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De 17 a 21 de agosto Todos os dias das 19h00 às 21h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

O Seminário de Formação de Professores do Programa Ensinar chega à sua quinta edição debatendo o "Novo Ensino Médio: desafios e incertezas".

O evento acadêmico acontece este ano de 17 a 21 de agosto, mantendo o formato on-line, com palestras, oficinas, mini-cursos e mesas-redondas com professores da Universidade Estadual do Maranhão e também convidados de outras instituições.

A programação, que será divulgada em breve, acontecerá em transmissões ao vivo no YouTube do Programa Ensinar (https://bit.ly/3z0JmIQ) e em salas de reunião virtual em plataformas como o Google Meets e o Microsoft Teams.

Palestrantes

  • Ma. Soraia Raquel Alves da Silva
  • Me. Willdson Robson Silva do Nascimento
  • Ma. Dulce Helena Teixeira dos Santos
  • Ma. Andréa Joana Sodré de Sousa Garcia
  • Dr. Emmanuel de Almeida Farias Júnior
  • Me. George Castro
  • Dr. Juarez Lopes de Carvalho Filho
  • Dra. Karina Biondi
  • Dr. Welberth Santos Ferrira
  • Dra. Angela Maria de Sousa Lima
  • Dra. Zuleika de Paula Bueno
  • Ma. Marjorie Evelyn Maranhão Silva
  • Dra. Taissa Caroline Silva Rodrigues
  • Ma. Márcia Fernanda Pereira Gonçalves
  • Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos
  • Dra. Raissa Gabrielle Vieira Cirino
  • Dra. Julia Constança Pereira Camêlo
  • Dra. Elizangela Fernandes Martins
  • Ma. Joyce Oliveira Pereira
  • Dra. Claudiene Diniz da SIlva
  • Esp. Karina Raylene dos Santos Ribeiro
  • Me. Carlos Eduardo Penha Everton
  • Me. Marcio Henrique Baima Gomes
  • Me. Jhon Lennon de Lima Silva
  • Me. Marcos Vinicius Ferreira Trindade
  • Me. Fabrício dos Santos Ferreira
  • Iasmin Maria Andrade da Silva
  • Ma. Lindalva dos Santos Correa
  • Ma. Maria de Fátima Santos Ferreira
  • Laryssa Gomes Pimenta
  • Samir de Barros Rebêlo
  • Me. Rafael de Farias Ferreira
  • Me. Adilson Luís Pereira Silva
  • Me. Agnaldo dos Santos Pereira
  • Me. Alan Jhones da Silva Santos
  • Me. Valderlândio de Araújo Pontes
  • Dra. Maria de Fatima Felix Rosar
  • Me. Carlindo Lisboa Alves
  • Dra. Waléria Soares
  • Dr. André Bogéa
  • Esp. Elke Rusana
  • Ma. Rayane de Jesus Santos Melo
  • Dr. Jackson Ronie Sá-Silva
  • Me. José Sergio Alves Nunes
  • Ma. Mayara da Silva Monteles
  • Ma. Deranilde Santana da Silva
  • Ma. Ofélia Ferreira da Silva
  • Dra. Ligia Tchaicka
  • Dra. Kátia Simone Teixeira da Silva de la Salles
  • Me. Hernando Henrique Batista Leite
  • Me. Marcos Eduardo dos Santos Miranda
  • Dr. Fabrício Silva Garcez
  • Dr. Carlos Erick Brito de Sousa
  • Me. Wagner Macedo Silva
  • Prof. Me. Dadson Luis Ferreira Leite

Programação

19h00 - Ma. Soraia Raquel Alves da Silva Desafios do Novo Ensino Médio Abertura
Desafios do Novo Ensino Médio

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

19h00 - Dr. Juarez Lopes de Carvalho Filho, Dra. Maria de Fatima Felix Rosar, Ma. Andréa Joana Sodré de Sousa Garcia Ciências Sociais e Humanas no Novo Ensino Médio: inovação ou sucateamento? Mesa-redonda

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

19h00 - Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos O impacto do novo ensino médio: implicações para o contexto escolar Mesa-redonda

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

19h00 - Dra. Raissa Gabrielle Vieira Cirino A reforma do novo ensino médio na prática: desafios no cotidiano escolar Mesa-redonda

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

19h00 - Dr. André Bogéa, Dra. Waléria Soares, Esp. Elke Rusana, Ma. Rayane de Jesus Santos Melo Formação de professores que ensinam matemática no Maranhão: uma história, vários desafios. Mesa-redonda

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR.

19h00 - Dr. Jackson Ronie Sá-Silva O ensino de Biologia, a BNCC e o Novo Ensino Médio Palestra

A discussão a ser apresentada na palestra promoverá uma problematização sobre os desafios do ensino de Biologia na Educação Básica diante das orientações curriculares da BNCC e do Novo Ensino Médio.

19h00 - Dra. Kátia Simone Teixeira da Silva de la Salles, Dra. Ligia Tchaicka, Ma. Deranilde Santana da Silva, Ma. Ofélia Ferreira da Silva Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto da Educação Maranhense Mesa-redonda

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

19h00 - Dr. Carlos Erick Brito de Sousa, Dr. Fabrício Silva Garcez, Me. Hernando Henrique Batista Leite, Me. Marcos Eduardo dos Santos Miranda Da curiosidade na infância ao desinteresse pelas aulas de ciências: onde estamos perdendo nossos alunos? Mesa-redonda

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

19h00 - Me. George Castro Compreendendo o Novo Ensino Médio - Desafios e possibilidades Palestra

A palestra apresentará a estrutura do Novo Ensino Médio (NEM) compreendendo a BNCC e os Itinerários Formativos. A partir dessa apresentação será feita a análise dos impactos do NEM nas seguintes dimensões: o livro didático, as avaliações externas, o planejamento docente e o Exame Nacional do Ensino Médio. O foco da apresentação e das análises será específico para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

19h00 - Dr. Welberth Santos Ferrira Aplicação de tecnologias educacionais no novo ensino médio Palestra

Nesta palestra abordaremos como aplicar as ferramentas educacionais adequadas ao novo ensino médio. Ademais, apresentar possiveís soluções para os problemas que os futuros docentes terão pela frente a cada aplicação.

19h00 - Dra. Zuleika de Paula Bueno Olhares socioantropológicos e práticas interdisciplinares na formação de professores/as Palestra

As ciências sociais não são alheias à cultura visual. A leitura de imagens como fonte de investigação sociológica e a produção de fotos, desenhos, vídeos e demais recursos imagéticos na formulação de conhecimentos sobre a realidade social são estratégias discutidas e mobilizadas já há algumas décadas no Brasil e há quem afirme, com razão, que as imagens estiveram presentes na história das ciências sociais desde seus primórdios. Tomadas por uma perspectiva sociológica, as imagens são representações, presentificações e representificações de relações e interações sociais. Nesse sentido, propomos como objetivo desta comunicação explorar afinidades entre alguns princípios da arte-educação e o ensino de sociologia, a fim de explorar o uso e a produção de imagens como metodologia de ensino nas ciências sociais.

19h00 - Dra. Elizangela Fernandes Martins A formação docente, a constituição da identidade e o uso de recursos em sala de aula: possibilidades e realidade Palestra
A formação docente, a constituição da identidade  e o uso de recursos em sala de aula: possibilidades e realidade

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

19h00 - Dra. Claudiene Diniz da SIlva Trazendo as redes sociais para a sala de aula: possibilidades de estudar a língua no Ensino Médio Palestra

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

19h00 - Me. Carlos Eduardo Penha Everton Entre estereótipos e esquecimentos: a problemática do ensino de História e a temática indígena no contexto do Novo Ensino Médio Palestra

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

19h00 - Me. Fabrício dos Santos Ferreira O ensino de Redação a partir das competências e habilidades exigidas pelo ENEM Palestra

A palestra visa orientar estudantes e professores acerca do ensino de redação a partir das competências e habilidades exigidas pelo ENEM.

08h00 - Me. Willdson Robson Silva do Nascimento Ensino de Ciências e Inclusão Escolar: práticas inclusivas em debate Minicurso

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

08h00 - Ma. Dulce Helena Teixeira dos Santos Aspectos básicos para a elaboração de uma Proposta no TCC Minicurso

Minicurso para abordar a proposta como trabalho de conclusão de curso

08h00 - Prof. Me. Dadson Luis Ferreira Leite Instrumentação para o ensino de Física Minicurso

Minicurso terá como principal objetivo demonstrar a importância e as implicações da Instrumentação para o Ensino de Física na formação dos futuros professores, de modo a desenvolver habilidades e consolidando atitudes e valores nos futuros professores, tais como elaboração, construção e criação de materiais didáticos experimentais, audiovisuais e bibliográficos de interesse ao ensino da Física, de forma dinâmica e descontraída.

08h00 - Dr. Emmanuel de Almeida Farias Júnior Etnografia: discussão crítica sobre a prática antropológica Minicurso

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

08h00 - Dra. Karina Biondi A escrita do projeto de monografia nas ciências sociais e humanas Minicurso

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

08h00 - Dra. Angela Maria de Sousa Lima Práticas interdisciplinares de ensino/pesquisa/extensão na parceria entre licenciaturas e Educação Básica Minicurso

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

08h00 - Ma. Marjorie Evelyn Maranhão Silva O Novo Ensino Médio e os desafios para a promoção de uma educação em direitos humanos no contexto maranhense Minicurso

A promoção de uma educação em direitos humanos é um dos deveres do Estado e um dos direitos sociais assegurados pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/1988), se lida em conjunto com a Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (diretrizes do Ministério da Educação - MEC) e com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, dentre outras normativas e planos. Ocorre que, apesar da previsão legal de tal modalidade de educação, muitos parecem ser os entraves para a promoção de uma verdadeira educação em direitos humanos, no contexto do Novo Ensino Médio, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pela maior fixidez dela em certos conteúdos e pela grande dispersão quanto a outros, conteúdos essenciais para a formação integral de alguém a ela submetido. Assim, ideais de justiça, dignidade, equidade, solidariedade, respeito, paz e outros corolários terminam ficando subjugados a um patamar secundário, o que, em vez de promover a emancipação dos estudantes, partindo de uma formação crítica e integral, serve apenas para encobrir e reiterar violências historicamente já vividas, especialmente considerando as vulnerabilidades etárias, de raça, de classe, de gênero e outras, que tomam especial relevo no Maranhão. Por esses motivos, propõe-se o minicurso aqui enunciado, cuja intenção será discutir os desafios para a implementação de uma educação em direitos humanos conforme as disposições legais, mas tomando por referência o Novo Ensino Médio.

08h00 - Dra. Taissa Caroline Silva Rodrigues Geotecnologias aplicadas a Educação básica Minicurso

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

08h00 - Ma. Márcia Fernanda Pereira Gonçalves Educação Ambiental: as contribuições geográficas para o processo formativo da escola sustentável articulada ao currículo e a gestão escolar Minicurso

Este minicurso tem como objetivo apresentar estratégias que articulam os fundamentos da Geografia e da Ecopedagogia para o desenvolvimento de ações sustentáveis no ambiente escolar, transformando-a num território sustentável. O curso será dividido em duas unidades, conforme organização abaixo:
UNIDADE I (Dia 20 turno matutino)
1.1 Introdução à Educação Ambiental;
1.2 Educação Ambiental na escola;
1.3 Educação Ambiental, Geografia e Ecopedagogia: contribuições e estratégias

UNIDADE II (Dia 20 turno vespertino)
2.1 O alinhamento do Projeto Político Pedagógico à Educação Ambiental;
2.2 A implantação de projetos para promoção da sustentabilidade;
2.3 Planejamento estratégico para organização da escola sustentável

08h00 - Me. José Sergio Alves Nunes O professor fabuloso Minicurso

O presente minicurso tem por objetivo apresentar algumas estratégias da pedagogia da aprendizagem significativa, como ferramenta facilitadora, fundamentado em modelos de aulas que são sucesso no mundo todo

08h00 - Dra. Julia Constança Pereira Camêlo Educação Patrimonial: uma metodologia para o professor de história Minicurso

O minicurso apresenta a Educação Patrimonial que é uma metodologia para se ensinar sobre patrimônio cultural e suas etapas, a forma como ela é aplicada e resultados de ações educativas que utilizaram a metodologia da Educação Patrimonial.

08h00 - Ma. Joyce Oliveira Pereira Afrodiáspora no Novo Ensino Médio: estratégias de ensino-aprendizagem na aplicação da lei 10.639/03 Minicurso

A redução da carga horária da disciplina de História no Novo Ensino Médio reafirmou a desvalorização das Humanidades e ratificou a abordagem eurocêntrica do nosso currículo escolar, o que afeta diretamente o público plural existente nos bancos escolares brasileiros. Nesse sentido, é necessário que os docentes através de seus saberes (TARDIF, 2002) desenvolvam práticas pedagógicas e recursos didáticos que afirmem a aplicação da lei 10.639/03, assim, este minicurso tem como objetivo instrumentalizar os cursistas na elaboração de materiais didáticos (podcast, cards explicativos e sequência didática) que possam a ser utilizados na aprendizagem histórica (SCHMIDT; MARTINS, 2016) a fim de construir/reafirmar identidades (HALL, 2009) afrodiaspóricas (GILROY, 2001) a partir de subprodutos da narrativa histórica e da História Temática como proposta curricular.

08h00 - Dra. Claudiene Diniz da SIlva O ensino de semântica da língua portuguesa no novo ensino médio Minicurso

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

08h00 - Esp. Karina Raylene dos Santos Ribeiro Propostas de como usar as metodologias do Ensino Híbrido nas aulas de História para Ensino Fundamental Maior Minicurso

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

08h00 - Me. Marcio Henrique Baima Gomes O ensino de História e as narrativas sobre o passado que circulam no espaço público digital Minicurso

Compreendendo o Ensino de História como "lugar de fronteira" (MONTEIRO; PENNA, 2011), bem como a sua interface com a História Pública (FERREIRA; HERMETO, 2021), a atividade proposta busca refletir sobre o ensino de História diante da diversidade de narrativas históricas que circulam no espaço público digital, e que chegam até a escola, trazendo novos desafios para o ensino da disciplina. Nesse sentido, há uma preocupação pertinente no que diz respeito ao uso e disseminação pública da História por agentes motivados em emplacar a sua narrativa sem a devida crítica e permanente reflexão, seja por parte dos profissionais da história (professores e pesquisadores treinados na academia) ou diletantes, pois como afirma Jurandir Malerba “[...] o interesse pelo passado, ou, ao menos, suas formas populares de apresentação, atualmente nos cercam por todos os lados. Hoje o passado significa `negócios´ e, não menos importante, `poder´” (MALERBA, 2014, p. 36).

08h00 - Me. Jhon Lennon de Lima Silva O Lugar do Patrimônio Cultural no Ensino de História: Novos Temas, Novas Abordagens e Diferentes Práticas na Educação Básica Minicurso

Este minicurso discuti as relações entre patrimônio cultural, ensino de história e práticas de educação patrimonial no âmbito da educação básica. Considerando as abordagens de educação patrimonial propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo novo ensino médio, este minicurso pretende problematizar o lugar do patrimônio cultural no ensino de história, bem como discutir práticas educativas e culturais que, à luz de novas abordagens e novos temas relacionados aos patrimônios culturais; possam contribuir na formação cultural, política e social dos discentes. A proposição está dividida em três momentos: o primeiro diz respeito as concepções teórico-metodológicas do patrimônio cultural os novos temas, os novos objetos e os novos desafios; o segundo aborda os apontamentos relacionados ao patrimônio cultural na perspectiva da BNCC e do novo ensino médio pensando o currículo, os livros didáticos e o papel do professor frente ao ensino de história nesse contexto; e o terceiro momento permiti o compartilhamento de práticas de educação patrimonial, formas de pensar e agir diante dos patrimônios e dos sujeitos que vivenciam bens e experiências culturais diversas. A relevância desse minicurso incide na possibilidade de repensar e problematizar a questão do patrimônio cultural no ensino de história diante de (re)formulações de propostas educacionais que perpassam o chão da escola; além de ressignificar práticas educativas e construir uma educação dos sentidos.

08h00 - Me. Marcos Vinicius Ferreira Trindade História e Literatura na Educação Básica Minicurso

O presente minicurso tem como objetivo a análise das possibilidades teórico-metodológicas existentes na relação entre história e literatura, sobretudo no uso da literatura como objeto e/ou fonte por professores de história da Educação Básica. Desse modo, partimos da premissa que o texto literário utilizado nas aulas de história permite a construção do estudo acerca da experiência do homem no tempo, de modo que o texto, seu contexto social e a produção historiográfica desdobrem-se nas representações de experiências sociais, ante uma perspectiva difusora de reflexões para o fortalecimento da criticidade do processo de ensino-aprendizagem. Percebendo esta possibilidade interpretativa que o texto literário oferece, notamos que as diferentes linguagens e fontes devem estar associadas a uma metodologia de ensino que tome por base a problematização do conhecimento histórico, que oriente o aluno para além da compreensão estética do texto, como também para a função social que a literatura desempenha ao proporcionar uma leitura de mundo, uma reflexão sobre a relação presente-passado que contribui com a perspectiva de tornar o ensino de história um instrumento de formação cidadã. Apoiados em autores como AZEVEDO; LIMA (2011); BITTENCOURT (1997); BOSI (2002); CANDIDO (2011); CHARTIER (1990) e PESAVENTO (2003), oportunizamos a compreensão do fazer historiográfico a partir do texto literário, visto que a história não é só a memória de acontecimentos passados, mas também resultado de interpretações metodologicamente orientadas das experiências sociais, sempre embasadas em evidências.

Palavras-chave. Ensino de história. História e Literatura. Representação.

08h00 - Me. Fabrício dos Santos Ferreira O ensino de Redação a partir das competências e habilidades do ENEM Minicurso

O minicurso visa orientar estudantes e professores acerca do ensino de redação a partir das competências e habilidades exigidas pelo ENEM, bem como debater estratégias de ensino-aprendizagem para aulas de Redação na Educação Básica.

08h00 - Iasmin Maria Andrade da Silva O uso da literatura como fonte histórica: as questões de gênero na sala de aula. Minicurso

O presente minicurso visa discutir o uso da literatura como fonte nas aulas de História em uma perspectiva multidisciplinar. As discussões irão girar em torno das mudanças ocorridas no Ensino Médio, logo, busca-se incorporar debates acerca das novas legislações. Através da análise das obras Uma mulher vestida de Sol de Ariano Suassuna e Sem lei nem rei de Maximiano Campos, busca-se dialogar com as temáticas de relações de gênero e identidade a partir do diálogo multidisciplinar. O público alvo deste minicurso consiste em professores de História do Ensino Médio.

08h00 - Ma. Maria de Fátima Santos Ferreira O Papel Social da Mulher na Renascença sob a Ótica de Shakespeare Minicurso

Para não fugir ao tema do evento, iniciaremos falando do ensino de literatura segundo a BNCC e depois trataremos do papel da mulher na Renascença através das obras de Shakespeare.

08h00 - Ma. Lindalva dos Santos Correa Libras Minicurso

A elaboração da proposta do Minicurso de Libras, respalda-se pela finalidade em promover uma ação inclusiva de apoio e orientações para quem conhece ou não, o uso da Língua de Sinais tanto no âmbito social quanto educacional, oportunizando ainda, aprofundar a reflexão sobre educação especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, compreender os princípios da inclusão e abordagens levando em conta os novos paradigmas e a legislação vigente (10.436/2002). Sua projeção busca contemplar participantes do Curso de História e de outras licenciaturas.

08h00 - Laryssa Gomes Pimenta, Samir de Barros Rebêlo No percurso do ensino: diferentes metodologias da pesquisa histórica em sala de aula Minicurso

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

08h00 - Me. Rafael de Farias Ferreira A Educação Infantil e as bases da Pedagogia Histórico Crítica Minicurso

V SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR

08h00 - Me. Agnaldo dos Santos Pereira Geometria Plana com o Geogebra Minicurso

Geometria Plana com o Geogebra será apresentado aos discente um software livre para desenvolver conteúdos geométricos.

08h00 - Me. Adilson Luís Pereira Silva Análise de Livros Didáticos de Química: uma análise histórico-conceitual Minicurso

Nesse minicurso iremos trabalhar aspectos teóricos da avaliação realizada pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD, bem como trabalharemos aspectos práticos relacionados à análise histórica e conceitual, de alguns casos selecionados, dos Livros Didáticos de Química (LDQ) aprovados pelo PNLD.

08h00 - Me. Alan Jhones da Silva Santos Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Química Minicurso

Apresentar algumas plataformas, aplicativos, simuladores e outros recursos de tecnologia digital para uso em sala de aula.

08h00 - Me. Valderlândio de Araújo Pontes Materiais concretos como estratégia para o ensino-aprendizagem da Matemática na educação básica Minicurso

Faremos uma pequena abordagem sobre a importância do laboratório de matemática na formação do professor e citaremos contribuições de alguns teóricos sobre o uso de materiais concretos no ensino-aprendizagem da matemática. Após esse primeiro momento, iremos trabalhar com vários materiais concretos, mostrando a sua importância para facilitar: a construção de conceitos matemáticos, a absorção de conteúdos e proporcionar uma ressignificação da matemática, abordando-a de forma lúdica, divertida e criativa.

08h00 - Me. Carlindo Lisboa Alves O uso do geogebra na aulas de desenho geométrico Minicurso

GeoGebra é um software matemático que junta geometria, álgebra e cálculo. O software permiti a visualização e manipulação de figuras geométricas. O programa temo como objetivo, determinar a importância do uso da informática na educação facilitando a aprendizagem por meio de novo recurso.

08h00 - Ma. Mayara da Silva Monteles Educação Ambiental e Cidadania Minicurso

Educação ambiental possível, aplicada no dia a dia, pra gerenciar e melhorar as relações entre a sociedade e o ambiente com foco também na análise de saúde e ambiente.

08h00 - Me. Wagner Macedo Silva Elaboração de Projetos Científicos no Ensino Médio Minicurso

O Curso discutirá as oportunidades e metodologias para despertar o interesse pela pesquisa científica através da condução de projetos na sala de aula.

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