VI Colóquios de Políticas e Gestão da Educação

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De 7 a 9 de outubro Todos os dias das 19h00 às 19h00

Sobre o Evento

A formação de professores no Brasil tem sido uma temática central nas políticas públicas educacionais, pois está intrinsecamente relacionada à melhoria da qualidade da educação socialmente referenciada. A pergunta que nos instiga é: quais políticas têm se mostrado eficazes na formação de professores no Brasil?

Analisar as políticas de formação docente no país requer um olhar amplo e crítico sobre a temática e seus diferentes segmentos — desde a educação básica até o ensino superior — considerando tanto a formação inicial quanto a continuada. É necessário compreender os condicionantes das escolhas políticas, os interesses públicos e privados subjacentes, e seus impactos sobre a construção de uma educação comprometida com os princípios democráticos e com a equidade social.

O VI Colóquio de Políticas e Gestão da Educação (online), que será realizado em 2025, tem como tema central: “Políticas de Formação de Professores no Brasil”. O objetivo desta 6ª edição é discutir e socializar pesquisas desenvolvidas nos últimos anos sobre a formação docente, em suas diversas modalidades e perspectivas, com abrangência nacional. Busca-se promover articulações teóricas e práticas que contribuam efetivamente para o aprimoramento das políticas educacionais no país.

O evento contará com conferências e sessões de comunicação de trabalhos científicos por meio de apresentações orais, painéis temáticos, pôsteres e relatos de experiências. As atividades estarão organizadas em eixos temáticos voltados a pesquisadores, docentes, estudantes e demais interessados nas políticas de formação docente e em temas correlatos.

Público alvo:

  • Pesquisadores da Educação, Ciências Sociais, Políticas Públicas e afins
  • Estudantes de Programas de Pós-Graduação (Stricto e Lato Sensu)
  • Especialistas em Educação
  • Dirigentes Municipais de Educação
  • Professores do Ensino Superior
  • Estudantes em nível de Graduação
  • Conselheiros Municipais de Educação
  • Professores da Educação Básica
  • Organismos não-governamentais
  • Lideranças nacionais na área educacional e outras autoridades governamentais
  • Grupos de Estudos e demais interessados na temática do evento
  • Formadores de opinião no segmento da Educação

Palestrantes

  • Profa. Dra. Andréia Nunes Militão
  • Prof. Dr. Júlio Emílio Diniz Pereira
  • Profa. Dra. Celi Nelza Zulke Taffarel
  • Prof. Dr. Christian Muleka Mwewa
  • Profa. Dra. Giselle Cristina Martins Real

Programação

13h30 Apresentação de Trabalhos Apresentação de Trabalhos
Local: Link em breve

Apresentação de Trabalhos - Grupo GEPLAGE

19h00 Palestra Abertura
Palestra
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TÍTULO

Formação de Professores no Brasil: Políticas em prol da qualidade da Educação

09h00 Palestra Palestra
Palestra
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TÍTULO

Formação Docente: Pedagogia e Licenciaturas

13h30 Apresentação de Trabalhos Apresentação de Trabalhos
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Apresentação de trabalhos aprovados

19h00 Palestra Palestra
Palestra
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TÍTULO

Formação de professores da Educação Básica: histórico e tendências

09h00 Palestra Palestra
Palestra
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TÍTULO

Formação de professores para a Educação das relações Étnico-Raciais

13h30 Apresentação de Trabalhos Apresentação de Trabalhos
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Apresentação de trabalhos aprovados

19h00 Palestra Encerramento
Palestra
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TÍTULO

Políticas de Formação na Universidade: O Ensino Superior em discussão

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Organizador

GEPLAGE - Grupo de Estudos Estado, Políticas, Planejamento e Gestão da Educação

O evento é desenvolvido pelo Grupo de Estudos Estado, Políticas, Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação (GEPLAGE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Campus Sorocaba que tem por finalidade desenvolver estudos e pesquisas com especial atenção às esferas nacional, estaduais, municipais e à interseção das políticas e gestão de redes e escolas, bem como o nível de articulação das mesmas com a universidade brasileira, seu papel no Mercosul, inferências e encaminhamentos para a universalização, democratização e humanização do acesso e qualidade de ensino.