Mesa redonda: Ciência brasileira: cenário atual e perspectivas para o futuro
Moderador: Dr. João Carlos Nabout. É titulado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás, com mestrado em Ecologia e Evolução e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é professor da Universidade Estadual de Goiás, nos cursos de graduação em ciências biológicas e pós-graduação em Recursos Naturais do Cerrado e Engenharia Agrícola. Atua também como colaborador no PPG em Ecologia e Evolução na UFG.
Palestrantes:
- Dr. Hélida Ferreira da Cunha. Possui doutorado em Ciências Ambientais (2006), mestrado em Biologia (área de concentração em Ecologia/ 2000) e graduação (Bacharelado e Licenciatura/ 1993) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é docente de ensino superior em Regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual de Goiás. Atua como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Recursos Naturais do Cerrado e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Avaliadora ad hoc do INEP-MEC. Líder de grupo de pesquisa no CNPq. Tem experiência na área de Ecologia (Isoptera, Cerrado, macroinvertebrados terrestres) e Ensino de Ciências.
- Dr. José Alexandre Felizola Diniz Filho. Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Desde 1994 é professor da Universidade Federal de Goiás (professor titular desde 1996) e entre 2014 e 2016 foi Pró-Reitor de Pós-Graduação desta universidade. Foi membro de diversos comitês da CAPES e coordenador adjunto da área de Ecologia & Meio Ambiente entre 2009 e 2011. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e desde 2005 é membro da Linnean Society, London (FLS). Em 2014 passou a ser membro da Academia Brasileira de Ciências e em 2018 recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, da Presidência da República. Tem experiência nas áreas de Macroecologia, Genética e Ecologia Geográfica e Métodos Filogenéticos Comparativos. Foi editor associado de vários periódicos, incluindo um dos editores principais do periódico "Global Ecology & Biogeography" (Blackwell Inc.) e editor-chefe da "Natureza & Conservação", da ABECO, entre 2010 e 2012. É atualmente membro do corpo editorial da "Ecography", "Plant Ecology and Diversity" e "Perspectives in Ecology and Environment".
- Dr. Laerte Guimarães Ferreira Júnior. Graduado em Geologia pela Universidade de Brasília (1990), especialista em sensoriamento remoto pela UNESP / Rio Claro, mestre em Geologia Econômica pela Universidade de Brasília , doutor em Ciência do Solo / Sensoriamento Remoto pela University of Arizona. Em 2011, durante período sabático, foi cientista visitante junto ao Center for Space Research / University of Texas at Austin. É professor titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde participa, na condição de membro permanente, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (CAPES nota 5) e do Programa Multidisciplinar em Ciências Ambientais (CAPES nota 6). Entre 1994 e 2017, criou e coordenou o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás, uma das principais referências no país quanto ao processamento, análise e distribuição de dados satelitários de resolução espacial moderada aplicados ao monitoramento biofísico-ambiental e governança territorial. Integrou o Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (2009 - 2012), o Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (2012 e 2015), o Grupo Assessor Especial (GAE) da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES (2016 - 2018), o Comitê Assessor de Geociências do CNPq (2018 - 2021) e o Comitê de Coordenação Institucional do projeto "Desenvolvimento de sistemas de prevenção de incêndios florestais e monitoramento da cobertura vegetal no cerrado brasileiro" (FIP Cerrado / MCTIC / BIRD - 2016 - 2021). Atualmente integra o Comitê de Coordenação da iniciativa MapBiomas e o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (CONSUP / FAPEG). Entre janeiro de 2018 e dezembro de 2021 serviu como Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás. Desde março/2023 está à frente da Diretoria de Programas e Bolsas da CAPES. Bolsista de produtividade em Pesquisa 1C do CNPq.