VI Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras

VI Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras

Aprender para crescer, crescer para transformar!

Faça sua inscrição
De 15 a 17 de novembro Todos os dias das 00h às 00h
Juiz de Fora, MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Sobre o Evento

O Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras é um evento nacional, que acontece anualmente, realizado pelo Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil. Em 2019, o Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Juiz de Fora sediará o VI Congresso Brasileirodos Engenheiros Sem Fronteiras, que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de Novembro com a temática “Aprender para crescer, crescer para transformar!”.

O intuito do VI cbESF é incentivar o desenvolvimento dos núcleos da rede Engenheiros Sem Fronteiras e fomentar o sentimento do voluntariado nos membros da ONG. Para tal, proporciona espaços para discussão sobre gestão do terceiro setor e de temas que impulsionam o crescimento dos membros como indivíduos e profissionais. Além de possibilitar a interação e troca de experiências entre diferentes núcleos, intensificando o progresso de todos e propiciando parcerias e ideias de novos projetos.

O congresso será constituído de palestras, oficinas, minicursos, mesas redondas, rodas de conversa, ações, e apresentará uma exposição de banners científicos e estandes de produtos e serviços de parceiros.

Programação

07h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora
08h30 PALESTRA: Como ocorre o desenvolvimento de competências humanas e sociais nos cursos de exatas? Mesa-redonda
PALESTRA: Como ocorre o desenvolvimento de competências humanas e sociais nos cursos de exatas?
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora

RENATO LOPES | SANDRA RUFINO | ZÉLIA LUDWIG

A mesa redonda será composta por grandes professores das áreas de exatas e engenharia com ampla experiência em projetos sociais que vão ir contra a maré do que é passado nos cursos de exatas e mostrar que é sim possível relacionar essas duas áreas e gerar grande impacto positivo no mundo atual. 

08h30 PALESTRA: Como as empresas e o terceiro setor contribuem para transformação social? Mesa-redonda
PALESTRA: Como as empresas e o terceiro setor contribuem para transformação social?
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora

BRUNO IMBRIZI | DR. CÉLIO CHAGAS | GUILHERME OLIVEIRA | VITOR TONZAR

Para compor esta mesa redonda, convidamos representantes de grandes empresas e negócios sociais. Eles irão nos contar como conseguem transformar a realidade local através de seus projetos e mostrar que, atuando no terceiro setor ou não, qualquer negócio pode gerar impacto e melhorar a sociedade em que vivemos.

11h00 Momento Sem Fronteiras Roda de Conversa
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora
12h30 Credenciamento Credenciamento
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora
14h00 Apresentação de Trabalhos Apresentação de Artigos
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora
15h00 Reunião de Diretores Roda de Conversa
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora

A Coordenação do VI cbESF viabilizará que a Reunião de Diretores aconteça de 15h até 17:30h, dado que vamos dar prioridade para os diretores apresentarem seus trabalhos na primeira rodada, e produzir um coffee break para eles no próprio local da reunião.

16h00 Coffee Break Coffee break
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora
19h00 Cerimônia de Abertura Abertura
Cerimônia de Abertura
Local: Cine Theatro Central

O Cine Theatro Central foi inaugurado em 30 de março de 1929, quando Juiz de Fora era conhecida como Manchester Mineira. O Central, com sua beleza clássica, foi a tradução de uma sociedade elegante que gostava de frequentar teatros para assistir óperas, concertos e apresentações de companhias dramáticas. Localizado na Rua Halfeld, recebeu diversos artistas nacionais da música, do teatro e da dança. É um símbolo de uma época e um espaço vivo e repleto de arte! 

E além da beleza do Central, vamos ter apresentação da Orquestra Juiz de Fora, mesa de abertura com convidados super especiais, palestra do Edgard Gouveia Jr. e Thiago Almeida.

20h00 Escolas inovadoras melhoram o mundo? Palestra
Escolas inovadoras melhoram o mundo?
Local: Cine Theatro Central

THIAGO ALMEIDA | ESCOLA HUB

Para participar da grande abertura do nosso congresso convidamos uma pessoa mais do que especial: THIAGO ALMEIDA. O Fundador e Diretor Executivo da Escola Hub vai palestrar sobre "COMO ESCOLAS INOVADORAS MELHORAM O MUNDO?". Dentro dessa temática, poderemos refletir sobre como educação e aprendizagem podem contribuir para os desafios futuros e qual a importância dela no meio em que vivemos.

Transformar o mundo brincando

EDGARD GOUVEIA JR.

Na abertura do nosso congresso, teremos a participação de um grande convidado, EDGARD GOUVEIA JR., que irá palestrar sobre como "TRANSFORMAR O MUNDO BRINCANDO". Ele irá nos mostrar que mobilizando crianças, jovens e adultos a fazerem gincanas e ações coletivas somos capazes de criar pequenas revoluções comunitárias. Além disso, Edgard vai contar um pouco da sua experiência incentivando pessoas de todo mundo a colocar a mão na massa e transformar o mundo em um lugar melhor.

Às 21h00 - Cine Theatro Central
07h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora
08h30 PALESTRA: Avaliação de impacto para projetos sociais Palestra
PALESTRA: Avaliação de impacto para projetos sociais
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora

CARLA DAMIÃO | INK INSPIRA

CARLA DAMIÃO irá tratar a "AVALIAÇÃO DE IMPACTO PARA PROJETOS SOCIAIS". A palestra abordará como se faz uma avaliação de impacto, a diferença entre impacto e resultado, como montar questionários assertivos e mais diversos assuntos sobre o tema, principalmente voltados a projetos sociais.

08h30 PALESTRA: Déficit e precariedade habitacional: como o terceiro setor pode transformar essa realidade? Mesa-redonda
PALESTRA: Déficit e precariedade habitacional: como o terceiro setor pode transformar essa realidade?
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora

DÊNIS PACHECO | RODRIGO VIEIRA | KATIA MELLO

Representantes de organizações que são referências em moradia vão discutir sobre os desafios de proporcionar soluções habitacionais e de infraestrutura para população em vulnerabilidade.representantes de organizações que são referências em moradia vão discutir sobre os desafios de proporcionar soluções habitacionais e de infraestrutura para população em vulnerabilidade.

11h00 PALESTRA: Acessibilidade: Olhares e modos de ver Palestra
PALESTRA: Acessibilidade: Olhares e modos de ver
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora

THAIS ALTOMAR

Thais Altomar irá falar sobre ACESSIBILIDADE: OLHARES E MODOS DE VER. A palestra dará foco na autonomia e na independência, mostrando como a acessibilidade é vista e o que de fato é importante nos espaços. Além disso, Thais abordará um pouco sobre sua experiência diária atuando em movimentos sociais de defesa dos direitos e consultoria de projetos de desenvolvimento inclusivo.

11h00 PALESTRA: Liderança genuína: o líder que habita em mim saúda o líder que habita em você Palestra
PALESTRA: Liderança genuína: o líder que habita em mim saúda o líder que habita em você
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora

MARIA FERNANDA

A palestra vai abordar sobre liderança de si e liderança do outro, abordando questões como autoconhecimento, vulnerabilidade, empatia, e saber falar com o outro, que são características fortes de um líder. Além disso a palestra vai falar de uma forma mais genuína da liderança, mostrando que nem sempre conseguimos fazer uma ótima entrega e bater uma grande meta, mas é exatamente isso que conecta a liderança com a autenticidade.

16h30 Coffee Break Coffee break
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora
19h00 Reunião de Diretores Roda de Conversa
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora
07h00 Reunião de Diretores Roda de Conversa
Local: Hotel Green Hill
09h00 Foto Oficial Encerramento
Local: Hotel Green Hill

Momento de organização para a foto oficial do VI cbESF, que será através de um drone. É muito importante que todos estejam presentes às 9h!

09h30 Coffee Break Coffee break
Local: Hotel Green Hill
10h00 Apresentação dos Trabalhos Premiados Premiação
Local: Hotel Green Hill
11h00 Apresentação WAVE Apresentação Oral
Local: Hotel Green Hill

MARCELO DUTRA | WAVE Imersão Linguística

11h30 Apresentação ESF Brasil Encerramento
Local: Hotel Green Hill
12h00 Prêmio Sem Fronteiras Premiação
Local: Hotel Green Hill
13h30 Ação Social - Visita a SJPA Oficina
Local: SJPA - SOCIEDADE JUIZFORENSE DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS E AO MEIO AMBIENTE.

A instituição beneficiada pela nossa ação é a SJPA - SOCIEDADE JUIZFORENSE DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS E AO MEIO AMBIENTE. Essa instituição nada mais é que um abrigo de animais abandonados, que hoje dá suporte a cerca de 400 cachorros e 100 gatos, que dependem exclusivamente do abrigo para sobreviver. Além de depender da ação de voluntários para manter a limpeza do local, a SJPA também tem um significativo histórico de dificuldades financeiras. Portanto, uma das atividades organizadas será:

      - AÇÃO DE LIMPEZA NO LOCAL: Os congressistas que participarem dessa atividade serão responsáveis por ajudar na limpeza dos canis e do gatil da instituição, além de dar banho nos animais e muito carinho aos bichinhos abandonados :)

ATENÇÃO! EM CASO DE CHUVA, A ATIVIDADE ESTARÁ AUTOMATICAMENTE CANCELADA!

13h30 Ação Social - Atividade de Arrecadação Oficina
Local: UFJF/Alameda

A instituição beneficiada pela nossa ação é a SJPA - SOCIEDADE JUIZFORENSE DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS E AO MEIO AMBIENTE. Essa instituição nada mais é que um abrigo de animais abandonados, que hoje dá suporte a cerca de 400 cachorros e 100 gatos, que dependem exclusivamente do abrigo para sobreviver. Além de depender da ação de voluntários para manter a limpeza do local, a SJPA também tem um significativo histórico de dificuldades financeiras. Portanto, uma das atividades organizadas será:

    - AÇÃO DE ARRECADAÇÃO: Os voluntários que se inscreverem nessa atividade serão responsáveis por ficar em alguns pontos da cidade arrecadando dinheiro, o qual será doado integralmente para a SJPA.

ATENÇÃO! EM CASO DE CHUVA, A ATIVIDADE ESTARÁ AUTOMATICAMENTE CANCELADA!

Local

Universidade Federal de Juiz de Fora - 36036-900, Rua José Lourenço Kelmer, s/n , São Pedro , Juiz de Fora, Minas Gerais,

Organizador

Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Juiz de Fora

Fundado em 2015, o Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Juiz de Fora está sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Por aqui, já se passaram mais de 71 voluntariados estudantes de engenharia da cidade. Hoje, contamos com o apoio de 36 membros efetivos. A organização é constituída por estudantes de engenharia que utilizam de seu conhecimento técnico para desenvolver projetos que solucionem problemas da comunidade local com base em sua missão, visão e valores.