Desde os mais incipientes registros da história, o ser humano revelou-se inclinado a diferentes crenças, ritos e liturgias que atestam a influência religiosa sobre seu modo de agir. Em diversos períodos históricos é possível constatar o papel preponderante das religiões na construção da identidade e do comportamento humanos. Ademais, a composição dos valores basilares de sua eticidade está diretamente relacionada com sua inerente vocação à coletividade, a qual o convoca a agir pelo bem comum. Nesse sentido, o binômio Religião e Cidadania comporta uma força que deve impulsionar a humanidade na busca pelo bem comum, fundamentada em valores favoráveis à diversidade que é própria da coletividade humana.
Entretanto, é preciso reconhecer que este cenário ideal, por inúmeras vezes, tem sido comprometido pelo individualismo típico da sociedade do século XXI, o qual afeta as mais variadas dimensões humanas, inclusive sua religiosidade e eticidade. De um lado, é cada vez mais evidente a propagação de “religiosidades verticalizadas”, cuja preocupação é a relação sujeito-divindade, caracterizada pela indiferença em face aos diversos problemas sociais enfrentados na atualidade, uma vez que seu foco está na realidade transcendente. Por outro lado, é perceptível a influência que o fundamentalismo religioso tem exercido sobre sociedade hodierna, à qual deseja impor o seu modo de enxergar a vida como o único legítimo, execrando qualquer contrariedade a seu modo de pensar o fenômeno sócio-religioso.
Nesse sentido, o binômio Religião e Cidadania revela interfaces importantes que merecem ampla discussão, tais como a justiça social, a eticidade, o fundamentalismo religioso, o respeito às minorias, a desigualdade social e tantos outros. Muitos desses cenários foram agravados pela Pandemia da Covid-19, que escancarou as desigualdades sociais tanto no nível nacional, quanto internacional. Diante de tais desafios, a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN), em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), realiza a III SEMANA NACIONAL DE TEOLOGIA, FILOSOFIA E ESTUDOS DE RELIGIÃO – III COLÓQUIO FILOSÓFICO: FILOSOFIA E RELIGIÃO com o tema Religião e Cidadania: Tecer diálogos e construir novos horizontes, que acontecerá de 22 a 26 de novembro de 2021.