Sobre
Considera-se a Universidade como um tripé constituído por Ensino, Pesquisa e Extensão, PET – Químico/UFCG dentro de suas atribuições vem a público divulgar o V Workshop do PET – Química que tem como tema: O Processo de Ensino - Aprendizagem e o Novo Normal. O evento acontecerá entre os dias 17 de novembro a 03 de dezembro por meio de uma programação recheada de temáticas bastante pertinentes e deverá romper as fronteiras locais, pois também contará com a participação de professores, pesquisadores e profissionais da educação básica de instituições de ensino (UFCG, UFCA, UFPB, URCA, UNIVASF) entre outras instituições não só da Paraíba como de outros estados. Nesse ano o evento terá um novo formato na tentativa de adapta-se a nova realidade pandêmica, sendo realizado de forma on-line. O evento terá como objetivo discutir esse novo momento ocasionado pela pandemia da Covid – 19 e seu reflexo nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, para isso, torna-se igualmente importante a participação de todos para que juntos possamos realizar um evento grandioso, além de debates sobre temáticas necessárias para a transformação social no âmbito da educação, que visem a melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão não somente dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação como também a comunidade além das fronteiras acadêmicas.
Destacamos que o evento dar-se-á em linguagem simples e acessível visto que é aberto à comunidade em geral.
Local do evento
Evento online
Link: https://www.youtube.com/channel/UCgWMJ9MCpqhqf_VHMn1ya6w
Palestrantes
-
Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas - UFCG
Doutora e Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Licenciada em Química pela mesma Universidade. Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste. É Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
-
Michelle Gomes Santos - UFCG
Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) também pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande.
-
Ronaldo Teixeira Sousa - UFCA
Licenciado em Química pela Universidade Regional do Cariri - URCA, e professor voluntário do EDIFICAR/UFCA.
-
José Hiago Feitosa de Matos - URCA
Enfermeiro pela URCA (2019), mestrando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE-URCA), pós- graduando em Urgência e Emergência pela URCA. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular e Cerebrovascular (GPESCC) - URCA. Professor colaborador da Liga Multidisciplinar de Trauma do Cariri (LIMTRAC)-URCA.
-
Cláudio Gomes da Silva Júnior - UFCG
Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande - PPGCS/UFCG, Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Sergipe - PPGA/UFS, Cientista Social bacharel e licenciado pela Universidade Federal de Alagoas - ICS/UFAL. Atualmente é professor substituto na Unidade Acadêmica de Enfermagem do Centro de Educação e Saúde e Tutor no Programa de Extensão PET Saúde e Interprofissionalidade no Semiárido Brasileiro, na Universidade Federal de Campina Grande.
-
Anderson Matias Cardozo - UFCG
Cientista Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente DOUTORANDO, desenvolvendo pesquisas na área de SOCIOLOGIA DO TRABALHO, e em particular TRABALHO E GÊNERO. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas TDEPP (Trabalho Desenvolvimento e Políticas Públicas - Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais da UFCG.
-
Diogenes Linard Aquino Freitas - IFPE
Engenheiro Mecânico (UFPB). Mestre em Engenharia Mecânica (Energias Renováveis - UFPB) e Professor do IFPE Caruaru (Engenharia Mecânica e Técnico em Mecatrônica)
-
Bruno Vinícius de Menezes Barros - FAPCE
Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2015), especialista em Perícia Criminal e Ciências Forenses pela Universidade Regional do Cariri (2019), Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é docente da Faculdade Paraíso do Ceará - FAPCE.
-
Kiara Tatianny Santos da Costa - UFCG
Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP. Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão educacional pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.
-
Nayara Tatianna Santos da Costa - UFCG
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Pós-graduação em Inclusão Escolar: necessidades educativas especiais pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
-
Edson Otoniel da Silva - UFCA
Físico Licenciado em pela UEPB. Mestre em Física Teórica e Computacional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Doutor em Física Nuclear pelo ITA. Pós-Doutor pelo ITA. Atualmente Professor do Magistério Superior (classe Adjunto - A) pró reitor Adjunto na UFCA.
-
Rodrigo Lacerda Carvalho - UFCA
Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC, mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Especialização em Educação Matemática. Graduado em Licencatura Plena em Matemática pela UECE-Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC. Professor da Universidade Federal do Cariri - UFCA, atualmente diretor do Instituto de Formação de Educadores da UFCA.
-
Thiago Pereira da Silva - UNIVASF
Possui graduação em licenciatura em Química pela UEPB, pós graduação em educação ambiental pela FIP, pós graduação em metodologia do ensino de Química pela UNINTER, mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN. Atuou como Professor Substituto na Área de Ensino de Química da UEPB e como professor substituto da UFCG. Atualmente é professor efetivo Assistente A da UNIVASF.
-
Marcela de Melo Cordeiro Eulálio - UFCG
Graduada em Letras (Línguas vernáculas) e mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET de Letras). Atuou como professora substituta de Língua Portuguesa na UFCG por dois anos.
-
Clara Regina Rodrigues de Souza - UFPB
Doutoranda em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba. Revisora e corretora de textos. Parecerista de revistas científicas Qualis. Professora de Língua Portuguesa (Língua(gem), Produção Textual; Análise Linguística/ Gramática). Professora substituta do Departamento de Letras e Artes, da Universidade Estadual da Paraíba (2014; 2016 - 2019). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, da Universidade Federal de Campina Grande (2014). Especialista nos "Princípios Organizacionais da Língua e Funcionamento Textual Discursivo", pela UEPB (2011). Licenciada em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa) pela UFCG (2010; 2015). Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Letras, no período 2007/2010 - (PET - Letras) (CAPES) (MEC/Sesu).
-
Maria de Fátima dos Santos - FAVENI
Graduada em Psicologia - UnP, graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental - FAVENI. Atuando atualmente em Revitalis - Clínica Integrada em Caico/RN e Clínica Santa Maria em Jardim de Piranhas/RN.
-
Juliana Fernanda Vieira Souza - UEPB
Letras - Língua Portuguesa na Universidade Estadual da Paraíba. Intercâmbio na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Coimbra em Portugal. Atuando no Colégio Normal Francisca Mendes em Catolé do Rocha /PB e no Centro Educacional em Brejo do Cruz/PB.
Programação
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
17/11 | ||
19h00 https://www.youtube.com/channel/UCgWMJ9MCpqhqf_VHMn1ya6w |
A tríade universitária em momento de pandemia: Abordagens e desafios
Mesa-redonda Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos, Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas, Michelle Gomes Santos, Ronaldo Teixeira Sousa |
Moderadores Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos, Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas, Michelle Gomes Santos e Ronaldo Teixeira sousa. Cláudia Patrícia é possui graduação em Química pela UFRN, mestrado em Química pela UFRN e doutorado em Química pela Universidade do Porto. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Campina Grande e tutora do programa de Educação Tutorial (PET Química). Ladjane Pereira é doutora e mestre em Ensino das Ciências pela UFRPE. Licenciada em Química pela mesma Universidade. Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste. Atualmente é professora da UFCG e coordenadora da residência pedagógica. Michelle Gomes é possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UFRPE, mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) também pela UFPB. Atualmente é professora Associada da UFCG. Ronaldo Teixeira é licenciado em Química pela Universidade Regional do Cariri - URCA e professor voluntário do EDIFICAR/UFCA.
|
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
18/11 | ||
19h00 https://www.youtube.com/channel/UCgWMJ9MCpqhqf_VHMn1ya6w |
Simulação Clínica como Estratégia de ensino em tempos de pandemia
Palestra ![]() |
Palestrante José Hiago Feitosa de Matos ele que é enfermeiro pela URCA, mestrando em Enfermagem (PMAE-URCA), pós- graduando em Urgência e Emergência pela Universidade Regional do Cariri. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular e Cerebrovascular (GPESCC) - URCA. Professor colaborador da Liga Multidisciplinar de Trauma do Cariri (LIMTRAC)-URCA. |
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
19/11 | ||
19h00 https://www.youtube.com/channel/UCgWMJ9MCpqhqf_VHMn1ya6w |
Os desafios da prática docente em diferentes contextos
Palestra Anderson Matias Cardozo, Cláudio Gomes da Silva Júnior |
Palestrantes Cláudio Gomes da Silva Júnior e Anderson Matias Cardozo. Cláudio Gomes é doutorando em Ciências Sociais pela PPGCS/UFCG, Mestre em Antropologia pela PPGA/UFS, Cientista Social bacharel e licenciado pela ICS/UFAL. Atuamente é professor substituto da UFCG/CES. Anderson Matia é Cientista Social pela UFPE, mestre em Relaçoes Internacionais pela UEPB e atualmente é doutorando em Ciências Sociais pela UFCG. |
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
25/11 | ||
19h00 https://www.youtube.com/channel/UCgWMJ9MCpqhqf_VHMn1ya6w |
Ser professor em tempos de pandemia
Palestra Kiara Tatianny Santos da Costa, Nayara Tatianna Santos da Costa |
Palestrantes Kiara Tatianny Santos da Costa e Nayara Tatianna Santos da Costa. Kiara Tatianny é graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão educacional pela UEPB, especialista em Psicopedagogia pela FIP, mestre em Educação pela UFPB, doutora em Educação pela UFPE. Atualmente é Professora Adjunta da UFCG. Nayara Tatianna é graduada em pedagogia pela UEPB e pós-graduação em Inclusão Escolar: necessidades educativas especiais pela FIP, mestre e doutora em Educação pela UFPB. Atualmente é Professora Adjunta da UFCG. |
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
26/11 | ||
19h00 https://www.youtube.com/channel/UCgWMJ9MCpqhqf_VHMn1ya6w |
Ensino remoto emergencial: Contribuições das tecnologias digitais na aprendizagem dendicasa
Palestra Edson Otoniel da Silva, Rodrigo Lacerda Carvalho |
Palestrantes Edson Otoniel da Silva e Rodrigo Larceda Carvalho. Edson Otoniel é licenciado em física pela UEPB, mestre em física teórica e computacional pela Universidade Cruzeiro do Sul, doutor em física nuclear pelo ITA, pós-doutor pelo ITA. Atualmente é professor Adjunto - A e pró reitor de graduação na UFCA. Rodrigo Larceda é graduado em Licencatura Plena em Matemática pela UECE, especialização em Educação Matemática, mestre em Educação pela UECE, doutor em Educação Brasileira pela UFC. Atualmente é professor e diretor do Instituto de Formação de Educadores da UFCA. |
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
27/11 | ||
19h00 https://www.youtube.com/channel/UCgWMJ9MCpqhqf_VHMn1ya6w |
Ensino remoto emergencial e os desafios para o desenvolvimento das aulas
Palestra Bruno Vinícius de Menezes Barros, Diogenes Linard Aquino Freitas |
Palestrantes Diogenes Linard Aquino Freitas e Bruno Vinícius de Menezez Barros. Diogenes Linard é professor do IFPE-Caruaru, mestre em Engenharia Mecânica pela UFPB e doutorando em Engenharia Mecânica pela UFPB. Bruno Vinícius é graduado em Engenharia Química pela UFCG, mestre em Engenharia Mecânica pela UFPB, especialista em Perícia Criminal e Ciências Forenses pela URCA.. Atualmente é docente da FAPCE.
|
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
01/12 | ||
19h00 https://www.youtube.com/channel/UCgWMJ9MCpqhqf_VHMn1ya6w |
Ensino de Química no contexto da sociedade contemporânea: Possibilidades, desafios e perspectivas
Palestra ![]() |
Palestrante Thiago Pereira da Silva que é licenciado em Química pela UEPB, pós graduação em metodologia do ensino de Química e Biologia pela UNINTER e mestre em ensino de ciências naturais e matemática pela UFRN. Atualmente é professor efetivo Assistente A da UNIVASF. |
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
02/12 | ||
19h00 https://www.youtube.com/channel/UCgWMJ9MCpqhqf_VHMn1ya6w |
O processo da leitura e da escrita de gêneros acadêmicos em tempos de pandemia da Covid - 19
Palestra Clara Regina Rodrigues de Souza, Marcela de Melo Cordeiro Eulálio |
Palestrantes Marcela de Melo Cordeiro Eulálio e Clara Regina Rodrigues de Souza. Marcela de Melo é graduada em Letras (Línguas vernáculas) e mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Atuou como professora substituta de Língua Portuguesa na UFCG durante dois anos. Clara Regina é licenciada em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa) pela UFCG, especialista nos Princípios Organizacionais da Língua e Funcionamento Textual Discursivo pela UEPB, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino pela UFCG, doutoranda em Linguística pela UFPB. Parecerista de revistas científicas Qualis. Atuou como professora substituta da UEPB (2014; 2016 - 2019). |
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
03/12 | ||
19h00 https://www.youtube.com/channel/UCgWMJ9MCpqhqf_VHMn1ya6w |
Saúde mental e Ensino-Aprendizagem: Os desafios da nova realidade na vida dos alunos e professores.
Palestra Juliana Fernanda Vieira Souza, Maria de Fátima dos Santos |
Palestrantes Maria de Fátima dos Santos e Juliana Fernanda Vieira Souza.
Maria de Fátima é graduada em Psicologia - UnP, graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental - FAVENI. Atuando atualmente em Revitalis - Clínica Integrada em Caico/RN e Clínica Santa Maria em Jardim de Piranhas/RN. Juliana Fernanda é graduada em Letras - Língua Portuguesa pela UEPB. Intercâmbio na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Coimbra em Portugal. Atuando no Colégio Normal Francisca Mendes em Catolé do Rocha /PB e no Centro Educacional em Brejo do Cruz/PB. |
Inscrições
Organizador
-
PET Química
O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa de comprovada excelência, o qual compromete-se fundamentalmente em aprimorar os cursos de graduação. Trabalha com três vertentes principais que são: Ensino, Pesquisa e Extensão. É o único programa institucional voltado para graduação que trabalha no formato de grupo interdisciplinar, ancorado em alunos e professores e que recebe avaliação institucional e não individual. As normas operacionais do PET estão estabelecidas no documento de Orientações Básicas do Programa, que define como objetivos principais: oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando a formação de um profissional crítico e atuante; promover a integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional, especialmente no caso da carreira universitária; estimular a melhoria do ensino de graduação formando jovens, versáteis, de iniciativa, de expressão oral e argumentação, capazes também de fazer contatos, administrar o tempo e as tarefas. Nas Orientações Básicas do PET estão também estabelecidas características que incluem: formação acadêmica ampla; atuação coletiva; interação contínua entre bolsistas e corpos docente e discente; Cada grupo PET conta com um conjunto de alunos bolsistas, um professor-tutor, vários professores colaboradores e, muitas vezes, conta ainda com alunos voluntários que ajudam nas atividades do grupo. A renovação dos bolsistas é feita anualmente por meio de processo seletivo rigoroso, quando da saída daqueles que concluem a graduação. Para ser tutor, o professor também passa por seleção. Em vista disso, a maioria dos tutores são aqueles que mais se destacam nas faculdades, o que enriquece sobremaneira o Programa. A liderança do tutor é fundamental em todo o processo e promove a dinâmica do grupo, coordenando pesquisas individuais e coletivas. As atividades que contemplam Ensino, Cultura, Pesquisa e Extensão são programadas no início de cada ano letivo e ao final é apresentado um relatório do trabalho efetuado à SESu (Secretaria de Ensino Superior - órgão do MEC atualmente responsável pela coordenação do Programa).implementação de ações voltadas para a comunidade; planejamento e execução de um programa com atividades diversificadas.
Entre em contato