Minicurso: Criação de gráficos e imagens para artigos científicos
Gráficos e figuras elegantes contribuem para uma boa percepção e visualização dos dados, o que ajuda a compreender a mensagem dos nossos artigos científicos. Além disso, tornam o artigo mais atraente e convidativo para a leitura. Neste curso, iremos explorar possibilidades de visualização com exemplos e aprenderemos como apresentar informações de forma simples, porém clara e eficiente.
O que será abordado:
1ª Parte - Gráficos:
- Fundamentos de visualização de dados: a importância de evidenciar os dados na comunidade científica;
- Tipos de gráficos e quando utilizá-los;
- Princípios básicos para elaborar gráficos no GraphPad Prism e no pacote ggplot do R. E, se tivermos tempo, no RAWGraphs;
- Escolhas de cores adequadas.
2ª Parte - Imagens e Esquemas:
- Importância da comunicação visual associada a uma boa redação;
- Benefícios de usar imagens e esquemas claros e informativos;
- Simplificar conceitos complexos por meio de representações visuais;
- Considerações éticas e legais;
- Estudos de caso e exemplos práticos (análise de artigos científicos com imagens bem-sucedidas e malsucedidas).
Palestrante: Me. Carlos Filipe Camilo Cotrim. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás e mestrado em Recursos Naturais do Cerrado pela mesma instituição. Atualmente, é doutorando no programa de pós-graduação em Recursos Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência em ecotoxicologia, genética e bioquímica, atuando principalmente em ecotoxicologia, ciências ambientais, biomonitoramento, avaliação do impacto de agrotóxicos e avaliação de múltiplos biomarcadores em bioensaios.
Palestrante: Dr. Philip Teles Soares. Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Recursos Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Doutor em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Trabalha com macroecologia de espécies, em especial de anfíbios, investigando as principais ameaças e seus impactos para a biodiversidade e atualmente atua como pesquisador no grupo de trabalho em Ecologia Aquática – INCT EECBIO/UFG.