VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação - TOI 2020 Online

VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação - TOI 2020 Online

V Simpósio Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva

Faça sua inscrição
Quarta, 15 de julho de 2020 Das 09:00 às 12:30
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

LIBRARY AND INFORMATION SCIENCE
Data Science and Artificial Intelligence

O TOI – VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação é iniciativa do Grupo de Pesquisa "Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID) - CNPq" da Escola de Comunicações e Artes ECA_USP.

O VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação tem como principal foco reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da área da Ciência da Informação: Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, e afins, com objetivo de promover a reflexão e o diálogo em torno de temas relevantes para a sociedade da informação: Gestão da Informação e do Conhecimento, Tecnologia e Sistemas de Informação, Biblioteca Digital, Conservação e Preservação de Acervo, Curadoria Digital, Ética da Informação, Humanidades Digitais, Recuperação da Informação na Web de Dados, Organização da Informação e do Conhecimento, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas IoT, Cultura Computacional, Mercado de Trabalho do Profissional da Informação.

Entre os principais resultados espera-se promover a discussão sobre os temas centrais do Congresso e contribuir para a integração entre o meio acadêmico e as comunidades profissionais, ampliando o interesse pela pesquisa, pelo compartilhamento de informação, e sobre as práticas mais inovadoras no campo da Ciência da Informação.

No contexto da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e áreas afins, os avanços impostos pela tecnologia da informação e das comunicações têm proporcionado avanços significativos nas melhores práticas de gestão da informação e do conhecimento, otimizando o processo de tomada de decisão. Torna-se relevante avaliar a complexidade e os principais desafios da Era Digital e das Transformações impostas pelo fenômeno do Big Data, pela Ciência de Dados e pela Inteligência Artificial.

O VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação colabora acadêmica e cientificamente com o CIC.DIGITAL PORTO Center for Research in Communication Information and Digital Culture Universidade do Porto, com o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Laboratório de Tecnologias Intelectuais Lti da UFPB. Tem por missão promover e desenvolver a troca de experiências profissionais, apresentar melhores práticas na gestão da informação e apresentar resultados de pesquisas com foco nos seguintes eixos temáticos: Ciência de Dados e Inteligência Artificial - Internet das Coisas e Cidades Inteligentes - Curadoria Digital - Informação, Ciência, Tecnologia e Inovação - Humanidades Digitais - Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva - Organização e Representação da Informação e do Conhecimento - Formação e Atuação do Profissional da Informação na Era Digital

O V Simpósio Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva busca debater com especialistas, pesquisadores, empresas e profissionais, as contribuições da Ciência da Informação no contexto das organizações frente aos desafios da Indústria 4.0 no uso da informação e do conhecimento associados aos sistemas de tomada de decisão: Informação Corporativa e Transformação Digital.

Este evento faz parte do VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, iniciativa do Departamento de Informação e Cultura da ECA-USP e do Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID_CNPq), em colaboração com a SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento e SCIP Brasil - Strategic and Competitive Intelligence Professionals.

Link YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=YJzedqnQJiI

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
Conference Chair - VI TOI 2020

Junho - Setembro 2020

Palestrantes

  • Andre Saito
  • Renata Dalmaso
  • Jorge B Castilho
  • Felipe Buzzerio
  • Beto do Valle
  • Fernando Domingues Jr.
  • Francisco Paletta

Programação

09h00 - Francisco Paletta, Jorge B Castilho, Renata Dalmaso ABERTURA Abertura
Local: ONLINE

09h00 Abertura

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP - Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta, VI TOI Chair

Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, SBGC Renata Dalmaso, Presidente

Strategic and Competitive Intelligence Professionals, SCIP Brasil – Jorge Bitencourt Castilho, Comitê Executivo

09h15 - Andre Saito, Beto do Valle, Renata Dalmaso GESTÃO DO CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA E INOVAÇÃO PÓS-COVID Painel
Local: ONLINE

09h15 GESTÃO DO CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA E INOVAÇÃO PÓS-COVID

André Saito – SBGC

Beto do Valle - Impakt Consultoria

As consequências da pandemia de Covid-19 têm provocado forte impacto na sociedade e no mercado, obrigando empresas e organizações a mudanças drásticas para se adaptar ao novo contexto. As empresas, em geral, estão organizadas para executar bem, mas não tanto para aprender ou criar, atividades fundamentais para a transformação necessária a partir de agora.

As mudanças desencadeadas pelo novo corona vírus trazem o desafio e a oportunidade de incorporar as capacidades de aprender e criar às principais prioridades das empresas e organizações. A gestão do conhecimento é uma das forças propulsoras dessa transformação, uma competência-chave dos negócios para atuação em novo patamar.

Moderador do Painel: Renata Dalmaso - SBGC

11h00 - Felipe Buzzerio, Fernando Domingues Jr., Jorge B Castilho INFORMAÇÃO CORPORATIVA: Informação, Conhecimento e Tecnologia Painel
Local: ONLINE

11h00 INFORMAÇÃO CORPORATIVA: Informação, Conhecimento e Tecnologia

Diante da crise da pandemia, profissionais que lideram as organizações tiveram que repensar as táticas e estratégias para garantir a sobrevivência da empresa. A questão da sustentabilidade do negócio no pós-pandemia tem a ver com a incorporação de novas capacidades que deem mais agilidade de resposta e desenvolvam resiliência às mudanças que estão acontecendo.

Fernando Domingues Jr.

A contribuição da Inteligência Competitiva, nesse contexto, está no estímulo ao pensamento estratégico e sistêmico de modo que a empresa possa vislumbrar cenários com a perspectiva de que crises e incertezas vieram para ficar. Diante disso, questões como agilidade, flexibilidade, colaboração, aprendizagem contínua passam a ser determinantes para entrar ou permanecer em mercados em constante mudanças. O mundo mudou, não há como voltar à normalidade anterior. É preciso reinventar o negócio.

Felipe Buzzerio

Crises como a que vivemos geram mudanças fundamentais no modo de agir das pessoas e nas atividades das organizações, que podem, por sua vez, abandonar modelos de negócios que existiram por décadas e dar vida a outros completamente novos. Assim, podemos estar testemunhando neste exato momento o nascimento de comportamentos que levarão a novas oportunidades de desenvolvimento de produtos e de mercados. O momento para buscar um novo fôlego na vantagem competitiva é agora. A questão que se coloca é: como identificar isso e como agir eficientemente para garantir o seu lugar no mundo dos negócios de 2021 e além?

Moderador do Painel: Jorge Bitencourt Castilho – SCIP BRASIL

12h30 - Francisco Paletta, Jorge B Castilho, Renata Dalmaso Encerramento Encerramento
Local: ONLINE

12h30 Encerramento

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP - Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta – VI TOI Chair

Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, SBGC Renata Dalmaso – Presidente

Strategic and Competitive Intelligence Professionals, SCIP Brasil – Jorge Bitencourt Castilho, Comitê Executivo

Relatoria: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

ORGANIZAÇÃO

Escola de Comunicações e Artes, ECA USP – Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta

Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, SBGC – Renata Dalmaso, Presidente

Strategic and Competitive Intelligence Professionals, SCIP Brasil – Jorge Bitencourt Castilho, Comitê Executivo

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Parceiros Institucionais

Colaboração Científica

Quer se tornar um parceiro?

Organizador

Francisco Carlos Paletta

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo tem como Missão promover o ensino e a pesquisa nas áreas de comunicação, informação e artes, visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da investigação, do magistério e da carreira profissional, em consonância com as exigências do tempo e as necessidades de desenvolvimento humano. Estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino, pesquisa, extensão, e crítica e produção artística e cultural. Promover e desenvolver, por meio das pesquisas, os instrumentos para a reflexão e compreensão de questões e conflitos em suas áreas de atuação, bem como buscar novas formas de expressão, ampliando as fronteiras do conhecimento e da invenção, e tornando-as úteis ao meio social.