VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação - TOI 2020 Online

VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação - TOI 2020 Online

VI Simpósio Preservação e Conservação de Acervo - Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: Protocolos e Melhores Práticas

Faça sua inscrição
Terça, 4 de agosto de 2020 Das 08:30 às 13:00
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

LIBRARY AND INFORMATION SCIENCE
Data Science and Artificial Intelligence

O TOI – VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação é iniciativa do Grupo de Pesquisa "Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID) - CNPq" da Escola de Comunicações e Artes ECA_USP.

O VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação tem como principal foco reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da área da Ciência da Informação: Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, e afins, com objetivo de promover a reflexão e o diálogo em torno de temas relevantes para a sociedade da informação: Gestão da Informação e do Conhecimento, Tecnologia e Sistemas de Informação, Biblioteca Digital, Conservação e Preservação de Acervo, Curadoria Digital, Ética da Informação, Humanidades Digitais, Recuperação da Informação na Web de Dados, Organização da Informação e do Conhecimento, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas IoT, Cultura Computacional, Mercado de Trabalho do Profissional da Informação.

Entre os principais resultados espera-se promover a discussão sobre os temas centrais do Congresso e contribuir para a integração entre o meio acadêmico e as comunidades profissionais, ampliando o interesse pela pesquisa, pelo compartilhamento de informação, e sobre as práticas mais inovadoras no campo da Ciência da Informação.

No contexto da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e áreas afins, os avanços impostos pela tecnologia da informação e das comunicações têm proporcionado avanços significativos nas melhores práticas de gestão da informação e do conhecimento, otimizando o processo de tomada de decisão. Torna-se relevante avaliar a complexidade e os principais desafios da Era Digital e das Transformações impostas pelo fenômeno do Big Data, pela Ciência de Dados e pela Inteligência Artificial.

O VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação colabora acadêmica e cientificamente com o CIC.DIGITAL PORTO Center for Research in Communication Information and Digital Culture Universidade do Porto, com o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Laboratório de Tecnologias Intelectuais Lti da UFPB. Tem por missão promover e desenvolver a troca de experiências profissionais, apresentar melhores práticas na gestão da informação e apresentar resultados de pesquisas com foco nos seguintes eixos temáticos: Ciência de Dados e Inteligência Artificial - Internet das Coisas e Cidades Inteligentes - Curadoria Digital - Informação, Ciência, Tecnologia e Inovação - Humanidades Digitais - Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva - Organização e Representação da Informação e do Conhecimento - Formação e Atuação do Profissional da Informação na Era Digital.

Neste contexto, o VI Simpósio Preservação e Conservação de Acervo - um dos eixos temáticos do VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação – apresenta como proposta, promover o debate em tormo do eixo temático "Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: Protocolos e Melhores Práticas".

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
Conference Chair - VI TOI 2020

Junho - Setembro 2020

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=rjbpND7hvww

FACEBOOK: https://www.facebook.com/febab.federacao/videos/328685228510060/

Palestrantes

  • Luciana M Napoleone
  • Fabiano Cataldo de Azevedo
  • Ana Freitas Ribeiro
  • Anderson de Santana
  • Isis Baldini
  • Francelina H A L e Silva
  • Rosaelena Scarpeline
  • Maria Lucia Beffa
  • Francisco C Paletta

Programação

08h30 - Luciana M Napoleone Abertura Sala Virtual Abertura
Local: ONLINE

Abertura da Sala Virtual

[Vídeo / apresentação de Boas-vindas e orientações para o bom andamento do Simpósio:  desligar câmeras e microfones, envie sua pergunta pelo Chat, escreva seu nome completo e e-mail no Chat para verificação de presença e envio de certificado]

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=rjbpND7hvww

FACEBOOK: https://www.facebook.com/febab.federacao/videos/328685228510060/

09h00 - Fabiano Cataldo de Azevedo, Francisco C Paletta, Luciana M Napoleone ABERTURA Abertura
Local: ONLINE

Abertura

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP - Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta – VI TOI Chair

CRB-8 - Luciana Maria Napoleone

UNIRIO/PPACT  - Prof. Dr. Fabiano Cataldo Azevedo

OBJETIVO

A pandemia de Coronavírus impactou sensivelmente bibliotecas, arquivos, centros de documentação, museus em todos os continentes. Ao redor do mundo essas instituições cerraram suas portas para as atividades presenciais para evitar a propagação da doença. Salas de leitura e estudo vazias, reservas técnicas e acervos fechados durante a quarentena. Em face de uma reabertura próxima, os profissionais da área voltam seus olhos para a elaboração de orientações, diretrizes e protocolos que garantam a saúde das equipes técnicas e do público e a adequada preservação de acervo. Nesta sexta edição do Simpósio, e a primeira edição completamente virtual, quatro palestrantes de áreas distintas trazem sua expertise para discutir a biossegurança e a conservação de acervos e construir uma visão transversal do tema. Da combinação desses conhecimentos especializados o Simpósio pretende sensibilizar os profissionais para a elaboração de protocolos que permitam simultaneamente a educação para a saúde e para a educação patrimonial.

Este evento faz parte do VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, iniciativa do Departamento de Informação e Cultura da ECA-USP e do Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID_CNPq) em colaboração com o CRB-8, em especial a Comissão de Patrimônio Bibliográfico e Documental.

Nesta edição o  Simpósio conta com a parceria do Núcleo Interdisciplinar de Preservação da UNIRIO que vem desenvolvendo a discussão da área e buscando a extroversão do conhecimento acadêmico através da série de palestras com especialistas, os Seminários UNIRIO: Gerenciamento de Risco e Biossegurança em Bibliotecas e Arquivos no contexto do COVID-19.  As  organizações dos eventos somaram esforços para enriquecer a discussão de biossegurança e conservação de acervos: na parte da manhã, a sexta edição do Simpósio inicia a discussão transversal do tema, que será estendido e aprofundado na parte da tarde, com o Seminário UNIRIO “Conservação Preventiva em Bibliotecas e COVID-19: ações e reflexões”.

PÚBLICO ALVO

O VI SIMPÓSIO PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ACERVO têm como foco profissionais da área de preservação e conservação de acervos: Bibliotecários, Museólogos, Arquivistas, Pesquisadores, estudantes, especialistas e consultores atuantes nas áreas de gestão de acervos culturais.

 

Seminários UNIRIO: Gerenciamento de Risco e Biossegurança em Bibliotecas e Arquivos no contexto do COVID-19

15h00 Conservação Preventiva em Bibliotecas e COVID-19: ações e reflexões

Jandira Flaeschen, Fundação Biblioteca Nacional

Importante. Para o Seminário a inscrição é feita distintamente do TOI. https://www.even3.com.br/seminariosunirio2020/. Vagas limitadas.

09h10 - Fabiano Cataldo de Azevedo Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: Protocolos e Melhores Práticas Mesa-redonda
Local: ONLINE

Moderador: Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo, Departamento de Biblioteconomia,  Coordenador do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre Patrimônio Bibliográfico e Documental”  - Consortium of European Research Libraries consultant for South and Central America

09h20 - Ana Freitas Ribeiro COVID-19: Aspectos Epidemiológicos - Medidas de Prevenção e Controle Apresentação Oral
Local: ONLINE

MESA REDONDA: Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: protocolos e melhores práticas

Moderador: Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo, UNIRIO/PPACT

                                                                    

COVID-19: Aspectos Epidemiológicos - Medidas de Prevenção e Controle

Ana Freitas Ribeiro, Instituto de Infectologia Emílio Ribas

10h00 - Anderson de Santana A GESTÃO DAS BIBLIOTECAS EM TEMPOS DE PANDEMIA Apresentação Oral
Local: ONLINE

MESA REDONDA: Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: protocolos e melhores práticas

Moderador: Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo, UNIRIO/PPACT                                          

 

A GESTÃO DAS BIBLIOTECAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Anderson de Santana, Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências,  USP

10h40 - Isis Baldini A VISÃO DA CONSERVAÇÃO Apresentação Oral
Local: ONLINE

MESA REDONDA: Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: protocolos e melhores práticas

Moderador: Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo, UNIRIO/PPACT

 

A VISÃO DA CONSERVAÇÃO

Isis Baldini, Associação Brasileira de Encadernação e Restauro

11h20 - Francelina H A L e Silva A VISÃO DA BIOSSEGURANÇA - Os Procedimentos de Biossegurança que norteiam a saúde do trabalhador de acervos Apresentação Oral
Local: ONLINE

MESA REDONDA: Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: protocolos e melhores práticas

Moderador: Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo, UNIRIO/PPACT

A VISÃO DA BIOSSEGURANÇA - Os Procedimentos de Biossegurança que norteiam a saúde do trabalhador de acervos

Francelina Helena Alvarenga Lima e Silva, Especialista em Biossegurança

12h00 - Ana Freitas Ribeiro, Anderson de Santana, Fabiano Cataldo de Azevedo, Francelina H A L e Silva, Isis Baldini DEBATE - Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: Protocolos e Melhores Práticas Painel
Local: ONLINE

MESA REDONDA: Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: protocolos e melhores práticas

Moderador: Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo, UNIRIO/PPACT

12h30 - Ana Freitas Ribeiro, Anderson de Santana, Fabiano Cataldo de Azevedo, Francelina H A L e Silva, Francisco C Paletta, Isis Baldini, Luciana M Napoleone, Maria Lucia Beffa, Rosaelena Scarpeline CONSIDERAÇÕES FINAIS Apresentação Oral
Local: ONLINE

12h30    CONSIDERAÇÕES FINAIS

Biossegurança e Conservação de Livros e Documentos: Protocolos e Melhores Práticas

- Palavra Final Palestrantes

- Comissão Organizadora

13h00 - Francisco C Paletta, Luciana M Napoleone ENCERRAMENTO Apresentação
Local: ONLINE

ENCERRAMENTO

Relatoria: CRB-8 - Rosaelena Scarpeline, Maria Lucia Beffa

ORGANIZAÇÃO

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP – Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta

CRB-8 Comissão de Documento Bibliográfico e Documental:  Hugo Oliveira Pinto e Silva, Luciana Maria Napoleone, Maria da Conceição Gomes Bernardo, Maria Lucia Beffa, Rosaelena Scarpeline

 

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Parceiros Institucionais

Colaboração Científica

Colaboração Universitária: Ensino, Pesquisa e Extensão

Quer se tornar um parceiro?

Organizador

Francisco Carlos Paletta

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo tem como Missão promover o ensino e a pesquisa nas áreas de comunicação, informação e artes, visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da investigação, do magistério e da carreira profissional, em consonância com as exigências do tempo e as necessidades de desenvolvimento humano. Estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino, pesquisa, extensão, e crítica e produção artística e cultural. Promover e desenvolver, por meio das pesquisas, os instrumentos para a reflexão e compreensão de questões e conflitos em suas áreas de atuação, bem como buscar novas formas de expressão, ampliando as fronteiras do conhecimento e da invenção, e tornando-as úteis ao meio social.