Training Workshop on Preservation of Cultural Heritage Objects and Archived Materials using Ionizing Radiation

Preservação do patrimônio cultural tangível com o uso da radiação ionizante

Faça sua inscrição
De 1 a 5 de novembro Todos os dias das 09h00 às 13h00
Evento online O link do evento ainda não foi informado

Sobre o Evento

Training Workshop on Preservation of Cultural Heritage Objects and Archived Materials using Ionizing Radiation”, a ser realizado de forma virtual de 01 a 05 de novembro de 2021, como parte das atividades do projeto da AIEA -RLA 1019 Strengthening Capabilities for the Utilization of Nuclear and Radiation Technology to Characterize, Conserve and Preserve the Cultural Heritage. Com participação de especialistas da Europa e do Brasil. Idioma do workshop: inglês e português.

Mr Khoi Tran e Mr Laurent Cortella - Atelier de Recherche et de Conservation ARC-Nucléart/CEA – France

Mr Valentin Moise - Horia Hulubei National Institute of Physics and Nuclear Engineering IFIN-HH – Romania

Ms Katarina Marusic - Ruder Boskovic Institute - Croatia

Ms Alessia Cemmi - Italian National Agency for New Technologies, Energy and Sustainable Economic Development ENEA – Italy

Período do curso: de 01 a 05 de novembro de 2021, das 9h00 às 13h00m (horário de Brasília).

Carga horária: 20 horas

Forma do Curso: a Distância

Custo: gratuito

DOS OBJETIVOS
O curso tem como objetivo divulgar a técnica da radiação ionizante para a preservação do patrimônio cultural tangível.

DO PÚBLICO-ALVO

Profissionais das áreas de conservação e restauro de arquivos, bibliotecas e museus.

Vagas: limitadas

DA INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser feitas por meio digital (plataforma Doity), das 8h00m do dia 18 de outubro de 2021 até às 17h00 (horário de Brasília) do dia 25 de outubro de 2021. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

DA SELEÇÃO

A seleção dos participantes será feita mediante análise das justificativas de interesse preenchidas no formulário de inscrições.

Somente os que forem selecionados receberão um e-mail de confirmação para participar do evento

CERTIFICADOS

Haverá emissão de certificados para os participantes que tiverem presença em todos os dias do evento.

Organizador

Centro de Tecnologia das Radiações - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo do Estado de São Paulo e gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Governo Federal.

Localizado no "campus" da USP, ocupando uma área de 500.000 metros quadrados, o IPEN tem hoje uma destacada atuação em vários setores da atividade nuclear entre elas, nas aplicações das radiações e radioisótopos, em reatores nucleares, em materiais e no ciclo do combustível, em radioproteção e dosimetria, cujos resultados vêm proporcionando avanços significativos no domínio de tecnologias, na produção de materiais e na prestação de serviços de valor econômico e estratégico para o país, possibilitando estender os benefícios da energia nuclear à segmentos maiores de nossa população.

O IPEN é ainda responsável, em associação com a USP, pela condução de programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. A CAPES, do Ministério da Educação, tem avaliado os cursos de pós-graduação do IPEN outorgando em todas as suas avaliações os melhores conceitos colocando-o entre os melhores cursos de pós-graduação do país. Atingiu, em 2020, o patamar de três mil titulações, entre Mestrado e Doutorado. Desde 2019 oferece o Curso de Mestrado Profissional Stricto Sensu em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde.