A formação de professores no Brasil tem sido uma temática central nas políticas públicas educacionais, pois está intrinsecamente relacionada à melhoria da qualidade da educação socialmente referenciada. A pergunta que nos instiga é: quais políticas têm se mostrado eficazes na formação de professores no Brasil?
Analisar as políticas de formação docente no país requer um olhar amplo e crítico sobre a temática e seus diferentes segmentos — desde a educação básica até o ensino superior — considerando tanto a formação inicial quanto a continuada. É necessário compreender os condicionantes das escolhas políticas, os interesses públicos e privados subjacentes, e seus impactos sobre a construção de uma educação comprometida com os princípios democráticos e com a equidade social.
O VI Colóquio de Políticas e Gestão da Educação (online), que será realizado em 2025, tem como tema central: “Políticas de Formação de Professores no Brasil”. O objetivo desta 6ª edição é discutir e socializar pesquisas desenvolvidas nos últimos anos sobre a formação docente, em suas diversas modalidades e perspectivas, com abrangência nacional. Busca-se promover articulações teóricas e práticas que contribuam efetivamente para o aprimoramento das políticas educacionais no país.
O evento contará com conferências e sessões de comunicação de trabalhos científicos por meio de apresentações orais, painéis temáticos, pôsteres e relatos de experiências. As atividades estarão organizadas em eixos temáticos voltados a pesquisadores, docentes, estudantes e demais interessados nas políticas de formação docente e em temas correlatos.
Público alvo:
- Pesquisadores da Educação, Ciências Sociais, Políticas Públicas e afins
- Estudantes de Programas de Pós-Graduação (Stricto e Lato Sensu)
- Especialistas em Educação
- Dirigentes Municipais de Educação
- Professores do Ensino Superior
- Estudantes em nível de Graduação
- Conselheiros Municipais de Educação
- Professores da Educação Básica
- Organismos não-governamentais
- Lideranças nacionais na área educacional e outras autoridades governamentais
- Grupos de Estudos e demais interessados na temática do evento
- Formadores de opinião no segmento da Educação