V COLLIN

V COLLIN

Faça sua inscrição
De 23 a 25 de outubro Todos os dias das 19h30 às 22h00

Sobre o Evento

Discutir a educação em nosso país é sempre matéria necessária e urgente, que cabe em todos os tempos, haja vista ser a realidade dinâmica, como também somos dinâmicos e dinâmica é, igualmente, a escola.

Diante da realidade de nosso tempo, frente aos sujeitos de hoje e em vista da escola que se nos apresenta na contemporaneidade, como pensar a formação docente na dimensão dos saberes e práticas necessários ao ser professor/a de língua e literatura?

Qual o lugar da reflexão teórica nesse espaço? E onde fica a dimensão prática? Que saberes relacionais, afetivos e experienciais são necessários ao trabalho com a língua/linguagem na educação básica? Como trabalhar com leitura de literatura, e mais, como formar leitores sem se pensarem e viverem, efetivamente, as múltiplas dimensões da cultura, da história e da vida social? Trabalhar com o texto na escola não requer o diálogo de vários saberes, sendo a dimensão inter-multi-pluri e transdisciplinar a natureza mesma de uma educação que age-reflete-age na formação dos sujeitos?

É evidente que essas perguntas carregam em si muito mais possibilidades de horizontes para se problematizarem os vários saberes requeridos pelo ser professor/a hoje do que respostas acabadas daquilo que são/seriam, definitivamente, esses saberes.

Continuar o diálogo que ecoa nos ambientes acadêmicos e nos momentos de formação continuada de professores/as, suscitando novas perguntas que contribuam para ampliar nossa ação-reflexão-ação, repensando nossos saberes e fazeres: eis o motivo para realizarmos esta nova edição do Colóquio em Letras e Linguística do IFAL.

Este tema, “Saberes e práticas docentes: desafios e possibilidades no ensino/aprendizagem de língua e literatura na contemporaneidade”, constitui uma oportunidade para, mais uma vez, debruçarmo-nos sobre a formação docente em Letras – assunto que, desde nosso primeiro colóquio, em 2015, orientou nossas atividades e guiou nosso olhar.

Neste ano, o V Collin ocorre num esforço integrado dos Cursos de Licenciatura em Letras Presencial e a Distância do IFAL e, de novo, proporcionará espaços de debates entre estudantes, professores/as da educação básica, professores/as formadores/as e pesquisadores/as, nos diversos ambientes de discussão que serão realizados durante o evento, a saber, mesas-redondas, oficinas, palestras e sessões de comunicação.

Ao tempo em que o/a convidamos para dialogar conosco, desejamos a tod@s um excelente Collin!

Programação

14h00 Oficina 1: Narrativa (auto)biográfica: múltiplos saberes na educação. Oficina
Local: Auditório Jorge Batista

A oficina 1 será ministrada pela Professora Doutora Rossana Viana Gaia.

Participantes inscritos nesta oficina:

Manuela Felix de Moura

Taciane Gomes de Oliveira

Kissya Gabriela Santos de Almeida

Andreia Araujo da Silva

Lenivaldo Venâncio da Silva

Rute Vasconcelos dos Santos

Fabricio de Lima Goes

Luana Eduarda Timóteo da Silva

Carlos Augusto da Silva Santos

Rute Felix dos Santos

Liliane Eduarda Timóteo da Silva

Angélica de Araújo Silva

Delane Barros dos Santos

Remilda Porfírio dos Santos

Gizelle Maria dos Santos

Alícia Leticia da Silva Nunes

Ana Clara Mendonça dos Santos Silva

Bruna Nogueira de Almeida

José Márcio Martins do Nascimento Júnior

Laudicéa Silva Costa

14h00 Oficina 2: Expandindo visões sobre diferenças: o trabalho com a diversidade em aulas de língua portuguesa Oficina
Local: Miniauditório de Informática

A oficina 2 será ministrada pela Professora Mestra Christiane Batinga Agra.

Participantes inscritos nesta oficina:

Ketyla Ferreira da Silva

Jéssica Fernanda Da Silva Faria Bueno

Marilene da Silva

Rayane da Cruz Silva de Oliveira de Oliveira

Silvana Correia de Araújo

Tatiane Gomes de Oliveira

Erica Matias dos Santos

Tatiana santos da silva

Valdenice dos Santos Félix

Maria Sônia Brito da Rocha

Willams dos Santos Rodrigues Lma

Fabiana Silva Barros

Josefina Maria dos Santos

Cleverton de Oliveira Almeida

Karine de Oliveira Cândido

Robson Muller Silva dos Santos

Bruno de Omena Matos

Thayse Cavalcante Tavares da Silva

Fabiana da Silva Albuquerque

16h00 Sessões de comunicação Apresentação Oral
Local: Salas nº 116 e 213

Atenção: Cada participante terá de 10 a 15 minutos para apresentar a sua comunicação oral.

SALA 01

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO GÊNERO NOTÍCIA: DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE A PARTIR DE UM “DESCAMINHO” NA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA.

OS TEXTOS MULTIMODAIS COMO RECURSO PARA O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO.

TEXTO DISSERTATIVO E ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID LETRAS/IFAL.

CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE GRAMÁTICA NO DISCURSO DE LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS.

ANÁLISE DA DÊIXIS COMO ELEMENTO NÃO VERBAL NO EVENTO COMUNICATIVO SEMINÁRIO.

ANÁLISE DE NECESSIDADES DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CURSO DE HOTELARIA DO IFAL, CAMPUS MACEIÓ.

SALA 02

A DESCONSTRUÇÃO DA OBJETIFICAÇÃO DA MULHER NA MÚSICA BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA.

ANÁLISE LINGUÍSTICO-LITERÁRIA DO GÊNERO MEMÓRIAS DE LEITURA ELABORADO POR LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS.

A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO ATRAVÉS DA OPOSIÇÃO DAS PERSONAGENS MACABÉA E GLÓRIA EM A HORA DA ESTRELA , DE CLARICE LISPECTOR.

LITERATURA DE CORDEL: VIVÊNCIAS ESCOLARES NA FORMAÇÃO INICIAL.

PRODUÇÃO LITERÁRIA DE TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA: UMA ANÁLISE DAS CARTAS CHILENAS.

19h00 Apresentação cultural: Atos de Shakespeare Apresentação Artística
Local: Auditório Jorge Batista

O Clube Mandacaru apresentará uma compilação das cenas mais expressivas de algumas tragédias de Shakespeare, aqui denominada de Atos Shakespeareanos . No enredo, as bruxas de Macbeth, a serviço de Hécate, evocam as forças das trevas para conhecer as fraquezas humanas e explorá-las, conduzindo os homens a atos inomináveis. A presença sobrenatural dela motiva a morte como prova de fidelidade e amor eternos ( Romeu e Julieta, 1595-1596); a loucura de Hamlet e Ofélia ( Hamlet , 1600-1601); os ciúmes como impulso para atos criminosos, como o assassinato de Desdêmona em Otelo (1604) e o ambição que impele Macbeth ao assassínio e à insanidade ( Macbeth , 1603-1606).

19h30 Conferência de abertura: 'Gramáticas do Reconhecimento: reconstruindo Saberes e Identidades em mutação' Abertura
Local: Auditório Jorge Batista

Prof. Dr. Anderson de Alencar Menezes

07h00 Espanglish Apresentação Artística
Local: Auditório
13h00 Espanglish Apresentação Artística
Local: Auditório
14h00 Oficina 1: Narrativa (auto)biográfica: múltiplos saberes na educação. Oficina
Local: Auditório Jorge Batista

A oficina 1 será ministrada pela Professora Doutora Rossana Viana Gaia.

Participantes inscritos nesta oficina:

Manuela Felix de Moura

Taciane Gomes de Oliveira

Kissya Gabriela Santos de Almeida

Andreia Araujo da Silva

Lenivaldo Venâncio da Silva

Rute Vasconcelos dos Santos

Fabricio de Lima Goes

Luana Eduarda Timóteo da Silva

Carlos Augusto da Silva Santos

Rute Felix dos Santos

Liliane Eduarda Timóteo da Silva

Angélica de Araújo Silva

Delane Barros dos Santos

Remilda Porfírio dos Santos

Gizelle Maria dos Santos

Alícia Leticia da Silva Nunes

Ana Clara Mendonça dos Santos Silva

Bruna Nogueira de Almeida

José Márcio Martins do Nascimento Júnior

Laudicéa Silva Costa

16h00 Sessões de comunicação Apresentação Oral
Local: Salas nº 116 e 213

Atenção: Cada participante terá de 10 a 15 minutos para apresentar a sua comunicação oral.

SALA 01

LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO.

LETRAMENTO ACADÊMICO: O ETHOS (AUTO)CONSTITUÍDO NA PRODUÇÃO TEXTUAL-DISCURSIVA DE GÊNEROS ACADÊMICOS POR SUJEITOS INSERIDOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS.

A RELAÇÃO TEXTO/IMAGEM NA ELABORAÇÃO DE CHARGE: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM VIÉS NO LETRAMENTO CRÍTICO.

USO DO ARTIGO DE OPINIÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ARGUMENTAÇÃO E LETRAMENTO CRÍTICO: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ.

ANÁLISE DA RELAÇÃO TEXTO-IMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICA, A PLURALIDADE SOCIAL E CULTURAL BRASILEIRA.

O ENSINO DA ESCRITA ATRAVÉS DO GÊNERO NOTÍCIA.

SALA 02

A FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.

LETRAMENTO LITERÁRIO EM VIDAS SECAS: DANDO VOZ A FABIANO E SINHA VITÓRIA.

UM ESTUDO SOBRE MULTIMODALIDADE E O GÊNERO “MEME” COMO FERRAMENTA DE CRITICIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.

SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E LITERATURA NA CONTEMPORANEIDADE.

MATERIAIS DIDÁTICOS E LETRAMENTO(S): (RE)VENDO A CIDADE COM OS OLHARES DOS GÊNEROS LITERÁRIOS EM DIÁLOGO COM A INSERÇÃO DO LETRAMENTO SOCIAL NO LETRAMENTO LITERÁRIO.

19h00 Roda de conversa - “Leia mulheres: experiência e prática” Roda de Conversa
Local: Auditório Jorge Batista

Convidadas: Profa. Dra. Elaine Raposo e Integrantes do grupo de pesquisa Leia Mulheres

14h00 Oficina 2: Expandindo visões sobre diferenças: o trabalho com a diversidade em aulas de língua portuguesa Oficina
Local: Miniauditório de Informática

A oficina 2 será ministrada pela Professora Mestra Christiane Batinga Agra.

Participantes inscritos nesta oficina:

Ketyla Ferreira da Silva

Jéssica Fernanda Da Silva Faria Bueno

Marilene da Silva

Rayane da Cruz Silva de Oliveira de Oliveira

Silvana Correia de Araújo

Tatiane Gomes de Oliveira

Erica Matias dos Santos

Tatiana santos da silva

Valdenice dos Santos Félix

Maria Sônia Brito da Rocha

Willams dos Santos Rodrigues Lma

Fabiana Silva Barros

Josefina Maria dos Santos

Cleverton de Oliveira Almeida

Karine de Oliveira Cândido

Robson Muller Silva dos Santos

Bruno de Omena Matos

Thayse Cavalcante Tavares da Silva

Fabiana da Silva Albuquerque

16h00 Sessões de comunicação Apresentação Oral
Local: Sala nº 116 e 213

Atenção: Cada participante terá de 10 a 15 minutos para apresentar a sua comunicação oral.

SALA 01

PROJETO DE EXTENSÃO (PROIFAL): O TRABALHO COM GÊNERO TEXTUAL PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

O USO DA TECNOLOGIA APLICADA AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA COM O APLICATIVO CANVA.

AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-PORTUGUÊS DO IFAL/CAMPUS MACEIÓ.

O GÊNERO MARGINALIZADO GRAFITE: PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE RE(EXISTÊNCIA) NO CONTEXTO DA EPT.

REFLEXÕES DE UM LICENCIANDO EM LETRAS – PORTUGUÊS SOBRE SUA PRÁTICA DOCENTE EM AMBIENTE DE INTERNAÇÃO PARA ADOLESCENTES.

AS CORREÇÕES TEXTUAIS E SUAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS.

SALA 02

FANFIC COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA.

JOGOS APLICADOS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESCONSTRUÇÃO DE MITOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA.

A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO MECANISMO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE MESSIAS.

O USO DA IMAGEM COMO INSTRUMENTO DE INCENTIVO À PRODUÇÃO TEXTUAL COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO.

MULTILETRAMENTO COMO INSTRUMENTO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA.

O GÊNERO CRÔNICA E A FORMAÇÃO DA CRITICIDADE: REFLEXÃO SOBRE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS PIBIDIANOS EM UMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO.

19h00 Roda de conversa - Saberes e práticas docentes: políticas de formação de professores” Roda de Conversa
Local: Auditório Jorge Batista

Prof. Dr. Antônio Carlos Santos de Lima

Prof. Dr. Fábio José dos Santos (IFAL)

Carregando área de inscrição

Local

Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió, 57020-600, Rua Mizael Domingues, Centro, Maceió, Alagoas
Ver no mapa

Organizador

Licenciatura em Letras-Português do IFAL