A modelagem de materiais utilizando métodos de primeiros princípios permite a investigação de suas propriedades estruturais e eletrônicas. Atualmente, as implementações de metodologias ab initio baseadas na DFT têm maturidade suficiente para estudar uma variedade de sistemas, incluindo cristais, moléculas, superfícies, sistemas dopados, interfaces e heteroestruturas, oferecendo uma metodologia que descreve precisamente as propriedades do material. Contudo, a realização prática de tais simulações demanda alto poder computacional, o qual é fornecido por supercomputadores (clusters). Neste workshop introdutório, serão apresentados conceitos básicos para a utilização do software Quantum Espresso (QE), demonstrados por meio do cálculo da estrutura do grafeno. Com o intuito de complementar a familiaridade dos participantes com a infraestrutura da UFABC, também será apresentado o cluster Carbono, juntamente com a disponibilização de scripts para a utilização do QE em suas versões CPU e GPU.
Workshop Quantum Espresso no cluster Carbono Workshop · Bruno Bueno Ipaves Nascimento, Caique Campos de Oliveira, Lanna Emilli Barbosa Lucchetti
Credencie-se na sala e no início do evento. Chegar com ao menos 10 minutos de antecedência. Haverá apenas um momento de credenciamento, sendo fechado o sistema após isso.
Avenida dos Estados 5001
Santa Terezinha, Santo André - SP
09210-580
Avenida dos Estados 5001
Santa Terezinha, Santo André - SP
09210-580
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Professor da Universidade Federal do ABC
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e atualmente é aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC. Durante a graduação trabalhou com a simulação computacional utilizando métodos de primeiros princípios para modelagem de superfícies que atuam em reações catalíticas para produção de hidrogênio, tema de especialização no mestrado. Atualmente, trabalha com a modelagem de superfícies e suas propriedades estruturais e eletrônicas, propriedades catalíticas, sensoriamento de gases e funcionalização.
Doutora em Ciência e Tecnologia - Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC) com um período sanduíche na University of Calgary, Bacharel em Química Tecnológica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui quatro anos de experiência anterior em indústria, dois anos atuando como professora, e atualmente dedicada à formação acadêmica e pesquisa.Iniciação científica na área de química computacional e estado sólido, com pesquisa sobre o efeito de dopagem na oxidação de grafeno e nitreto de boro bidimensionais utilizando DFT e cálculos ab initio. Durante a pesquisa de doutorado, utlizou DFT para investigar materiais com atividade catalítica para a reação de redução de oxigênio. Atualmente vinculada a Universidade Federal do ABC (UFABC) como pesquisadora, desenvolvendo um projeto de pós-doutorado com bolsa CNPq. Principais áreas de interesse: Química Inorgânica, Físico-Química, Matéria Condensada e Estado Sólido.
Sou bacharel, mestre e doutor em Física pela Universidade de São Paulo. Durante minha graduação, tive a oportunidade de participar de um programa de intercâmbio na Universidade de Leicester, no Reino Unido. Além disso, completei um período sanduíche como parte de meus estudos de doutorado na Universidade de Uppsala, na Suécia. Minha especialidade reside na simulação computacional, particularmente no campo de nanofolhas 2D funcionalizadas do tipo diamante para aplicação em baterias de íons de metais alcalinos (Li, Na e K). Atualmente, como pesquisador pós-doutorado na Universidade Federal do ABC (UFABC) e vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de "Materials Informatics" (INCT-MI.com). Meu trabalho se concentra no armazenamento e atividade catalítica do hidrogênio em nanoestruturas de carbono porosas dopadas, utilizando aprendizado de máquina para reconhecimento de padrões.