V SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE CAMPUS GRAJAÚ

V SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE CAMPUS GRAJAÚ

Ambiente e Diversidade cultural um passo para Sustentabilidade

Faça sua inscrição
De 2 a 4 de junho Todos os dias das 00h00 às 23h00

Sobre o Evento

O evento será realizado no modo virtual/Online, mas terá divulgação em todos os meio viáveis de comunicação, com abrangência nacional/Global, com envolvimento de vários setores da sociedade grajauense e participação dos diversos atores que fazem parte da educação do município e que estão construindo cotidianamente ações educativas para a promoção do conhecimento sobre as questões ambientais.O evento será realizado no modo virtual/Online, mas terá divulgação em todos os meio viáveis de comunicação, com abrangência nacional/Global, com envolvimento de vários setores da sociedade Grajauense e participação dos diversos atores que fazem parte da educação do município e que estão construindo cotidianamente ações educativas para a promoção do conhecimento sobre as questões ambientais.O evento será realizado no modo virtual/Online, mas terá divulgação em todos os meio viáveis de comunicação, com abrangência nacional/Global, com envolvimento de vários setores da sociedade grajauense e participação dos diversos atores que fazem parte da educação do município e que estão construindo cotidianamente ações educativas para a promoção do conhecimento sobre as questões ambientais.

Palestrantes

  • Carmem Barroso Ramos
  • César Alessandro Sagrillo Figueiredo
  • Roseane Arcanjo Pinheiro
  • David Junior de Souza Silva
  • Joabe Lima Araujo
  • Ionara Nayana Gomes Passos
  • Edilma Fernandes da Silva

Programação

19h00 - Edilma Fernandes da Silva ABERTURA : V SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE CAMPUS GRAJAÚ Abertura
Local: google mett: meet.google.com/psm-cxsb-zkd

ABERTURA

19h30 - Carmem Barroso Ramos, César Alessandro Sagrillo Figueiredo, Roseane Arcanjo Pinheiro Cartografia social de Piquiá de Baixo, em Açailandia-MA: Memórias, trajetórias, política e ativismos midiáticos. Palestra
Local: google mett: meet.google.com/psm-cxsb-zkd

Esta comunicação é o resultado de uma pesquisa financiada pela FAPEMA, que busca o estudo das relações entre as empresas de grandes capitais e as comunidades impactadas na região amazônica, tendo como eixo a supressão dos direitos humanos e a participação das instituições mediadoras dos conflitos no corredor Ferro-Carajás. O trabalho possui como objetivo principal analisar processo socioeconômico, a partir das decisões da comunidade de Piquiá de Baixo, junto com seus apoiadores, nesse cenário de enfrentamento dos grandes projetos econômicos no Maranhão. Possuímos como referencial teórico a construção da memória e das lembranças, enquanto uma das formas condutoras da resistência frente aos problemas de desrespeito à vida, buscando as reflexões teóricas de Delgado (2014); Bosi (2003) e Pollak (1989). Metodologicamente, este trabalho embasa-se numa pesquisa qualitativa, a partir de revisão bibliográfica, observação participante e entrevista com os moradores da região. Como resultado de pesquisa, compreendemos que a desagregação espacial examinada iniciou com a abertura da Amazônia brasileira para a economia de mercado nos anos 50 e 60 do século XX e, posteriormente, ocorreu a expulsão dos camponeses como primeira forma de supressão dos direitos humanos na região pelas grandes empresas, principalmente, no último período com a expansão do Corredor Ferro-Carajás

19h00 - David Junior de Souza Silva Racismo Ambiental e Desenvolvimento Palestra
Local: google mett: meet.google.com/psm-cxsb-zkd

Racismo Ambiental e DesenvolvimentoRacismo Ambiental e Desenvolvimento

19h00 - Ionara Nayana Gomes Passos, Joabe Lima Araujo Biotecnologia dos recursos naturais Palestra
Local: google mett: meet.google.com/psm-cxsb-zkd

Biotecnologia dos recursos naturais

21h30 - Edilma Fernandes da Silva ENCERRAMENTO Encerramento
Local: google mett: meet.google.com/psm-cxsb-zkd

ENCERAMENTO DO EVENTO

Organizador

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

O PET - Programa de Educação Tutorial de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú foi criado em 2010 pela Prof. Dra. Janyeid Karla Castro Sousa e atualmente está sob a tutoria da Prof. Dra. Ionara Nayana Gomes Passos. O grupo é composto por 12 bolsistas: seis (6) de Ciências Naturais e seis (6) de Ciências Humanas, além de três petianos não-bolsistas. Atualmente o grupo trabalha com a discussão ambiental sobre os recursos naturais existentes no município de Grajaú-MA, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Dentro do foco de trabalho do grupo, espera-se que não só os alunos participantes (de forma direta e indireta), mas também os moradores do município possam ser estimulados a ter uma visão crítica e uma consciência socioambiental sobre a importância desses recursos e a maneira que estes influenciam na qualidade de vida dos mesmos. Além do estímulo, a realização de estratégias que envolvam docentes, discentes e sociedade civil amplia o compromisso da Universidade, estimula o respeito à diferença, compartilha novos saberes e perspectivas eficazes na superação de problemas regionais e locais, de desigualdades sociais, e incentiva o desenvolvimento de uma consciência ambiental e uma ética cidadã.