V CONEF: Congresso de Educação e Formação Docente
Formato: online
ISSN: 2358.1867
REDES SOCIAIS:
1.2 PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
09 a 13 de Agosto de 2021
1.3 TEMA DO EVENTO:
O ensino em tempos de pandemia e os desafios de uma práxis emancipatória
1.4 INSTITUIÇÃO PROMOTORA:
Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes
1.5 UNIDADE RESPONSÁVEL:
Curso de Pedagogia da Unimontes
1.6 UNIDADES PARTICIPANTES:
Departamento de Educação (DE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Departamento de História (DH)
Departamento de Políticas e Ciências Sociais (DPCS)
Departamento de Filosofia (DF)
Departamento de Estágio e Prática (DEPE)
Departamento de Artes (DA)
Educar: Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais na Educação
NUSI: Núcleo da Sociedade Inclusiva
PAPPO: Programa de Apoio Psicológico Psicopedagogico e Orientacional
PPGE: Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimontes
Brinquedoteca Universitária.
1.7 COORDENAÇÃO:
Coordenação Geral:
Profª Ms Maria Nadurce Silva (DE)
Coordenação Adjunta:
Profa Dra Maria Jacy Maia Velloso (DMTE)
Profa Dra Fabia Magali Santos Vieira (DMTE)
Coordenação de Oficinas e Minicursos:
Profª Ms Renata Cordeiro Maciel (DE)
Coordenação de Comunicação:
Profª Ms Andréa Lafetá Melo Franco (DE)
Coordenação de Secretaria:
Profª Ms Fatima Rita Santana Aguiar (DMTE)
Coordenação de Comunicações de Pesquisa:
Profa Ms. Eliana de Freitas Soares (DMTE)
Coordenação de Elaboração de Projeto:
Profa Dra Geisa Magela Veloso (DMTE)
Coordenação das Aulas Abertas
Profa Dra Zilmar Santos Cardoso (DE)
Coordenação da Revisão dos Anais
Joeli Teixeira Antunes (DCL)
Comissão de Elaboração do Projeto:
Profa Ms Maria Nadurce Silva (DE)
Profa Dra Francely Aparecida dos Santos (DMTE)
Profa Dra Silvana Diamantina França (DE)
Profa Dra Fabia Magali Santos Vieira (DMTE)
Profa Dra Rosana Cassia Andrade (DEPE)
Profa Dra Maria Jacy Maia Velloso (DMTE)
Profa Ma Renata Cordeiro Maciel (DE)
Profa.Ms. Andréa Lafetá de Melo Franco (DE)
1.8 Comitê Científico:
Profa Dra Alda Aparecida Vieira Moura
Profa MsAndréa Lafetá de Melo Franco
Profa Ms Cecídia Barreto Almeida
Profa Ms Christiane Faria Franco Vieira
Profa Ms Cláudia Rosane Parrela
Profa Dra Cláudia Simone Pereira Sarmento Quadros
Profa Cléa Márcia Pereira Câmara
Profa Dra Dayse Magna Santos Moura
Profa Dra Denice do Socorro Lopes Brito
Profa Ms Dirce Efigênia Brito Lopes e Oliveira
Profa Dra Ediléia Alves Mendes Souza
Profa Ms Eliana de Freitas Soares
Profa Dra Fábia Magali Santos Vieira
Profa Ms Felipe Teixeira Martins
Profa Dra Francely Aparecida dos Santos
Profa Dra Geisa Magela Veloso
Profa Ms Gildete dos Santos Freitas
Profa Ms Guiomar Damásio Silva dos Reis
Profa Dra Jacqueline Araujo Corrêa Mendes
Profa Joeli Teixeira Antunes
Prof Dr José Normando Gonçalves Meira
Profa Junea Tatiane Damasceno Oliveira
Prof Ms Leonardo Tadeu Vieira
Prof Leonardo Augusto Couto Finelli
Profa Dra Leonice Vieira de Jesus Paixão
Profa Ms Magda Martins Macedo
Profa Ma Mânia Maristane Neves Silveira Maia
Profa Dra Maria Ângela Lopes Dumont Macêdo
Profa Dra Maria Jacy Maia Velloso
Profa Ms Maria Nunes de França
Profa Ms Naura Sthocco Silva Nobre
Profa Ms Regina Coele Cordeiro
Profa Dra Rosana Cássia Rodrigues Andrade
Profa Dra Rosângela Alves da Silveira
Profa Dra Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
Profa Dra Úrsula Adelaide de Lélis
1.9 CARGA HORÁRIA:
20 horas
1.10 NÚMERO PREVISTO DE PARTICIPANTES: 920
1.11 PÚBLICO-ALVO:
Professoras e professores-pesquisadores, acadêmicas e acadêmicos em Pedagogia da Unimontes, Curso de licenciatura profissionais da Educação (o ensino) e demais interessados.
2 APRESENTAÇÃO
O V Congresso de Educação e Formação Docente – V CONEF – tem como tema “O Ensino em Tempos de Pandemia e os Desafios de uma Práxis Emancipatória” e está sendo proposto pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com a participação efetiva da sua Coordenação Didática, do Núcleo Docente Estruturante (NDE), dos professores e professoras que atuam no referido curso. No âmbito da universidade, o evento será realizado no formato online e visa a consolidação de espaço para reflexão e discussão acerca dos desafios de se produzir práxis emancipatórias e de integração do curso de Pedagogia em diferentes Campi da Unimontes.
2021 é um ano que se apresenta aos professores com desafios e possibilidades. De um lado, após 16 meses de luta pela vida em tempos da pandemia da Covid-19, o Brasil registra a dolorosa marca de mais de 530 mil vidas perdidas para a síndrome respiratória aguda grave provocada pelo agente Coronavírus. Apesar do início da vacinação contra a doença, ainda vivenciamos o distanciamento social com a suspensão das aulas presenciais e a realização de aulas remotas em diferentes âmbitos e dimensões, como uma das medidas adotadas para a prevenção e contingenciamento do contágio. De outro lado, neste ano comemoramos o Centenário de Paulo Freire, o patrono da Educação Brasileira, e este é um motivo para celebrar a força de estarmos juntos e juntas, pensando a educação e esperançando.
Assim, a realização do CONEF se apresenta como oportunidade para resistir e esperançar, sobretudo em tempos tão difíceis em que, para além da pandemia e da ameaça à vida, vivenciamos constantes situações de perseguições e ataques, de cortes no financiamento da educação, de desmontes de políticas públicas, de perdas em diferentes campos. É por isso que momentos como o CONEF se tornam oportunidades impares para o encontro, produção e partilha de saberes, que nos fortalecem para podermos continuar a luta contra as injustiças e as desigualdades.
A proposição do evento e a escolha da temática se alinham a estas preocupações e com o compromisso assumido pelo curso de Pedagogia da Unimontes, com a formação de professores para a Educação Básica. Por este compromisso, o enfrentamento das desigualdades sociais e a proposição de práticas educativas emancipatórias constitui-se como ação formativa alinhada à formação de sujeitos social e historicamente engajados com a transformação social. O curso de Pedagogia é uma instância acadêmica comprometida com a formação de professores crítico-reflexivos, sendo que, no contexto da pandemia, se viram impactados pelas consequências das medidas adotadas, sendo que o CONEF se coaduna com o processo de formação de professores capazes de fazerem frente às demandas de uma sociedade em mudanças.
É importante destacar que os primeiros cursos de formação de professores na região Norte Mineira – Geografia, História, Letras e Pedagogia – foram instalados no ano de 1964, no âmbito da Fundação Luiz de Paula/FELP, incorporados pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior/FUNM e, posteriormente, alçada ao status de autarquia no ano de 1992, constituindo-se como a Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Ofertando diferentes formações profissionais, a universidade conta com 12 licenciaturas, sendo que o curso de Pedagogia é ofertado em 8 campi, também contemplando a oferta de Pedagogia a distância, pela Universidade Aberta do Brasil, que amplia possibilidades formativas e democratiza o alcance de um maior espaço geográfico.
Assim, o CONEF se apresenta como possibilidade para estruturar processos formativos destinados aos professores e estudantes do curso de Pedagogia. Para além de simples condição para minimizar as perdas produzidas pela pandemia da COVID-19, o evento irá encurtar as distâncias, promover encontros e processos formativos reflexivos, críticos e consequentes, pela convergência de olhares múltiplos sobre o ensino remoto e as práticas educativas mediadas pelas tecnologias, favorecer debates e discussões sobre a formação emancipatória de professores.
3 HISTÓRICO
O evento encontra-se na sua 5ª edição, sendo que, dada a pandemia da COVID-19 será realizado, exclusivamente, no formato online, no mês de agosto de 2021. Nesta edição, abordando a temática do ensino em tempos de pandemia e os desafios de uma práxis emancipatória nos processos de formação de professores, o evento irá discutir saberes e fazeres, perspectivas, desafios e possibilidades.
Desta forma, o congresso irá problematizar o ensino híbrido, as metodologias ativas e participativas, as ações educativas mediadas pelas tecnologias digitais da informação e da comunicação, além de discutir áreas temáticas como educação do campo, educação especial, currículo e formação de professores, por uma lógica que visa produzir reflexões e análise crítica da realidade.
Pensando retrospectivamente, é importante lembrar que o CONEF, em sua primeira edição foi realizado como evento comemorativo do aniversário de 50 anos da implantação do nosso Curso de Pedagogia, momento em que o foco das discussões e reflexões foram as “Memórias e Trajetórias do Curso de Pedagogia na Unimontes”. Naquele momento, o evento foi realizado no campus sede da Unimontes, em Montes Claros, com programação estruturada em duas etapas, nos meses de maio e junho de 2014. Naquela ocasião, com a participação de palestrantes e conferencistas da Unimontes e outras universidades brasileiras, foram abordadas as seguintes temáticas: A disputa pelo sentido da educação no espaço público e os desafios para o curso de Pedagogia; o Ensino Superior no Norte de Minas e na sociedade contemporânea.
Além das conferências e palestras, o congresso promoveu a socialização de pesquisas, com apresentação de resultados no formato de pôster e comunicações orais, em que professores e estudantes pesquisadores puderam socializar os resultados de suas investigações acadêmicas.
Dadas as condições estruturais da Unimontes, o evento teve a realização da sua segunda edição somente no ano de 2018. Naquela oportunidade, o congresso foi deslocado do campus Montes Claros para os Campi situados nas cidades de Januária e Janaúba, sendo as atividades realizadas no mês de junho. Nesta segunda edição, se produziu uma focalização da temática “Formação de Professores e Práticas Educativas”, sendo discutidas questões contemporâneas e necessárias à formação dos professores, dentre elas: a Escola sem Partido como um movimento contra a doutrinação ideológica ou contra a liberdade de ensinar; a Base Nacional Comum Curricular em suas conquistas, desafios e dificuldades, processos de implementação; a diversidade e a educação inclusiva, a Educação do Campo e Agroecologia. Nesta edição, o congresso encampou o Seminário de Pesquisa realizado nestes campi, oportunidade que possibilitou ampliar espaço de discussão de pesquisas e de processos metodológicos de investigação científica, sobretudo enfatizando as produções dos acadêmicos dos cursos de licenciatura destes Campi.
Em sua terceira edição, o congresso foi realizado no Campus de Janaúba, no ano de 2019, abordando a temática da “Formação Docente e Pesquisas em Educação”. Em sua realização, o CONEF contou com a efetiva participação dos professores que ministram aulas naquele Campus. Foram produzidas importantes reflexões, sendo que docentes que atuam em outros Campi da própria Unimontes e em outras instituições educativas contribuíram com as discussões e reflexões, com significativa contribuição para o campo da Educação e a formação de professores da Unimontes.
Em sua quarta edição, o evento assumiu formato distinto, exclusivamente online, com transmissão de conferências, palestras e mesas redondas pela via de plataforma de stream, pela via do canal do evento no youtube, que promoveu o maior alcance do evento, contemplando todos os campi da Unimontes. No entanto, para além de sua realização online, o evento teve um formato interdisciplinar e favoreceu a integração entre os professores e graduandos dos diferentes Campi que ofertam o Curso de Pedagogia na Unimontes. O evento produziu um diálogo profícuo entre os Departamentos e as disciplinas, dado a sua proposição e realização colegiada, em que o coletivo de professores do Curso de Pedagogia se organizou para discutir educação e buscar alternativas para os desafios postos pela educação em tempos de pandemia.
Uma outra inovação inaugurada nesta quarta edição do evento foi o tempo de realização. Isso porque o evento teve sua realização semanal – iniciada na última semana de agosto de 2020 e encerrada na primeira semana de dezembro de 2020. Por definição colegiada, o evento foi realizado, preferencialmente, as quartas-feiras.
O IV CONEF constituiu-se como importante ação formativa para o curso de Pedagogia da Unimontes. O evento proporcionou o intercâmbio de conhecimentos por meio da realização de 23 aulas abertas, 21 minicursos, 85 comunicações de pesquisa e lançamento de 8 livros. Até o dia 02 de dezembro de 2020, o evento teve 1.740 inscritos, com 13.300h de exibição em mais de 50.000 visualizações. Além da participação dos mestrandos do PPGE, o evento contemplou a formação dos graduandos em Pedagogia dos 8 campi da Unimontes que ofertam o curso de Pedagogia, dos graduandos da UAB-Unimontes, graduandos de diversas licenciaturas da Unimontes e de outras instituições universitárias. Ou seja, a pandemia da COVID-19, que se apresentou como o caos, revelou possibilidades para enfrentamento dos desafios e para encontrar caminhos de trabalho e superação, visando ao desenvolvimento de práticas educativas consequentes e significativas para os estudantes.
Em 2021, com a realização gratuita do V CONEF, espera-se que, à semelhança do grande movimento ocorrido em 2020, o engajamento e participação de professores e estudantes da Unimontes e de outras diferentes regiões do Brasil. Como palestrantes, participarão pesquisadores e estudiosos de diversas universidades brasileiras que, generosamente, se disponibilizaram a proferir palestras e conferências, em um grande movimento em favor da educação e da continuidade de processos formativos, em um dos momentos mais difíceis que vivenciamos. A realização desta atividade não presencial proporcionará aprendizagens de diferentes ordens, gerando parcerias, colaboração e aprendizagens, revelando que os professores são capazes de enfrentar os desafios e encontrar saídas e formas alternativas de solução para os problemas.
4 JUSTIFICATIVA
A proposição do V CONEF, direcionado aos estudantes e professores do curso de Pedagogia da Unimontes, com realização no formato online se justifica por um conjunto de motivos, argumentos e possibilidades formativas:
- O evento se constituirá como oportunidade para ampliar processos reflexivos no âmbito do Curso de Pedagogia, sobretudo, por promover o encontro, a partilha e a construção de saberes, em tempos de pandemia e realização de aulas remotas;
- O congresso irá ampliar processos colegiados de trabalho no âmbito do curso de Pedagogia, promovendo a integração entre professores e licenciandos vinculados aos diferentes campi que ofertam Curso de Pedagogia na Unimontes;
- O CONEF ampliará o universo cultural dos graduandos, pela oportunidade de intercambiar saberes e experiências, pela via de palestra, aulas abertas, conferências, oficinas e minicursos, comunicações de pesquisa;
- O evento promoverá a visibilidade da Unimontes como instituição universitária pública, oportunizando o intercâmbio de saberes entre graduandos e professores da Pedagogia da Unimontes e de outras universidades.
O evento justifica-se, ainda, pela possibilidade de mobilizar saberes e experiências especificamente relacionados aos usos de metodologias ativas e participativas, ao ensino híbrido e ao uso de ferramentas, aplicativos e tecnologias digitais, potencialmente ricas nos processos de mediação pedagógica, à produção de saberes diversos no campo da Educação.
5 OBJETIVOS:
5.1 Objetivos geral
- Ampliar espaço para reflexões e discussões sobre as possibilidades de educação emancipatória e crítica em tempos de ensino remoto, promovendo processos e práticas de Formação de Professores para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito do Curso de Pedagogia.
5.2 Objetivos específicos
- Contribuir com a consolidação de espaço institucional e de ações que promovam a integração de professores e graduandos do curso de Pedagogia, em favor da educação de crianças, jovens e adultos, em uma perspectiva de inovação e reflexão crítica e emancipatória.
- Intercambiar ideias e experiências entre diferentes pesquisadores e profissionais que investigam a Educação e formação de professores, com ênfase no uso de tecnologias digitais e nos processos de mediação pedagógica.
- Realizar o encontro de pesquisadores e graduandos para a partilha de experiências e saberes, mobilizando saberes e encurtando distâncias, renovando práticas e favorecendo condições para a inclusão educacional de graduandos em Pedagogia da Unimontes.
- Construir condições para a atualização, revisão e ampliação dos saberes profissionais dos professores do curso de Pedagogia, produzindo reflexões emancipatórias e dialógicas, que contribuam para a formação de crianças, jovens e adultos em espaços escolares e não escolares
6 EIXOS TEMÁTICOS
EIXOS TEMÁTICOS | EMENTAS |
Educação Inclusiva e Diversidade | Busca problematizar temas pertinentes à educação inclusiva, educação especial e da relevância social da escola como espaço para todos e adequado à formação para as liberdades individuais, fundamentadas no respeito, na responsabilidade pessoal, e no incentivo à superação das diferentes dificuldades a que todos estão sujeitos. Diversidade Cultural; Gênero e Sexualidade; Educação do Campo, Indígena e Quilombola: Diversidade como Princípio. Epistemologias Decoloniais e Educação dos povos indígenas e quilombola. Educação do Campo, Indígena e Quilombola: Sujeitos Coletivos de Direitos e suas Pedagogias. Formação de Professores do Campo, Indígena e Quilombola. Relações etnicorraciais. A fala e o silêncio da escola, do professor e dos estudantes sobre discriminação. Os trabalhos devem ser resultados de pesquisas, considerando os seus diferentes tipos, concluídas ou em andamento, apresentando os resultados ainda que parciais. |
Comunicação, Educação e Tecnologias | Propõe-se a oferecer espaço para a problematização das tecnologias digitais como recurso para o ensino e aprendizagem, na educação escolar e outras educações, nos seus diversos níveis e contextos e temas correlatos. Os trabalhos devem ser oriundos de pesquisas concluídas ou em andamento, apresentando resultados finais ou parciais. |
Alfabetização, Linguagens e Infância
| Acolhe trabalhos que sejam resultados (finais ou parciais) de investigações teóricas, metodológicas e/ou práticas que ampliem as discussões relacionadas aos conceitos e práticas de alfabetização e letramento, trabalhos acerca da literatura infantil, concepções de infância e abordagens referentes à linguagem infantil, apontando caminhos para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. |
Educação, História, Política e Sociedade
| Objetiva criar um espaço para questões que procedam de resultados parciais ou finais de pesquisas na área da educação, analisada em diferentes contextos, considerando os pressupostos políticos e os ideais de sociedade a eles pertinentes: ideias pedagógicas, políticas educacionais, instituições escolares, disciplinas escolares, intelectuais e educação.
|
Políticas Públicas e Gestão da Educação | Analisa a produção, implantação e consolidação das políticas públicas em Educação na realidade brasileira e suas implicações na gestão das instituições educacionais. Discute a gestão da educação brasileira em seus diferentes níveis/modalidades, nos âmbitos nacional, estadual e municipal, permeados pelo cenário internacional. Estuda as principais políticas públicas educacionais da contemporaneidade. Compreende e busca compreender a atual conjuntura da organização do trabalho, da organização social, política, econômica e do trabalho, e seus vínculos com as propostas na área educacional. |
Pesquisa em Educação | Discute a pesquisa na formação do Professor; a pesquisa em Educação nos seus vários aspectos: cotidiano do trabalho docente – Professor/pesquisador, a docência e o desafio da construção da identidade docente, saberes essenciais da prática educativa, elementos do processo de ensino e aprendizagem. As políticas públicas da educação. BNCC – a multiculturalidade e a diversidade – interface relação escola e sociedade. Campos de investigação acadêmica e de produção de projetos de cunho pedagógico. A articulação do processo de vivências de aprendizagem e de pesquisa na produção do conhecimento. Tendências metodológicas da Ciência Moderna. Significado da pesquisa para a prática profissional científica em Educação, numa dimensão interdisciplinar, abrangendo os vários temas emergentes. Engloba também nesse eixo pesquisas realizadas nas diferentes perspectivas do diálogo com a tradição filosófica e pedagógica; aspectos éticos, políticos e epistemológicos para a formação humana; contribuições da Teoria Crítica para pensar a educação contra a barbárie; Filosofia da diferença e educação. Os trabalhos devem ser resultados de pesquisas, considerando os seus diferentes tipos, concluídas ou em andamento, apresentando os resultados ainda que parciais. |
Educação Matemática
| Enseja reflexões sobre a gênese e a história da Matemática. Concepções de ensino da Matemática. O processo de construção do pensamento matemático: o desenvolvimento do raciocínio lógico; concepções e tendências atuais para os processos de ensino e aprendizagem da Matemática; as unidades temáticas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística; Problematiza Metodologias e estratégias de ação para desenvolver o pensamento lógico-matemático; elementos para a análise e intervenção nas práticas educativas. Experiências e projetos de ensino de Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Jogos matemáticos e sua importância para os processos de ensino e aprendizagem. Os trabalhos devem ser resultados de pesquisas, considerando os seus diferentes tipos, concluídas ou em andamento, apresentando os resultados ainda que parciais. |
Estágio Curricular Supervisionado
| Analisa a prática pedagógica escolar enquanto prática social específica; Relação professor/aluno; aluno/aluno; A interação e troca de experiências desenvolvidas no âmbito dos Estágios Curriculares entre áreas afins, refletindo a relação teoria e prática na formação profissional; Espaços para apresentação de trabalhos desenvolvidos no âmbito das práticas de estágio, favorecendo a articulação entre teoria e prática. O Estágio Curricular Supervisionado em caráter de excepcionalidade acompanhando e apoiando as atividades remotas de professores da educação básica, de escolas públicas ou privadas, estratégias para aperfeiçoar a interação virtual e as ferramentas para avaliar todo o processo; Troca de experiências, saberes e vivências de estágio, da pesquisa e do ensino na educação básica para a formação inicial.
|
7 PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
7.1 Atividades propostas:
7.1.1 Aulas aberta (conferências, mesas redondas), com transmissão pelo canal do CONEF no youtube
7.1.2 Minicursos
7.1.3 Oficinas
7.1.4 Comunicações Orais:
7.1.5 Programação das Aulas Abertas (em anexo)
8. METODOLOGIA DO EVENTO:
O V CONEF se organiza por uma metodologia dialógica, pela qual se pretende promover situações de aprendizagem e compartilhamento de saberes, com ênfase na formação de professores, em que o ensino remoto e as práticas mediadas por tecnologias orientam as escolhas de temáticas e abordagens. Desta forma, as atividades planejadas promoverão a discussão de temas e problemas que incidem sobre os processos pedagógicos e a formação de professores para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
O evento será organizado através das seguintes atividades:
As aulas abertas serão realizadas de segunda a sexta-feira, entre os dias 09 a 13 de agosto de 2021, as 17h e 19h, com transmissão pelo canal do CONEF no Youtube, com suporte de plataforma de stream, que disponibilizará os conteúdos para professores e estudantes de todos os campi da Unimontes e de outras instituições universitárias, professores e profissionais da Educação Básica.
Os acadêmicos do curso de Pedagogia da Unimontes poderão participar das atividades propostas no formato de aulas abertas, que irão ser ofertadas como integrante do currículo de graduação. Em relação aos minicursos, oficinas e comunicações orais, cada participante irá construir o seu percurso, planejado de acordo com seus interesses formativos.
O infográfico a seguir ilustra a estrutura do CONEF: Formação de Professores: o ensino em tempos de pandemia e os desafios de uma práxis emancipatória
O evento dar-se-á de forma online, combinando atividades envolvendo recursos do Google Meet, plataforma de compartilhamento de vídeos, youtube e mídias sociais, como grupos fechados no Facebook e no Instagram.
O evento será realizado em cinco dias de atividades, na segunda semana do mês de agosto. O registro do percurso formativo individual e das aprendizagens realizadas pelos estudantes será feito na ferramenta digital, PADLET.
Os professores que ministram disciplinas no período/campi criarão um mural digital nesta ferramenta e incentivarão os estudantes a acessá-la para registrar suas reflexões a partir da participação no evento.
A organização do evento organizará um mural no PADLET para postagens que mais se destacarem no mural de cada período/campi. Os professores poderão compartilhar comentários e informações relevantes sobre o evento e ainda tecer comentários sobre os conhecimentos construídos.
Desse modo, o uso do mural possibilitará ao educando uma atitude mais ativa e ao professor mediador acompanhar o amadurecimento acadêmico dos envolvidos, assim
como, a análise e autocrítica das suas práticas e escritos registrados desde as primeiras ações, desenvolvendo deste modo a autonomia e autoria dos professores em formação.
No congresso serão realizadas seções de apresentação de trabalhos de conclusão de cursos de graduação, de teses e dissertações, além de outras pesquisas, no formato de comunicação oral de resultados de pesquisa e relatos de experiências, dando visibilidade às trocas de aprendizagens vivenciadas no estágio.
As atividades do Evento serão organizadas por uma coordenação colegiada, composta por professores do campus Montes Claros e demais campi da Unimontes, que ofertam o Curso de Pedagogia, com emissão de certificado.
9 CERTIFICAÇÃO: Certificado de 20 horas aos inscritos que participarem de, pelo menos, 70% das aulas abertas.
10. CRONOGRAMA GERAL
ATIVIDADES | DATAS |
Inscrições para participação no evento | 26/07 a 09/08/2021 |
Abertura do evento | 09/08/2021 |
Inscrições para apresentações de trabalhos | 26/07 a 01/08/2021 |
Seleção dos resumos | 02/08 a 04/08/2021 |
Divulgação dos aprovados no site | 09/08/2021 |
Apresentações dos trabalhos | 11 a 13/08/2021 |
Realização dos minicursos e oficinas | 09 a 13/08/2021 |
Encerramento | 13/08/2021 |
9 de agosto de 2021, 19h00 até 13 de agosto de 2021, 21h00
Evento Online
Link: https://www.youtube.com/channel/UCmMOqVjRV4VEZ3a5STp1_hw
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.