Inscrição
Informações
Destina-se àqueles que estão iniciando os estudos teóricos de música e/ou possuem interesse em apropriar-se da escrita musical.
Procura apresentar, de maneira clara e concisa, os rudimentos da "Arte dos Sons", bem como as regras de sua grafia. O conteúdo é dividido e ordenado em partes, procurando seguir os conceitos e rudimentos teóricos da maneira mais lógica do que a habitual.
Com efeito, sendo a música a arte do som, toda teoria elementar da mesma há de referir-se, forçosamente, às quatro propriedades do som:
- Duração
- Intensidade
- Altura
- Timbre.
A exposição, em partes separadas, dos fatos referentes a cada uma dessas propriedades facilita o entendimento dos mesmos.
Programação:
Parte I: Generalidades
- Propriedades do som
- Nota - Pentagrama
- Clave
Parte II: Duração
- Figura da nota - pausa
- Compasso
- Compasso simples e composto
- Fórmula do compasso
- Regras de grafia
- Andamento
- Marcação de compasso
- Quiálteras
- Contratempo - Síncopa
- Articulações
- Sinais de Repetição
Parte III: Intensidade
- Sinais de dinâmica
Parte IV: Altura
- Noção de intervalo - Semitom e Tom
- Sinais de alteração
- Notas enharmônicas - semitom cromático e diatônico
- Escala - modo
- Modo maior
- Modo menor
- Noção de melodia e harmonia
- Tonalidade
- Escala cromática - escalas enharmônicas - escalas homônimas
- Intervalos
- Intervalos naturais
- Como qualificar os intervalos
- Como formar os intervalos
- Inversão de intervalos
- Intervalos consonantes e dissonantes
- Modos
- Escalas exóticas
- Ornamentos
- Transposição
Parte V: Timbre
- Classificação das vozes
- Classificação dos instrumentos
Parte VI: Acústica
- Noções de acústica
- Sons Harmônicos - Numeração das oitavas
Credenciamento
TURMAS
TURMA "A": as quartas-feiras nos dias 08, 15, 22 e 29 de março de 2017 e 05, 12, 19, e 26 de abril de 2017, das 14:00hs às 16:00hs
TURMA "B": as quartas-feiras nos dias 08, 15, 22 e 29 de março de 2017 e 05, 12, 19, e 26 de abril de 2017, das 16:00hs às 18:00hs
Local e Data
NEART - Núcleo de Expressão Artística - Campus do Sertão - UFAL
Rodovia AL - 145, Cidade Universitária
Delmiro Gouveia - Alagoas
Data 08/03/2017 - 29/03/2017 às 14:00
Organizador

O NEART é o núcleo de estudos artísticos do curso de licenciatura em letras, do Campus do Sertão - UFAL, Delmiro Gouveia. Promove minicursos, oficinas e palestras sobre arte e cultura. Atualmente conta com os seguintes trabalhos musicais: Flauta Rítmica - Consort de flautas doce e o Coro Universitário do Campus do Sertão.
Comente