VI CONEPI

VI CONEPI

Faça sua inscrição
De 25 a 27 de novembro Todos os dias das 08h00 às 17h00

Sobre o Evento

Para realizar a sua inscrição (Clique aqui)

Está precisando de ajuda? Fale conosco no chat do site da Contatos

DE 25 A 27 DE NOVEMBRO DE 2022

O CONEPI (Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares) é um evento acadêmico que está em sua 6ª edição, tendo a função de discutir a educação em seu contexto interdisciplinar. Dessa forma, congregamos grupos de trabalhos, minicursos, oficinas de modo a propiciar o debate sobre educação em seu caráter interdisciplinar.

O VI CONEPI - Congresso Nacional de Educação de Práticas Interdisciplinares

O Conepi, em 2022, tem como tema a Educação e Interdisciplinaridade: novas perspectivas para ressignificar a práxis educativa. O tema em questão visa discutir a educação e a ressignificação da prática pedagógica para atender às novas demandas educacionais no contexto atual. Nesse sentido, sabemos que a educação sempre foi um dos grandes problemas sociais do Brasil, somos detentores de baixos resultados nas avaliações de larga escalas, ausências de políticas públicas que impactam na qualidade educacional, além da falta de investimentos e valorização dos professores. Somada a todas essas problemáticas, em 2020, a pandemia da Covid 19 chega para fazer com que esse cenário fosse ressignificado, a escola deixou de ser o lugar do aluno. O professor ficou ausente "do chão da escola", e, com isso, a educação passou a ter um novo desenho e a ser ressignificada para atender às novas exigências dos decretos que visavam garantir à segurança da sociedade, bem como de toda a comunidade escolar.

Aos poucos, em 2021, a escola foi voltando a ser ocupada com os seus agentes educacionais, com a Vacina e com a Pandemia sendo controlada, os professores puderam voltar às suas salas de aulas, e passaram a lidar com o "novo normal". Se antes já tínhamos uma série de problemática que assolava a escola, após esse distanciamento das aulas, e com o modelo do ensino remoto, seguido pelo modelo híbrido, passamos a ter problemas de ensino-aprendizagem que impactam no rendimento educacional, e, consequentemente, fazendo com que seja preciso que a práxis docente seja ressignificada para atender essas novas exigências, que vão desde à ausência de habilidades necessárias para a leitura, por exemplo, até a escassez de conteúdos necessários, haja vista muitas crianças foram promovidas para uma nova série/ano letivo apenas pelo fato de não puder reprovar, em atendimento às orientações das secretarias educacionais.

É nesse contexto de incertezas e da necessidade de se refletir a prática pedagógica e o ensino-aprendizagem, que o CONEPI de 2022 chega como uma forma de somar nesse momento de transição do ensino híbrido ( que muitos estados e/ou cidades ) para o 100% presencial.

Assim, colocamos em cena o debate não apenas das dificuldades presentes nos espaços educacionais, mas sobretudo, de darmos evidências as práticas exitosas que vêm sendo espalhadas ao longo de todo o Brasil. Dessa forma, propiciar tal debate é antes de tudo uma forma de fazer pesquisa, de mostrar que os educadores do nosso país se reinventaram, ressignificaram suas práticas e estão à deriva em um contexto novo, repleto de incertezas, mas motivados a fazer o melhor, estando como sempre no seu lugar, “no chão da escola”, prontos para acolher, ressignificar e reaprender uma nova forma para "as velhas" práticas terem sentido nesse novo normal.

Em 2022 o CONEPI traz como tema norteador para a VI EDIÇÃO:

Educação e Interdisciplinaridade: novas perspectivas para ressignificar a praxis educativa

*PRAZOS PARA ENVIO DE TRABALHO PRORROGADOS. (*VIDE NORMAS DO EVENTO)

EVENTO 100% ONLINE

Para realizar a sua inscrição (Clique aqui)

Está precisando de ajuda? Fale conosco no chat do site da Contatos

Programação

14h00 PROGRAMAÇÃO Atividade Teórica/Prática
Local: Plataforma meet e doity play (online)

Salas e horários das atividades:

Link da abertura do evento e conferência de abertura:

A ser divulgado em tempo hábil.

Dias: 16 e 18 de SETEMBRO DE 2022

15h00 CONFERÊNCIA DE ABERTURA- ' A relevancia da inovação tecnológica no ensino superior' Conferência
Local: Online

A relevância da inovação tecnológica no ensino superior

Palestante:

Diosnel Centrurión

UNIDA/ Paraguay

16h00 Mesa-redonda: Formação de professor e ensino-aprendizagem da educação básica: Rumos e desafios no pós-pandemia Mesa Temática
Local: Online

Palestrante:

Dra RosileneFelix Mamedes (UFPB- C.E)

Dr Wilder Fernandes (Proling/UFPB)

Morgana Farias de Luna (Proling/UFPB)

Marinalva Pereira ((Proling/UFPB)

20h00 FORMAÇÃO DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DE DIFERENTES SABERES PERANTE A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL DOS ALUNOS      Palestra
Local: Online

FORMAÇÃO DOCENTE E A IMPORTANCIA DE DIFERENTES SABERES PERANTE A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL DOS ALUNOS

Palestrante: Thayza Wanessa Silva Souza Felipe

Partimos do entendimento que a formação docente inicial falha em não ocupar-se de questões culturais. O conhecimento acerca da temática é visto, muitas vezes, de forma superficial, fazendo do processo de formação uma experiência limitada, em termos materiais e humanos. Nossa sociedade apresenta a heterogeneidade como característica fundamental, sendo composta por uma diversidade de saberes e de experiências. Nesse cenário, é inconcebível que políticas educacionais sejam elaboradas de forma dissociada das diferentes maneiras de existir que são próprias de cada região.

Credenciamento- online

O credenciamento será realizado nas salas de atividade por meio da lista de presença disponibilizada pelo Google Forms. Comunicamos ainda que haverá uma sala exclusiva para demandas de secretaria/atendimento.

 

Sobre a área do Participante:

 

Para o primeiro acesso, vá em: https://doity.com.br/cadastro/, preencha seu e-mail cadastrado. Abra o seu provedor de e-mail, confira a caixa de entrada um e-mail enviado pelo Doity e clique para ativar sua conta e preencha seus dados.

Ativada a conta, pode acessar sempre o link acima, clicar no botão 'LOGIN' no canto superior direito e colocar o e-mail e senha cadastrada. No painel haverá todas as suas inscrições em eventos que utilizam a plataforma Doity. Com informações sobre suas inscrições, basta passar o mouse sobre algum link ou símbolo para saber seu significado e então navegar pelo site.

Para   fazer o download dos certificados assim que são liberados e acompanhar os trabalhos submetidos. Segue link abaixo:

https://doity.com.br/area-do-participante/certificado

Às08h30 - ONLINE

Abertura do Congresso (Solenidade)

A solenidade de abertura do Congresso será as 13:00. Nesse momento a organização do evento dará as boas-vindas aos congressistas e abordará algumas regras do evento.

 

Às14h00 - SALA VIRTUAL- ONLINE
09h00 Atividades -Minicursos, mesas e palestras Atividade Prática
Local: Online

No horário oposto à apresentação de trabalho teremos as atividades do evento.

09h00 A contribuição dos recursos didáticos no processo de aquisição da leitura e escrita na fase da alfabetização.  Minicurso
Local:

A contribuição dos recursos didáticos no processo de aquisição da leitura e escrita na fase da alfabetização.
Morgana Farias de Luna

10h00 COMO O CÉREBRO APRENDE?  COMO ESTIMULAR A COGNIÇÃO PARA ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM? Minicurso
Local:

MINICURSO: Como o cérebro aprende? Estimulação cognitiva para aceleração da aprendizagem

Ministrante: Janaina Pereira da Cunha
Ementa
Entre os diversos elementos que constituem a complexidade do processo educativo, os fenômenos neurológicos passaram as ser os de maior discussão e investigação nos últimos 30 anos com o florescimento das Neurociências, sobretudo a cognitiva. Nesse sentido, e extensão dos conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro e sua dinâmica intensa e continua faz parte de um novo e urgente cenário de ressignificação das práticas educativas, com destaque para a escola contemporânea. Desse modo, este curso pretende abordar os conceitos junto à neuroplasticidade, à memória, aos processos cognitivos e à modulação emocional de modo a ampliar as habilidades dos educadores no que tange a suas práticas pedagógicas, a fim de alcançar um contexto em que a aprendizagem seja de fato significativa e eficaz.

Tópicos de abordagem:
???? Nossos processos cognitivos e a constante dinâmica do cérebro.
???? Em foco a neuroplasticidade.
???? Memória: armazenamento e evocação.
???? O futuro na dependência do passado.
???? A escola das Emoções: cuidando do que permanecerá.
???? Proposta de atividades: estimulação cognitiva segundo a Neurociência.

14h00 Apresentação dos Grupos de Trabalhos Apresentação de Trabalhos
Local: SALAS OLINE - GOOGLE MEET

Cronograma a ser divulgado em tempo hábil.

16h00 Estratégias de Leitura: Metodologias facilitadoras na formação do leitor Palestra
Local: Online

Palestra: Estratégias de Leitura: Metodologias facilitadoras na formação do leitor
Maria Gilliane de O. Cavalcante (Mestranda em Letras/ PPGL/UFPB)
Os professores, mediadores no processo de leitura, por vezes desconhecem os mecanismos ativos durante o processo da leitura. No entanto, conforme aponta Silva (2012, p. 111), cabe ao professor “a iniciação das crianças à leitura, através da alfabetização e o ensino das diferentes práticas que são necessárias às demandas da vida atual nas sociedades letradas”. Assim, dentro do universo de habilidades e competências que precisam ser desenvolvidos nas crianças a leitura é uma prioridade e precisa ser o foco do trabalho docente. Portanto, as estratégias de leitura são instrumentos facilitadores para o desenvolvimento da leitura e, neste sentido, para a práxis docente. Ensinar aos professores a compreender, ativar e utilizar mecanismos que estão ao seu alcance no ato de ler, contribuirá com a formação leitora de seus alunos.

09h00 Atividades -Minicursos, mesas e palestras Atividade Prática
Local: Online

No horário oposto à apresentação de trabalho teremos as atividades do evento.

09h00 Minicurso- Mediação de leituras literárias por meio do Círculo de Leitura Minicurso
Local:

Ministrante: Professora Maria Gilliane de Oliveira Cavalcante – Mestranda PPGL/ UFPB

  1. Proposta minicurso:

Ementa

Partindo da compreensão que os círculos de leitura são práticas de leitura coletivas e compartilhadas de textos literários, o minicurso pretende apresentar a metodologia dos Círculos de Leitura, segundo as propostas teóricas do professor Dr. Rildo Cosson, a fim de dar suporte ao trabalho de mediação de leitura, fortalecer o protagonismo do leitor e favorecer o letramento literário.

09h00 Mesa-redonda: Necessidades educacionais e emocionais Mesa-redonda
Local:

Palestrantes:

Francyllayans Karla da Silva Fernandes
Pedagoga, psicóloga e graduada em Letras Libras. Pós graduação em Libras, Terapia Cognitiva Comportamental e Ensino de Português para surdos como L2. Mestra em Educação PPGE- UFPB. Doutoranda em Educação Especial (UFSCar) e em Letras (UFPB). Atua como professora de Libras na rede municipal de Lagoa de Dentro-PB e na rede estadual do Rio Grande do Norte. Psicóloga clínica proficiente em Libras.

Maria Zilda Medeiros da Silva

Professora da Educação Especial em uma perspectiva Inclusiva, pedagoga e Graduada em Letras /Libras. Mestre em Linguística e Ensino_
-MPLE ( UFPB).

Adilma Gomes da Silva Machado
Professora de Libras
Mestranda em Linguística e Ensino-UFPB;Especialista em Ensino de Libras; 1° Licenciatura em Letras Português ; 2° Licenciatura em Letras Libras

Inclusão, uma perspectiva no ambiente escolar.

Temos como objetivo desenvolver um debate das experiências dos profissionais, no qual iremos apresentar na 1ª fala a importância do apoio do psicólogo diante das necessidades educacionais e emocional; na 2ª fala como desenvolvido o ensino do aluno surdo no ambiente escolar: Libras e Língua Portuguesa como L2; na 3ª fala como é desenvolvido a inclusão do aluno com deficiência na escola.

13h30 Palestra: A utilização da escrita acadêmica x formação docente Palestra
Local: online

Ministrante:

Rosilene Felix Mamedes

Mestra em Linguística- PROLING

Doutora em Letras PPGL- UFPB

Profª Centro da Educação- UFPB

Link Lattes:CV: http://lattes.cnpq.br/4275374274885442

14h00 PROGRAMAÇÃO Atividade Teórica/Prática
Local: Plataforma meet e doity play (online)

Salas e horários das atividades:

Link da abertura do evento e conferência de abertura:

A ser divulgado em tempo hábil.

Dias: 16 e 18 de SETEMBRO DE 2022

15h30 CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO- Educação e Interdisciplinaridade: novas perspectivas para ressignificar a praxis educativa Conferência
Local: Online

Conferência de Encerramento:

Educação e Interdisciplinaridade: novas perspectivas para ressignificar a praxis educativa

Credenciamento- online

O credenciamento será realizado nas salas de atividade por meio da lista de presença disponibilizada pelo Google Forms. Comunicamos ainda que haverá uma sala exclusiva para demandas de secretaria/atendimento.

 

Sobre a área do Participante:

 

Para o primeiro acesso, vá em: https://doity.com.br/cadastro/, preencha seu e-mail cadastrado. Abra o seu provedor de e-mail, confira a caixa de entrada um e-mail enviado pelo Doity e clique para ativar sua conta e preencha seus dados.

Ativada a conta, pode acessar sempre o link acima, clicar no botão 'LOGIN' no canto superior direito e colocar o e-mail e senha cadastrada. No painel haverá todas as suas inscrições em eventos que utilizam a plataforma Doity. Com informações sobre suas inscrições, basta passar o mouse sobre algum link ou símbolo para saber seu significado e então navegar pelo site.

Para   fazer o download dos certificados assim que são liberados e acompanhar os trabalhos submetidos. Segue link abaixo:

https://doity.com.br/area-do-participante/certificado

Às13h00 - ONLINE

Quer se tornar um parceiro?

Organizador

Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços

A Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços é uma empresa especializada em cursos, consultoria e treinamentos, Sediada na cidade de João Pessoa, PB. Com 8 anos de existência no mercado paraibano, ocupa uma posição de destaque pela qualidade da prestação de seus serviços. A empresa conta com uma equipe de profissionais inovadores e promissores em suas respectivas áreas do conhecimento, colocando suas experiências à disposição de todos seus clientes, oferecendo segurança e credibilidade nos diferentes tipos, no âmbito de suas especializações.