Com a quinta jornada de Ciências Humanas, do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/ Sociologia, pretende-se refletir sobre a importância das Ciências Humanas no debate que envolve a relação Estado - Sociedade. Trata-se de pensar o ser humano em sua dimensão política, histórica e social de acordo com todo o contexto nacional que se desencadeou após agosto de 2016, quando houve o impeachment de Dilma Rousseff.
Para refletir esse processo histórico e político de forma sistematizada, a programação do evento foi pensada em três níveis que buscam demonstrar toda a situação a partir de mudanças ocorridas nos mais diversos setores: da política institucional, dos movimentos sociais e das minorias sociais. Trata-se de um recorte privilegiado a partir do qual é possível, não só, mobilizar argumentos da Ciência Política, Sociologia, História, Geografia, Filosofia e outras áreas do saber, mas também de pensar como uma situação nacional pode ter influência em movimentos sociais, em comunidades tradicionais e grupos que caracterizam a diversidade cultural e humana da região sul e oeste do Maranhão. Considerando que nesta região não existe uma conexão entre realidades locais e políticas econômicas nacionais e mundiais, que podem ser observadas nos grandes projetos agro-exportadores e de extração de minérios, a presente jornada visa ampliar o debate para a dimensão política, buscando refletir sobre a crise da democracia e sua relação com tais projetos, com a própria estrutura de classes no Maranhão e com a produção do saber, desenvolvida nos ambientes acadêmicos e da sociedade civil.
Outro dado que reforça a importância do evento, é a própria característica de polo universitário da cidade de Imperatriz-MA que atende toda a região com seis instituições de ensino superior, dentre as quais três (UFMA, UEMASUL e FEST) oferecem cursos na área de Ciências Humanas. De forma mais detalhada, na UFMA são 218 discentes ativos, enquanto na Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL) existem os cursos de História, Geografia e Pedagogia que possuem, respectivamente, 218, 185 e 163 discentes. Já na Faculdade de Educação Santa Teresinha (FEST) verificou-se um total de 64 discentes no curso de Teologia. Além dessa demanda do próprio município de Imperatriz-MA, existem também cursos nas cidades próximas como, por exemplo: curso de Licenciatura em Ciências Humanas/ Geografia que possui 190 discentes na cidade de Grajaú; o curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Tocantinopolis, que fica a 105 quilômetros de Imperatriz (MA) e possui 108 discentes; e também os cursos de Ciências Sociais, História e Geografia do Campus Universidade Federal do sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) na cidade de Marabá-PA.
Nesse sentido, a quinta jornada de Ciências Humanas, do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/ Sociologia pode ser compreendida como um rico espaço de diálogo e reflexão que também pode promover a integração acadêmica entre os estados do Maranhão, Tocantins e Pará. Um primeiro passo nessa ação de integração acadêmica, na região tocantina e em todo estado do Maranhão, foi dado no próprio processo de construção e composição do evento, que conta com professores da Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do sul e Sudeste do Pará e do Campus de São Luís, da Universidade Federal do Maranhão.
Assim, considerando que a cidade de Imperatriz ocupa lugar de destaque no cenário regional, afirmando-se como núcleo administrativo de localização central, o impacto maior do evento está diretamente ligado ao potencial de promoção do intercâmbio e cooperação das pesquisas desenvolvidas nessa região do Cerrado e Amazônia maranhense. A jornada tem como finalidade estimular a pratica reflexiva de docentes e discentes em relação aos problemas políticos e sociais, que embora se desenvolvam em âmbito nacional e global, possuem impactos no cotidiano dos principais atores sociais que habitam a referida região. Nesse sentido, o evento propõe a aproximação entre debate acadêmico e os saberes populares que podem ser apreendidos por meio de lideranças de movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Isto significa efetivo reconhecimento e valorização da diversidade cultural no espaço acadêmico e valorização da multidimensionalidade dos saberes na produção do conhecimento.
Finalmente, o evento possibilitará a socialização de experiências de pesquisas de docentes e discentes, vinculadas aos impactos políticos sociais e culturais ocorridos nos dois últimos anos e que possibilitam refletir e debater sobre a democracia no Brasil em relação aos sentidos da cidadania, na atualidade.