V Jornada do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina

21 de agosto de 2020, 15h30 até 16 de outubro de 2020, 18h00

Informações

Nos últimos anos, o ensino médio foi colocado, de forma intempestiva, no centro da pauta educacional brasileira. Trata-se do nível da educação básica que apresenta mais fragilidades, sendo marcado pela clivagem entre o sistema público e a rede privada. As escolas estaduais, que formam a grande maioria das instituições de ensino, geralmente são mal classificadas nas avaliações nacionais. No estado de Santa Catarina a situação não é muito diferente. Os colégios de ensino médio da rede pública catarinense, grosso modo, apresentam problemas sérios de infraestrutura e de evasão escolar e seus professores não tem uma carreira profissionalmente atraente, contribuindo para a reprodução escolar e social. Para dar respostas à essa situação e a partir de uma rede de universidades públicas e comunitárias catarinenses, foi criado o Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMSC), que tem como objetivo refletir sobre o ensino médio catarinense, priorizando aquele de caráter público estadual. Trata-se, portanto, de um grupo de pesquisa interinstitucional, que tem como foco a análise da escolarização média, contextualizada em nível nacional e global. A Quinta Jornada do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina, que acontecerá nos dias 21/08, 18/09 e 16/10 de 2020, pretende centrar as suas discussões no processo de elaboração e implementação da BNCC do Ensino Médio em SC.

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Palestrantes

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Juares da Silva Thiesen

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André Cechinel

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Rafael Rodrigo Mueller

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Eduardo Deschamps

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Marilda Merência Rodrigues

Programação:

BNCC em SC: conceitos e desafios de implementação Premiação · André Cechinel, Eduardo Deschamps, Juares da Silva Thiesen, Marilda Merência Rodrigues, Rafael Rodrigo Mueller

Credenciamento

As confirmações de presenças serão realizadas ao final de cada Webinar, através de um QR Code que aparecerá na tela do YouTube. 

* A maioria dos smartphone possuem leitor de QR Code direto na câmera do aparelho. No entanto, em alguns modelos, se faz necessário download de apps gratuitos específicos para leitura de QR Code.

Para aqueles que estiverem assistindo o evento Direto pelo celular e não conseguem direcionar a câmera do seu aparelho para uma tela na hora de fazer a leitura, iremos disponibilizar um link para confirmação de presença, direto na tela no chat do YouTube.

Evento online

Link:

Data: 21/08/2020 - 16/10/2020 às 15:30

Rafael Rodrigo Mueller / André Cechinel / Gildo Volpato

Os organizadores são vinculados ao Programa de Pós Graduação em Educação da Unesc (PPGE-UNESC).

Juares da Silva Thiesen

UFSC


Graduado em Estudos Sociais e em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Mestre em Educação - Ensino Superior pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas -ICCP - Havana - Cuba/2002 (Revalidação no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) e Doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). Pós-Doutoramento na Universidade do Minho, Braga/Portugal. Professor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE no mesmo Centro. Líder do grupo de pesquisa ITINERA. Coordenador da Linha de Pesquisa SUPED no PPGE. Discute e pesquisa os temas: Currículo, Escola, Educação e Prospecção de Cenários. (ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9299-4441)

André Cechinel

Unesc


Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio na New York University (NYU). Mestre em Literatura pela UFSC e graduado em Letras e Literatura de Língua Inglesa (Bacharelado e Licenciatura), também pela UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Letras da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Pesquisador associado aos Grupos de Pesquisa CNPq-FORMA e CNPq-LITTERA. Atua nos seguintes temas: Educação, Literatura e Formação Humana; Teoria Literária, Literatura e Ensino; Literaturas Estrangeiras Modernas. Atua também como tradutor, tendo vertido para o português autores como James Joyce, Linda Hutcheon e Judith Butler. Autor dos livros O referente errante (Argos; Ediunesc, 2018) e Literatura, ensino e formação em tempos de Teoria (com T maiúsculo) (Appris, 2020). Organizador, entre outros, do volume O lugar da teoria literária (Edufsc; Ediunesc, 2016). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Tradução da UFSC. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris Diderot (Paris VII) sob a supervisão do Prof. Dr. Dominique Rabaté. Realiza estágio pós-doutoral na Unicamp sob a orientação do Prof. Dr. Fabio A. Durão.

Rafael Rodrigo Mueller

Unesc


Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Doutorado em Educação pela UFSC (2010). Tem experiência na área de Trabalho e Educação, atuando principalmente nos campos de estudos: Trabalho, Tecnologia e Educação (TTE); Educação Profissional e Tecnológica; Formação Humana na Sociedade do Espetáculo. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (FORMA/UNESC/CNPq) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (NINEIT). É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Traduziu em parceria as obras: 'Marxismo e Antropologia: o conceito de essência humana na filosofia de Marx' (2015) e 'Lorenzo Milani: a Escola de Barbiana e a luta por justiça social' (2016). É membro da Rede de Estudos Álvaro Vieira Pinto e organizador do I e II Colóquio Álvaro Vieira Pinto (2016-2017). Membro do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina (OEMESC). Organizou com André Cechinel a obra "Formação Humana na Sociedade do Espetáculo" (2019). Atualmente é Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UNESC) e coordenador do eixo Trabalho e Educação no evento regional da ANPED - AnpedSul 2020-2021.

Eduardo Deschamps

CEE-SC


Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). É professor titular da Universidade Regional de Blumenau - FURB, onde ocupou entre outubro de 2006 e outubro de 2010 o cargo de Reitor e Presidente da Fundação. Além disso é docente avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, membro fundador da Fundação Fritz Müller e conselheiro da Associação Empresarial de Blumenau - ACIB. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Regional de Blumenau entre 2006 e 2010, membro do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - DESENVESC entre 2007 e 2009, Diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Blumenau entre 2004 e 2005 e entre 1999 e 2002. Também ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e Coordenador do Colegidao de Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Regional de Blumenau. Possui experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Empreendedorismo na Engenharia e Gestão na Educação Superior.

Marilda Merência Rodrigues

UFFS


Mediadora do debate

 

Currículo

Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998), Mestrado em Educação, na área de concentração Educação, História e Política, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Líder e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira - GEHDEB/UFFS. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho- GEPETO/ UFSC. É Professora Associada na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, nas áreas de Fundamentos da Educação e História da Educação Brasileira. Coordenadora do GT Políticas Educacionais e documentos indutores das Políticas de Formação de Professores do Fórum das Licenciaturas, Campus Chapecó. Membro do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina - OEMESC.