V JORNADA DE LCH

V JORNADA DE LCH

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De 29 a 31 de agosto Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

Com a quinta jornada de Ciências Humanas, do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/ Sociologia, pretende-se refletir sobre a importância das Ciências Humanas no debate que envolve a relação Estado - Sociedade. Trata-se de pensar o ser humano em sua dimensão política, histórica e social de acordo com todo o contexto nacional que se desencadeou após agosto de 2016, quando houve o impeachment de Dilma Rousseff.

Para refletir esse processo histórico e político de forma sistematizada, a programação do evento foi pensada em três níveis que buscam demonstrar toda a situação a partir de mudanças ocorridas nos mais diversos setores: da política institucional, dos movimentos sociais e das minorias sociais. Trata-se de um recorte privilegiado a partir do qual é possível, não só, mobilizar argumentos da Ciência Política, Sociologia, História, Geografia, Filosofia e outras áreas do saber, mas também de pensar como uma situação nacional pode ter influência em movimentos sociais, em comunidades tradicionais e grupos que caracterizam a diversidade cultural e humana da região sul e oeste do Maranhão. Considerando que nesta região não existe uma conexão entre realidades locais e políticas econômicas nacionais e mundiais, que podem ser observadas nos grandes projetos agro-exportadores e de extração de minérios, a presente jornada visa ampliar o debate para a dimensão política, buscando refletir sobre a crise da democracia e sua relação com tais projetos, com a própria estrutura de classes no Maranhão e com a produção do saber, desenvolvida nos ambientes acadêmicos e da sociedade civil.

Outro dado que reforça a importância do evento, é a própria característica de polo universitário da cidade de Imperatriz-MA que atende toda a região com seis instituições de ensino superior, dentre as quais três (UFMA, UEMASUL e FEST) oferecem cursos na área de Ciências Humanas. De forma mais detalhada, na UFMA são 218 discentes ativos, enquanto na Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL) existem os cursos de História, Geografia e Pedagogia que possuem, respectivamente, 218, 185 e 163 discentes. Já na Faculdade de Educação Santa Teresinha (FEST) verificou-se um total de 64 discentes no curso de Teologia. Além dessa demanda do próprio município de Imperatriz-MA, existem também cursos nas cidades próximas como, por exemplo: curso de Licenciatura em Ciências Humanas/ Geografia que possui 190 discentes na cidade de Grajaú; o curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Tocantinopolis, que fica a 105 quilômetros de Imperatriz (MA) e possui 108 discentes; e também os cursos de Ciências Sociais, História e Geografia do Campus Universidade Federal do sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) na cidade de Marabá-PA.

Nesse sentido, a quinta jornada de Ciências Humanas, do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/ Sociologia pode ser compreendida como um rico espaço de diálogo e reflexão que também pode promover a integração acadêmica entre os estados do Maranhão, Tocantins e Pará. Um primeiro passo nessa ação de integração acadêmica, na região tocantina e em todo estado do Maranhão, foi dado no próprio processo de construção e composição do evento, que conta com professores da Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do sul e Sudeste do Pará e do Campus de São Luís, da Universidade Federal do Maranhão.

Assim, considerando que a cidade de Imperatriz ocupa lugar de destaque no cenário regional, afirmando-se como núcleo administrativo de localização central, o impacto maior do evento está diretamente ligado ao potencial de promoção do intercâmbio e cooperação das pesquisas desenvolvidas nessa região do Cerrado e Amazônia maranhense. A jornada tem como finalidade estimular a pratica reflexiva de docentes e discentes em relação aos problemas políticos e sociais, que embora se desenvolvam em âmbito nacional e global, possuem impactos no cotidiano dos principais atores sociais que habitam a referida região. Nesse sentido, o evento propõe a aproximação entre debate acadêmico e os saberes populares que podem ser apreendidos por meio de lideranças de movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Isto significa efetivo reconhecimento e valorização da diversidade cultural no espaço acadêmico e valorização da multidimensionalidade dos saberes na produção do conhecimento.

Finalmente, o evento possibilitará a socialização de experiências de pesquisas de docentes e discentes, vinculadas aos impactos políticos sociais e culturais ocorridos nos dois últimos anos e que possibilitam refletir e debater sobre a democracia no Brasil em relação aos sentidos da cidadania, na atualidade.

Palestrantes

  • Prof. Dr. José Henrique Artigas de Godoy
  • Prof. Dr. Ivo Tonet
  • Prof. Dr. Alexandre Peixoto Faria Nogueira
  • Prof. Dr. Bartolomeu Rodrigues Mendonça
  • Profa. Dra. Cíndia Brustolin
  • Profa. Esp. Conceição de Maria Amorim
  • Prof. Dr. Jesus Marmanillo Pereira
  • Prof. Me. Manoel Pinto Santos
  • Prof. Dr. Wellington da Silva Conceição
  • Profa. Me. Tayanná Santos de Jesus Sbrana
  • Profa. Me. Claudia Silva Lima
  • Prof. Me. Denisson Gonçalves Chaves
  • Prof. Dr. César Alessandro S. Figueiredo
  • Profa. Me. Mônica Assunção Mourão
  • Prof. Me. Abel Gabriel Gonçalves Junior
  • Prof. Dr. Antônio Coelho Soares Junior
  • Prof. Me. Darlan Rodrigo Sbrana
  • Prof. Dr. José Henrique Sousa Assai
  • Profa. Dra. Betânia Oliveira Barroso
  • Prof. Me. Nertan Dias Silva Maia
  • Profa. Dra. Vanda Maria Leite Pantoja
  • Prof. Me. Gleison Maia Lopes

Programação

19h00 Mesa de Abertura Abertura
Local: Câmara de Vereadores de Imperatriz

A abertura do evento será feito por representante do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) - Prof. Dr. Daniel Duarte, pelo coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia - Prof. Dr. Alexandre Peixoto, e pelo coordenador geral da V Jornada de Ciências Humanas - Prof. Dr. Jesus Marmanillo.

Monitores:

Adnael da Silva Rodrigues
Ediana Costa Pereira
Suzana Freitas Pereira Rossi

19h30 Conferência: Ciências Humanas e a crise da democracia na América Latina: cidadania, representatividade e a democracia brasileira Conferência
Local: Câmara de Vereadores de Imperatriz

A conferência de abertura será ministrada pelo Prof. Dr. José Henrique Artigas de Godoy, doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) a respeito do tema "Ciências Humanas e a crise da democracia na América Latina: cidadania, representatividade e a democracia brasileira."

Monitores:

Adnael da Silva Rodrigues
Ediana Costa Pereira
Suzana Freitas Pereira Rossi

21h00 Atividade Cultural Intervalo
Local: Área do estacionamento dos alunos da UFMA/Campus Centro

Apresentação do Boi Angical (Montes Altos-MA)

O Boi Angical é um grupo de dança popular junina que nasceu em Outubro de 2015. O objetivo inicial do grupo foi propiciar às crianças e jovens da Escola Novo Progresso o acesso à Cultura e inseri-los nesse meio. Como o projeto teve boa aceitação da comunidade do bairro, onde fica situada a escola, se estedeu também por toda a cidade de Montes Altos.
O grupo tem crescido consideravelmente e conquistado brincantes de toda a cidade de Montes Altos. O nome "Boi Angical" dá-se por ser, inicialmente, uma iniciativa da Escola Novo Progresso, posteriormente assumida por jovens moradores do Bairro Vila Angical. Também como homenagem a um grupo de Bumba meu Boi que existiu aqui na cidade e que tinha o mesmo nome.

Credenciamento

Às14h00 - Sala do Centro Acadêmico de LCH
08h00 Minicurso I - A RELAÇÃO INDIVIDUO X SOCIEDADE NAS CIÊNCIAIS SOCIAIS: OS AUTORES CLÁSSICOS EM FOCO Minicurso
Local: UFMA/Campus Centro

Gleison Maia Lopes
Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC;
Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia - IFMA;
Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação, Cidade e Cultura - GEPEC

Ementa
O surgimento das ciências sociais se dá num momento específico da história humana e trouxe consigo debates profícuos tanto socialmente quanto a nível acadêmico. Algumas questões reminiscentes, desse contexto, ainda hoje são inquietantes àqueles que se propõe estudar e buscar compreender a realidade circundante. O debate individuo x sociedadeentra nessa searade questões centrais nos debates e inquietações daqueles que começaram a problematizar as ciências sociais e dos que hoje tentam dar continuidade a esse debate. Diante do exposto, o minicurso ora apresentado pretender trazer essa discussão à tona, buscando demonstrar como os autores clássicos (Karl Marx, Emile Durkheim e Marx Weber, especificamente) observaram esse contexto e as consequências dessa visão sobre sua teoria produzida e tão amplamente difundida.

Palavras Chave: Clássicos da sociologia, Sociedade, individuo

08h00 Minicurso II - FILOSOFIA POLÍTICA E DEMOCRACIA: a esfera normativa do poder democrático Minicurso
Local: UFMA/Campus Centro

Jose Henrique Sousa Assai
Doutorado em Filosofia (PUCRS) com estágio doutoral sanduíche no Institut für Sozialforschung - Europa Universität Flensburg com o apoio da CAPES/PDSE; Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Campus II (Imperatriz-MA)

Ementa
No decurso da tradição filosófica política, a gênese constitutiva da democracia no ocidente sempre padeceu de críticas que vão, por exemplo, de Platão à Kant. A questão a respeito da efetividade de uma forma de governo democrático não só na América latina, mas, no horizonte da compreensão normativa do ocidente, encontra-se em um completo estado de atetoseem sua base autocompreensiva e, portanto, tal situação torna-se óbice para qualquer tentativa em estabelecer o poder democrático enquanto construção epistêmica e política cuja cidadania e a representatividade consolidam-se como elementos fulcrais de uma base democrática.
Tomando por consideração o cenário supracitado, pretendo explicitar as bases filosóficas normativas da democracia, sob o ponto de vista habermasiano, que, por um lado, identificam problemas constitutivos no interior do próprio regime democrático e, por outro, buscam soluções para uma forma de compreensão democrática inserida em patologias de ordem sociopolíticas.

Palavras-chave: Democracia. Filosofia política. Normatividade democrática.

08h00 Minicurso III - LITERATURA POLÍTICA E VOZES DO TESTEMUNHO: da ditadura civil-militar brasileira à democracia possível Minicurso
Local: UFMA/Campus Centro

César Alessandro S. Figueiredo;
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Profº. Adjunto da Universidade Federal de Tocantins (UFT).

Mônica Assunção Mourão;
Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil(2015)
Professora Assistente I da Universidade Estadual do Mranhão- UEMA/CESI , Brasil

Ementa
O estudo da interface entre a ciência política e as demais searas de estudo neste curso visa à busca de um diálogo profícuo e com uma maior amplitude de conhecimento dessas áreas estudadas;buscando privilegiar, sobremaneira, as narrativas literárias políticas e a suas transposições fílmicas. O recorte articula-se entre livros, obras e artigos acadêmicos do gênero Literatura do Testemunhoe que foram adaptados ou serviram de instrumento para a produção cinematográfica. Destacamos nesse processo a interface entre a política, formando um painel histórico de cada obra literária, bem como, a posteriori, a leitura cinematográfica desta literatura como se fosse um recorte histórico do período através das lentes do cinema.

Palavras-chave: Literatura. Política. Ditadura militar. Direitos humanso.

08h00 Minicurso IV - EPISTEMOLOGIAS DO SUL: Ciências Humanas, enfrentamentos e conhecimentos possíveis Minicurso
Local: UFMA/Campus Centro

Darlan Rodrigo Sbrana
Mestre em História Social pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Professor substituto do curso de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa.

Claudia Silva Lima
Mestra em História Social pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Professora substituta do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Imperatriz.

Tayanná Santos de Jesus Sbrana
Mestra em História Social pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Professora substituta do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Imperatriz.

Ementa
O minicurso tem como proposta apresentar debates e reflexões a respeito de epistemologias construídas no Sul Global, especialmente no Brasil, na África e na América Latina, a fim de propor uma discussão voltada para outras racionalidades históricas e formas de construção epistêmica. Será dividido em três partes, correspondentes a três dias, cada um coordenado por um dos professores: 1º dia) Racionalidades indígenas, pensamento histórico e perspectiva pós-colonial; 2º dia) Epistemologia africana.

Palavras-chave:


1º dia - Iniciaremos com uma reflexão a respeito da racionalidade ocidental e da racionalidade indígena. O objetivo é pensar as contradições relacionadas à forma ocidental de compreender o tempo histórico e a operação técnica colonizada que resulta na História enquanto ciência. No segundo momento, elencaremos alguns teóricos advindos das Ciências Sociais latino-americanas cuja perspectiva tem sido a construção de conhecimento a partir das matrizes latino-americanas, enfocando nos saberes locais, construção de sentidos originários e enfrentamentos ao Capital, na perspectiva da descolonização dos saberes.

2º dia - O debate assenta-se na reflexão da crítica do pensamento ocidental que se constrói como um pensamento, uma filosofia universal que, embora seja localmente gestado, se pretende universal e se constrói particularizando os saberes outros. Um projeto moderno de conhecimento e também de governação, na prática legitimada do alterocídio. A filosofia africana indicaria que os africanos deveriam ser pensados e se pensar como similares aos outros selfs ou aposta em um discurso na prática da alteridade, no caráter peculiar dos africanos, que teriam formas específicas de estar no mundo, de produzir cultura, pensamento, literaturas e filosofias.

08h00 Minicurso V - EDUCAÇÃO ESTÉTICA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NO PENSAMENTO DE FRIEDRICH SCHILLER (1759-1805) Minicurso
Local: UFMA/Campus Centro

Nertan Dias Silva Maia:
Doutorando em Filosofia pelo PPGFIL da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Bacharel e Licenciado em Música (UECE) e Licenciado em Pedagogia. Especialista em Metodologias do Ensino de Arte (UECE) e em Artes Visuais: Cultura e Criação (SENAC).

Ementa
Pensamento estético na modernidade com ênfase no idealismo estético de Friedrich Schiller; teoria dos impulsos de Schiller; Educação estética como liberdade política do homem. Síntese das concepções estéticas modernas: subjetivismo sensível, objetivismo racional esubjetivismo racional.

Palavras-chave: Friedrich Schiller. Estética moderna. Educação estética. Teoria dos Impulsos.

14h00 GT 01 - Direito à cidade e questões urbanas Apresentação Oral
Local: UFMA/Campus Centro (Sala 06 - 1º Piso)
Coordenadores: Prof. Dr. Jesus Marmanillo Pereira, Prof. Dr. Wellington da Silva Conceição, Prof. Dr. Allison Bezerra Oliveira e Prof. Me. Gleison Maia Lopes
Ementa:
O presente grupo visa aglutinar pesquisa em andamento, ou concluídas, que tenha a cidade como campo de pesquisa e problema, por meio dos quais é possível observar dinâmicas sociais, espaciais e identitárias em diferentes grupos e movimentos sociais. Busca-se valorizar um dialogo interdisciplinar que possibilite pensar o urbano a partir de um viés transversal, alimentado pelas contribuições da Sociologia, Antropologia, Literatura, Geografia e História. Nesse sentido, pretende-se criar um espaço de reflexão e articulação de projetos e saberes em torno do debate em torno da definição de urbano e do acesso a cidade.
14h00 GT 02 - Educação e Emancipação Humana Apresentação Oral
Local: UFMA/Campus Centro (Sala 10 - 1º Piso)
Coordenadores: Prof. Me. Manoel Pinto Santos e Profa. Dra. Betânia OliveiraBarroso
Ementa:
Conceito de emancipação humana e sua relação com a educação. O sentido da educação emancipatória. A emancipação e seu sentido político-social, na perspectiva de transformação das estruturas da sociedade através da organização social do trabalhador. Emancipação como humanização do oprimido e superação dos seus condicionamentos históricos. Concepção de educação capaz de construir no ser humano a sua humanidade.
14h00 GT 03 - Conflitos socioambientais, território, desenvolvimento, políticas públicas e outras possibilidades Apresentação Oral
Local: UFMA/Campus Centro (Sala 07 - 1º Piso)
Coordenadores: Profa. Dra. Vanda Maria Leite Pantoja, Prof. Dr. Alexandre Peixoto Fariais Nogueira e Profa. Msc. Tayanná Santos de Jesus Sbrana

Ementa:

Este GT tem como objetivo reunir trabalhos concluídos e em andamento que visem problematizar as questões que envolvem conflitos por territorialidade e conflitos socioambientais que se relacionem com a discussão sobre desenvolvimento e políticas publicas em nível local, regional e nacional, e também nos temas resistências comunitárias, movimentos sociais, partidos políticos, perspectivas contra hegemônicas, instituições e produção de discursos, e outras perspectivas societárias. Esperamos com essa proposta estimular e provocar o olhar para questões referentes à história recente relacionadas às politicas de intervenção de natureza estatal e privadas que tinham\têm como propósito fomentar o desenvolvimento. Nosso intuito é lançar um olhar crítico sobre tais questões e repensar as próprias construções discursivas acerca de temas como desenvolvimento, modernidade e progresso. Serão aceitos trabalhos na área das Ciências Humanas e Sociais, bem como Sociais Aplicadas.

14h00 GT 04 - Pensamento filosófico, política e construção do sujeito Apresentação Oral
Local: UFMA/Campus Centro (Sala do Laboratório de ensino - Térreo)
Coordenadora: Profa. Me. Claudia Silva Lima
Ementa:
O objetivo desse GT é recepcionar de forma problematizadora temas político-filosóficos concernentes a constituição do sujeito. O saber filosófico tematiza o sujeito em diversas matizes, sendo que, para o presente GT, o enfoque é o vínculo reflexivo entre as ciências humanas e a esfera ideológico-política tomando por referência a filosofia da história no tocante ao pensamento constitutivo acerca do indivíduo.
17h00 Intervalo Cultural Intervalo
Local: Área de vivência da UFMA/Campus Centro

17:30 – 18:30 - Exposição de fotografias e filmes

18:30 – 19:00 - Voz e violão com Gustavo Araújo (Comunicação Social/UFMA)

19h00 Mesa-Redonda I - Democracia e Direito Mesa-redonda
Local: Câmara de Vereadores de Imperatriz

Mediação: Professor José Henrique Sousa Assai


Prof. Me. Denisson Gonçalves Chaves (UFMA)
Prof. Me. Abel Gabriel Gonçalves Junior
(UFMA)
Prof. Dr. Antônio Coelho Soares Junior (UFMA)

20h30 Mesa-Redonda II - Estado e sociedade: movimentos sociais, partidos, sindicatos, formação política e outras resistências Mesa-redonda
Local: Câmara de Vereadores de Imperatriz

Mediação: Professor Manoel Pinto Santos


Prof. Dr. Alexandre Peixoto (UFMA)
Prof. Dr. Bartolomeu Mendonça (UFMA)
Profa. Esp. Conceição Amorim (UEMASUL e Fórum de Mulheres de Imperatriz)

08h00 Minicurso I - A RELAÇÃO INDIVIDUO X SOCIEDADE NAS CIÊNCIAIS SOCIAIS: OS AUTORES CLÁSSICOS EM FOCO Minicurso
Local: UFMA/Campus Centro

Gleison Maia Lopes
Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC;
Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia - IFMA;
Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação, Cidade e Cultura - GEPEC

Ementa
O surgimento das ciências sociais se dá num momento específico da história humana e trouxe consigo debates profícuos tanto socialmente quanto a nível acadêmico. Algumas questões reminiscentes, desse contexto, ainda hoje são inquietantes àqueles que se propõe estudar e buscar compreender a realidade circundante. O debate individuo x sociedadeentra nessa searade questões centrais nos debates e inquietações daqueles que começaram a problematizar as ciências sociais e dos que hoje tentam dar continuidade a esse debate. Diante do exposto, o minicurso ora apresentado pretender trazer essa discussão à tona, buscando demonstrar como os autores clássicos (Karl Marx, Emile Durkheim e Marx Weber, especificamente) observaram esse contexto e as consequências dessa visão sobre sua teoria produzida e tão amplamente difundida.

Palavras Chave: Clássicos da sociologia, Sociedade, individuo

08h00 Minicurso II - FILOSOFIA POLÍTICA E DEMOCRACIA: a esfera normativa do poder democrático Minicurso
Local: UFMA/Campus Centro

Jose Henrique Sousa Assai
Doutorado em Filosofia (PUCRS) com estágio doutoral sanduíche no Institut für Sozialforschung - Europa Universität Flensburg com o apoio da CAPES/PDSE; Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Campus II (Imperatriz-MA)

Ementa
No decurso da tradição filosófica política, a gênese constitutiva da democracia no ocidente sempre padeceu de críticas que vão, por exemplo, de Platão à Kant. A questão a respeito da efetividade de uma forma de governo democrático não só na América latina, mas, no horizonte da compreensão normativa do ocidente, encontra-se em um completo estado de atetoseem sua base autocompreensiva e, portanto, tal situação torna-se óbice para qualquer tentativa em estabelecer o poder democrático enquanto construção epistêmica e política cuja cidadania e a representatividade consolidam-se como elementos fulcrais de uma base democrática.
Tomando por consideração o cenário supracitado, pretendo explicitar as bases filosóficas normativas da democracia, sob o ponto de vista habermasiano, que, por um lado, identificam problemas constitutivos no interior do próprio regime democrático e, por outro, buscam soluções para uma forma de compreensão democrática inserida em patologias de ordem sociopolíticas.

Palavras-chave: Democracia. Filosofia política. Normatividade democrática.

08h00 Minicurso III - LITERATURA POLÍTICA E VOZES DO TESTEMUNHO: da ditadura civil-militar brasileira à democracia possível Minicurso
Local: UFMA/Campus Centro

César Alessandro S. Figueiredo;
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Profº. Adjunto da Universidade Federal de Tocantins (UFT).

Mônica Assunção Mourão;
Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil(2015)
Professora Assistente I da Universidade Estadual do Mranhão- UEMA/CESI , Brasil

Ementa
O estudo da interface entre a ciência política e as demais searas de estudo neste curso visa à busca de um diálogo profícuo e com uma maior amplitude de conhecimento dessas áreas estudadas;buscando privilegiar, sobremaneira, as narrativas literárias políticas e a suas transposições fílmicas. O recorte articula-se entre livros, obras e artigos acadêmicos do gênero Literatura do Testemunhoe que foram adaptados ou serviram de instrumento para a produção cinematográfica. Destacamos nesse processo a interface entre a política, formando um painel histórico de cada obra literária, bem como, a posteriori, a leitura cinematográfica desta literatura como se fosse um recorte histórico do período através das lentes do cinema.

Palavras-chave: Literatura. Política. Ditadura militar. Direitos humanso.

08h00 Minicurso IV - EPISTEMOLOGIAS DO SUL: Ciências Humanas, enfrentamentos e conhecimentos possíveis Minicurso
Local: UFMA/Campus Centro

Darlan Rodrigo Sbrana
Mestre em História Social pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Professor substituto do curso de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa.

Claudia Silva Lima
Mestra em História Social pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Professora substituta do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Imperatriz.

Tayanná Santos de Jesus Sbrana
Mestra em História Social pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Professora substituta do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Imperatriz.

Ementa
O minicurso tem como proposta apresentar debates e reflexões a respeito de epistemologias construídas no Sul Global, especialmente no Brasil, na África e na América Latina, a fim de propor uma discussão voltada para outras racionalidades históricas e formas de construção epistêmica. Será dividido em três partes, correspondentes a três dias, cada um coordenado por um dos professores: 1º dia) Racionalidades indígenas, pensamento histórico e perspectiva pós-colonial; 2º dia) Epistemologia africana.

Palavras-chave:


1º dia - Iniciaremos com uma reflexão a respeito da racionalidade ocidental e da racionalidade indígena. O objetivo é pensar as contradições relacionadas à forma ocidental de compreender o tempo histórico e a operação técnica colonizada que resulta na História enquanto ciência. No segundo momento, elencaremos alguns teóricos advindos das Ciências Sociais latino-americanas cuja perspectiva tem sido a construção de conhecimento a partir das matrizes latino-americanas, enfocando nos saberes locais, construção de sentidos originários e enfrentamentos ao Capital, na perspectiva da descolonização dos saberes.

2º dia - O debate assenta-se na reflexão da crítica do pensamento ocidental que se constrói como um pensamento, uma filosofia universal que, embora seja localmente gestado, se pretende universal e se constrói particularizando os saberes outros. Um projeto moderno de conhecimento e também de governação, na prática legitimada do alterocídio. A filosofia africana indicaria que os africanos deveriam ser pensados e se pensar como similares aos outros selfs ou aposta em um discurso na prática da alteridade, no caráter peculiar dos africanos, que teriam formas específicas de estar no mundo, de produzir cultura, pensamento, literaturas e filosofias.

08h00 Minicurso V - EDUCAÇÃO ESTÉTICA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NO PENSAMENTO DE FRIEDRICH SCHILLER (1759-1805) Minicurso
Local: UFMA/Campus Centro

Nertan Dias Silva Maia:
Doutorando em Filosofia pelo PPGFIL da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Bacharel e Licenciado em Música (UECE) e Licenciado em Pedagogia. Especialista em Metodologias do Ensino de Arte (UECE) e em Artes Visuais: Cultura e Criação (SENAC).

Ementa
Pensamento estético na modernidade com ênfase no idealismo estético de Friedrich Schiller; teoria dos impulsos de Schiller; Educação estética como liberdade política do homem. Síntese das concepções estéticas modernas: subjetivismo sensível, objetivismo racional esubjetivismo racional.

Palavras-chave: Friedrich Schiller. Estética moderna. Educação estética. Teoria dos Impulsos.

14h00 GT 01 - Direito à cidade e questões urbanas Apresentação Oral
Local: UFMA/Campus Centro (Sala 06 - 1º Piso)
Coordenadores: Prof. Dr. Jesus Marmanillo Pereira, Prof. Dr. Wellington da Silva Conceição, Prof. Dr. Allison Bezerra Oliveira e Prof. Me. Gleison Maia Lopes
Ementa:
O presente grupo visa aglutinar pesquisa em andamento, ou concluídas, que tenha a cidade como campo de pesquisa e problema, por meio dos quais é possível observar dinâmicas sociais, espaciais e identitárias em diferentes grupos e movimentos sociais. Busca-se valorizar um dialogo interdisciplinar que possibilite pensar o urbano a partir de um viés transversal, alimentado pelas contribuições da Sociologia, Antropologia, Literatura, Geografia e História. Nesse sentido, pretende-se criar um espaço de reflexão e articulação de projetos e saberes em torno do debate em torno da definição de urbano e do acesso a cidade.
14h00 GT 02 - Educação e Emancipação Humana Apresentação Oral
Local: UFMA/Campus Centro (Sala 10 - 1º Piso)
Coordenadores: Prof. Me. Manoel Pinto Santos e Profa. Dra. Betânia OliveiraBarroso
Ementa:
Conceito de emancipação humana e sua relação com a educação. O sentido da educação emancipatória. A emancipação e seu sentido político-social, na perspectiva de transformação das estruturas da sociedade através da organização social do trabalhador. Emancipação como humanização do oprimido e superação dos seus condicionamentos históricos. Concepção de educação capaz de construir no ser humano a sua humanidade.
14h00 GT 03 - Conflitos socioambientais, território, desenvolvimento, políticas públicas e outras possibilidades Apresentação Oral
Local: UFMA/Campus Centro (Sala 07 - 1º Piso)
Coordenadores: Profa. Dra. Vanda Maria Leite Pantoja, Prof. Dr. Alexandre Peixoto Fariais Nogueira e Profa. Msc. Tayanná Santos de Jesus Sbrana

Ementa:

Este GT tem como objetivo reunir trabalhos concluídos e em andamento que visem problematizar as questões que envolvem conflitos por territorialidade e conflitos socioambientais que se relacionem com a discussão sobre desenvolvimento e políticas publicas em nível local, regional e nacional, e também nos temas resistências comunitárias, movimentos sociais, partidos políticos, perspectivas contra hegemônicas, instituições e produção de discursos, e outras perspectivas societárias. Esperamos com essa proposta estimular e provocar o olhar para questões referentes à história recente relacionadas às politicas de intervenção de natureza estatal e privadas que tinham\têm como propósito fomentar o desenvolvimento. Nosso intuito é lançar um olhar crítico sobre tais questões e repensar as próprias construções discursivas acerca de temas como desenvolvimento, modernidade e progresso. Serão aceitos trabalhos na área das Ciências Humanas e Sociais, bem como Sociais Aplicadas.

14h00 GT 04 - Pensamento filosófico, política e construção do sujeito Apresentação Oral
Local: UFMA/Campus Centro (Sala do Laboratório de ensino - Térreo)
Coordenadora: Profa. Me. Claudia Silva Lima
Ementa:
O objetivo desse GT é recepcionar de forma problematizadora temas político-filosóficos concernentes a constituição do sujeito. O saber filosófico tematiza o sujeito em diversas matizes, sendo que, para o presente GT, o enfoque é o vínculo reflexivo entre as ciências humanas e a esfera ideológico-política tomando por referência a filosofia da história no tocante ao pensamento constitutivo acerca do indivíduo.
16h30 Lançamento de Livros Intervalo
Local: UFMA/Campus Centro
17h00 Mesa-Redonda III - Grupos Sociais e Minorias na América Latina e a retirada de direitos Mesa-redonda
Local: Câmara de Vereadores de Imperatriz

Mediadora: Profa. Tayanná Santos de Jesus Sbrana


Prof. Dr. Wellington Silva Conceição (UFT)
Profa. Dr. Cíndia Brustolin (UFMA)

19h30 Conferência: A produção do saber e a questão da revolução em tempos de crise Conferência
Local: Câmara de Vereadores de Imperatriz

Tema: A produção do saber e a questão da revolução em tempos de crise

Conferencista: Prof Dr. Ivo Tonnet (UFAL).
Mediadora: Cláudia Silva Lima

21h00 Festa de Encerramento promovida pelo CALCH Intervalo
Local: Área de vivência da UFMA/Campus Centro

Festa de Encerramento promovida pelo CALCH.

Atração:

- Cantor Zé Cláudio.

- Percussão Reginaldo.

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Local

UFMA/Campus Centro, 65900-410, Rua Urbano Santos, Centro, Imperatriz, Maranhão
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Realização

Organizador

Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas