VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação - TOI 2020 Online

VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação - TOI 2020 Online

III SIMPÓSIO CURADORIA DIGITAL: Curadoria Digital e Políticas de Digitalização

Faça sua inscrição
Terça, 18 de agosto de 2020 Das 09:00 às 12:00
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

LIBRARY AND INFORMATION SCIENCE
Data Science and Artificial Intelligence

O TOI – VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação é iniciativa do Grupo de Pesquisa "Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID) - CNPq" da Escola de Comunicações e Artes ECA_USP.

O VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação tem como principal foco reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da área da Ciência da Informação: Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, e afins, com objetivo de promover a reflexão e o diálogo em torno de temas relevantes para a sociedade da informação: Gestão da Informação e do Conhecimento, Tecnologia e Sistemas de Informação, Biblioteca Digital, Conservação e Preservação de Acervo, Curadoria Digital, Ética da Informação, Humanidades Digitais, Recuperação da Informação na Web de Dados, Organização da Informação e do Conhecimento, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas IoT, Cultura Computacional, Mercado de Trabalho do Profissional da Informação.

Entre os principais resultados espera-se promover a discussão sobre os temas centrais do Congresso e contribuir para a integração entre o meio acadêmico e as comunidades profissionais, ampliando o interesse pela pesquisa, pelo compartilhamento de informação, e sobre as práticas mais inovadoras no campo da Ciência da Informação.

No contexto da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e áreas afins, os avanços impostos pela tecnologia da informação e das comunicações têm proporcionado avanços significativos nas melhores práticas de gestão da informação e do conhecimento, otimizando o processo de tomada de decisão. Torna-se relevante avaliar a complexidade e os principais desafios da Era Digital e das Transformações impostas pelo fenômeno do Big Data, pela Ciência de Dados e pela Inteligência Artificial.

O VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação colabora acadêmica e cientificamente com o CIC.DIGITAL PORTO Center for Research in Communication Information and Digital Culture Universidade do Porto, com o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Laboratório de Tecnologias Intelectuais Lti da UFPB. Tem por missão promover e desenvolver a troca de experiências profissionais, apresentar melhores práticas na gestão da informação e apresentar resultados de pesquisas com foconos seguintes eixos temáticos:Ciência de Dados e Inteligência Artificial -Internet das Coisas e Cidades Inteligentes -Curadoria Digital -Informação, Ciência, Tecnologia e Inovação - Humanidades Digitais -Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva -Organização e Representação da Informação e do Conhecimento -Formação e Atuação do Profissional da Informação na Era Digital.

Neste contexto, o III Simpósio de Curadoria Digital - um dos eixos temáticos do VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação – apresenta como proposta, promover o debater no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Equipamentos Culturais Brasileiros, as Políticas de Digitalização e os Fundamentos de Curadoria Digital.

Entendemos Curadoria Digital como um campo emergente que engloba o planejamento e gerenciamento de ativos digitais ao longo de sua vida útil, desde a conceituação e apresentação até a preservação de longo prazo em um repositório para reutilização futura. Está associada com a preservação da informação e com a memória científica. Na Era Digital, a criação e disponibilização de conteúdos digitais à um ritmo acelerado demanda por profissionais com competências no campo de gerenciamento dos ativos digitais preparados para atuar com políticas e estratégias de preservação da informação digital criando padrões e melhores práticas para a gestão digital do patrimônio cultural neste campo emergente e transdisciplinar. O Simpósio tem como foco reunir especialistas em compartilhar as melhores práticas associadas à Curadoria Digital e os desafios em lidar com volumes significativos de informação e conhecimento bem como avaliar sistemas de gestão da informação no âmbito do ciclo de Curadoria Digital na era da Ciência de Dados.

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
Conference Chair - VI TOI 2020

Junho - Setembro2020

Palestrantes

  • Miguel Ángel Márdero Arellano
  • Luciana Piazzon Barbosa Lima
  • Juliana Monteiro
  • Rodrigo Garcia
  • Francisco Carlos Paletta

Programação

09h00 - Francisco Carlos Paletta, Rodrigo Garcia ABERTURA Apresentação Oral
Local: ONLINE

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta USP, Escola de Comunicações e Artes, ECA USP

Rodrigo Garcia, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

https://www.youtube.com/watch?v=h74zXDH3c20&feature=youtu.be

09h10 - Miguel Ángel Márdero Arellano A Teoria da Preservação Digital: digitalização, curadoria e redes Palestra
A Teoria da Preservação Digital: digitalização, curadoria e redes
Local: ONLINE

Fundamentos eConceitos da Preservação Digital: Digitalização;Curadoria Digital esuas Aplicações; Redes de Preservação.

10h00 - Luciana Piazzon Barbosa Lima A Digitalização de Acervos no Brasil segundo a Pesquisa TIC Cultura Palestra
A Digitalização de Acervos no Brasil segundo a Pesquisa TIC Cultura
Local: ONLINE

A partir dos resultados da pesquisa TIC Cultura, será traçado um panorama da digitalização de acervos por instituições culturais brasileiras, em especial arquivos, bibliotecas e museus. A apresentação trará indicadores sobre a presença, a digitalização e a disponibilização de acervos na Internet, além dos principais desafios enfrentados por tais instituições na criação, preservação e difusão de acervos digitais.

A pesquisa TIC Cultura é realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br),departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Mais informações:https://cetic.br/pt/pesquisa/cultura/.

Aproveito para compartilhar duas publicações sobre o tema que podem ser de interesse dos participantes:

Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos equipamentos culturais brasileiros - TIC Cultura 2018
https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-equipamentos-culturais-brasileiros-tic-cultura-2018/
Panorama Setorial da Internet - Acervos digitais
https://cetic.br/pt/publicacao/ano-xi-n-3-acervos-digitais/

10h50 - Juliana Monteiro Creative Commons e seu uso na disponibilização de acervos culturais Palestra
Creative Commons e seu uso na disponibilização de acervos culturais
Local: ONLINE

A palestra terá como objetivo apresentar o sistema de licenças Creative Commons e discuti-lo frente à cultura do acesso aberto. Além disso, terá como objetivo também discutir seu uso prático na disponibilização de acervos culturais, particularmente museus.

11h40 - Francisco Carlos Paletta, Juliana Monteiro, Luciana Piazzon Barbosa Lima, Miguel Ángel Márdero Arellano, Rodrigo Garcia Painel Mesa Temática
Local: ONLINE

Moderador: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

12h00 - Francisco Carlos Paletta, Rodrigo Garcia ENCERRAMENTO Encerramento
Local: ONLINE

Relatoria: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta USP, Escola de Comunicações e Artes, ECA USP

Rodrigo Garcia, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Organização

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta USP, Escola de Comunicações e Artes, ECA USP

Prof. Msc. Rodrigo Garcia BBM, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão USP

Parceiros Institucionais

Colaboração Científica

Colaboração Universitária: Ensino, Pesquisa e Extensão

Quer se tornar um parceiro?

Organizador

Francisco Carlos Paletta ECA USP; Rodrigo Garcia BBM

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo tem como Missão promover o ensino e a pesquisa nas áreas de comunicação, informação e artes, visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da investigação, do magistério e da carreira profissional, em consonância com as exigências do tempo e as necessidades de desenvolvimento humano. Estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino, pesquisa, extensão, e crítica e produção artística e cultural. Promover e desenvolver, por meio das pesquisas, os instrumentos para a reflexão e compreensão de questões e conflitos em suas áreas de atuação, bem como buscar novas formas de expressão, ampliando as fronteiras do conhecimento e da invenção, e tornando-as úteis ao meio social.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Aberta ao público em 2013, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida por Guita e José Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São cerca de 32 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes aproximadamente.