Urbana - o Corpo e a Criação da Liberdade

Urbana - o Corpo e a Criação da Liberdade

o Corpo e a Criação da Liberdade

Faça sua inscrição
De 30 novembro a 2 de dezembro Todos os dias das 10h às 21h
Casa da Cultura da América Latina - CAL/UnB, DF Casa da Cultura da América Latina - CAL/UnB

Sobre o Evento

É tempo de emergência!

É tempo de criação de liberdade!
É tempo de ocupar as ruas!
É tempo de fazer dos nossos corpos nossas mais potentes armas!
É tempo de dançar!

Sempre é tempo de dançar!

“Urbana: o Corpo e a Criação da Liberdade” é um festival para partilhar e celebrar as Artes Urbanas LGBT+.Realizado pelo Instituto LGBT+ e pela Casa de Cultura da América Latina, Urbana integra a segunda edição do Festival Plena de Cultura LGBTI, organizado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Com o foco na potência dos corpos na ocupação do espaço urbano, a primeira edição da Urbana acontecerá do dia 30 de novembro (mês da consciência Negra e da memória Trans) a 02 de dezembro (mês da luta contra a aids). Serão três dias de oficinas gratuitas de danças urbanas LGBT+ em uma jornada que encontra o vogue, o passinho, o twerking, o pagode, a arte transformista e as danças sagradas afrodiaspóricas.

O evento recebe Félix Pimenta (São Paulo), Ákira Avalanx (Campinas) e Carol Neves (Salvador), além de uma incrível conferência de abertura com a multiartista Aretha Sadick, acompanhada pela maravilhosa Raiany Sinara da BeatBrasilis (São Paulo).

A Urbana celebra dois anos de nascimento do Instituto LGBT+ e inaugura o Ateliê de Dança “Carlinhos Machado”. Esse espaço dedicado à memória e ao fomento das danças LGBT+ é o início da ocupação do Instituto no centro de Brasília como parte do projeto de extensão “SCS: território LGBT+” realizado em parceria com Casa de Cultura da América Latina.

***

Atenção, as inscrições para as oficinas são gratuitas e o único requisito é ter um corpo (próprio eimpróprio, lindo, diverso, com suas histórais e marcas). Não é necessária nenhuma experiência prévia com dança. Como as vagas são bastante limitadas, só se inscreva se for realizar efetivamente as oficinas. Pode se inscrever em mais de uma.

Para as conferências, rodas de conversa e o Cine Urbana, não é necessária inscrição prévia.

Palestrantes

  • Miranda Almeida
  • Kaled Andrade
  • Ákira Avalanx
  • Aretha Sadick
  • Raiany Sinara
  • Muha Bazila
  • Nebulosa Olfenza
  • Carol Neves
  • Di Vina
  • Rafizza Fallafel
  • Félix Pimenta
  • Ruanitta Caliandra
  • Kona HandsUp
  • Luana Emunah
  • Sol Castro Padam
  • Úrsula Caliandra
  • Kira El Mahaila
  • Gutemberg IDD
  • Bruno Victor
  • Marcos Azevedo

Programação

10h00 - Miranda Almeida O Corpo como Templo dos Afetos Oficina
Local: Ateliê de Dança "Carlinhos Machado"

A oficina busca a reconexão afetiva entre diferentes corpos, desmistificando o distanciamento do afeto com desconhecidos para algo que compartilhamos com o próximo sem limitações. Em tempos de ódio, lutamos com afeto. A vulnerabilidade não é uma fraqueza, e sim uma porta para o conhecimento de si e do próximo. Ao se conhecer e desenvolver empatia nos tornamos fortalezas intransponíveis e não há mal que alcance nossos corações. O propósito de um templo é acolher outras pessoas, e se não há ninguém o habitando diariamente, ele perde a razão de sua existência. Nosso templo só é casa quando habitado, e só habitamos espaços que nos acolham afetivamente.

14h00 - Kaled Andrade Dança Afro: Ser Potente, Ser Liberto Oficina
Local: Ateliê de Dança "Carlinhos Machado"

Oficina que busca a potência da expressividade do sujeito e sua capacidade de representação de si. Essa ação será  através de experiências com pilares das movimentações e ideias advindas das danças afro-brasileiras. Onde observa-se a relação entre indivíduo, cotidiano e natureza, culminando na perspectiva corpo-ambiente. A ideia é  dançar com esses fluxos que percorrem todo o ser, buscar movimentos e representações próprias e acima de tudo, potencializar este corpo universo.

17h00 - Ákira Avalanx Vogue: nosso corpo, nosso reinado Oficina
Local: Ateliê de Dança "Carlinhos Machado"

A oficina visa trazer discussões sobre minorias políticas através do Vogue e da Cultura Ballroom, juntamente com a compreensão do espaço que ocupa o corpo trans dentro dessa manifestação cultural e o respeito que deve ser direcionado a esses corpos que foram e seguem sendo a base de sustenção da Ballroom, utilizando de práticas e diálogos teóricos sobre dança e cultura.

19h00 - Ákira Avalanx Abertura e Inauguração do Ateliê de Dança “Carlinhos Machado” Abertura
Local: Auditório Gonzaguinha

Abertura e Inauguração do Ateliê de Dança "Carlinhos Machado"

Com a performance-invocação "O corpo liberto de Lotinha", com Ákira Avalanx

O Corpo e a Criação da Liberdade

Conferência Musical de abertura com Aretha Sadick e Raiany Sinara.

Às 20h00 - Auditório Gonzaguinha

O Corpo LGBT+ Negro no Espaço Urbano

Roda de conversa com Aretha Sadick, Raiany Sinara, Carol Neves, Félix Pimenta e Ákira Avalanx.
Mediação de Muhammed Bazila

Às 21h00 - Auditório Gonzaguinha
10h00 - Nebulosa Olfenza Desfi(L)ando: O Corpo em potência armada Oficina
Local: Ateliê de Dança "Carlinhos Machado"

A oficina tem como propósito construir uma narrativa teórico-prática, participativa e horizontal para experimentar as potencias que residem em cada corpo e também elaborar em coletivo uma atmosfera propicia ao aprendizado da figura na passarela, incentivando as realidades individuais e seus desdobramentos enquanto arte.

14h00 - Carol Neves De Nova Orleans a $alcity: onde o Twerk encontra o Pagode Oficina
Local: Ateliê de Dança "Carlinhos Machado"

A oficina busca, a partir de uma roda de conversa, trazer a contextualização histórica de ambas as danças, Twerk e Pagode, como forma de expressar a construção e reafirmação do próprio corpo enquanto individual e enquanto indivíduo de uma sociedade. As discussões trazem assuntos como o Twerk enquanto influência americana, conceituando essa cultura com a cultura soteropolitana, do Pagode de Salvador, interseccionando as formas de expressão e carga histórica, além da valorização desses rituais na cultura negra. O objetivo é desenvolver um ambiente em que possam ser levantadas discussões acerca dessas influências nas danças urbanas, na cultura negra, e no que um corpo tem a dizer quando dança.

17h00 - Di Vina, Rafizza Fallafel Jogando o Palhaço: oficina de montação com Haus of Kaskaria Oficina
Local: Ateliê de Dança "Carlinhos Machado"

"Jogar o palhaço": maquiar-se, pintar-se, montar-se.

Nesta oficina, oferecida pela Haus of Kaskaria, Di Vina e RaFizza compartilharão sua sabedoria e irreverência na arte da montação!

A oficina também será espaço para os participantes da Dzi Croquettes Vogueball se arrumarem no local.

Tragam suas makes, é hora de montar!

20h30 - Kira El Mahaila, Di Vina, Félix Pimenta, Luana Emunah, Nebulosa Olfenza, Ruanitta Caliandra, Úrsula Caliandra, Sol Castro Padam Dzi VogueBall : Uma Homenagem às Dzi Croquettes Festa
Dzi VogueBall : Uma Homenagem às Dzi Croquettes
Local: Subsolo da Casa de Cultura da América Latina

Dzi Vogueball acontece no dia 1º de dezembro, dia internacional de luta contra a Aids. Em tempos de ameaças fascistas, dançaremos em homenagem às Dzi Croquettes, buscando nas suas purpurinas a força para resistir, reexistir e brilhar nesses dias sombrios.

A Emergência da Cultura Ballroom no Brasil

Conferência com Félix Pimenta, acompanhado das Kiki Houses Hands Up, Emunah, Caliandra, Padam, Olfenza e Kaskaria.

Às 19h00 - Subsolo da Casa de Cultura da América Latina
14h00 - Gutemberg IDD O Passinho das Favelas Cariocas Oficina
Local: Ateliê de Dança "Carlinhos Machado"

"É som de preto, de favelado, mas quando toca, ninguém fica parado." (Amilcka e Chocolate)

Quem hoje em dia não se empolga ouvindo uma batida de funk, mesmo que só mexendo a perninha? Difícil ficar parado, né? 
Então chegou a momento aprender uns passinhos, para arrazar nas sociais, nos bailes de favela, ou até mesmo em casa!!!
Mas para isso, tem um requisito mínimo: querer se divertir.

16h00 - Kona HandsUp Sinto, logo Vogue Oficina
Local: Ateliê de Dança "Carlinhos Machado"

Aula sobre as estéticas e fundamentos do Voguing direcionada para o comportamental e social, aula com foco para cadeirantes que tenham o interesse de experimentar e aprender sobre a cultura e movimentações, assim procurando incluir todxs as formas de corpos e suas variedades para o enaltecimento próprio!

18h00 - Bruno Victor, Marcos Azevedo Cine Urbana Exposição de Cinema
Local: Auditório Gonzaguinha

(em breve)

Local

Casa da Cultura da América Latina - CAL/UnB - 70300-500, Setor Comercial Sul Quadra 4, Asa Sul, Casa da Cultura da América Latina - CAL/UnB, Distrito Federal,

Quero receber informações sobre os eventos do Instituto LGBT+

Organizador

Instituto LGBT+

O Instituto Cultura Arte Memória LGBT+ foi fundado no dia 03 de dezembro de 2016 em Brasília, com o objetivo de defender, promover, fomentar e difundir a cultura, o patrimônio cultural e artístico e a memória da comunidade LGBT brasileira. Saiba mais em http://cultura.lgbt/