A terapia comportamental é um conjunto de abordagens embasadas empiricamente que oferece intervenções eficazes para uma ampla gama de problemas psicológicos e comportamentais. Contudo, ainda existe um hiato entre o conhecimento acadêmico e a prática clínica difundida na comunidade. Promover eventos de extensão que aproximem estudantes, profissionais da saúde e o público em geral contribui para a disseminação de práticas baseadas em evidências e fortalece a rede de apoio a pessoas com necessidades especiais, como indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ao adotar a inscrição mediante a doação de 1kg de alimentos não perecíveis, o projeto vincula a difusão do conhecimento científico a uma ação de responsabilidade social, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica na região de Anápolis-GO. Dessa forma, alia-se o avanço acadêmico ao compromisso humanitário, ampliando o impacto positivo do evento.
Objetivo Geral
- Promover a difusão de fundamentos conceituais e aplicações práticas da terapia comportamental, bem como discutir seus desafios e possibilidades no tratamento de pessoas com TEA, aliando formação acadêmica à responsabilidade social.
Objetivos Específicos
- Apresentar os princípios conceituais e históricos da terapia comportamental.
- Discutir a prática clínica baseada em evidências na perspectiva analítico-comportamental.
- Analisar os principais desafios e avanços da terapia comportamental aplicada ao autismo.
- Estimular o engajamento de estudantes e profissionais em ações sociais e científicas.
- Arrecadar gêneros alimentícios para distribuição em instituições filantrópicas locais.
Público-Alvo
- Estudantes de Psicologia e demais cursos da área da saúde.
- Profissionais da saúde (psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos, etc.).
- Familiares de pessoas com TEA e demais interessados na temática.