V Congresso Nacional  da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais

V Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais

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De 24 a 26 de novembro Todos os dias das 09h00 às 21h00

Sobre o Evento

Evento unificado de Ciências Sociais

Entre os dias 21 e 26 de novembro de 2022 acontece em Maceió-AL o Evento unificado de Ciências Sociais, englobando quatro eventos das subáreas das Ciências Sociais: Antropologia; Sociologia; Ciências Política; e Ensino de Ciências Sociais. Este último - Congresso Nacional da Abecs - é de realização da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Sociologia (UFAL).

As atividades têm início no dia 21 com uma Conferência de abertura e acontecerão durante toda a semana. Na quinta-feira, dia 24, especificamente, dar-se início as atividades do Congresso Nacional da Abecs.

Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais

O Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais é um evento voltado à publicização de pesquisas e práticas em torno do ensino das Ciências Sociais e a ampliação de redes de colaboração entre pesquisadores que se dedicam ao tema e docentes da educação básica. Trata-se de um espaço de diálogo entre pesquisadores e professores do ensino básico, materializando-se como um espaço formativo. O evento, que está em sua 5º edição, busca agregar pesquisadores de diversas partes do país, além de aproximar professores do ensino básico e estudantes de pós-graduação e graduação em Ciências Sociais com os estudos mais recentes, corroborando para a qualificação do ensino das Ciências Sociais e das pesquisas no nível de graduação e pós-graduação. O evento será sediado no campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas entre os dias 24 a 26 de novembro de 2022.

Lista com hotéis, pousadas e hostels com a localização, valores, contatos e outras informações para os participantes que vierem de outros estados. Visualizar a lista agora!

Aplicativo Cittamobi para os participantes que vão usar transporte público.
Clique no link, leia as instruções de uso do App e baixe para o Android ou Iphone. Acessar informações.

Realização:

  • Associação Brasileira de Ciência Política - Regional Nordeste;
  • Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS;
  • Programa de Pós-graduação em Antropologia Social - PPGAS/UFAL;
  • Programa de Pós-graduação em Sociologia - PPGS/UFAL.

Apoio:

  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL;
  • Universidade Federal de Alagoas - UFAL;
  • Instituto de Ciências Sociais - ICS/UFAL;
  • Centro de Educação - CEDU/UFAL;
  • Associação Brasileira de Antropologia - ABA;
  • Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS;
  • Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - SOTEPP-UNIT.

Equipe organizadora:

  • Caio dos Santos Tavares (ICS-UFAL)
  • Cristiano das Neves Bodart (Abecs/PPGS-UFAL)
  • Fabio Monteiro (PPGS-UFAL)
  • Fernanda Feijó (CEDU-UFAL)
  • Jordânia de Araújo Souza (CEDU-UFAL)
  • Júlio Cezar Gaudêncio da Silva (ICS-UFAL)
  • Kássia Sybelli de Oliveira Gomes Barros (PPGS-UFAL)
  • Welkson Pires (ICS-UFAL)

Programação

08h30 Recepção e atividade cultural Apresentação Artística
Local: Área externa do Centro de Educação

Atividade cultural (Música ao vivo) com Aldemir Fernando de Lima Filho e Fabio dos Santos

Coffee break de recepção

10h00 Mesa de Solenidade Sessão Solene
Local: Auditório do Centro de Educação

Representante da Universidade Federal de Alagoas

Presidenta da Abecs

Representante da Fapeal

Representante Secretaria do Estado de Estado de Educação

Diretora do Instituto de Ciências Sociais-UFAL

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia-UFAL

Coordenador do curso licenciatura de Ciências Sociais-UFAL

11h00 10 anos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais: desafios de ontem e hoje Mesa-redonda
Local: Auditório do Centro de Educação
09h30 Grupos de Discussões (Bloco 1) Premiação
Local: Instituto de Ciências Sociais (ICS-Ufal)

GD 1: História do ensino de Sociologia

Local: Sala 9 (BSA 2)

O GT “História do ensino de Sociologia no Brasil” objetiva dar continuidade a materialização do espaço de discussão em torno da história do ensino da Sociologia, fomentando novos avanços sobre o tema. Nesse sentido, o GD é receptivo aos estudos sobre: a) história dos conteúdos curriculares, seus métodos e teorias; b) história dos manuais escolares produzidos por intelectuais brasileiros e das traduções dos manuais estrangeiros que circulavam no Brasil no século XX; c) disputas ideológicas em torno do ensino de Sociologia; d) história das primeiras instituições escolares e docentes que ofertaram a disciplina no país; e) trajetória/biografia e pensamento de importantes docentes; f) as práticas e recursos de ensino em diferentes contextos históricos; g) história das mobilizações políticas em defesa da disciplina no ensino básico; h) história das reformas curriculares e o ensino de Sociologia e; i) história da reintrodução da Sociologia no ensino médio no Brasil e nos estados e metodologias de pesquisas para a pesquisa histórica do ensino das Ciências Sociais.

Coordenadores:

História do ensino de Sociologia

Antonio Alberto Brunetta (UFSC) – Licenciado, Bacharel e Doutor em Ciências Sociais (UNESP, 1998/1999/2012); Mestre em Educação (UFSCar, 2003); Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino (UFSC) ministrando as disciplinas de Metodologia de Ensino e Estágio Supervisionado no Curso de Ciências Sociais e, atualmente, Diretor do Departamento de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (UFSC). Coorganizador do Dicionário do Ensino de Sociologia (Café com Sociologia/2020).

Cristiano das Neves Bodart (UFAL) – Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Vice-presidente da Abecs e editor do Blog Café com Sociologia.

Marcelo Pinheiro Cigales (UnB) – Doutor e pós-doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, onde coordena o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez.

Trabalhos

Reforma da Base Nacional Comum Curricular: uma perspectiva crítica

(Samuel Prates de Sousa e Silva, Milene Meyre da Silva)

Processo de (des)Legitimação da Sociologia Enquanto Disciplina

(Ingrid Oliveira da Cruz Moura, Iolanda Barbosa da Silva)

PORQUE ENSINAR SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA?

(Tatiane Oliveira de Carvalho Moura)

Possibilidades de investigações sobre o Ensino de Sociologia

(Kiuwre Freitas Silva, Iolanda Barbosa da Silva)

AS CIÊNCIAS SOCIAIS NO VESTIBULAR DA UFU (1998 – 2007): aspectos de um elemento institucionalizador

(Gustavo Gabaldo Grama de Barros Silva)

Dez Anos de Sociologia no ensino médio no Rio de Janeiro: 2008-2018

(Gustavo Cravo de Azevedo)


GD 9 (Parte 1): Ensino de Sociologia, currículo a Reforma do Ensino Médio

Local: Sala 15 (BSA 2

Ensinar exige escuta, observação e ponderação contínuas, assim como se exige contextualização da vida cotidiana no que está explícito e implícito. A prática docente de qualquer professor precisa estar conectada com tudo que está envolto à vida cotidiana dos alunos, sujeitos dos processos e interações sociais. O currículo é também a própria vida com todos os fatos e situações reais da vida. É preciso saber aonde se deseja chegar com aquilo que se faz, ou seja, qualquer lugar não serve, é preciso saber os caminhos nos quais nossos alunos poderão trilhar para atingirem seus próprios objetivos quanto aos conhecimentos que ainda não dispõem. Isso requer de nós professores uma atenção quanto aos nossos propósitos a respeito do processo que cotidianamente realizamos na sala de aula. A proposição deste Grupo de Discussão consiste em possibilitar aos profissionais do ensino superior e ensino básico – professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação – a oportunidade de apresentarem suas reflexões e pesquisas acadêmicas acerca do Currículo e Práticas Docentes. Serão contemplados os trabalhos que abordem discussões em torno do Currículo como uma construção política do fazer docente; Currículo, escola e realidade social; reflexões a respeito da Reforma do Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular e o lugar do ensino das Ciências Sociais.

Coordenadores

Ensino de Sociologia, currículo a Reforma do Ensino Médio

Ana Paula Corti – Graduada e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Educação pela USP. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, lecionando no Ensino Médio e no Ensino Superior, em cursos de licenciatura e pós-graduação.

José Anchieta de Souza Filho – Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UERN). Professor de Sociologia na Educação Básica (SEDUC/CE). Estudos sobre Ensino de Sociologia no Brasil envolvendo questões acerca do Currículo, Prática Docente, Formação de Professores nas Ciências Sociais, Reforma do Ensino Médio. Membro da Diretoria Executiva da ABECS.

Trabalhos

COMO O ENEM E O IDEB INFLUENCIAM NA DOCÊNCIA DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO ACCOUNTABILITY E DOS CLÁSSICOS

(Ana Caroline da Silva Guimarães, Natália Letícia de Souza Melo)

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (CETEP)

(Ivanete Araújo Oliveira)

O projeto de lei Escola sem partido e a sua interferência no Componente Curricular de Sociologia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

(Osmiro de Souza Silva Júnior)

Expansão das Escolas Integrais: das Instituições Totais de Erving Goffman à Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth.

(Maíra Honorato Marques de Santana)

Por uma BNCC histórico crítica: a sistematização do tempo não como um fim, mas como um meio necessário.

(ALYSSON CIPRIANO PEREIRA)

INTERRUPÇÃO E CONTINUIDADE: o ensino de sociologia numa escola pública em Campina Grande – PB.

(Thiago Leite Kramer Albuquerque, Maria de Assunção Lima de Paulo)

As reformas, os currículos e o ensino de Sociologia

(Carlos Rodrigo Alves de Sousa, Dayane de Luna Costa)



GD 3: Modalidades diferenciadas de ensino das Ciências Sociais

Local: Sala 10 (BSA 2)

Este grupo de discussão tem por objetivo acolher trabalhos que discutam as modalidades diferenciadas de ensino, nos termos da legislação educacional brasileira e o ensino de Ciências Sociais, no cenário de luta pela garantia de direitos dos grupos às quais se destinam as modalidades diferenciadas de ensino, a saber: Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade, Educação Profissional e Tecnológica e Educação a distância e Educação escolar para populações em situação de itinerância. Esse grupo de discussão se justifica pelo fato de possibilitar uma reflexão acerca do ensino de sociologia nesses contextos, especialmente no que se refere a currículos, metodologias, formação inicial e continuada de professores e aos aspectos gerais do trabalho docente. No contexto das políticas públicas brasileiras, não só no campo da educação, mas em outras áreas, é fundamental fomentar o debate sobre a garantia e ampliação dos direitos sociais das populações sujeito das modalidades diferenciadas de ensino para que se consolide o pleno exercício da cidadania das mesmas, com reconhecimento e afirmação de suas identidades e respeito às diferenças.

Coordenadores(as):

Modalidades diferenciadas de ensino das Ciências Sociais

Katiuscia C. Vargas Antunes – Doutora e mestre em Educação pela UERJ. Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela UFJF. Tem experiência na área de Ensino de Sociologia e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Educação Especial, diversidade, Ensino de Ciências Sociais e formação de professores.

Kássia Gomes – Cientista Social (ICS/UFAL), mestranda em Sociologia (PPGS/UFAL) e técnica em Dança (ETA/UFAL).

Trabalhos

ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: Desafios E Possibilidades No Ensino De Sociologia

(Sofia Pessoa da Silva, Emykson suevy ribeiro silva, Amanda lima Souza)

TRENDS DO TIK TOK: USO DE CANÇÕES NO ENSINO DE SOCIOLOGIA.

(CAMILA DA SILVA MELO)

Indianidade e educação escolar: apontamentos sobre experiências no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

(Mirela Santiago Santos, Taíse de Jesus Chates)

DESAFIOS NA DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: Estudo de Caso em uma Escola Pública de Olinda-PE

(Eduardo Maia de Paiva)

A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA, O CINEMA E AS QUESTÕES DE GÊNERO

(Romualdo Batista Malaquias, Yasmin Lira da Silva, Julio Marcelo Leite Patriota)

DIÁLOGOS SOCIOLÓGICOS: aprender e apreender sociologia a partir de temáticas contemporâneas interdisciplinares

(Gabriel Bandeira Coelho)


GD 4: Formação docente em Ciências Sociais no Brasil

Local: Sala 16 (BSA 2)

Com o objetivo de dar continuidade aos esforços já realizados em momentos anteriores, em apresentar e debater os aspectos relacionados à formação inicial e continuada de professores de Ciências Sociais, e tendo como base o contexto atual e todos os desafios que ora nos são apresentados – Reforma do Ensino Médio de 2017 (Lei Nº 13.415), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Base Nacional Comum para Professores da Educação Básica (BNC-Formação) –, o GD 4, Formação docente em Ciências Sociais no Brasil, se propõe enquanto espaço reflexivo e de acolhimento de trabalhos que tenham como foco os currículos dos cursos de formação docente em Ciências Sociais, os diferentes saberes envolvidos na formação, as práticas e o papel dos distintos programas de ensino, pesquisa e extensão voltados para a formação de professores. Além das reflexões sobre a identidade e profissionalização docentes, a articulação entre universidade, escola e movimentos sociais, como questões fundamentais para o enfretamento dos retrocessos na educação, de um modo mais abrangente, e do ensino da Sociologia, de um modo mais particular.

Coordenadores(as):

Formação docente em Ciências Sociais no Brasil

Jordânia de Araújo Souza: Professora do Centro de Educação – CEDU/UFAL. Graduada e mestre em Ciências Sociais (UFCG). Doutora em Antropologia (UFPE). Cordenou o curso de Ciências Sociais – Licenciatura, o PIBID e PRP Ciências Sociais/UFAL. Membro do XINGÓ – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais, bem como do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa (GIFOP).

Júlio Cezar Gaudencio: Professor do Instituto de Ciências Sociais – ICS/UFAL. Graduado em Ciências Sociais (UFCG). Doutor em Ciência Política (UFPE). Cordenou o curso de Ciências Sociais – Licenciatura. Líder do XINGÓ – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais, membro do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa (GIFOP) e do Laboratório de Juventudes (LabJuve). Coordenou o PIBID Ciências Sociais/UFAL.

Trabalhos

PROJETO DE ENSINO “FALA AÍ, PROF!”: Experiências e contribuições para a construção do saber docente.

(Amanda Lima Souza, Karlla Christine Araújo Souza, Márcio Kleber Morais Pessoa)

LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

(Fabio Monteiro de Moraes, Caio dos Santos Tavares, Leandro Viana de Almeida)

PROJETO DE ENSINO “FALA AÍ, PROF!”: Experiências e contribuições para a construção do saber docente.

(AMANDA LIMA SOUZA, Karlla Christine Araújo Souza, Márcio Kleber Morais Pessoa)

EDUCAÇÃO POPULAR E INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENQUANTO FORMADORAS DE PROFESSORES: pensando interfaces no ensino de Ciências Sociais

(Maria Tereza Couto Gontijo)

O ENSINO DE SOCIOLOGIA E O INÍCIO DA DOCÊNCIA: CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO ESTADO DE SÃO PAULO.

(Fernanda Milan de Carvalho, Lucas André Teixeira)

FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFAL: Explorando a percepção dos docentes quanto às mudanças empreendidas na licenciatura (2006-2018).

(MONIKE BAYMA MARQUES, CIBELE MARIA LIMA RODRIGUES)

DIAGNÓSTICO SOBRE O ENSINO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA

(Nair Casagrande, Maria Madalena dos Santos Mestra, Adriana Franco de Queiroz)

ESCOLA SEM PARTIDO E COTIDIANO EDUCACIONAL: O INIMIGO PÚBLICO PROFESSOR

(Francisco Alberto de Araújo Costa Júnior)

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO DURANTE A EDUCAÇÃO REMOTA EM ECIs NO ESTADO DA PARAÍBA

(Kamilla Rocha Ferreira)

Ser professor(a) de Sociologia: um estudo sobre as identidades docentes no Distrito Federal

(Marcelo Cigales, Beatriz Amorim de Barros, Joanna Mendes Vale)


GD 5: Metodologias ativas de aprendizagem e jogos didáticos no ensino de Sociologia

Local: Sala 07 (BSA 2)

Esse Grupo de Discussão (GD) tem como objetivo discutir práticas e propostas inovadoras no Ensino de Sociologia na Educação Básica a partir das metodologias ativas, e dos Jogos Didáticos que têm como perspectiva desenvolver a autonomia intelectual e a corresponsabilidade do(a) estudante no processo de ensino-aprendizagem, numa concepção diferenciada do modelo tradicional de ensino. Destacam-se entre elas o uso da gameficação, a aprendizagem por elaboração de projetos, a sala de aula invertida, dentre outras. Justifica-se esse GD em vista das mudanças ocorridas nas últimas décadas na organização escolar, motivadas pela alteração no perfil do(a)s estudantes que ingressam nas instituições de ensino, hoje, mais conectados e com acesso maior às informações. Ressalta-se, ainda, a percepção de que as aulas de Ciências Humanas, notadamente as de Sociologia, com certa frequência, são identificadas pelo(a)s estudantes como maçantes em vista das aulas expositivas. Deste modo, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), permeando essas metodologias ativas e os jogos , tem atraído especial atenção de professores(as) e pesquisadores(as) que buscam aprimorar suas práticas em sala de aula fazendo do ensino de sociologia na educação básica um conhecimento mais dinâmico, logo, mais atrativo para o(a)s estudantes.

Coordenadoras:

Metodologias ativas de aprendizagem e jogos didáticos no ensino de Sociologia

Andréia dos Santos – Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira – Presidente da Abecs. Doutora em Educação (UFJF). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Trabalhos

A GRANDE TRANSFORMAÇÃO: JOGO E LUDICIDADE

(José Victor Santos de Almeida, Dhouglas Oliveira Silva, Osmiro de Souza Silva Júnior)

Aventura na Escola: construção de jogos virtuais como estratégia na aprendizagem de Ciências Sociais e Humanas Aplicadas

(DIEGO MENDES CHRISTO, SANDAVES HERCULANO DE OLIVEIRA)

ogos como recurso didático no ensino de Sociologia em Minas Gerais

(Gabriele de Ávila SIlva, Andreia dos Santos, Thais Elena de Oliveira Lopes)

"LÉLIA EM AÇÃO": reflexões acerca da produção de uma eletiva orientada no Distrito Federal

(Manuel Jesus Guerra Sepúlveda Neto, Hannara Catarine Cunha Dias, Olavio Neres Dos Santos)

GINCANA DE HUMANIDADES E CONCURSOS DE MEMES SOCIOLÓGICOS/FILOSÓFICOS: Relatos de experiência docente no IFMG

(Sintia Soares Helpes)

13h30 Grupos de Discussões (Bloco 2) Premiação
Local: Instituto de Ciências Sociais (ICS-Ufal)

GD 6: Livro Didático e o ensino de Sociologia

Local: Sala 10 (BSA 2)

O livro didático vem se tornando um objeto de estudo importante no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, chegando mesmo a constituir em torno de si um campo de pesquisa específico, a manualistica. São diversas as abordagens sobre o livro didático. Algumas, encarando-o como peça fundamental da atividade didático-pedagógica, sinaliza que, através dele, é possível se alcançar dados substanciais para a compreensão dos objetivos de aprendizagem, do conteúdo programático, das metodologias de ensino e de avaliação de uma determinada disciplina escolar. Já outras abordagens, tomando o livro didático como artefato cultural, aponta para a possibilidade de, por meio dele, se alcançar representações e ideologias, que podem oferecer indícios dos pensamentos, sentimentos e costumes de uma determinada sociedade, em um dado momento histórico. Este grupo de discussão visa, justamente, congregar trabalhos que se debrucem sobre os livros didáticos, especificamente, aqueles mobilizados para o ensino da Sociologia, seja a partir de seus usos, seja pelo enfoque de seus conteúdos. Também está aberto a trabalhos de caráter teórico-metodológico que visam mostrar caminhos possíveis para análise dos livros didáticos.

Coordenadores:

Livro Didático e o ensino de Sociologia

Thiago de Jesus Esteves – Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) da UFRRJ. Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA-UFRRJ). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ.

Welkson Pires – Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Trabalhos

Autorias dos Livros Didáticos e a Sociologia (PNLD 2012-2021)

(Cristiano das Neves Bodart, Caio dos Santos Tavares, Thiago de Jesus Esteves)

OS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD): DESAFIOS E POSSIBILIDADES

(Eliana Barretto de Menezes Lopes)

O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL

(Marina Isabel Correia da Silva Dantas, Marcelo Pinheiro Cigales)

O “LUGAR” DO FEMINISMO NEGRO, DECOLONIAL, NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA (PNLD 2018)

(Caio dos Santos Tavares, Fabiana Alves de Oliveira Gomes, Anabelle Santos Lages)

A COLONIALIDADE DO SABER E DO PODER NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA

(CAIO DOS SANTOS TAVARES, Fabiana Alves de Oliveira Gomes, Anabelle Santos Lages)

A recepção dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas nas escolas do Distrito Federal

(Mateus Paula Leite Paz, Éric Carneiro dos Santos, Marcelo Pinheiro Cigales)


GD 7: Antropologia na sala de aula da educação básica: conteúdos, metodologias e recursos didáticos

Local: Sala 6 (BSA 2)

Embora tenham sido criados fóruns para discutir o papel da antropologia na educação básica, a exemplo da exitosa participação deste grupo no último Congresso da ABECS (2020) e da aprovação do primeiro Grupo de Trabalho dedicado ao tema na 33ª Reunião Brasileira de Antropologia, a ampliação e consolidação deste debate requer o constante diálogo com e entre profissionais que passaram a atuar nestes fóruns ou que se viram atraídos por este debate. Neste sentido, e com o intuito de seguir promovendo espaços de trocas e experiências, este Grupo de Discussão convida docentes e pesquisadore(a)s que adotam o métier antropológico em sua prática docente junto à educação básica a apresentarem propostas de comunicação preocupadas com a presença da antropologia na história do ensino na educação básica; no currículo e nos espaços escolares; nos livros didáticos; a Educação Técnica e Profissional; na aprendizagem por meio da etnografia; na formação de professore(a)s para a educação básica; nas práticas de pesquisa e de extensão e nos materiais, métodos e estratégias de transposição didática. Inspirados pela criação do grupo de pesquisas Antropologia na Educação Básica e pelo lançamento da obra homônima, entre outras realizações, o GD receberá trabalhos de educadore(a)s que atuam na educação básica, em institutos federais e demais escolas, públicas ou privadas, ou de ensino superior, que transitem na temática em questão e pretendam contribuir para um espaço permanente de reflexões sobre as perspectivas destes temas na educação escolar.

Coordenadores(as):

Antropologia na sala de aula da educação básica

Breno Rodrigo de Alencar – Bacharel, licenciado e mestre em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia (UFPA/2008/2011) e doutor em Sociologia e Antropologia (PPGCS-UFPA/2019). É professor do Instituto Federal do Pará (IFPA) e coordena o Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC).

Gekbede Dantas Targino – Graduada em Ciências Sociais (UFPB/2003), mestre em Ciências Sociais(Antropologia/UFRN/2006). Doutora em Sociologia(UFPB/2012) e Pós-doutora em Sociologia (PPGS/UFSCar/2020). Foi docente da UFPB e do IFAL, desde 2011 é professora do Instituto Federal da Paraíba, Campus João Pessoa-PB.

Marcelo Araújo – Bacharel e licenciado em Ciências Sociais (UFF/2000) e licenciado em História (UERJ/2004), mestre em Artes Visuais (UFRJ/2003) e doutor em Antropologia (UFF/2014). Foi docente de Sociologia do Colégio Pedro II e, é, atualmente, docente do Instituto Federal da Paraíba.

Trabalhos

ATELIÊ DE CIÊNCIAS SOCIAIS E ENSINO: Antropologia, experimentação e formação docente

(Graziele Ramos Schweig, Maria Tereza Couto Gontijo)

REGIMES POLÍTICOS E “SEDE DE JUSTIÇA”: Experiência de ensino de ciência política para jovens do ensino médio

(Lucas Tibo Saraiva)

Experiências pedagógicas de abordagem antropológica, nos IFS, em perspectiva

(Lívia Tavares Mendes Froes, Fernanda Deborah Barbosa Lima)


GD 8: Juventudes e Ensino de Ciências Sociais

Local: Sala 16 (BSA 2)

Os estudos sobre juventude têm ressaltado a importância de reconhecer as jovens e os jovens como sujeitos de direitos e em suas pluralidades. Isso implica construir o currículo escolar, a formação docente, os livros e materiais didáticos, o trabalho docente, as práticas de ensino orientadas e elaboradas em conexão com as demandas e os desafios vivenciados pelas juventudes. Neste Grupo de Discussão (GD), serão acolhidos trabalhos resultados de projetos de ensino, extensão, pesquisa, relatos de experiências e práticas de gestão educacional que tematizem as juventudes e que estejam relacionadas ao ensino de Ciências Sociais na Educação Básica e na Educação Superior. Também serão bem vindas as comunicações que abordam os componentes curriculares de Sociologia, Projeto de Vida e eletivas no Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, com enfoque nas questões relacionadas às juventudes sob as óticas da Antropologia, Ciência Política e Sociologia. São igualmente relevantes para este GD os debates sobre o ensino de Ciências Sociais e as conexões entre juventude e cultura, trabalho, cidadania, escolarização, participação, política, movimentos sociais, meio ambiente, esporte e lazer, sociabilidade, gerações, escolha profissional, mídia, arte, políticas públicas, saúde, economia, assistência social, marcadores sociais da diferença (raça, gênero, sexualidade, classe, origem territorial, pessoas com deficiência, religião), interseccionalidade etc. Além do enfoque prioritário das juventudes, o GD acolherá ainda trabalhos que reflitam sobre o ensino de Ciências Sociais e os demais ciclos da vida, a saber: infância, adolescência, adultez e velhice. Almejamos neste GD reunir estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da Educação Básica, participantes de coletivos juvenis, envolvidos com o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (PRP) e pesquisadores da Educação Superior, que tenham interesses em divulgar suas reflexões e contribuir para o avanço do Ensino de Ciências Sociais no Brasil com ênfase nas juventudes.

Coordenadores(as):

Juventudes e Ensino de Ciências Sociais

Elias Evangelista Gomes é sociólogo e professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), sendo doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor de estágio e práticas de ensino de Ciências Sociais e é autor de livros didáticos. Possui estudos e pesquisas sobre juventude, educação política e marcadores sociais da diferença.

Geovânia da Silva Toscano, professora do Departamento de Ciências Sociais/UFPB, Doutora em Ciências Sociais/UFRN. Atua nos componentes curriculares de: Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude, Educação e Sociedade no Brasil, Sociologia da Saúde. Realiza pesquisa e extensão sobre juventudes, educação política, cidadania, acesso e permanência no ensino superior. Atua como colaboradora do Grupo de Estudos sobre Juventudes (UNIFAL-MG) a partir de 2020 e é pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre o Ensino Superior do Centro de Educação/UFPB.

Trabalhos

Discursos pedagógicos emancipatórios e temáticas pós-abissais nas músicas de Racionais Mc’s

(Emykson Suevy Ribeiro Silva)

JUVENTUDES E IDENTIDADES: qual o sentido da escola pública?

(Geovania da Silva Toscano, Beatriz da Costa Gonçalves, João Pedro Sousa Pereira)

Juventude e protagonismo social: aplicação de oficinas formativas para integrantes de um grêmio estudantil.

(Jammerson Gomes Soares, Maria de Assunção Lima de Paulo)

JUVENTUDES E CÍRCULOS DE DIÁLOGO NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

(CLAUDIA NAIZA DA COSTA FERREIRA FERREIRA)

O Ensino de Ciências Sociais em Movimento. Juventudes Educando(s)

(Gabriel Lyra de Melo Franco, Julio Carlos de Souza)

Fraturas da escolarização: regras de compassamento e sequenciamento no ensino de sociologia

(Ivan Fontes Barbosa, Edijerfeson Feitosa Santos)

FRATURAS NA ESCOLARIZAÇÃO: REGRAS HIERÁRQUICAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

(Ivan Fontes Barbosa, Andrea Santos Lima)

Juventude(s) em Debate: o estatuto da juventude entre teoria prática em uma experiência de extensão.

(JUSSARA NATÁLIA MOREIRA DE MELO, Kiuwre Freitas Silva, Samara Beatris da Costa Silva)

O SENTIDO DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E A CULTURA JUVENIL: um estudo sobre a participação e identidade política

(Joana da Costa Macedo, Mônica Vilaça Gonçalves, Beatriz Takeiti)

Ser Jovem na Escola: experiência escolar de jovens numa escola pública da periferia da cidade de Maceió/AL

(José de Oliveira Junior, José Rogério Lopes)


Juventudes indígenas: o protagonismo de jovens Juruna nos acampamentos Levante pela Terra e Terra Livre

(Julia Andrade Vivas)

A IMPORTÂNCIA DE INICIATIVAS PARA O PÚBLICO JOVEM: uma análise das ações do projeto de extensão “Sociologia, Juventude e Cidadania”

(Walace Ferreira, Stella de Sousa Martins, Juliana Dias Lima)


GD 9 (parte 2): Ensino de Sociologia, currículo a Reforma do Ensino Médio

Sala: Sala 09 (BSA 2)

Ensinar exige escuta, observação e ponderação contínuas, assim como se exige contextualização da vida cotidiana no que está explícito e implícito. A prática docente de qualquer professor precisa estar conectada com tudo que está envolto à vida cotidiana dos alunos, sujeitos dos processos e interações sociais. O currículo é também a própria vida com todos os fatos e situações reais da vida. É preciso saber aonde se deseja chegar com aquilo que se faz, ou seja, qualquer lugar não serve, é preciso saber os caminhos nos quais nossos alunos poderão trilhar para atingirem seus próprios objetivos quanto aos conhecimentos que ainda não dispõem. Isso requer de nós professores uma atenção quanto aos nossos propósitos a respeito do processo que cotidianamente realizamos na sala de aula. A proposição deste Grupo de Discussão consiste em possibilitar aos profissionais do ensino superior e ensino básico – professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação – a oportunidade de apresentarem suas reflexões e pesquisas acadêmicas acerca do Currículo e Práticas Docentes. Serão contemplados os trabalhos que abordem discussões em torno do Currículo como uma construção política do fazer docente; Currículo, escola e realidade social; reflexões a respeito da Reforma do Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular e o lugar do ensino das Ciências Sociais.

Coordenadores

Ensino de Sociologia, currículo a Reforma do Ensino Médio

Ana Paula Corti – Graduada e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Educação pela USP. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, lecionando no Ensino Médio e no Ensino Superior, em cursos de licenciatura e pós-graduação.

José Anchieta de Souza Filho – Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UERN). Professor de Sociologia na Educação Básica (SEDUC/CE). Estudos sobre Ensino de Sociologia no Brasil envolvendo questões acerca do Currículo, Prática Docente, Formação de Professores nas Ciências Sociais, Reforma do Ensino Médio. Membro da Diretoria Executiva da ABECS.

Trabalhos

Coordenação: Ana Paula Corti (IFSP) e José Anchieta Filho (SEDUC/CE)

A importância do Projeto Político-Pedagógico para a construção de uma escola democrática

(Andressa Barbosa Gomes, Jennifer Fernandes Rocha)

O ENSINO DE SOCIOLOGIA: análise da proposta curricular da Paraíba

(Michelly Dayane Araújo de Moura)

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO COLÉGIO MUNICIPAL LEONI LIMA

(Natália Oliveira Barbosa, Eduardo de Oliveira Gusmão)

TEORIA SOCIOLÓGICA NOS PLANOS DE CURSO DE SOCIOLOGIA: um estudo na Rede Estadual de Pernambuco ( GRE - Garanhuns)

(Victor Cesar Rodrigues de Menezes)

A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO EM JUIZ DE FORA-MG

(Brayon Marques Barbosa, Rafaela Reis Azevedo de Oliveira)

O currículo do ensino médio e o (não) lugar da Sociologia

(Sheyla Charlyse Rodrigues de Oliveira, Elda Silva do Nascimento Melo)

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA VISÃO DOS DOCENTES DO CAP-UERJ QUE INTEGRAM A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UERJ

(Walace Ferreira, Juliana Dias Lima, Stella de Sousa Martins)

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS: Um Estudo sobre as Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba

(Kamilla Rocha Ferreira)

META-ANÁLISE DA AVALIAÇÃO: EFEITOS DA INSERÇÃO DAS DISCIPLINAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR

(Rodrigo Caldeira de Alvarenga Lames Borges)


GD 10: Ensino de Ciências Sociais e relações étnico-racial e de gênero

Local: Sala 07 (BSA 2)

A incorporação da intersecionalidade como uma perspectiva teórica e prática nunca esteve tão em voga nas Ciências Sociais, especialmente no ensino de Sociologia. Os inúmeros casos de racismos e sexismos denunciados ganham destaque na impressa brasileira e repercussão nas redes sociais, ao mesmo tempo, sinalizam a necessidade de pensar os processos educativos e a sua interface como debate racial e de gênero como uma “prática de liberdade” (bell hooks, 2017). Neste sentido, o presente GD visa promover o debate sobre as relações étnico-raciais e de gênero no Ensino de Ciências Sociais. Tal debate se faz essencial na medida em que as desigualdades raciais e as relações de dominação entre gêneros se tornaram nas últimas décadas um tema relevante para as Ciências Sociais e constitui tema privilegiado do ensino, na medida em que estas desigualdades se manifestam no meio educacional e são reproduzidas socialmente. Ademais, o debate público sobre tais temas tem reproduzido pré-conceitos e distorções e tem nos desafiado a refletir sobre os modos de compartilhar saberes e conhecimentos que contribuam para o avanço em direção de uma educação antirracista, o reconhecimento do direito à igualdade e a construção de uma sociedade democrática. Para isso, o GD acolhe pesquisas, projetos de ensino, recursos didáticos e relatos de experiência, que problematizem e abordem metodologias de ensino que entrelacem a perspectiva de raça/etnia/gênero e classe.

Coordenadoras:

Ensino de Ciências Sociais e relações étnico-racial e de gênero

Josefa Alexandrina – Bacharela, licenciada, mestre em Ciências Sociais e doutora em Educação. Foi professora de Sociologia na educação básica em São Paulo e professora substituta de Práticas em Educação, Ensino de Ciências Sociais, Laboratório de Ensino e Relações Étnico-Raciais na UNIFAL-MG. Temas de pesquisa: políticas curriculares, metodologia de ensino e formação de professores. Na ABECS participa da Comissão de Pesquisa e da UR-SP.

Simone Mestre – Doutora em Sociologia (UFMG), Mestre em Antropologia (UFMG), bacharela e licenciada em Ciências Sociais (UNIR). É professora formadora do Grupo TEIA (FaE/UFMG). Atuou como professora de Sociologia no ensino médio na rede pública e privada de Minas Gerais e como professora substituta de Ciências Sociais e Relações Étnico-Raciais na UNIFAL-MG. Tem experiência com pedagogias feministas e educação antirracista.

Trabalhos

A educação para as relações raciais e a pesquisa científica no ensino médio de Maceió-AL

(FRANCISCO ÉRICK DE OLIVEIRA)

Educação das Relações Étnico Raciais - Uma análise Contemporânea do Ensino de Sociologia no Ensino Médio em Vitoria da Conquista

(Marcos Freitas Dutra)

O ENSINO DAS HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A LEI 11.645/2008: O ESTADO DA ARTE ENTRE 2015 E 2020

(Letícia Rodrigues da Anunciação)

POBREZA MENSTRUAL E O PROJETO DE ABSORVENTES EM ALAGOAS: o papel das Ciências Sociais

(Brena Sirelle Lira de Paula)

O DEBATE RACIAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: problematizações a partir do ENESEB (2013-2021)

(Marcela de Andrade Rufato)

Contribuições do pensamento feminista negro para os dilemas do ensino de Sociologia no Brasil.

(Manuel Jesus Guerra Sepúlveda Neto)

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

(Felipe Souza Bonfim, José Valdir Jesus de Santana)

BREGA E REPRESENTATIVIDADE: REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS SOBRE O CALIPSO E O BREGA COMO CAMPO SIMBÓLICO NOS ANOS 2000.

(Matheus Santos Silva)

O ENSINO DE SOCIOLOGIA: raça e classe como categorias essenciais para o ensino médio

(LUCAS BONINA)


GD 11: Resultados do PIBID-Sociologia, PIBIC-Sociologia, PRP-Sociologia e Estágio supervisionado em Sociologia (exclusivos para graduandos/as)

Local: Sala 15 (BSA 2)

O grupo de discussão tem por objetivo discutir e refletir sobre os relatos de experiências desenvolvidos no âmbito dos programas de formação docente (PIBID-Sociologia, PIBIC-Sociologia, PRP- Sociologia, PET-Sociologia) e no Estágio Supervisionado docente em Ciências Sociais/Sociologia. Compreendemos que os estudos, relatos de experiência, análise e pesquisa sobre esses programas, encontram-se intrinsecamente relacionados a nova legislação do ensino médio, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Resolução 02/2019 (BNC-Formação) e as políticas de contingenciamento à educação, às restrições e ameaças a autonomia docente, dentre outras questões que impactam a formação dos futuros docentes da educação básica. Esperamos receber dos/as graduandos/as propostas de relatos relacionados a participação e experiência nos programas de formação docente e em Estágio Supervisionado, bem como reflexões e análise desses espaços formativos. Os três melhores trabalhos do GD 11 receberão premiações (uma placa de honra ao mérito, certificado e dois livros da Editora Café com Sociologia).

Coordenadores

Resultados do PIBID-Sociologia, PIBIC-Sociologia, PRP-Sociologia e Estágio supervisionado em Sociologia

Fernanda Feijó – Doutora em Ciências Sociais pela FCLAr – UNESP. Professora Adjunta pelo CEDU na UFAL. Ex-presidente da ABECS.

Maria Amélia de Lemos Florêncio – Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (UFAL). Mestre em Sociologia (UFAL). Professora do Componente Curricular de Sociologia na Secretaria de Estado da Educação em Alagoas (SEDUC/AL). Professora Preceptora no Programa Residência Pedagógica (2018-2020) e (2020-2022).

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira – Presidente da Abecs. Doutora em Educação (UFJF). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Trabalhos

O PAPEL DA SOCIOLOGIA NA DESNATURALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA DO PIBID

(José Victor Santos de Almeida, Júlio Meira Queiroz)

Relato De Experiencia: Minicurso sobre a cartilha didático-pedagógica intitulada “Masculinidade(s): definição e desdobramentos”

(Clóvis Lima Da Silva)

A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE UMA LICENCIANDA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

(Escarlath Ohara Botêlho Tosta, José Miranda Oliveira Júnior)

Reforma do Ensino Médio e os impactos sobre o ensino de Sociologia

(João Pedro Morais Lima)

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ANÁLISE AUTORES (AS) BRASILEIROS (AS) NEGROS (AS) NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA UFPB

(Matheus Balbino Gomes, Daiana Barbosa Nascimento, Mikaella Macêdo Silva)

Identificação Política dos apoiadores de Bolsonaro

(Fernanda Luísa Luz Gomes)

AUTORES(AS) BRASILEIROS(AS) NAS CIÊNCIAS SOCIAIS: um relato de experiência a partir das percepções dos(as) estudantes da graduação na Universidade Federal da Paraíba

(Sales Ruan Silva Alves, Nayara Gomes Leite, Mylenna Lycianne dos Santos Marques)

Análise das propostas de avaliação da aprendizagem presentes nos manuais escolares de sociologia publicados entre 1917 e 1936.

(Lucas Matheus de Lima Santos, Welkson Pires da Silva)

Estágio Supervisionado: uma perspectiva acerca de diferentes universos escolares

(Juliana Dias Lima)

O PIBID NA REALIDADE REMOTA E AS DIFICULDADES DA VOLTA AO PRESENCIAL

(Matheus Santos Silva)

JUVENILIZAÇÃO NA EJA: o caso do Colégio Estadual Duque de Caxias em Salvador/Bahia

(Ana Paula Brandão Greco)

16h00 Apresentações culturais Apresentação Artística
Local: Hall do Instituto de Ciências Sociais (ICS-Ufal)

Apresentações culturais

Música ao vivo com Aldemir Fernando de Lima Filho e Fabio dos Santos

Coffe break

16h00 Lançamento de livros Lançamento de Livro
Local: Hall do Instituto de Ciências Sociais (ICS-Ufal)

Atividade de lançamento de livros

17h00 Um balanço do subcampo de pesquisa sobre o ensino de Sociologia na graduação e na pós-graduação Mesa Temática
Local: Instituto de Ciências Sociais (ICS-Ufal) - Paulo Décio

19h30 Os novos livros didáticos do PNLD e seus impactos sobre o ensino de Sociologia Mesa Temática
Local: Instituto de Ciências Sociais (ICS-Ufal)- Paulo Décio

09h00 Oficinas Oficina
Local: Centro de Educação

Oficina 1: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONCEITO E USO DE ALGUMAS TÉCNICAS – (INSTRUÇÃO POR PARES, FEEDBACK CONCEITUAL, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, SALA DE AULA INVERTIDA)

(Patrícia Verônica de Azevedo Brayner, Daniela Bruto, Larissa Guedes)

Inscrições no credenciamento.

Vagas: 30

Local: Sala 05 - CEDU


Oficina 2: JOGOS TEATRAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

(Rodolfo Godoi)

Inscrições no credenciamento.

Vagas: 30

Local: Sala 06 - CEDU


Oficina 3: PRODUÇÃO DO PLANO DE AULA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA

(Márcio Kleber Morais Pessoa)

Inscrições no credenciamento.

Vagas: 30

Local: Sala 07 - CEDU


Oficina 4: A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR ACERCA DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL

Inscrições no credenciamento.

Vagas: 30

Local: Sala 11 - CEDU

09h00 Minicurso Minicurso
Local: Centro de Educação

Minicurso 1: Cidade e Sociologia: teorias e problemáticas aplicadas ao Ensino Médio

(Marcelo Da Silva Araujo)

Inscrições no credenciamento

Vagas: 30

Sala: 08


Minicurso 2: Webquest como recurso para aulas de Sociologia

(Jordânia de Araújo Souza, Júlio Cezar Gaudencio da Silva)

Inscrições no credenciamento

Vagas: 30

Sala: 10


Minicurso 3: O uso de canções no ensino de Sociologia: propostas pedagógicas Sociologia

(Fabio Monteiro de Moraes, Caio dos Santos Taveres)

Inscrições no credenciamento

Vagas: 30

Sala: 11

13h30 Homenagens e Divulgação da premiação dos trabalhos do GD 11 Premiação
Local: Auditório Vera Rocha

Homenageados:

Thaigo Ingrassia Pereira

Evelina Antunes Fernandes de Oliveira

Coordenação das homenagens:

Welkson Pires

Geovânia Toscano

14h00 A conjuntura atual e a formação docente Conferência
Local: Auditório Vera Rocha

15h00 Apresentações culturais Apresentação Artística
Local: Hall do auditório Vera Rocha

Em breve mais informações

16h00 Assembleia Geral da Abecs Fórum
Local: Auditório Vera Rocha
  • Coordenação: Rafaela Reis Azevedo de Oliveira (Presidenta da Abecs);
  • Balanço das atividades realizadas pela Abecs;
  • Eleição da nova diretoria da Abecs.

Local

Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Maceió, Alagoas - 57072-900, Avenida Lourival Melo Mota, Cidade Universitária, Maceió, Alagoas,
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Organizador

V Congresso Nacional da Abecs