TI como ferramenta para impulsionar a Economia

TI como ferramenta para impulsionar a Economia

Faça sua inscrição
Quinta, 17 de dezembro de 2020 Das 18:30 às 20:30
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

O Programa Condomínio Empresarial de TI (CETI), do BP Instituto, promove no dia 17/12, às 18h30, um workshop online sobre interiorização. A conversa tem como foco a inserção de tecnologias nas vocações das cidades com a proposta de: retenção do cidadão no Município, êxodo urbano, empreendedorismo e emprego & renda como competências ... Contará com a presença de especialistas da FAPERJ-Startup Rio, Prefeitura Municipal de Marica, PRODERJ e TIRio – RIOSOFT. Durante o bate-papo os convidados ir ão debater sobre os atuais cenários onde economistas argumentam que deve se investir em outros setores produtivos e dá como exemplo a informática, que por ser uma tecnologia transversal torna-se um grande colaborador a induzir a recuperação da economia Fluminense, começando pelas regiões interioranas e em curto prazo.

Antes mesmo que o Brasil tivesse sua economia impactada pela pandemia da covid-19 em março deste ano, o estado do Rio de Janeiro já mostrava queda na projeção do PIB no primeiro trimestre de 2020. O recuo de toda a produção do estado foi de 1,9% em relação ao último trimestre de 2019, segundo dados da FIRJAN. Nos últimos meses, pesquisadores de universidades, economistas e atores políticos vêm buscando alternativas para a retomada da economia fluminense. Se há uma unanimidade nos discursos e nas propostas para o estado, é a de que a pandemia não é a causa, mas apenas uma das razões para o baque, que deprime a geração de emprego e renda. Na Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ), foi criada a Assessoria Fiscal para acompanhar o desemprenho do Governo do Estado. Um dos desafios é pensar modos de arrecadação que vão além dos royalties do petróleo, já que a queda no preço do barril e a menor arrecadação de ICMS podem aumentar o déficit orçamentário deste ano, segundo a Firjan.

PROGRAMAÇÃO

  • Apresentação CETI
  • Abertura - Proderj
  • Participação de Convidados
  • Perguntas e Respostas

COORDENAÇÃO

Álvaro de Souza Moreira

#Conselheiro RIOSOFT # Fundador do BP Instituto - empresa com foco em programas de parcerias acadêmica e negócios colaborativos. # CEO do Condomínio de Empresas de TI – coworking e aceleradora para startups # Consultor APEX.SOFTEX # Coordenador RIOINFO # Cidadão honorário: Lafayette – LA / USA e Engenheiro Paulo de Frontin – RJ # Coordenador técnico (voluntario) no Instituto Ensinando a Sorrir (IES) # Coordenador de Extensão Universidade Veiga de Almeida (UVA) # Diretor de Marketing do GRUPO NUI (Usuários Novell Brasil) # Diretor de treinamento da ASSESPRO RIO # Fundador do programa RIOTEC - Polo de Negócios das empresas Fluminense.

Felipe Levi Lempert

# Founder Tech Women Rio - Startup que apoia o crescimento e o desenvolvimento das mulheres no setor de tecnologia # Marketing Manager da TaxUpdate Brasil, Global TaxUpdate Portugal e do Escritório de Advocacia André Teixeira Associados # Gerente Brasil da Society of Petroleum Engineers (SPE) - maior associação da indústria de O&G do mundo # Gerente de Marketing e Vendas da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro - Associação Brasil-EUA # Bacharel em Marketing, com especialização em Marketing Manager no Canadá # 12 anos de experiência em Marketing, Vendas, Feiras e Conferências nacionais e internacionais # Fluente em inglês e domínio do espanhol.

Jackson Ferreira

#Fundador D4U Web - desenvolvedora de Soluções Web #Cofundador da Mult Organic - distribuidora de produtos orgânicos. # CEO da DomiPay - Rede Social e Fintech de apelo internacional e social. # Gestor do projeto Café na Praia. # Idealizador do projeto social Help Me – programa de apoio as pessoas em situação de Rua # Fundador da Web TV Futuro Mix, em parceria com NPD - IFRJ. # Coorganizador dos eventos RioItech e ValeItech.

Palestrantes

  • Benito Paret
  • Marcos Neme
  • Celso Pansera
  • Mauro Farias
  • Ricardo Kneipp

Carregando área de inscrição

Organizador

Condomínio de TI

Somos todos Condomínio!
Uma proposta de Compartilhamento, Colaborativismo e Desenvolvimento que remete a integração das Academias- Publico-Privado a adotarem práticas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.
Um conceito, que remete a inserção de tecnologias nas vocações da Cidade - turismo histórico e ambiental, serviços, cultura, etc... transformando-se em relação social com a comunidade e com fortes ligações com toda a sociedade através de suas atividades na forma de Parceria.
Um ecossistema para geração de novos produtos e serviços, que impulsione o conhecimento e a inovação. Baseado em um modelo que promova a cultura da excelência, networking e colaboração com marcas de prestígio, convívio com as comunidades acadêmicas, centros de pesquisa, empreendedores nascentes e maduros, investidores e visionários ao redor mundo.