Discutir a educação em nosso país é sempre matéria necessária e urgente, que cabe em todos os tempos, haja vista ser a realidade dinâmica, como também somos dinâmicos e dinâmica é, igualmente, a escola.
Diante da realidade de nosso tempo, frente aos sujeitos de hoje e em vista da escola que se nos apresenta na contemporaneidade, como pensar a formação docente na dimensão dos saberes e práticas necessários ao ser professor/a de língua e literatura?
Qual o lugar da reflexão teórica nesse espaço? E onde fica a dimensão prática? Que saberes relacionais, afetivos e experienciais são necessários ao trabalho com a língua/linguagem na educação básica? Como trabalhar com leitura de literatura, e mais, como formar leitores sem se pensarem e viverem, efetivamente, as múltiplas dimensões da cultura, da história e da vida social? Trabalhar com o texto na escola não requer o diálogo de vários saberes, sendo a dimensão inter-multi-pluri e transdisciplinar a natureza mesma de uma educação que age-reflete-age na formação dos sujeitos?
É evidente que essas perguntas carregam em si muito mais possibilidades de horizontes para se problematizarem os vários saberes requeridos pelo ser professor/a hoje do que respostas acabadas daquilo que são/seriam, definitivamente, esses saberes.
Continuar o diálogo que ecoa nos ambientes acadêmicos e nos momentos de formação continuada de professores/as, suscitando novas perguntas que contribuam para ampliar nossa ação-reflexão-ação, repensando nossos saberes e fazeres: eis o motivo para realizarmos esta nova edição do Colóquio em Letras e Linguística do IFAL.
Este tema, “Saberes e práticas docentes: desafios e possibilidades no ensino/aprendizagem de língua e literatura na contemporaneidade”, constitui uma oportunidade para, mais uma vez, debruçarmo-nos sobre a formação docente em Letras – assunto que, desde nosso primeiro colóquio, em 2015, orientou nossas atividades e guiou nosso olhar.
Neste ano, o V Collin ocorre num esforço integrado dos Cursos de Licenciatura em Letras Presencial e a Distância do IFAL e, de novo, proporcionará espaços de debates entre estudantes, professores/as da educação básica, professores/as formadores/as e pesquisadores/as, nos diversos ambientes de discussão que serão realizados durante o evento, a saber, mesas-redondas, oficinas, palestras e sessões de comunicação.
Ao tempo em que o/a convidamos para dialogar conosco, desejamos a tod@s um excelente Collin!