Transzine-se: laboratório de fanzines 2024 - Turma I

Processos gráficos: viver pode ser um documento?

Faça sua inscrição
De 6 a 14 de julho Todos os dias das 14h00 às 20h00

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

COMO FAZER LABORATÓRIOS?
A história dos processos gráficos e das mídias físicas não é a mesma desde a criação e difusão da internet, mas antes da “digitalização das mídias” a prática de produção de zines surgiu como uma potente ferramenta de democratização, experimentação e circulação de diversas linguagens artísticas, visões políticas e informações no geral. Muito difundida no movimento punk, a fanzine também tem sua origem nos clubes literários de ficção científica, sempre apresentando catactéricias de uma vontade pessoal em sua produção. (...)

Nessa edição o Transzine-se: Laboratório de Fanzines volta-se para seu aspecto experimental, explorando o seu lado laboratorial - O que se faz em um laboratório? - Desde ao ateliê às ruas, ou qualquer espaço de produção e experimentação, essa edição propõe aos participantes uma imersão nos exercícios práticos em busca de investigar as possibilidades de transformação plásticas, poéticas e conceituais.

Em um mundo onde histórias como o Médico e o Monstro são escritas, o Transzine-se propõe outras construções de narrativas que tensionam os processos de criação e transformação: onde a experimentação percorre tanto Paul B Preciado e Maria Léo Araruna.

Transzine-se convida todas as corporeidades para experienciar processos de um laboratório transvestigenere em um novo formato. Com projeto pedagógico de Yná Kabe Rodríguez Olfenza, a edição de 2024 traz quatro turmas e acontecerá de forma híbrida, com encontros online e encontros presenciais no Espaço Cultural Renato Russo - 508 sul em Brasília-DF. Cada módulo trabalhará a partir de diferentes temáticas e com a provocação de arte-educadories trans, com uma aula inaugal online e três aulas presencias por cada módulo, além de um sarau de encerramento com uma programação própria.

* Para cada módulo teremos 5 bolsas permanêcia no valor de R$300,00, basta informar no formulário de inscrição caso queira se candidatar para uma das bolsas

I TURMA: PROCESSOS GRÁFICOS
“Viver pode ser um documento?”

com Vitos e felix b. perini

A turma EXPERIMENTAÇÕES GRÁFICAS terá foco nas experimentações gráficas e novos meios de explorar processos de impressão, com foco na multidisciplinaridade de técnicas e materiais. Ao longo do curso, es participantes desenvolverão uma série de cartazes.

Grade horária

06/07 - AULA INAUGURAL ONLINE com Vitos
07/07 - aula presencial das 14h-18h; com félix b. perini
13/07 - aula presencial das 14h-18h; com félix b. perini
14/07 - aula presencial das 14h-18h; com félix b. perini + SARAU TRANSZINE-SE de encerramento

Arte-Educadories

Vitos
Nascido na zona norte de sp, aos 31 anos Vitos se lê como transmasculino nao binário, que se coloca profissionalmente como multi artista. Suas pesquisas começam na fotografia em 2015 e se expande em 2019 para as artes gráficas e em 2021 nas artes plásticas, se destacando também na tatuagem, com o Estúdio de criação "EU QUE FIZ TA". Suas criações evidência expressões políticas transracializadas de forma contemporânea. Os trabalhos mais recentes incluem audiovisual e pesquisas de DJ que partem de sua inclusão profissional ao coletivo Fuleragi em 2023.

félix b. perini
félix b. perini (1995) é transmasculino artista, designer gráfico e publicador, nascido e criado em Goiânia, Goiás. Seu trabalho floresce na linha tênue entre edição e criação, experimentando com colagem, desenho e fotografia para criar imagens e publicações de baixa tiragem. Já participou de feiras em diferentes estados, como a Feira Dente (DF), Feira Plana (SP), Feira e-cêntrica (GO), tanto como expositor quanto instrutor de oficinas de zines. Recentemente, compôs o grupo de palestrantes do projeto Práticas Coletivas em Design Queer, organizado pelo Publication Studio SP, em que conduziu um workshop sobre experimentação gráfica online. Sentimentos Ternos é seu selo de publicações focado em fotolivros e narrativas visuais. Com o selo, o processo de edição é explorado como prática artística e coletiva, e a publicação como espaço expositivo para ideias em andamento

Carregando área de inscrição

Local

Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul, 70351-515, CRS 508 Bloco A, Asa Sul, Brasília, Distrito Federal
Ver no mapa

Organizador

Transzine-se