Local: Instituto de Ciências Sociais (ICS-Ufal)
GD 6: Livro Didático e o ensino de Sociologia
Local: Sala 10 (BSA 2)
O livro didático vem se tornando um objeto de estudo importante no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, chegando mesmo a constituir em torno de si um campo de pesquisa específico, a manualistica. São diversas as abordagens sobre o livro didático. Algumas, encarando-o como peça fundamental da atividade didático-pedagógica, sinaliza que, através dele, é possível se alcançar dados substanciais para a compreensão dos objetivos de aprendizagem, do conteúdo programático, das metodologias de ensino e de avaliação de uma determinada disciplina escolar. Já outras abordagens, tomando o livro didático como artefato cultural, aponta para a possibilidade de, por meio dele, se alcançar representações e ideologias, que podem oferecer indícios dos pensamentos, sentimentos e costumes de uma determinada sociedade, em um dado momento histórico. Este grupo de discussão visa, justamente, congregar trabalhos que se debrucem sobre os livros didáticos, especificamente, aqueles mobilizados para o ensino da Sociologia, seja a partir de seus usos, seja pelo enfoque de seus conteúdos. Também está aberto a trabalhos de caráter teórico-metodológico que visam mostrar caminhos possíveis para análise dos livros didáticos.
Coordenadores:
Thiago de Jesus Esteves – Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) da UFRRJ. Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA-UFRRJ). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ.
Welkson Pires – Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Trabalhos
Autorias dos Livros Didáticos e a Sociologia (PNLD 2012-2021)
(Cristiano das Neves Bodart, Caio dos Santos Tavares, Thiago de Jesus Esteves)
OS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD): DESAFIOS E POSSIBILIDADES
(Eliana Barretto de Menezes Lopes)
O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL
(Marina Isabel Correia da Silva Dantas, Marcelo Pinheiro Cigales)
O “LUGAR” DO FEMINISMO NEGRO, DECOLONIAL, NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA (PNLD 2018)
(Caio dos Santos Tavares, Fabiana Alves de Oliveira Gomes, Anabelle Santos Lages)
A COLONIALIDADE DO SABER E DO PODER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA
(CAIO DOS SANTOS TAVARES, Fabiana Alves de Oliveira Gomes, Anabelle Santos Lages)
A recepção dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas nas escolas do Distrito Federal
(Mateus Paula Leite Paz, Éric Carneiro dos Santos, Marcelo Pinheiro Cigales)
GD 7: Antropologia na sala de aula da educação básica: conteúdos, metodologias e recursos didáticos
Local: Sala 6 (BSA 2)
Embora tenham sido criados fóruns para discutir o papel da antropologia na educação básica, a exemplo da exitosa participação deste grupo no último Congresso da ABECS (2020) e da aprovação do primeiro Grupo de Trabalho dedicado ao tema na 33ª Reunião Brasileira de Antropologia, a ampliação e consolidação deste debate requer o constante diálogo com e entre profissionais que passaram a atuar nestes fóruns ou que se viram atraídos por este debate. Neste sentido, e com o intuito de seguir promovendo espaços de trocas e experiências, este Grupo de Discussão convida docentes e pesquisadore(a)s que adotam o métier antropológico em sua prática docente junto à educação básica a apresentarem propostas de comunicação preocupadas com a presença da antropologia na história do ensino na educação básica; no currículo e nos espaços escolares; nos livros didáticos; a Educação Técnica e Profissional; na aprendizagem por meio da etnografia; na formação de professore(a)s para a educação básica; nas práticas de pesquisa e de extensão e nos materiais, métodos e estratégias de transposição didática. Inspirados pela criação do grupo de pesquisas Antropologia na Educação Básica e pelo lançamento da obra homônima, entre outras realizações, o GD receberá trabalhos de educadore(a)s que atuam na educação básica, em institutos federais e demais escolas, públicas ou privadas, ou de ensino superior, que transitem na temática em questão e pretendam contribuir para um espaço permanente de reflexões sobre as perspectivas destes temas na educação escolar.
Coordenadores(as):
Breno Rodrigo de Alencar – Bacharel, licenciado e mestre em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia (UFPA/2008/2011) e doutor em Sociologia e Antropologia (PPGCS-UFPA/2019). É professor do Instituto Federal do Pará (IFPA) e coordena o Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC).
Gekbede Dantas Targino – Graduada em Ciências Sociais (UFPB/2003), mestre em Ciências Sociais(Antropologia/UFRN/2006). Doutora em Sociologia(UFPB/2012) e Pós-doutora em Sociologia (PPGS/UFSCar/2020). Foi docente da UFPB e do IFAL, desde 2011 é professora do Instituto Federal da Paraíba, Campus João Pessoa-PB.
Marcelo Araújo – Bacharel e licenciado em Ciências Sociais (UFF/2000) e licenciado em História (UERJ/2004), mestre em Artes Visuais (UFRJ/2003) e doutor em Antropologia (UFF/2014). Foi docente de Sociologia do Colégio Pedro II e, é, atualmente, docente do Instituto Federal da Paraíba.
Trabalhos
ATELIÊ DE CIÊNCIAS SOCIAIS E ENSINO: Antropologia, experimentação e formação docente
(Graziele Ramos Schweig, Maria Tereza Couto Gontijo)
REGIMES POLÍTICOS E “SEDE DE JUSTIÇA”: Experiência de ensino de ciência política para jovens do ensino médio
(Lucas Tibo Saraiva)
Experiências pedagógicas de abordagem antropológica, nos IFS, em perspectiva
(Lívia Tavares Mendes Froes, Fernanda Deborah Barbosa Lima)
GD 8: Juventudes e Ensino de Ciências Sociais
Local: Sala 16 (BSA 2)
Os estudos sobre juventude têm ressaltado a importância de reconhecer as jovens e os jovens como sujeitos de direitos e em suas pluralidades. Isso implica construir o currículo escolar, a formação docente, os livros e materiais didáticos, o trabalho docente, as práticas de ensino orientadas e elaboradas em conexão com as demandas e os desafios vivenciados pelas juventudes. Neste Grupo de Discussão (GD), serão acolhidos trabalhos resultados de projetos de ensino, extensão, pesquisa, relatos de experiências e práticas de gestão educacional que tematizem as juventudes e que estejam relacionadas ao ensino de Ciências Sociais na Educação Básica e na Educação Superior. Também serão bem vindas as comunicações que abordam os componentes curriculares de Sociologia, Projeto de Vida e eletivas no Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, com enfoque nas questões relacionadas às juventudes sob as óticas da Antropologia, Ciência Política e Sociologia. São igualmente relevantes para este GD os debates sobre o ensino de Ciências Sociais e as conexões entre juventude e cultura, trabalho, cidadania, escolarização, participação, política, movimentos sociais, meio ambiente, esporte e lazer, sociabilidade, gerações, escolha profissional, mídia, arte, políticas públicas, saúde, economia, assistência social, marcadores sociais da diferença (raça, gênero, sexualidade, classe, origem territorial, pessoas com deficiência, religião), interseccionalidade etc. Além do enfoque prioritário das juventudes, o GD acolherá ainda trabalhos que reflitam sobre o ensino de Ciências Sociais e os demais ciclos da vida, a saber: infância, adolescência, adultez e velhice. Almejamos neste GD reunir estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da Educação Básica, participantes de coletivos juvenis, envolvidos com o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (PRP) e pesquisadores da Educação Superior, que tenham interesses em divulgar suas reflexões e contribuir para o avanço do Ensino de Ciências Sociais no Brasil com ênfase nas juventudes.
Coordenadores(as):
Elias Evangelista Gomes é sociólogo e professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), sendo doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor de estágio e práticas de ensino de Ciências Sociais e é autor de livros didáticos. Possui estudos e pesquisas sobre juventude, educação política e marcadores sociais da diferença.
Geovânia da Silva Toscano, professora do Departamento de Ciências Sociais/UFPB, Doutora em Ciências Sociais/UFRN. Atua nos componentes curriculares de: Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude, Educação e Sociedade no Brasil, Sociologia da Saúde. Realiza pesquisa e extensão sobre juventudes, educação política, cidadania, acesso e permanência no ensino superior. Atua como colaboradora do Grupo de Estudos sobre Juventudes (UNIFAL-MG) a partir de 2020 e é pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre o Ensino Superior do Centro de Educação/UFPB.
Trabalhos
Discursos pedagógicos emancipatórios e temáticas pós-abissais nas músicas de Racionais Mc’s
(Emykson Suevy Ribeiro Silva)
JUVENTUDES E IDENTIDADES: qual o sentido da escola pública?
(Geovania da Silva Toscano, Beatriz da Costa Gonçalves, João Pedro Sousa Pereira)
Juventude e protagonismo social: aplicação de oficinas formativas para integrantes de um grêmio estudantil.
(Jammerson Gomes Soares, Maria de Assunção Lima de Paulo)
JUVENTUDES E CÍRCULOS DE DIÁLOGO NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
(CLAUDIA NAIZA DA COSTA FERREIRA FERREIRA)
O Ensino de Ciências Sociais em Movimento. Juventudes Educando(s)
(Gabriel Lyra de Melo Franco, Julio Carlos de Souza)
Fraturas da escolarização: regras de compassamento e sequenciamento no ensino de sociologia
(Ivan Fontes Barbosa, Edijerfeson Feitosa Santos)
FRATURAS NA ESCOLARIZAÇÃO: REGRAS HIERÁRQUICAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
(Ivan Fontes Barbosa, Andrea Santos Lima)
Juventude(s) em Debate: o estatuto da juventude entre teoria prática em uma experiência de extensão.
(JUSSARA NATÁLIA MOREIRA DE MELO, Kiuwre Freitas Silva, Samara Beatris da Costa Silva)
O SENTIDO DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E A CULTURA JUVENIL: um estudo sobre a participação e identidade política
(Joana da Costa Macedo, Mônica Vilaça Gonçalves, Beatriz Takeiti)
Ser Jovem na Escola: experiência escolar de jovens numa escola pública da periferia da cidade de Maceió/AL
(José de Oliveira Junior, José Rogério Lopes)
Juventudes indígenas: o protagonismo de jovens Juruna nos acampamentos Levante pela Terra e Terra Livre
(Julia Andrade Vivas)
A IMPORTÂNCIA DE INICIATIVAS PARA O PÚBLICO JOVEM: uma análise das ações do projeto de extensão “Sociologia, Juventude e Cidadania”
(Walace Ferreira, Stella de Sousa Martins, Juliana Dias Lima)
GD 9 (parte 2): Ensino de Sociologia, currículo a Reforma do Ensino Médio
Sala: Sala 09 (BSA 2)
Ensinar exige escuta, observação e ponderação contínuas, assim como se exige contextualização da vida cotidiana no que está explícito e implícito. A prática docente de qualquer professor precisa estar conectada com tudo que está envolto à vida cotidiana dos alunos, sujeitos dos processos e interações sociais. O currículo é também a própria vida com todos os fatos e situações reais da vida. É preciso saber aonde se deseja chegar com aquilo que se faz, ou seja, qualquer lugar não serve, é preciso saber os caminhos nos quais nossos alunos poderão trilhar para atingirem seus próprios objetivos quanto aos conhecimentos que ainda não dispõem. Isso requer de nós professores uma atenção quanto aos nossos propósitos a respeito do processo que cotidianamente realizamos na sala de aula. A proposição deste Grupo de Discussão consiste em possibilitar aos profissionais do ensino superior e ensino básico – professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação – a oportunidade de apresentarem suas reflexões e pesquisas acadêmicas acerca do Currículo e Práticas Docentes. Serão contemplados os trabalhos que abordem discussões em torno do Currículo como uma construção política do fazer docente; Currículo, escola e realidade social; reflexões a respeito da Reforma do Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular e o lugar do ensino das Ciências Sociais.
Coordenadores
Ana Paula Corti – Graduada e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Educação pela USP. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, lecionando no Ensino Médio e no Ensino Superior, em cursos de licenciatura e pós-graduação.
José Anchieta de Souza Filho – Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UERN). Professor de Sociologia na Educação Básica (SEDUC/CE). Estudos sobre Ensino de Sociologia no Brasil envolvendo questões acerca do Currículo, Prática Docente, Formação de Professores nas Ciências Sociais, Reforma do Ensino Médio. Membro da Diretoria Executiva da ABECS.
Trabalhos
Coordenação: Ana Paula Corti (IFSP) e José Anchieta Filho (SEDUC/CE)
A importância do Projeto Político-Pedagógico para a construção de uma escola democrática
(Andressa Barbosa Gomes, Jennifer Fernandes Rocha)
O ENSINO DE SOCIOLOGIA: análise da proposta curricular da Paraíba
(Michelly Dayane Araújo de Moura)
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO COLÉGIO MUNICIPAL LEONI LIMA
(Natália Oliveira Barbosa, Eduardo de Oliveira Gusmão)
TEORIA SOCIOLÓGICA NOS PLANOS DE CURSO DE SOCIOLOGIA: um estudo na Rede Estadual de Pernambuco ( GRE - Garanhuns)
(Victor Cesar Rodrigues de Menezes)
A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO EM JUIZ DE FORA-MG
(Brayon Marques Barbosa, Rafaela Reis Azevedo de Oliveira)
O currículo do ensino médio e o (não) lugar da Sociologia
(Sheyla Charlyse Rodrigues de Oliveira, Elda Silva do Nascimento Melo)
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA VISÃO DOS DOCENTES DO CAP-UERJ QUE INTEGRAM A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UERJ
(Walace Ferreira, Juliana Dias Lima, Stella de Sousa Martins)
O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS: Um Estudo sobre as Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba
(Kamilla Rocha Ferreira)
META-ANÁLISE DA AVALIAÇÃO: EFEITOS DA INSERÇÃO DAS DISCIPLINAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR
(Rodrigo Caldeira de Alvarenga Lames Borges)
GD 10: Ensino de Ciências Sociais e relações étnico-racial e de gênero
Local: Sala 07 (BSA 2)
A incorporação da intersecionalidade como uma perspectiva teórica e prática nunca esteve tão em voga nas Ciências Sociais, especialmente no ensino de Sociologia. Os inúmeros casos de racismos e sexismos denunciados ganham destaque na impressa brasileira e repercussão nas redes sociais, ao mesmo tempo, sinalizam a necessidade de pensar os processos educativos e a sua interface como debate racial e de gênero como uma “prática de liberdade” (bell hooks, 2017). Neste sentido, o presente GD visa promover o debate sobre as relações étnico-raciais e de gênero no Ensino de Ciências Sociais. Tal debate se faz essencial na medida em que as desigualdades raciais e as relações de dominação entre gêneros se tornaram nas últimas décadas um tema relevante para as Ciências Sociais e constitui tema privilegiado do ensino, na medida em que estas desigualdades se manifestam no meio educacional e são reproduzidas socialmente. Ademais, o debate público sobre tais temas tem reproduzido pré-conceitos e distorções e tem nos desafiado a refletir sobre os modos de compartilhar saberes e conhecimentos que contribuam para o avanço em direção de uma educação antirracista, o reconhecimento do direito à igualdade e a construção de uma sociedade democrática. Para isso, o GD acolhe pesquisas, projetos de ensino, recursos didáticos e relatos de experiência, que problematizem e abordem metodologias de ensino que entrelacem a perspectiva de raça/etnia/gênero e classe.
Coordenadoras:
Josefa Alexandrina – Bacharela, licenciada, mestre em Ciências Sociais e doutora em Educação. Foi professora de Sociologia na educação básica em São Paulo e professora substituta de Práticas em Educação, Ensino de Ciências Sociais, Laboratório de Ensino e Relações Étnico-Raciais na UNIFAL-MG. Temas de pesquisa: políticas curriculares, metodologia de ensino e formação de professores. Na ABECS participa da Comissão de Pesquisa e da UR-SP.
Simone Mestre – Doutora em Sociologia (UFMG), Mestre em Antropologia (UFMG), bacharela e licenciada em Ciências Sociais (UNIR). É professora formadora do Grupo TEIA (FaE/UFMG). Atuou como professora de Sociologia no ensino médio na rede pública e privada de Minas Gerais e como professora substituta de Ciências Sociais e Relações Étnico-Raciais na UNIFAL-MG. Tem experiência com pedagogias feministas e educação antirracista.
Trabalhos
A educação para as relações raciais e a pesquisa científica no ensino médio de Maceió-AL
(FRANCISCO ÉRICK DE OLIVEIRA)
Educação das Relações Étnico Raciais - Uma análise Contemporânea do Ensino de Sociologia no Ensino Médio em Vitoria da Conquista
(Marcos Freitas Dutra)
O ENSINO DAS HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A LEI 11.645/2008: O ESTADO DA ARTE ENTRE 2015 E 2020
(Letícia Rodrigues da Anunciação)
POBREZA MENSTRUAL E O PROJETO DE ABSORVENTES EM ALAGOAS: o papel das Ciências Sociais
(Brena Sirelle Lira de Paula)
O DEBATE RACIAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: problematizações a partir do ENESEB (2013-2021)
(Marcela de Andrade Rufato)
Contribuições do pensamento feminista negro para os dilemas do ensino de Sociologia no Brasil.
(Manuel Jesus Guerra Sepúlveda Neto)
O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
(Felipe Souza Bonfim, José Valdir Jesus de Santana)
BREGA E REPRESENTATIVIDADE: REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS SOBRE O CALIPSO E O BREGA COMO CAMPO SIMBÓLICO NOS ANOS 2000.
(Matheus Santos Silva)
O ENSINO DE SOCIOLOGIA: raça e classe como categorias essenciais para o ensino médio
(LUCAS BONINA)
GD 11: Resultados do PIBID-Sociologia, PIBIC-Sociologia, PRP-Sociologia e Estágio supervisionado em Sociologia (exclusivos para graduandos/as)
Local: Sala 15 (BSA 2)
O grupo de discussão tem por objetivo discutir e refletir sobre os relatos de experiências desenvolvidos no âmbito dos programas de formação docente (PIBID-Sociologia, PIBIC-Sociologia, PRP- Sociologia, PET-Sociologia) e no Estágio Supervisionado docente em Ciências Sociais/Sociologia. Compreendemos que os estudos, relatos de experiência, análise e pesquisa sobre esses programas, encontram-se intrinsecamente relacionados a nova legislação do ensino médio, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Resolução 02/2019 (BNC-Formação) e as políticas de contingenciamento à educação, às restrições e ameaças a autonomia docente, dentre outras questões que impactam a formação dos futuros docentes da educação básica. Esperamos receber dos/as graduandos/as propostas de relatos relacionados a participação e experiência nos programas de formação docente e em Estágio Supervisionado, bem como reflexões e análise desses espaços formativos. Os três melhores trabalhos do GD 11 receberão premiações (uma placa de honra ao mérito, certificado e dois livros da Editora Café com Sociologia).
Coordenadores
Fernanda Feijó – Doutora em Ciências Sociais pela FCLAr – UNESP. Professora Adjunta pelo CEDU na UFAL. Ex-presidente da ABECS.
Maria Amélia de Lemos Florêncio – Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (UFAL). Mestre em Sociologia (UFAL). Professora do Componente Curricular de Sociologia na Secretaria de Estado da Educação em Alagoas (SEDUC/AL). Professora Preceptora no Programa Residência Pedagógica (2018-2020) e (2020-2022).
Rafaela Reis Azevedo de Oliveira – Presidente da Abecs. Doutora em Educação (UFJF). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Trabalhos
O PAPEL DA SOCIOLOGIA NA DESNATURALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA DO PIBID
(José Victor Santos de Almeida, Júlio Meira Queiroz)
Relato De Experiencia: Minicurso sobre a cartilha didático-pedagógica intitulada “Masculinidade(s): definição e desdobramentos”
(Clóvis Lima Da Silva)
A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE UMA LICENCIANDA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
(Escarlath Ohara Botêlho Tosta, José Miranda Oliveira Júnior)
Reforma do Ensino Médio e os impactos sobre o ensino de Sociologia
(João Pedro Morais Lima)
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ANÁLISE AUTORES (AS) BRASILEIROS (AS) NEGROS (AS) NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA UFPB
(Matheus Balbino Gomes, Daiana Barbosa Nascimento, Mikaella Macêdo Silva)
Identificação Política dos apoiadores de Bolsonaro
(Fernanda Luísa Luz Gomes)
AUTORES(AS) BRASILEIROS(AS) NAS CIÊNCIAS SOCIAIS: um relato de experiência a partir das percepções dos(as) estudantes da graduação na Universidade Federal da Paraíba
(Sales Ruan Silva Alves, Nayara Gomes Leite, Mylenna Lycianne dos Santos Marques)
Análise das propostas de avaliação da aprendizagem presentes nos manuais escolares de sociologia publicados entre 1917 e 1936.
(Lucas Matheus de Lima Santos, Welkson Pires da Silva)
Estágio Supervisionado: uma perspectiva acerca de diferentes universos escolares
(Juliana Dias Lima)
O PIBID NA REALIDADE REMOTA E AS DIFICULDADES DA VOLTA AO PRESENCIAL
(Matheus Santos Silva)
JUVENILIZAÇÃO NA EJA: o caso do Colégio Estadual Duque de Caxias em Salvador/Bahia
(Ana Paula Brandão Greco)