V Semana do Cérebro

V Semana do Cérebro

Roda de Conversa: Cérebro, Nomofobia e Aprendizagem

Faça sua inscrição
Quinta, 18 de março de 2021 Das 19:00 às 22:00

Sobre o Evento

A V Semana do Cérebro na UFMA é um evento anual desenvolvido pelo Núcleo de Estudos/Pesquisa e Análise Social do Movimento Humano - NEPAS, através dos membros do grupo de estudo Cérebro, educação e movimento e pelos acadêmicos da disciplina Neurobiologia da Atividade Física, com o intuito de discutir o impacto dos avanços da neurociência em vários campos do conhecimento como a filosofia, educação, ética, saúde, entre outros; através de atividades diversas dentro e fora da UFMA.

O evento tem como objetivo promover a compreensão da pesquisa em neurociência no seio das comunidades acadêmica, educativa e profissionais em geral, por meios debates, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e pesquisas no campo da ciência neuroeducacional que tenham implicações para a prática educativa e a saúde e assim proporcionar um fórum ampliado de discussões para as questões e controvérsias inerentes a estes dois campos.

Este ano excepcionalmente teremos apenas um evento, uma Roda de Conversa intitulada Cérebro, Nomofobia e Aprendizagem que será apresentado on-line pelo prof. Tarcisio Ferreira – Coordenador do NEPAS, através da plataforma Meet na quinta-feira, dia 18 de março.

O NEPAS já desenvolve um trabalho de socialização e massificação da neurocultura dentro e fora da UFMA, através das seguidas edições do Workshop de Neurociência, que em breve estará na sua décima quarta edição.

A Semana do Cérebro (ou Brain Awareness Week - BAW) é um evento de caráter mundial que tem como fomentador a Fundação Danna Alliance nos EUA. No Brasil a Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento – SBNeC a grande capitaneadora dos eventos que ocorrem no país.

Para maiores informações envie um email para nepas@ufma.br

Palestrante

  • Tarcisio Ferreira

Programação

19h00 Roda de Conversa: Cérebro, Nomofobia e Aprendizagem Palestra
Local: Online

O cérebro é o mecanismo biológico humano através do qual se produzem todas as formas de aprendizagem. Mas, o cérebro também é o mecanismo natural que põe limites nos processos de aprendizagem determinando o que pode ser aprendido, quanto e com que rapidez. Representa apenas 2% do peso do nosso corpo, mas consome 20% do glicogênio, esteja acordado ou dormindo.

É essencial, e urgente, que o conhecimento de como aprende o cérebro tenha um grande impacto na educação forma e não formal. Compreender como os mecanismos cerebrais implicados na aprendizagem e memória acontecem, assim como os impactos da genética, emoção, ambiente, idade e nos comportamentos. Sabendo como o cérebro adquire e conserva informações e habilidades implicados nos processos educativos professores (e pais) terão mais meios para elaborar programas e propostas educativos baseada na ciência. Temos que fazer finca-pé na necessidade da neurociência educacional esclarecer o papel e a natureza do cérebro nas aprendizagem diárias.

Por isso, nessa roda de conversa vamos explorar essa máquina de 86 bilhões de neurônios e 1 quatrilhão de sinapses que guarda um dos maiores segredos da humanidade, sendo caracterizado como o órgão da sobrevivência, o cérebro. Do mesmo modo faremos uma análise do tremendo impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s no comportamento de crianças e adolescentes (e porque não os adultos) levando-os aos comportamentos nomofóbicos. E para finalizar mostraremos como acontece o processo de aprendizagem pelo cérebro e os impactos das TIC’s na educação formal e não formal e na vida social.

Organizador

Mary Cidia
Letícia Mendes