V COLÓQUIO INTERNACIONAL DO DIRETÓRIO/GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS

"Entre o Passado e o Futuro: História, Educação e Justiça Climática"

Faça sua inscrição
De 9 a 11 de dezembro Todos os dias das 14h00 às 22h00

Sobre o Evento

V COLÓQUIO INTERNACIONAL DO DIRETÓRIO/GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS/CNPq/HISTEDBR

Tema: "Entre o Passado e o Futuro: História, Educação e Justiça Climática"

9, 10 e 11 de dezembro de 2025

Formato remoto - Plataforma Youtube e Google Meet

EVENTO GRATUITO

INFORMAÇÕES:

Inscrições como ouvintes - até 9/12/2025

Inscrições com submissão de trabalho (comunicação oral - resumo simples) - até 23/11/2025 PRORROGADAS ATÉ 28/11/2025

Resultados e envio da carta de aceite (por e-mail) de submissões realizadas até 3/12/2025

Categorias: Estudantes de graduação; estudantes de pós-graduação; pesquisadores; professores de graduação e pós graduação; professores da educação básica

Evento totalmente online transmitido pelo Youtube e pela plataforma Google Meet.

Evento gratuito.

Expedição de certificado para ouvintes/participantes de 30 horas.

Expedição de certificado de apresentação de trabalho/comunicação oral.

Publicação dos Anais do Evento com resumos apresentados.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

As inscrições com submissão de trabalho deverão enviar o RESUMO conforme as seguintes normas:

TÍTULO

(ATÉ 20 PALAVRAS, NEGRITO, TIMES, CENTRALIZADO, CAIXA ALTA)

Autor 1[1]

Autor 2[2]

Autor 3[3]

O resumo deve ser estruturado em um único bloco textual, abrangendo um volume de palavras entre 350 (trezentas e cinquenta) e 500 (quinhentas), precedido por um título (com até 20 palavras em caixa alta, centralizado e negrito) e seguido por uma seleção de 3 a 5 palavras-chave separadas por vírgula e encerradas por ponto final. Todo o corpo do resumo deve estar na fonte 12, Times New Roman espaçamento simples e justificado. Na composição do conteúdo, é imperativo incluir a fundamentação, o objetivo principal, o questionamento central da investigação, os princípios teórico-metodológicos adotados, a fundamentação teórica e os resultados esperados ou consolidados/alcançados. O texto tem a obrigação de exibir um registro linguístico apropriado, mantendo coesão e clareza. Esta proposta de submissão pode consistir em: a) relato de vivência didática/experiência pedagógica ou de ação desenvolvida em ambientes institucionais, comunitários ou resultados preliminares ou definitivos de Projetos de Extensão, PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), informes de estágios supervisionados, PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e Trabalhos de Conclusão de Cursos de graduação, cujos achados forneçam contribuições pertinentes à temática do Grupo de Trabalho (GT) selecionado; e b) resultados convencionais de investigações científicas provenientes do campo do saber sugerido pelo GT, sendo informes parciais ou conclusivos de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC e PIVIC), estudos finalizados ou em curso de mestrado, doutorado, pós-doutorado, bem como aqueles empreendidos no âmbito das instituições de ensino superior ou de pesquisa. No final do resumo, deve-se exibir os desfechos atingidos ou esperados. O resumo deve ser submetido (anexado em espaço próprio no ato da inscrição) somente em formato WORD, com margens de 2,5cm (direita, esquerda, superior e inferior).

Palavras-chave: palavra-chave 1, palavra-chave 2, palavra-chave 3, palavra-chave 4, palavra-chave 5.


[1] Vínculo institucional. E-mail.

[2] Vínculo institucional. E-mail

[3] Vínculo institucional. E-mail

Baixe o template no seguinte link:

https://docs.google.com/document/d/1sUp1W_L0E8-fp9XWPAvrNlm_K7iIKLTq/edit?usp=sharing&ouid=100427181455675109867&rtpof=true&sd=true

Serão aceitos trabalhos relacionados aos seguintes GT's:

GT 1- Educação e Direitos Humanos

GT 2– Educação, Inclusão, Diversidade e Decolonialidade

GT 3 – História da Educação, Instituições e Formação de Professores

GT 4 – Memória, Patrimônio, Cultura e Identidade

GT 5– Práticas Educativas e trabalho pedagógico

GT 6– Educação em Saúde

GT 7– História, Educação Ambiental, Biodiversidade e Sustentabilidade

GT 8– Políticas Públicas e Educação

GT 9– Educação e Contemporaneidade

GT 10– Educação, mulheres, feminismos e resistências

GT 11 – Educação Popular e Povos tradicionais

GT 12 – Educação, história, religiões, religiosidades e epistemologias alternativas

GT 13 – Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas

Após a inscrição realizada e envio do trabalho, a Comissão Organizadora entrará em contato via e-mail para maiores orientações.

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

a) TODOS(AS) OS AUTORES(AS) DEVERÃO SE INSCREVER NO EVENTO E SUMETER O TRABALHO (O MESMO TRABALHO) ;

b) o arquivo submetido do resumo deverá ser nomeado com título do trabalho a ser apresentado;

c) o trabalho submetido sem levar em consideração o template do evento será reprovado, automaticamente;

d) MÁXIMO DE 3 AUTORES POR TRABALHO.

e) Podem ser submetidos até 2 trabalhos por autor(es) e co-autor(es), sendo para o mesmo GT. Cada trabalho submetido deverá gerar uma nova inscrição.

Observações: Haverá publicação dos resumos nos anais do evento; Haverá publicação dos textos completos no formato de e-book mediante a taxa de publicação. Em relação a publicação dos textos completos será enviado, por e-mail, junto com a carta de aceite, as orientações à respeito.

MINICURSOS

DIA 9 DE DEZEMBRO, TERÇA-FEIRA

das 14h30 as 17h30 - pelo Google Meet

Minicurso 1 - "Formação Continuada de Educadores: reflexões e práticas para uma pedagogia contextualizada", ministrado pela Prof. Dra. Maria José Modesto Amorin (DP EHMCES PUC/GO)

Minicurso 2 – "Narrativas da Terra: Literatura e Conflitos Ambientais", ministrado pelo Prof. Dr. Ginegleyson Amorin (DP EHMCES PUC/GO)

Minicurso 3 – "Leituras de Querida Amazônia e de Laudato Si’", com o Prof. Dr. César Evangelista Fernandes Bressanin (PPGHISPAM UFT / DP EHMCES PUC/GO)

Minicurso 4 – "Educação Ambiental", com o Prof. Dr. Valdir Aquino Zitzke (UFT)

Minicurso 5 - Patrimônio Cultural e Educação: fundamentos jurídicos e estratégias de preservação”, com o Prof. Me. Cleverson da Silva Martins (IFTO/DP EHMCES PUC-GO)

Informações e dúvidas: dpgpehmces@gmail.com

Programação

14h00 Minicursos Minicurso
Local: Google Meet

Dia 9 de dezembro, terça-feira

14h às 17h – Minicursos

19h00 Sessão de Abertura Mesa-redonda
Local: Youtube

Dia 9 de dezembro, terça-feira

19h - Abertura Oficial (com autoridades acadêmicas)

20h – Mesa Redonda de abertura:

Participantes:

Mediador(a): Prof. Dra. Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

08h30 Conferência Internacional Conferência
Local: Youtube

Dia 10 de dezembro, quarta-feira

08h30 – Conferência Internacional: "Entre a memória e a esperança: educação, ética e justiça climática em tempos de colapso ambiental"

Conferencista: Prof. Dra. Maria Aparecida Santos e Campos (UNI - MÉXICO)

Mediação:

10h00 Mesa redonda Mesa-redonda
Local: Youtube

10h – Mesa Redonda: ENTRE ÁGUAS E RAÍZES: ECOCRITICA E POÉTICA DECOLONIAIS E ECOLOGIAS DA PALAVRA EM O BARQUEIRO DO RIO XINGU

O IMAGINÁRIO DA FLORESTA E O FEMININO MÍTICO EM O BARQUEIRO DO RIO XINGU, DE MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES LIMA

Profª. Drª. Denise Dias

A VOZ DECOLONIAL DOS POVOS ORIGINÁRIOS: GENEALOGIA E CONTRAMEMÓRIA EM O BARQUEIRO DO RIO XINGU

Prof.ª Doutoranda Wanice Garcia Barbosa (UFG/ UniCerrado-GO)

O RIO COMO TESTEMUNHA: LITERATURA, MEMÓRIA E JUSTIÇA CLIMÁTICA EM “O BARQUEIRO DO RIO XINGU” DE MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES LIMA

Prof.ª Mestranda Carmem Lucia Pereira Barros Cardoso Lopes (PUC-GO)

Mediação:

17h00 Palestra Palestra
Local: Youtube

10 de dezembro, quinta feira

17h – Palestra: “Escola e crise climática: instituições, narrativas e identidades”

Palestrante: Prof. Dr. José Edimar de Sousa (UCS)

Mediação:

19h00 Apresentação de trabalhos Apresentação de Trabalhos
Local: Plataforma Google Meet

Dia 10 de dezembro, quarta-feira

19h – GT’s Apresentação de trabalhos

GT 1 – Educação e Direitos Humanos

GT 2– Educação, Inclusão, Diversidade e Decolonialidade

GT 3 – História da Educação, Instituições e Formação de Professores

GT 4 – Memória, Patrimônio, Cultura e Identidade

GT 5– Práticas Educativas e trabalho pedagógico

GT 6– Educação em Saúde

GT 7– História, Educação Ambiental, Biodiversidade e Sustentabilidade

GT 8– Políticas Públicas e Educação

GT 9– Educação e Contemporaneidade

GT 10– Educação, mulheres, feminismos e resistências

GT 11 – Educação Popular, Povos Originários e Povos tradicionais

GT 12 - Educação, religiões, religiosidades e epistemologias alternativas

GT 13 – Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas

08h00 Mesa redonda Mesa-redonda
Local: Youtube

Dia 11 de dezembro, quinta-feira

08h - Mesa Redonda: Como as ciências humanas se portam diante do cenário das mudanças climáticas

Conferencistas:

Prof. Dr. Vilmar Martins Moura Guarany

Indígena do povo Guarany. Doutor em Antropologia Social pela UFG

Profa. Dra. Núbia

Geógrafa. Mestre e Doutora em Geografia

Prof. Me. Gabriel da Silva Freire

Historiador. Mestre em História. Coordenador do GEMA - Grupo de Estudos sobre Meio Ambiente

Mediação: Prof. Dr. Gleidson Moreira (DP EHMCES)

10h30 Roda de Conversa: “10 anos de “Laudato Si’: por uma Ecologia Integral” Roda de Conversa
Local: Youtube

DIA 11 DE DEZEMBRO, QUINTA-FEIRA

10h30 - Roda de Conversa: “10 anos de “Laudato Si’: por uma Ecologia Integral”

Coordenação: Prof. Dr. César Evangelista Fernandes Bressanin (UFT)

Debatedores:

Prof. Dra. Rosemary Francisca (PUC/GO)

Prof. Dr. Padre Waldecir Gonzaga (PUC/Rio)

14h30 Roda de Conversa Mesa Temática
Local: Youtube

Dia 11 de dezembro, quinta-feira

14h às 17h – Roda de Conversa

Entre o passado e o futuro: História Ambiental e Justiça Climática

Coordenação e Mediação:

Expositores:

Prof. Dra. Marina Haizenreder Ertzogue

Historiadora. Doutora em História (USP). Professora do PPGCiamb e do PPGHISPAM da UFT

Prof. Dr. Cidiclei Alcione Biavatti

Jornalista e doutor em Ciências Ambientais – PPGCiamb/UFT

Me. José Eduardo de Azevedo.

Jornalista. Secretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Palmas-TO e membro da bancada do Clima/DF. Doutorando em Ciências Ambientais, PPGCiamb/UFT

Sarah Tamioso Mesquita

Jornalista. Ativista climática. Mestranda em Ciências do Ambiente, PPGCiamb/ UFT

19h00 Conferências de encerramento Conferência
Local: Youtube -

Dia 11 de dezembro, quinta-feira

19h – Conferência de Encerramento: Educação ambiental decolonial e justiça climática: perspectivas críticas para o século XXI”

Conferencista: Prof. Dr. Alfonso Coronado Marín (Universidad Autônoma de Madrid, Espanha)

Mediação: Prof. Dra. Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida (PUC-GO)

Carregando área de inscrição

Organizador

Diretório/Grupo de Pesquisa "Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais"

O DP/GP "Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais" está vinculado ao CNPq, ao Grupo de Pesquisa e Estudos HISTEDBR da UNICAMP, à Pró reitoria de Pós graduação e Pesquisa da PUC-GO e ao Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura.

Em suas atividades de estudo e de pesquisa propõe-se a produzir e organizar o corpus das investigações sobre a História Social e Cultural da Educação em seus diferentes níveis, processos, modalidades e espaços.

Estabelece parcerias com diversas outras instituições de ensino e de pesquisa no estado de Goiás, Tocantins e Minas Gerais.