Links para às transmissões no YouTube dos painéis e conferências:
https://linkr.bio/4qw6kj
A cada dois anos o Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina da UFPE, criado em 2007, realiza um Seminário Internacional para reflexão coletiva de questões emergentes que demandam aprofundamento do conhecimento dentro dos espaços universitários e em conjunto com os movimentos sociais.
Em 2013 realizamos o I Seminário Internacional com o tema Pensamento Pedagógico Latino-americano, onde foram debatidas pedagogias e experiências latino-americanas, tendo em conta pensadores latino-americanos/as como referência teóricas, iniciando assim o primeiro ciclo bienal das discussões internacionais do Observatório.
No ano de 2015 realizamos o II Seminário Internacional com o tema Educação, Gênero e Sexualidades na América Latina, onde debatemos questões como as relações de gênero, sexualidades, sexismo, machismo e misoginia, diversidade sexual e LGBTfobia, relações étnico-raciais, e as diversas formas de racismo e de intolerância religiosa, como questões recorrentes dentro da escola.
Em 2017 realizamos o III Seminário Internacional com o tema Educação, Movimentos Sociais e Direitos Humanos: Epistemologias Subversivas, onde nos propomos a debater conhecimentos e experiências produzidas no âmbito das experiências de luta dos movimentos sociais e dos direitos humanos, sem prescindir das experiências inovadoras que estão acontecendo dentro das instituições escolares.
Em 2019 realizamos o IV Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina, com o tema Superar Violências, Construir Alternativas, Escrever um Novo Mundo, no contexto da luta em favor da pesquisa e da universidade pública brasileira e diante a uma série de ataques direcionados aos inúmeros direitos sociais conquistados. Esta edição foi realizada em parceria com o Grupo Curupiras.
Agora em dezembro de 2021 realizaremos o V Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina, com o tema QUE TEMPOS SÃO ESSES? Diversidade, (Re)existências e (Re)invenções Pedagógicas na universidade, na escola e nos movimentos sociais.
Este tema pretende fazer um debate internacional nesse momento de luta e perplexidade mundial, no qual estamos há quase dois anos atravessando um contexto de uma pandemia que mata milhões de pessoas em todo o mundo, com repercussões em vários seguimentos sociais. Nesse Seminário, procuraremos debater os desdobramentos na educação e as diversas maneiras de (des)enfrentamentos no Brasil, Portugal e no continente africano.
Para tanto contamos com a adesão de pesquisadores de renomes nacionais e internacionais para fortalecer a qualidade e a importância do debate nesse evento, que acontecerá na modalidade virtual, mas sem prescindir do diálogo, da cooperação e do sentimento de solidariedade entre os países, por tantas vidas perdidas.
O público desse Seminário são estudantes de graduação e pós-graduação, ativistas de movimentos sociais e direitos humanos, coletivos diversos, lideranças comunitárias, professores/as da educação básica, do ensino superior e da pós-graduação, além de outros profissionais e público em geral interessados neste tema.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
9 de dezembro de 2021 | ||
9h | Mesa de Abertura |
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10 h | Painel - O celular virou sala de aula e a merenda escolar virou o que? A pandemia e a escola pública. |
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15 h | Painel - Transformar o mundo é criar novas Existências: a educação nos movimentos sociais |
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17h:30min | Painel - (Re)existências e lutas da juventude negra e periférica no Brasil: não é só a pandemia que mata. |
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10 de dezembro de 2021 | ||
10 h | Painel - (Re)existência e (Re)invenções das universidades em tempos de |
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15 h
| Conferência - A vida não é útil |
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17h30min | Conferência - Diversidade e (Re)existência |
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ATENÇÃO
1. O V SIOMSAL ocorrerá em formato exclusivamente on-line;
2. Os inscritos que participarem de todas as conferências e mesas redondas receberão certificado de participação 20h de carga-horária;
3. Haverá controle de frequência on-line, durante a realização das conferências e mesas, para posterior emissão de certificado.
SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS
DEVIDO AO CONTEXTO DA PANDEMIA NÃO HAVERÁ A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS. ENTRETANTO O V SIOMSAL RECEBERÁ RESUMOS EXPANDIDOS SUBMETIDOS DENTRO DAS TEMÁTICAS DOS GTS, QUE SERÃO PUBLICADOS NOS ANAIS DO EVENTO COM NÚMERO DE ISSN.
A SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS ESTÁ CONDICIONADA À INSCRIÇÃO NO V SIOMSAL. DESSE MODO, NO ATO DE ENVIO DO RESUMO PARA O E-MAIL CORRESPONDENTE AO GT ESCOLHIDO, INDICAR O Nº DE INSCRIÇÃO NO ASSUNTO/TÍTULO DO E-MAIL.
A SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS OCORRERÁ NO PERÍODO DE 10 DE NOVEMBRO A 05 DE DEZEMBRO DE 2021, ATÉ À 23:59. NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO DE PRAZOS.
PODERÃO SER SUBMETIDOS ATÉ 02 (DOIS) RESUMOS EXPANDIDOS NA CONDIÇÃO DE 1ª AUTORIA E NA CONDIÇÃO DE COAUTORIA, ATÉ 5 (CINCO) RESUMOS.
O TEMPLATE DO RESUMO PODE SER ACESSADO ATRAVÉS DO LINK:
https://docs.google.com/document/d/1cIWFP1voLQTU8x4uZbcfcduhqcSErDtJ/edit?usp=sharing&ouid=101588330278383045290&rtpof=true&sd=true
GTS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
GT 1 – EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Coordenação: Doutorando Filipe Antônio e Mestranda Jessica Priscila
O GT busca refletir sobre as formas de reconhecimento e das lutas dos movimentos sociais e de seus lugares/espaços educativos não-escolares, que buscam a construção de direitos, cidadanias, identidades, emancipações, ações coletivas e práticas educativas, sendo importante ter em conta o contexto da pandemia.
Os Resumos Expandidos desse GT devem ser enviados para o e-mail: vsiomsal.gt01@gmail.com
GT 2 - EDUCAÇÃO, GÊNERO, SEXUALIDADES E FEMINISMOS
Coordenação: Doutorando Sérgio Rêgo e Mestra Paloma Almeida
O GT se propõe em discutir com os cânones do saber-poder e promover um conhecimento dissidente, articulados em conceitos como: diversidade sexual; gêneros dissidentes; novas configurações de família; educação não androcêntrica; desconstrução de identidades, e pedagogias e práticas educativas feministas, sendo importante ter em conta o contexto da pandemia.
Os Resumos Expandidos desse GT devem ser enviados para o e-mail: vsiomsal.gt02@gmail.com
GT 3 – EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Coordenação: Mestre Márcio Rubens e Mestrando Rubem Viana
O GT busca problematizar experiências que tragam consigo os conceitos de: diversidade cultural, políticas curriculares, processos educativos e práticas pedagógicas produtoras e reprodutoras de desigualdades e de processos de classificações sociais e étnico-raciais, sem prescindir questões do racismo e das pedagogias antirracistas no âmbito escolar, sendo importante ter em conta o contexto da pandemia.
Os Resumos Expandidos desse GT devem ser enviados para o e-mail: vsiomsal.gt03@gmail.com
GT 4 – EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES
Coordenação: Doutorando Otávio Rubino e Mestranda Cinthia Genelice
O GT pretende refletir sobre os processos de educação popular nas políticas sociais e nos movimentos sociais e grupos populares com experiências de partilha de saberes e fortalecimentos mútuos, na perspectiva do diálogo e das mobilizações populares. Incidindo ainda na articulação entre o universo acadêmico, movimentos sociais e Organizações Não-Governamentais - ONGs que atuam com a temática da educação popular, sendo importante ter em conta o contexto da pandemia.
Os Resumos Expandidos desse GT devem ser enviados para o e-mail: vsiomsal.gt04@gmail.com
GT 5 – EDUCAÇÃO DO CAMPO, INDÍGENA E QUILOMBOLA
Coordenação: Doutoranda Elba Ravane e Mestranda Fábia Roseana
O GT acolhe pesquisas e estudos no contexto da educação do campo, abordando conceitos e epistemologias mediante as diversas culturas, linguagens e práticas pedagógicas contextualizadas, destacando a formação de saberes e trabalhos docentes, práticas educativas contextualizadas, incluindo relatos de experiência e políticas públicas de educação do campo, sendo importante ter em conta o contexto da pandemia.
Os Resumos Expandidos desse GT devem ser enviados para o e-mail: vsiomsal.gt05@gmail.com
GT 6 – EDUCAÇÃO ESCOLAR E ESCOLA PÚBLICA
Coordenação: Doutorando Marciano Silva e Doutorando Diêgo Santana
O GT se propõe a estudar os fenômenos educativos da escola, por meio de estudos como: currículo, teorias e práticas de ensino e aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, didática, avaliação educacional, os níveis da educação básica, por meio de fundamentos teóricos e metodologias das ciências humanas na educação escolar, sendo importante ter em conta o contexto da pandemia.
Os Resumos Expandidos desse GT devem ser enviados para o e-mail: vsiomsal.gt06@gmail.com
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS
Formatação
O resumo expandido, deverá ressaltar: o objetivo, o aporte teórico, a metodologia, os resultados e as considerações finais.
O tamanho do Resumo Expandido é de 4 (quatro) a 6 (seis) páginas, incluindo as referências bibliográficas. O texto não poderá ter anexos.
A digitação e a formatação do texto deverão seguir as orientações abaixo:
> Formato do arquivo: Word.
> Tamanho: A4.
> Margens superior e inferior: 3,0 cm.
> Margens direita e esquerda: 2,5 cm.
> Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.
> Espaçamento entre parágrafos: 1 linha.
> Alinhamento: justificado.
> Fonte: Times New Roman
> Tamanho das fontes: 12 para todo o texto
> Citações: o tamanho da fonte é 10 com recuo de 4 pts e espaço simples.
> Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado, tamanho 12.
> Identificação do(s) autor(es): pular uma linha abaixo do título, à margem direita, com espaço simples, tamanho 12.
> Autores(as): nome e sobrenome completos, com apenas a primeira letra maiúscula (se houver mais de um autor, estes devem entrar um abaixo do outro, e máximo 4 autores). Para cada autor(a), indicar uma nota de rodapé, contendo a titulação, a instituição, o e-mail, e outras informações relevantes, não podendo exceder duas linhas.
> Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) deverão vir ao longo do texto, com a indicação da fonte ou da autoria.
Referências
As referências deverão vir com dois espaços abaixo do final do texto, em corpo 12, em ordem alfabética, alinhadas à esquerda e sem numeração. A indicação do nome da obra deverá ser grafada em negrito (e não sublinhada ou em itálico), contendo exclusivamente as obras citadas no texto.
Observações Gerais
a) Os Resumos que não atenderem às normas de formatação, aqui definidas, serão automaticamente eliminados.
b) O Resumo Expandido aceito para publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores. A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es) e devem acontecer antes do envio do Resumo Expandido.
c) Os trabalhos que não foram submetidos na folha padrão (template) serão automaticamente eliminados.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Allene Lage
Cinthia Genelice dos Santos
Elba Ravane Alves Amorim
Fabia Roseana Souza Oliveira da Silva
Filipe Antonio Ferreira da Silva
Jessica Priscila Garcia de Souza
Marciano Antonio da Silva
Márcio Rubens de Oliveira
Paloma Raquel de Almeida
Otávio Chaves dos Santos Prema
Rubem Viana de Carvalho
Sérgio Antônio Silva Rêgo