III Fórum de Gestão Pública

III Fórum de Gestão Pública

Faça sua inscrição
Quarta, 11 de dezembro de 2019 Das 08:00 às 18:00
Salvador, BA Quality Hotel & Suítes São Salvador

Sobre o Evento

Principal e maior evento já realizado na Bahia sobre Inovação na Gestão Pública, o III Fórum de Gestão Pública trará inspiração, reflexão, proposições e networking para todos aqueles interessados no tema.

Evento será realizado pelo Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) em parceria com o SEBRAE-BA e o Grupo Rede+, no dia 11 de dezembro, no Hotel Quality São Salvador em Salvador.

Buscaremos consolidar a participação dos principais atores que interagem com a gestão pública bem como difundir novas e eficientes práticas para este campo. Neste ano será debatida a temática Inovação na Gestão Pública, com foco especial em Governo Digital e Colaborativo, composto por cases relevantes a nível nacional e local.

Ideal para administradores, gestores públicos, autoridades, estudantes e empresários com foco na área pública, a programação contará com palestras curtas e inspiradoras de especialistas em temas críticos para a gestão pública, alinhados ao tema central do evento.

Veremos Cases de sucesso em políticas e programas públicos; Apresentação de soluções inovadoras já existentes que auxiliem o Estado a resolver problemas críticos pré-definidos; Apresentação de propostas da organização do evento para a inovação na Gestão Pública.

Em paralelo, no dia anterior, o CRA-BA também promoverá um Workshop exclusivo para administradores de Capacitação na utilização do Índice de Gestão Municipal do Conselho Federal de Administração como instrumento de aprimoramento da gestão municipal.


*Estudantes e profissionais de administração em situação regular com CRA-BA pagam meia entrada.

Palestrantes

  • Ciro Avelino
  • Lara Barreto
  • Gustavo Maia
  • Tânia Fischer
  • André Fraga
  • Kátia Camillo
  • Robério Pereira da Silva Júnior
  • Fábio Mendes Macêdo
  • Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro
  • Anderson Roberto Germano

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Quality Hotel & Suítes São Salvador

Os participantes devem se dirigir até o setor específico para confirmar que realizaram sua inscrição.

08h30 Abertura Abertura
Local: Auditório

Início das atividades do evento.

09h00 - Ciro Avelino Desburocratização e Governo Digital com Ciro Avelino Palestra
Local: Auditório

Ciro Avelino é designer por graduação, daí em diante só confusão. Especialista em Estratégia, Pessoas eTecnologia da Informação. Serviço Público por heredietariedade da terceira geração. Hoje está como Secretário Adjunto responsável por conduzir os projetos de transformação digital no Governo Federal. Funcionário da Caixa Econômica Federal? onde exerceu diversos cargos de gestão nacional e regional nas áreas de negócio e relacionamento com o cliente. Já atuou como Diretor no Banco de Brasília. Co-fundador de movimentos como o GovHackers e IGOVNights, pioneiro de redes como o INOVAGOV e facilitador de escolas como a Perestoika e Echos - Escola de Design Thinking. Rebelde organizacional por convicção. Paladino praticante da inovação. Defensor responsável da subversão. Como? Promover convexão e inspirar paixão. São sempre as pessoas.

10h00 - André Fraga Práticas de Inovação em Salvador com André Fraga Palestra
Local: Auditório

André Fraga é engenheiro Ambiental, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutorando pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), exerce atualmente a função de Secretário Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador. Ocupou a vice-presidência da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e foi Coordenador Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) por dois mandatos (2017-2019), além de representar Salvador em redes internacionais de cidades como a C40 Cities-Climate Leadership Group, 100Cidades Resilientes, Cities4Forests e ICLEI-Local Governments for Sustainability, tendo sido membro do Conselho ICLEI América do Sul.  Integra a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e o RenovaBR Cidades. Foi coordenador-executivo da Semana LatinoAmericana e Caribenha de Clima promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

10h25 - Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro Estratégias e Ações para Inovação na Bahia com Adélia Pinheiro Palestra
Estratégias e Ações para Inovação na Bahia com Adélia Pinheiro
Local: Auditório

Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro é Secretária da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), formada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Medicina Social sob a forma de residência médica na própria UFBA, além de mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

10h50 - Gustavo Maia, Lara Barreto Cases Inovação Gestão Pública (Colab e Vetor Brasil) Mesa Temática
Local: Auditório

Apresentação dos cases de sucesso na área pública: Colab e Vetor Brasil

 

Vetor Brasil é uma organização da sociedade civil (OSC) suprapartidária que desenvolve iniciativas de atração, pré-seleção e desenvolvimento de profissionais para o setor público. Criada em 2015, trata-se de uma associação sem fins lucrativos financiada principalmente com doações realizadas por institutos empresariais e fundações filantrópicas, além de doações de pessoas físicas. Realiza projetos de desenvolvimento institucional na área de gestão de pessoas no setor público em parceria com governos estaduais e municipais. Atualmente suas iniciativas estão organizadas em dois programas. São eles: Trainee de Gestão Pública e Líderes de Gestão Pública.

 

Colab é uma startup que surgiu em 2013 com uma proposta inovadora de aproximar cidadãos de seus governos através de uma ferramenta de tecnologia, disponibilizada em canal virtual (website e aplicativo para smartphones). Dão à população o poder de colaborar com questões do setor público através de publicações de zeladoria urbana, participação em tomadas de decisões e em consultas de avaliação de serviços públicos. Além da ferramenta de participação social, o Colab atua diretamente com os gestores públicos no incentivo e promoção de melhorias para gestões mais eficientes e inovadoras na administração pública. A tecnologia e metodologia da empresa foram construídas em conjunto com mais de 2.500 servidores públicos ao longo dos últimos 6 anos e, atualmente, tem mais de 250.000 cidadãos colaborando através da ferramenta. Tem como missão auxiliar as entidades públicas a se tornarem mais eficientes e responsivas às demandas da sociedade.

 

10h50 - Gustavo Maia Colaboração como fator para Inovação na Gestão Pública com Gustavo Maia Palestra
Local: Auditório

Gustavo Maia é co-fundador e CEO do Colab, uma startup de inovação em gestão pública que já foi premiada como melhor aplicativo urbano do mundo, foi top 5 apps de governo e participação do mundo e startup de maior impacto social e maior potencial global pelo BID. Foi selecionado pelo Departamento de Estado Americano no Unreasonable Goals, processo de aceleração para 16 empresas do mundo selecionadas por trabalharem pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Foi eleito Cidadão Sustentável de São Paulo pela CBN, Catraca Livre e Rede Nossa São Paulo, é Empreendedor Cívico da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), membro do Movimento Agora! e apresentou o Colab e inovações em governos em mais de 100 eventos, incluindo na Universidade de Harvard e na Universidade de Oxford. É comunicador social, especialista em Criação de Soluções Colaborativas para Governo pela Universidade de Harvard, cursa Master em Liderança e Gestão Pública no Centro de Liderança Pública.

11h20 - Lara Barreto Eficiência na Gestão como promotor de resultados na área pública com Lara Barreto Palestra
Local: Auditório

Lara Barreto atualmente lidera a frente de novos negócios, responsável pelas novas parcerias com o governo. No Vetor Brasil já liderou a área de tecnologia e a área de estratégia e operações. Trabalhou no setor público com experiência em dois governos, liderou a área de captação de recursos na Secretaria de Planejamento do Estado de Goiás e foi assessora técnica na Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Lara é formada em Administração pela Universidade Federal de Goiás. Lara é alumni da Rede do Vetor Brasil e Fellow da Fundação Arymax.

12h30 Intervalo Almoço
Local: A critério de cada participante

Pausa para o almoço.

14h00 - Fábio Mendes Macêdo Ferramentas de Gestão Municipal com Fábio Mendes Macêdo Palestra
Local: Auditório

Ferramentas de Gestão Municipal.

15h30 - Tânia Fischer Redes como vetor de desenvolvimento social com Tânia Fischer Palestra
Local: Auditório

Tânia Fischer possui doutorado em Administração com distinção e louvor pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973) tendo realizado estágios de pós-doutorado na França, Estados Unidos, Canadá e Espanha, com apoio da CAPES/COFECUB, CNPq e CISYT. Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Bahia e coordenadora do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS). É pesquisadora DTI 1A do CNPq e membro titular da Academia Baiana de Ciências. É conselheira da Fundação Banco do Brasil, SEBRAE e FIEB. Coordena projetos PRO-ADMINISTRAÇÃO, PRO-CULTURA da CAPES, PRONEX e CT/INFRA. Foi presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação Administração (ANPAD) e diretora da Associação Nacional de Programas de Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e Associação Nacional de Programas de Ensino de Transportes (ANPET). Foi consultora da UNESCO, Banco Mundial e BID. Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, com ênfase em Poderes Locais e Gestão Social do Desenvolvimento Territorial, Organizações e Interorganizações, Gestão e Educação para a Gestão. Recebeu os seguintes prêmios e destinções: Medalha de Ouro 50 anos de Pós-Graduação Brasileira concedida pela CAPES; Pesquisador de Destaque pela UFBA (2009) e Homenagem da ANPAD e ANPET.

16h30 Destaques da Maratona de Inovação Apresentação Oral
Local: Auditório

Apresentação dos vencedores da Maratona de Inovação - Profissões do Futuro

16h45 - Robério Pereira da Silva Júnior Boas Práticas do Serviço Público Relatos de Experiência
Local: Auditório

O Prêmio Boas Práticas de Trabalho no Serviço Público Estadual foi criado para contemplar práticas de excelência que contribuam para garantir a qualidade e eficiência do serviço público, além de ter o objetivo de valorizar e incentivar os servidores estaduais, com reconhecimento pelo trabalho. O Boas Práticas é realizado pela Secretaria da Administração (Saeb), por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas (DDE).

O primeiro lugar ficou com o projeto Sistema de Informação de Custo, elaborado por Robério Pereira, servidor do Ministério Público da Bahia (MPBA), que cria estratégias para melhorar o uso de recursos públicos. Através da iniciativa, o Estado já economizou 20 milhões de reais desde 2016. 

17h00 - Kátia Camillo Case do Bahia. Estado Voluntário Relatos de Experiência
Local: Auditório

A Kátia Camillo irá contar o case da plataforma Bahia. Estado Voluntário, uma iniciativa que fomenta a prática do Voluntariado no Estado da Bahia, tendo o cidadão como protagonista no desenvolvimento social, com sustentabilidade, qualidade de vida e redução de desigualdades. O Programa "Bahia. Estado Voluntário." disponibiliza uma plataforma para o cadastro de projetos e de voluntários, conectando Entidades públicas e privadas e os cidadãos em redes solidárias, inclusivas e colaborativas, unindo esforços para o trabalho voluntário promovendo a cultura de voluntariado cidadão.

 

Conheça em http://www.estadovoluntario.ba.gov.br/

17h15 - Anderson Roberto Germano Soluções Serpro para Estados e Municípios. Relatos de Experiência
Local: Auditório

O Serpro é uma empresa que tem no seu DNA a marca da inovação. Isso é facilmente constatado ao observar que, quando da sua criação, em 1º de dezembro de 1964, revolucionou o modo como a Fazenda Nacional tratava os dados, até então mecanizados, passando a processá-los automaticamente. Agora o Serpro se reinventa, passando a ser uma empresa de inteligência de soluções tecnológicas inovadoras.

17h30 Apresentação Agenda Inovação Pública Apresentação
Local: Auditório

Será feita a apresentação da Agenda Inovação Pública

17h45 Encerramento Encerramento
Local: Auditório

Encerramento do evento

Local

Quality Hotel & Suítes São Salvador - 41770-235, Rua José Peroba, Stiep, Salvador, Bahia,

Realização

Apoio

Organizador

Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA)

O Sistema CFA/CRAs tem como missão promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização da profissão do Administrador visando a defesa da Sociedade.