presente formação visa fornecer uma capacitação em estratégias didáticas e avaliativas, no sentido de discutir propostas que possam atender essas características dos alunos surdos, tendo como público-alvo, os servidores (docentes, técnicos administrativos, profissionais terceirizados) e alunos do curso de licenciatura do IFPB.

Este curso tem uma carga horária de 20h.

O credenciamento será realizado ao matricular o Gmail cadastrado na inscrição na turma do Google Classroom.

Todos os inscritos no evento com um @gmail.com válido, já foram convidados por e-mail para participarem da sala no Google Classroom. Caso esteja inscrito no evento e não o tenha recebido, envie um e-mail para rebeka.nascimento@academico.ifpb.edu.br com o seu nome completo e seu endereço de @gmail.com.

Palestrantes

  • Flávia Sousa
  • Niely Souza
  • Ednalva Casado
  • Samara Braiane
  • Rebeka Nascimento

Programação

09h00 Credenciamento no Google Classroom Credenciamento
Local: Google Classroom

Ocorrerá através do google classroom, com o cadastramento e aceite dos participantes através do gmail cadastrado na inscrição.

16h30 - Niely Souza Legislação e Identidade Surda Roda de Conversa
Local: Encontro via Google Meet

Roda de conversa com sala de aula invertida, para discutir e refletir sobre o tema.

16h30 - Flávia Sousa, Samara Braiane Relato de experiência: Partilhando estratégias de ensino a partir da vivência com uma aluna surda Mesa-redonda
Local: Encontro via Google Meet

Mesa-redonda com o objetivo de partilhar e discutir experiencias.

16h30 - Ednalva Casado Ciências Humanas: Estratégias pedagógicas e avaliativas adaptadas para os alunos surdos Oficina
Local: Google Meet

Oficina didática com estratégias pedagógicas

16h30 - Ednalva Casado Ciências Exatas: Estratégias pedagógicas e avaliativas adaptadas para os alunos surdos Oficina
Local: Google Meet

Oficina didática com estratégias pedagógicas

16h30 - Rebeka Nascimento, Samara Braiane Estratégias para adaptação de atividades e avaliações para alunos surdos no ensino de Biologia Oficina
Local: Google Meet

Oficina didática com estratégias avaliativas para alunos surdos no ensino de Biologia

Carregando área de inscrição

Organizador

PROJETO INTERCONECTA: O PROCESSO AVALIATIVO EM BIOLOGIA

Esta capacitação é fruto de um projeto de pesquisa realizado através da chamada do edital 01/2020 INTERCONECTA, intitulado "O Processo avaliativo em Biologia: a perspectiva dos professores e dos alunos surdos do IFPB" em conjunto com um projeto de ensino desenvolvido pela coordenação de projetos especiais do IFPB campus Cabedelo.