VI Ciclo Internacional de História e Infâncias e XII Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Infância e da Adolescência (NEICA/FURB)

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Quinta, 2 de outubro de 2025 Das 18:30 às 21:30

Sobre o Evento

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Infância e da Adolescência congrega pesquisadores que se dedicam aos estudos e à elaboração teórico-política da emancipação da criança como protagonista da sua história, sujeito de direitos, vetor de políticas públicas, objeto de conhecimento por direito próprio e alvo educacional. Esses múltiplos olhares convergem para a finalidade de valorizar as crianças e as infâncias nas suas especificidades tanto no passado quanto no presente.

Por isso, o VI Ciclo Internacional de História e Infâncias e o XII Seminário do NEICA visam divulgar as pesquisas e os debates atuais sobre as crianças em distintos contextos e tempos. A pluralidade de questões e abordagens sobre as infâncias na historiografia evidencia a riqueza desse objeto e a necessidade de atentar para o caleidoscópio de realidades desse grupo.

O reconhecimento e a valorização das crianças na História contribuem para ampliar sua visibilidade na sociedade atual. Assim, as conferências deste evento contemplam a multiplicidade e a diversidade do arcabouço teórico-metodológico ao integrar pesquisas sobre a produção historiográfica numa perspectiva crítica e abrangente.

Palestrantes

  • Cristina Masferrer-León
  • Elisangela da Silva Machieski

Programação

18h30 - Elisangela da Silva Machieski Cartas à Constituinte: participação infantojuvenil na redemocratização brasileira Abertura
Local: https://www.youtube.com/@neica7121/streams

Em 1985, crianças do grupo Clube da Criança Constituinte escreveram à Assembleia Nacional Constituinte indagando: como as crianças participariam da Assembleia Nacional Constituinte? Entre 1987 e 1988, milhares de brasileiros enviaram sugestões aos constituintes, e, entre elas, encontram-se diversas cartas redigidas por meninos e meninas, que revelam expectativas, reivindicações e percepções infantis sobre o futuro do país. Essas crianças somaram-se à um intenso movimento de participação popular que marcou o processo de redemocratização no Brasil. Esse fenômeno conecta-se ao debate internacional sobre os direitos da criança impulsionado pela Organização da Nações Unidas na década de 1980, que culminou, em 1989, na Convenção dos Direitos da Criança e no reconhecimento do direito à expressão e à escuta. Apesar disso, a historiografia raramente reconhece a participação infantil nesse contexto. Por essa razão, este trabalho busca preencher essa lacuna, analisando o conteúdo das cartas a partir de uma abordagem interseccional que considera gênero, raça/etnia, classe social, idade e localização geográfica, com o objetivo de compreender as motivações, os temas abordados e as formas de agência política das crianças no processo constituinte.

19h45 - Cristina Masferrer-León La infancia esclavizada de origen africano en el periodo virreinal Abertura
Local: https://www.youtube.com/@neica7121/streams

A autora aborda aspectos centrais da infância escravizada de origem africana durante o período colonial, destacando suas contribuições econômicas e as suas formas de inserção em redes familiares. Embora o foco principal tenha sido a Cidade do México, foram também apresentadas referências a outras regiões, desde o século XVI até o início do XIX. Discutiu-se o conceito de infância e os termos usados na época para designar crianças escravizadas, como muleque, negritas e mulatillos. Outro ponto de análise foi a presença infantil na dinâmica da Trata Transatlântica de pessoas escravizadas.

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Organizador

NEICA

Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Criança e do Adolescente - PPGE/FURB
Profa. Dra. Juliana de Mello Moraes (Coordenadora)
Fabrício Cardoso (Mestrando)
Caique Fernando da Silva Fistarol (Doutorando)

COMISSÃO CIENTÍFICA
Dra. Juliana de Mello Moraes (Universidade Regional de Blumenau)
Me. Luís Gonçalves Ferreira (Universidade do Minho)
Dra. Camila Daminelli (Universidade do Extremo Sul Catarinense)