Os grupos de trabalhos estarão alinhados com os Eixos:
Eixo 1: Educação e práticas interdisciplinares
GT1. Letramento (s) e novos rumos para a aprendizagem
Ementa: Letramento (s) matemático; novas diretrizes e implicações para o ensino de matemática; teoria x prática em sala de aula; matemática e interdisciplinaridade; letramento (s) e ensino-aprendizagem.
GT2. EJA: educação popular e currículo: caminhos para uma reconstrução socioeducacional
Ementa: Este GT busca congregar trabalhos da EJA e a educação popular a partir de práticas pedagógicas, currículo ou relatos de experiência desenvolvidas na EJA. Nesse sentido, pode-se contemplar trabalhos do currículo do ciclo 1 e 2 da EJA, além do Ensino Médio que envolva ensino-aprendizagem, avaliação, currículo, políticas educacionais e etc.
GT3. Ciências humanas, cidadania e democracia
Ementa: Nesse espaço traremos o debate sobre as ciências humanas a partir do currículo das disciplinas de humanas buscando contemplar: prática pedagógica, currículo, ensino-aprendizagem, avaliação a partir dos postulados da BNCC e/ou com a interdisciplinaridade com temas transversais. Além disso, buscar compreender a importância dessa áreas em meio as atuais conjunturas socioeducacionais.
GT4. Ciências exatas: habilidades e competências
Ementa: Esse grupo terá a função de congregar os trabalhos a partir das Ciências exatas: habilidades e competências, podendo contemplar trabalhos sobre o currículo, prática docente, metodologias, ensino-aprendizagem e avaliação, além de trabalhos que tenham como alicerce as BNCC.
GT 5- Ciências da natureza: conhecer-se no mundo
Esse Gt traz como tema o ser humano no mundo a partir do reconhecimento da importância dele o quanto ser, preservação da natureza e da biodiversidade. Esse Gt congregará trabalhos das áreas de biologias e ciências da natureza e áreas afins.
GT6. Diversidade, aceitação e Ideologia: gênero, etnia e religião
Neste Gt traremos o debate sobre a diversidade e Ideologia: gênero, etnia e religião a partir da pluraridade social e do debate sobre o tema na BNCC e na legislação brasileira, buscando, assim, correlacionar a teoria com a prática no espaço escolar.
GT7-Literatura Infantil e Juvenil: da tradição à modernidade
Este GT busca contemplar a Literatura infantil e a Juvenil a partir da tradição da modernidade, podendo contemplar trabalhos desde os clássicos até os best seller, da literatura mundial.
GT8- Literatura e Cinema: Enquadres psicanalíticos
Este grupo trará análise, reflexão e discussão de textos e excertos literários, sequências cinematográficas e filmes baseados em obras narrativas da tradição mundial. Comparação entre linguagens literária e cinematográfica a partir dos enquadramentos psicanalíticos.
GT9- Educação, Sexualidade e Psicanálise
O GT alberga pesquisas, concluídas e/ou andamento, que se debrucem sobre os estudos de gênero em conexão com a Educação. Explora, ainda, os conceitos de sexo, sexismo e sexualidade, articulando-os à noção de corpo. Dessa forma, este GT acolhe pesquisas que, alicerçadas nos estudos psicanalíticos, busquem compreender a arte (literária, cinematográfica, musical etc.) como territórios capazes de reverberar a subjetividade humana, em seus novos/antigos funcionamentos.
GT 10: Educação, saúde e movimento:
Neste espaço teremos debates sobre as várias áreas de ações pedagógicas, assim também como diálogos sobre a produção de intervenções para saúde, qualidade de vida e cultura corporal do movimento.
GT11- Educação e práticas inclusivas
Este GT terá o debate com reflexões críticas sobre dificuldades de aprendizagem e de escolarização. Diferenciação entre dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O papel do psicopedagogo frente a não culpabilização do aluno e da família diante da queixa de dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O lugar da neurolinguagem e suas contribuições para aquisição da linguagem. Transtornos como TGD/TDAH entre outras dificuldades de aprendizagem e o processo educativo. Psicopedagogia: modelo teórico ou ciência de aplicação prática? Intervenção psicopedagógica: avaliação, conceituação e prática. A aprendizagem na teoria comportamentalista. O modelo como suporte para uma prática e intervenção psicopedagógicas. O modelo histórico-cultural de Vygotsky. A intervenção psicopedagógica no modelo sociocultural. Avaliação da aprendizagem: implicações pedagógicas, econômicas e sociais. A avaliação na pré-escola e nas séries iniciais do Ensino Fundamental: objetivos, importância e características.
GT 12- Democracia e sociedade
Esse Gt congregará trabalhos do âmbito das ciências sociais que debatam temas como politica, sociedade, democracia, sociologia e áreas afins.
Eixo 2: do ensino tradicional ao ensino remoto/híbrido em tempos de pandemia
GT1- Novas tecnologias, avanços educacionais e novos rumos educacionais
Educação e Informática. Novas tecnologias no ensino. Mobilidade no Ensino. Conceitos e modelos de educação; Utilização das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem. O letramento digital no ensino-aprendizagem de literatura. Robótica, jogos e enfoque teórico-prático sobre o uso de tecnologias móveis (tablets, smathphones, netbooks). Mobile learning: o que há de “novo” para o ensino da educação básica.
GT2. Formação docente e ensino: O caminho para a construção de novos modelos educacionais
O presente GT irá reunir estudiosos que queiram contribuir para a discussão em torno de Como a Linguagem pode ser utilizada como um dispositivo/horizonte de saberes e práticas sociais, em âmbito interdisciplinar, e principalmente no que concerne à formação docente, assunto que até hoje carece de aprofundamento. Em sua prática, o professor deve possuir conhecimento prático, mas também de panoramas teóricos que subsidiem sua postura ética/profissional.
GT3-Métodos de alfabetização e Letramento no contexto da educação básica
Ementa: Com este Grupo de trabalho teremos a discussão que reflita sobre a educação e seus múltiplos letramentos, sendo norteado sobre o viés da linguagem, além de congregar trabalho que debatam as práticas leitura e escrita em sala de aula. Dessa forma, congregaremos trabalhos que tragam as Contribuições da Teoria do Letramento para os Estudos sobre Alfabetização. Análise de currículos e programas de ensino da língua materna. Programas e projetos de alfabetização atuais. Análise histórica dos métodos de Alfabetização. A prática construtivista na alfabetização. A Alfabetização como processo cognitivo. Psicogênese da alfabetização. Alfabetizar Letrando: abordagem discursiva. Métodos de alfabetização.
GT4. Aquisição da linguagem e desenvolvimento cognitivo
Ementa: O GT Aquisição da Linguagem e Letramento tem por objetivo apresentar discussões acerca dos processos iniciais de aquisição da Linguagem oral e sinalizada, bem como, trazer discussões acerca dos processos iniciais da aquisição da escrita escolarizada.
GT5. Produção textual e os gêneros discursivos
Ementa: Este Grupo de trabalho trará o debate sobre os diferentes discursos que estão imersos na sociedade, trazendo à luz debates com a temática da Análise Dialógica do Discurso, Teoria da Enunciação e áreas afins. Após a grande virada para o século XXI, pudemos presenciar um crescimento gradativo de discussões, em âmbito nacional e internacional, sobre a os meios de manifestação da linguagem humana, em suas micro e macro esferas: religião, política, educacional, estética, moral etc. Esses campos de saber também são denominados de criações ideológicas [Medviédev (2010 (1929)]. Apesar de a maioria das análises terem se voltado para os domínios da escrita durante grande parte das Idades Média e Contemporânea, também temos presenciado, na pós-modernidade, a inserção e proposição de trabalhos voltados para a oralidade. É nessa perspectiva mútua de saberes orais e escritos que este GT visa a reunir trabalhos que explorem esses espaços ideológicos, reflexões que abordem os discursos que se proliferam na sociedade, através de Estudos que tenham fundamentação teórica em Bakhtin e o Círculo.
GT6- Educação, música e outras artes
Este GT terá o enfoque de atrelar a interdisciplinaridade entre a Literatura, cinema, música e outros gêneros, em contextos educacionais, congregando trabalhos que discutam essa temática, assim, como diálogos pertinentes em subáreas da Literatura como: literatura fantástica, neofantástica, literatura intimista, Literatura e cinema, literatura e música; literatura e cultora; semiótica e demais diálogos possíveis.
GT7-Ensino-aprendizagem e avaliação
Este Gt apresentará trabalhos a partir dos principais conceitos e fundamentos teóricos, bem como as práticas docentes que norteiam os processos de avaliação de aprendizagem na educação básica e no ensino superior. Visa ainda estudar as principais correntes de pensamento que investigam estes processos de avaliação de forma indissociável com as teorias que tratam do estudo da didática e do processo de ensino-aprendizagem.
GT8-Metodologias Ativas, práticas pedagógicas e estratégias de ensino
Este grupo buscará congregar trabalhos sobre as Metodologias Ativas, práticas pedagógicas e estratégias de ensino, a partir de modelos de práticas atuais que estão sendo aplicadas.
GT9. Multiculturalidade, identidade e interdisciplinaridade
Refletir a respeito do uso da linguagem no contexto educativo, compreendendo a complexidade dos processos de eliminação ou minimização das exclusões em vinculação com as perspectivas interculturais, inclusivas, da diversidade e da justiça social. Discussão sobre os estudos das políticas de ações afirmativas; cotas no ensino superior e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
GT 10. Políticas públicas educacionais
Ementa: As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar. Escolarização. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
GT11. Língua e linguagens: língua materna x segunda língua em contexto de aprendizagem
Ementa: Artes, língua inglesa, língua espanhola e outras formas de linguagens partir do ensino de língua como L2 e L3 (segunda língua e terceira língua). Este GT busca acolher trabalhos de pesquisa ou experiências didáticas que visem o ensino de línguas (materna ou L2) com base no estudo dos gêneros discursivos. O objetivo do GT é gerar intercâmbio entre pesquisas e práticas docentes quem compreendam o gênero do discurso como ponto de partida para o ensino de língua materna ou estrangeira.