É tempo de emergência!
É tempo de criação de liberdade!
É tempo de ocupar as ruas!
É tempo de fazer dos nossos corpos nossas mais potentes armas!
É tempo de dançar!
Sempre é tempo de dançar!
“Urbana: o Corpo e a Criação da Liberdade” é um festival para partilhar e celebrar as Artes Urbanas LGBT+. Realizado pelo Instituto LGBT+ e pela Casa de Cultura da América Latina, Urbana integra a segunda edição do Festival Plena de Cultura LGBTI, organizado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Com o foco na potência dos corpos na ocupação do espaço urbano, a primeira edição da Urbana acontecerá do dia 30 de novembro (mês da consciência Negra e da memória Trans) a 02 de dezembro (mês da luta contra a aids). Serão três dias de oficinas gratuitas de danças urbanas LGBT+ em uma jornada que encontra o vogue, o passinho, o twerking, o pagode, a arte transformista e as danças sagradas afrodiaspóricas.
O evento recebe Félix Pimenta (São Paulo), Ákira Avalanx (Campinas) e Carol Neves (Salvador), além de uma incrível conferência de abertura com a multiartista Aretha Sadick, acompanhada pela maravilhosa Raiany Sinara da BeatBrasilis (São Paulo).
A Urbana celebra dois anos de nascimento do Instituto LGBT+ e inaugura o Ateliê de Dança “Carlinhos Machado”. Esse espaço dedicado à memória e ao fomento das danças LGBT+ é o início da ocupação do Instituto no centro de Brasília como parte do projeto de extensão “SCS: território LGBT+” realizado em parceria com Casa de Cultura da América Latina.
***
Atenção, as inscrições para as oficinas são gratuitas e o único requisito é ter um corpo (próprio e impróprio, lindo, diverso, com suas histórais e marcas). Não é necessária nenhuma experiência prévia com dança. Como as vagas são bastante limitadas, só se inscreva se for realizar efetivamente as oficinas. Pode se inscrever em mais de uma.
Para as conferências, rodas de conversa e o Cine Urbana, não é necessária inscrição prévia.