Tema: "Entre o Passado e o Futuro: História, Educação e Justiça Climática"
9, 10 e 11 de dezembro de 2025
Formato remoto - Plataforma Youtube e Google Meet
EVENTO GRATUITO
INFORMAÇÕES:
Inscrições como ouvintes - até 9/12/2025
Inscrições com submissão de trabalho (comunicação oral - resumo simples) - até 23/11/2025 PRORROGADAS ATÉ 28/11/2025
Resultados e envio da carta de aceite (por e-mail) de submissões realizadas até 3/12/2025
Categorias: Estudantes de graduação; estudantes de pós-graduação; pesquisadores; professores de graduação e pós graduação; professores da educação básica
Evento totalmente online transmitido pelo Youtube e pela plataforma Google Meet.
Evento gratuito.
Expedição de certificado para ouvintes/participantes de 30 horas.
Expedição de certificado de apresentação de trabalho/comunicação oral.
Publicação dos Anais do Evento com resumos apresentados.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
As inscrições com submissão de trabalho deverão enviar o RESUMO conforme as seguintes normas:
TÍTULO
(ATÉ 20 PALAVRAS, NEGRITO, TIMES, CENTRALIZADO, CAIXA ALTA)
Autor 1[1]
Autor 2[2]
Autor 3[3]
O resumo deve ser estruturado em um único bloco textual, abrangendo um volume de palavras entre 350 (trezentas e cinquenta) e 500 (quinhentas), precedido por um título (com até 20 palavras em caixa alta, centralizado e negrito) e seguido por uma seleção de 3 a 5 palavras-chave separadas por vírgula e encerradas por ponto final. Todo o corpo do resumo deve estar na fonte 12, Times New Roman espaçamento simples e justificado. Na composição do conteúdo, é imperativo incluir a fundamentação, o objetivo principal, o questionamento central da investigação, os princípios teórico-metodológicos adotados, a fundamentação teórica e os resultados esperados ou consolidados/alcançados. O texto tem a obrigação de exibir um registro linguístico apropriado, mantendo coesão e clareza. Esta proposta de submissão pode consistir em: a) relato de vivência didática/experiência pedagógica ou de ação desenvolvida em ambientes institucionais, comunitários ou resultados preliminares ou definitivos de Projetos de Extensão, PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), informes de estágios supervisionados, PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e Trabalhos de Conclusão de Cursos de graduação, cujos achados forneçam contribuições pertinentes à temática do Grupo de Trabalho (GT) selecionado; e b) resultados convencionais de investigações científicas provenientes do campo do saber sugerido pelo GT, sendo informes parciais ou conclusivos de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC e PIVIC), estudos finalizados ou em curso de mestrado, doutorado, pós-doutorado, bem como aqueles empreendidos no âmbito das instituições de ensino superior ou de pesquisa. No final do resumo, deve-se exibir os desfechos atingidos ou esperados. O resumo deve ser submetido (anexado em espaço próprio no ato da inscrição) somente em formato WORD, com margens de 2,5cm (direita, esquerda, superior e inferior).
Palavras-chave: palavra-chave 1, palavra-chave 2, palavra-chave 3, palavra-chave 4, palavra-chave 5.
[1] Vínculo institucional. E-mail.
[2] Vínculo institucional. E-mail
[3] Vínculo institucional. E-mail
Baixe o template no seguinte link:
Serão aceitos trabalhos relacionados aos seguintes GT's:
GT 1- Educação e Direitos Humanos
GT 2– Educação, Inclusão, Diversidade e Decolonialidade
GT 3 – História da Educação, Instituições e Formação de Professores
GT 4 – Memória, Patrimônio, Cultura e Identidade
GT 5– Práticas Educativas e trabalho pedagógico
GT 6– Educação em Saúde
GT 7– História, Educação Ambiental, Biodiversidade e Sustentabilidade
GT 8– Políticas Públicas e Educação
GT 9– Educação e Contemporaneidade
GT 10– Educação, mulheres, feminismos e resistências
GT 11 – Educação Popular e Povos tradicionais
GT 12 – Educação, história, religiões, religiosidades e epistemologias alternativas
GT 13 – Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas
Após a inscrição realizada e envio do trabalho, a Comissão Organizadora entrará em contato via e-mail para maiores orientações.
ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS
a) TODOS(AS) OS AUTORES(AS) DEVERÃO SE INSCREVER NO EVENTO E SUMETER O TRABALHO (O MESMO TRABALHO) ;
b) o arquivo submetido do resumo deverá ser nomeado com título do trabalho a ser apresentado;
c) o trabalho submetido sem levar em consideração o template do evento será reprovado, automaticamente;
d) MÁXIMO DE 3 AUTORES POR TRABALHO.
e) Podem ser submetidos até 2 trabalhos por autor(es) e co-autor(es), sendo para o mesmo GT. Cada trabalho submetido deverá gerar uma nova inscrição.
Observações: Haverá publicação dos resumos nos anais do evento; Haverá publicação dos textos completos no formato de e-book mediante a taxa de publicação. Em relação a publicação dos textos completos será enviado, por e-mail, junto com a carta de aceite, as orientações à respeito.
MINICURSOS
DIA 9 DE DEZEMBRO, TERÇA-FEIRA
das 14h30 as 17h30 - pelo Google Meet
Minicurso 1 - "Formação Continuada de Educadores: reflexões e práticas para uma pedagogia contextualizada", ministrado pela Prof. Dra. Maria José Modesto Amorin (DP EHMCES PUC/GO)
Minicurso 2 – "Narrativas da Terra: Literatura e Conflitos Ambientais", ministrado pelo Prof. Dr. Ginegleyson Amorin (DP EHMCES PUC/GO)
Minicurso 3 – "Leituras de Querida Amazônia e de Laudato Si’", com o Prof. Dr. César Evangelista Fernandes Bressanin (PPGHISPAM UFT / DP EHMCES PUC/GO)
Minicurso 4 – "Educação Ambiental", com o Prof. Dr. Valdir Aquino Zitzke (UFT)
Minicurso 5 - “Patrimônio Cultural e Educação: fundamentos jurídicos e estratégias de preservação”, com o Prof. Me. Cleverson da Silva Martins (IFTO/DP EHMCES PUC-GO)
Informações e dúvidas: dpgpehmces@gmail.com