V Seminário Corpo e Cultura (online) discute as relações do corpo e da cultura com a moda, arte, história e ativismos
O Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), promove, nos dias 15 e 16 de outubro de 2020, o V Seminário Corpo e Cultura. O evento será realizado remotamente e transmitido online pelo canal da TV UFRB, no Youtube. Uma intensa programação vai reunir 21 pesquisadoras e pesquisadores vinculados a diversas universidades do país para dialogar sobre investigações em torno das relações do corpo e da cultura com a moda, artefatos, história, ativismos, representatividade, entre outras discussões contemporâneas. “A programação reflete a diversidade de temáticas que as experimentações e vivências corporais suscitam em contextos diversos, especialmente na composição da aparência, e o objetivo é fomentar a troca e difusão de conhecimentos, ampliando o horizonte de discussão”, explica a professora Dra. Renata Pitombo Cidreira, da UFRB, coordenadora do grupo. Serão, no total, sete encontros, às 14h, 16h e 18h no dia 15 de outubro (quinta-feira), e às 13h, 14h, 16h e 18h no dia 16 de outubro (sexta-feira).
Entre os destaques, a mesa “Corpo, Moda e Arte” abre a programação no dia 15, às 14h, com as comunicações de Renata Pitombo Cidreira (UFRB), Beatriz Ferreira Pires (USP) e Angélica Adverse (UFMG) sobre configurações visuais e dimensões sensíveis do corpo e da moda. Além de outras mesas temáticas, no dia 16, às 13h, Clécia Junqueira (UFRB) e Hanna Rodrigues (UFRJ), prestarão uma homenagem a Baga de Bagaceira, dragperformer, ativista, jornalista e pesquisador do grupo, que faleceu aos 28 anos, em julho deste ano, vítima da COVID-19. Outro momento aguardado é a conferência de encerramento, no dia 16, às 18h, do professor e pesquisador, referência nos estudos da indústria cultural, modernidade e mundialização, Renato Ortiz (UNICAMP) sobre “O Universo do Luxo”, título do livro de sua autoria, lançado em 2019, no qual investigou a maneira como determinados bens simbólicos se afastam de suas raízes locais ou nacionais e tornam-se símbolos de status.
O evento também vai promover um debate sobre o corpo na perspectiva histórica e as representações de gênero na moda, com Mara Rúbia Sant’Anna (UDESC), Maria Cláudia Bonadio (UFJF) e mediação de Henrique Sena (UFRB), na mesa “Moda, Corpo e História”, no dia 15, às 16h. E logo após, às 18h, terá início a mesa Corpo, Cultura e Ativismos, com Ana Paula de Miranda (UFPE) e Carol Barreto (UFBA) que falarão sobre formas de atuação política na moda e consumo, com a mediação de Guilherme Fernandes (UFRB).
Já no dia 16 de outubro, após a homenagem às 13h, haverá as apresentações das investigações em andamento dos graduandos, mestrandos e doutorandos do grupo de pesquisa em duas mesas seguidas: Corpo, Cultura e Artefatos, às 14h, com Etevaldo Cruz (UFBA), Gina Reis (UFBA), Larissa Molina (UFBA), Matheus Ruffino (UFRB) e Andressa Borotti (USP), abrange as dinâmicas da arte com a cultura material e a joalheria, bem como com a mídia e a censura. Em seguida, às 16h, a mesa Corpo, Cultura e Representatividade, vai reunir Mayane Carvalho (UFBA), Fernanda Barbosa (UFRB), Bárbara Anunciação (UFRB) e Armando Azevedo (UFBA), para discutir estratégias de visibilidade às poéticas e estéticas negras e LGBTQIA+.
A quinta edição do Seminário Corpo e Cultura é uma realização do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (Cadastrado no CNPq), com apoio do Programa de Pós-graduação em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM) da UFRB e do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Aos ouvintes que desejarem certificação (gratuita), um link para inscrição será disponibilizado durante a transmissão do evento e aos que não puderem acompanhar todas as atividades do evento ao vivo, as gravações da transmissão ficarão disponíveis no canal.