VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação - TOI 2020 Online

VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação - TOI 2020 Online

I Simpósio Políticas e Estratégias de Preservação de Conteúdo na Web

Faça sua inscrição
Terça, 11 de agosto de 2020 Das 09:00 às 12:50
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

LIBRARY AND INFORMATION SCIENCE
Data Science and Artificial Intelligence

O TOI – VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação é iniciativa do Grupo de Pesquisa "Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID) - CNPq" da Escola de Comunicações e Artes ECA_USP.

O VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação tem como principal foco reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da área da Ciência da Informação: Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, e afins, com objetivo de promover a reflexão e o diálogo em torno de temas relevantes para a sociedade da informação: Gestão da Informação e do Conhecimento, Tecnologia e Sistemas de Informação, Biblioteca Digital, Conservação e Preservação de Acervo, Curadoria Digital, Ética da Informação, Humanidades Digitais, Recuperação da Informação na Web de Dados, Organização da Informação e do Conhecimento, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas IoT, Cultura Computacional, Mercado de Trabalho do Profissional da Informação.

Entre os principais resultados espera-se promover a discussão sobre os temas centrais do Congresso e contribuir para a integração entre o meio acadêmico e as comunidades profissionais, ampliando o interesse pela pesquisa, pelo compartilhamento de informação, e sobre as práticas mais inovadoras no campo da Ciência da Informação.

No contexto da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e áreas afins, os avanços impostos pela tecnologia da informação e das comunicações têm proporcionado avanços significativos nas melhores práticas de gestão, otimizando o processo de tomada de decisão. A gestão e o suporte destes ambientes heterogêneos e complexos, repletos de recursos e dispositivos computacionais, comprovadamente têm se revelado de gestão complexa e fortemente impactado pelo fenômeno do Big Data, pela Ciência de Dados e pela Inteligência Artificial.

Neste contexto torna-se relevante avaliar a complexidade os principais desafios da Era Digital e das Transformações impostas aos processos de organização e gestão da informação e do conhecimento. A crescente disponibilização das tecnologias e o fluxo cada vez maior e mais rápido do acesso à informação têm desafiado os Profissionais da Informação no entendimento de novas práticas de apropriação e uso da informação na produção de conhecimento e criação de vantagem competitiva organizacional.

O VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação colabora acadêmica e cientificamente com o CIC.DIGITAL PORTO Center for Research in Communication Information and Digital Culture Universidade do Porto, com o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Laboratório de Tecnologias Intelectuais Lti da UFPB; e tem por missão promover e desenvolver a troca de experiências profissionais, apresentar melhores práticas na gestão da informação e apresentar resultados de pesquisas com foconos seguintes eixos temáticos:

  • Ciência de Dados e Inteligência Artificial
  • Internet das Coisas e Cidades Inteligentes
  • Curadoria Digital
  • Informação, Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Humanidades Digitais
  • Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva
  • Organização e Representação da Informação e do Conhecimento
  • Formação e Atuação do Profissional da Informação na Era Digital

O I SimpósioPolíticas e Estratégias de Preservação de Conteúdo na Web- um dos eixos temáticos do VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação – apresenta como proposta, promover o debate emtemas centrais sobre arquivamento Web, preservação e políticas públicas para o patrimônio digital nacional. As reflexões programadas estão relacionadas ao contexto das Humanidades Digitais, Ciência da Informação, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e áreas afins e profissionais que atuam em ambientes digitais.

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
Conference Chair - VI TOI 2020

Junho - Setembro2020

Links de Trasnmissão:

Facebook:https://www.facebook.com/febab.federacao/videos/296887265069770/

YouTube:https://www.youtube.com/watch?v=X6SmBmbD7fg

Palestrantes

  • Aquiles Brayner
  • Caterina Groposo Pavão
  • Ricardo Basílio
  • Moisés Rockembach
  • Carlos A Afonso
  • Mariana Valente
  • Antonio Paulo Carretta
  • Francisco Paletta

Programação

09h00 - Antonio Paulo Carretta, Francisco Paletta ABERTURA Apresentação
Local: ONLINE

Prof. Dr. Francisco  Paletta, Escola de Comunicações e Artes ECA USP – VI TOI 2020

Antonio Paulo Carretta, Fundação Bienal - PPGCI ECA USP

 

A Web definiu para sociedade digital um importante ambiente de expressão, disseminação de informações e, consequentemente, de memória. Vale lembrar que, desde 2003, a UNESCO reconhece que deriva desse ambiente um patrimônio digital único, que inclui informações de diversas naturezas: cultural, educacional, científica, político-governamentais entre outros.

No entanto, para garantir um processo de transmissão de informação para gerações futuras, precisamos estabelecer estratégias e políticas para armazenamento e preservação do conteúdo Web. Neste sentido, parece urgente ampliar a abordagem sobre este tema, assim como discutir políticas de preservação do patrimônio digital nacional.

O espectro de discussão sobre esse tema é muito amplo, envolve questões sobre governança da internet, legislação de apoio, políticas de seleção de conteúdo, padrões e estruturas tecnológicas de preservação, armazenamento, acesso e reuso de informações digitais.  No âmbito do “I Simpósio Política e Estratégia de Preservação de Conteúdo na Web”, estes pontos serão tratados para envolver profissionais das humanidades digitais, alinhados com os setores acadêmico, governamental, empresarial e sociedade civil, oferecendo reflexões para sobre a manutenção segura da Web e formas de enfrentar um processo de esquecimento digital em evolução.

09h10 - Aquiles Brayner, Caterina Groposo Pavão, Francisco Paletta, Ricardo Basílio PAINEL – Curadoria, Preservação, Metadados na WEB Apresentação Oral
Local: ONLINE

PAINEL – Curadoria, Preservação, Metadados na WEB

 

  • Aquiles Brayner  - Curadoria Digital e Arquivamento de Conteúdo da Web

 

  • Caterina Groposo Pavão, UFRGS/NUAWEB - Metadados para Preservação da Web 

 

  • Ricardo Basílio, Arquivo.pt - Experiência do Arquivo.pt: Sites Preserváveis e Ações de Preservação

     

           Debate e Considerações Finais - Moderador: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

11h00 - Carlos A Afonso, Francisco Paletta, Mariana Valente, Moisés Rockembach PAINEL – Políticas, Governança, Legislação na WEB Apresentação Oral
Local: ONLINE

PAINEL – Políticas, Governança, Legislação na WEB

 

  • Moisés Rockembach, UFRGS/NUAWEB - Políticas de Preservação no Arquivamento da Web Brasileira

 

  • Carlos A. Afonso (Instituto Nupef) - Governança da Internet e Preservação de Conteúdo da Web

 

  • Mariana Valente (InternetLab)  Conflitos Legais da Preservação de Conteúdo da Web

 

    Debate e Considerações Finais - Moderador: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

 

12h50 - Antonio Paulo Carretta, Francisco Paletta ENCERRAMENTO Apresentação
Local: ONLINE

Encerramento

Relatoria: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta USP

                   

ORGANIZAÇÃO - Escola de Comunicações e Artes, ECA USP

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta USP

Antonio Paulo Carretta, PPGCI ECA USP

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Colaboração Universitária: Ensino, Pesquisa e Extensão

Colaboração Científica

Parceiros Institucionais

Bibliotecas em Rede de Colaboração

Organizador

Francisco Paletta

Escola de Comunicações e Artes: Promover o ensino e a pesquisa nas áreas de comunicação, informação e artes, visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da investigação, do magistério e da carreira profissional, em consonância com as exigências do tempo e as necessidades de desenvolvimento humano. Estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino, pesquisa, extensão, e crítica e produção artística e cultural. Promover e desenvolver, por meio das pesquisas, os instrumentos para a reflexão e compreensão de questões e conflitos em suas áreas de atuação, bem como buscar novas formas de expressão, ampliando as fronteiras do conhecimento e da invenção, e tornando-as úteis ao meio social.