Curso Teórico-Prático em Trauma Perineal Baseado em Evidências Científicas ministrado pela Profa. Ma. Ana Paula Ramos, enfermeira obstétrica.
No parto vaginal, a ocorrência de lacerações perineais depende de vários fatores, que podem estar relacionados às condições maternas e fetais, ao parto em si e à prática da episiotomia, que pode aumentar a gravidade da laceração. Atualmente, devido ao grande movimento em prol da humanização do parto e nascimento, uma constante preocupação de profissionais da assistência ao parto diz respeito à ocorrência de lacerações perineais, em particular os traumas graves (acometendo esfíncter anal e mucosa do reto). Uma proporção alta de mulheres pós-parto apresentará lacerações de 1º e 2º grau, de menor repercussão, e algo em torno de 0,5% a 2% delas (dependendo do estudo) terão as de 3º e 4º grau.
É obrigação de todo profissional enfermeiro obstétrico saber avaliar a extensão de uma lesão perineal pós-parto de forma sistemática. Estes profissionais devem saber reconhecer fatores de risco, discutir criticamente estratégias de proteção do períneo e oferecer cuidado perineal baseado em evidências e de alta qualidade – incluindo, além da análise da extensão, avaliação de sangramento e aspectos estéticos envolvidos, indicações de reparo através de sutura, escolha criteriosa do fio e da técnica de sutura, alívio adequado da dor, realização adequada da técnica de sutura, vigilância pós-parto de sinais de complicações e manejo das mesmas.
O curso contemplará: revisão de anatomia, estratégias de preparação perineal, estratégias de proteção perineal, indicações de sutura, técnicas de suturas e seguimento pós-parto, com base em debates teóricos, apresentação de evidências e casos, vídeos, imagens e práticas das técnicas baseadas em situações realísticas.
Objetivos:
-Discutir as evidências científicas mais atualizadas sobre aspectos relevantes do cuidado perineal no parto, incluindo avaliação crítica das evidências sobre preparo e proteção perineal;
-Discutir indicações e técnicas de sutura;
-Observar casos reais, com suporte de vídeos e imagens;
- Realizar prática de técnicas de sutura baseada em situações realísticas.