VI Congresso Nacional da Abecs

Faça sua inscrição
De 5 a 8 de novembro Todos os dias das 09h00 às 19h00

Sobre o Evento

O VI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs) tem como finalidade reunir docentes da Educação Básica e Superior , discentes do ensino médio, graduação e pós-graduação, e profissionais da Educação. Com o tema “Imaginar, transgredir e incluir: o ensino de Ciências Sociais no contexto das desigualdades educacionais”, o VI Congresso Nacional da Abecs contribuirá para a difusão de ensaios, reflexões, e resultados de projetos de pesquisa e extensão, programas de formação docente e pesquisas de pós-graduação. Trata-se de um evento nacional consolidado que reúne e espera-se participantes das cinco regiões brasileiras. O evento está estruturado por Mesas Redondas, Conferências de Abertura e Encerramento, apresentação de pesquisas, Oficinas Formativas, Reuniões Temáticas, sessão de publicações, Lançamento de Livros, Premiações e Assembleia Geral da Abecs. O VI Congresso Nacional da Abecs está sendo organizado pela Unidade Regional da Abecs de Minas Gerais. Este congresso será construído a partir da parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Universidade Federal de Alfenas, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Uberlândia. Desse modo, o VI Congresso Nacional da Abecs promoverá a qualificação da produção científica e educacional do Ensino de Ciências Sociais. O VI Congresso Nacional da Abecs contribuirá, ainda, para o aperfeiçoamento da formação inicial e continuada, com a cooperação entre estudantes, docentes e grupos de estudos e pesquisas.

Público-alvo:

Docentes da Educação Básica e Educação Superior, discentes do Ensino Médio, graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da Educação.

Comissão Executiva:

  • Andreia Santos (PUC-Minas)
  • Cristiano das Neves Bodart (UFAL)
  • Elias Gomes (UFMG)
  • Josefa Alexandrina Silva (Abecs)
  • Marcela de Andrade Rufato (UNIFAL-MG)
  • Marcelo Pinheiro Cigales Cigales (UnB)
  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira (UFJF)
  • Thiago de Jesus Esteves (CEFET-RJ)

Comissão Científica:

  • Amurabi Oliveira (UFSC)
  • Ana Paula Corti (IFSP)
  • Ana Amélia de Paula Laborne (UEMG)
  • Andreia dos Santos (PUC-Minas)
  • Antonio Alberto Brunetta (UFSC)
  • Bernardo Mattes Caprara (UFRGS)
  • Bruno Vilas Boas Bispo (UPE)
  • Cristiano das Neves Bodart (UFAL)
  • Diogo Tourino de Sousa (UFJF)
  • Elias Gomes (UFMG)
  • Fernanda Feijó (UFAL)
  • Gekbede Dantas Targino (IFPB)
  • Geovania da Silva Toscano (UFPB)
  • Graziele Ramos Schweig (UFMG
  • Igor Martinache (Universidade Paris/França)
  • Josefa Alexandrina Silva (Abecs)
  • Juliana Batista dos Reis (UFMG)
  • Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG)
  • Katiuscia Cristina Vargas Antunes (UFJF)
  • Kirla Korina Anderson Ferreira (IFPA)
  • Lívia Tavares Mendes Froes (IFBaiano)
  • Luís Antônio Groppo (UNIFAL-MG)
  • Luiz Belmiro Teixeira (UFPR)
  • Marcela de Andrade Rufato (UNIFAL-MG)
  • Marcelo Pinheiro Cigales (UnB)
  • Maria da Conceição F. R. Fonseca (UFMG)
  • Marili Peres Junqueira (UFU)
  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira (UFJF)
  • Rogéria Martins (UFJF)
  • Sara Esther Dias Zarucki Tabac (UNIFAL-MG)
  • Simone de Oliveira Mestre (UFSCar)
  • Thiago Antônio Oliveira Sá (UNIFAL-MG)
  • Thiago de Jesus Esteves (CEFET-RJ)
  • Thiago Ingrassia Pereira (UFFS)
  • Sayonara de Amorim Gonçalves Leal (UNB)

Acesse aqui o quadro resumo dos dias e das salas de apresentação de cada GD

Programação

12h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Hall do Auditório Neidson Rodrigues - Faculdade de Educação - UFMG

Credeciamento no Hall do Auditório Neidson Rodrigues - Faculdade de Educação - UFMG

14h00 Mesa de Abertura Abertura
Local: Auditório Neidson Rodrigues - Faculdade de Educação - UFMG

Mesa de Abertura

Apresentação Cultural

15h30 Intervalo Intervalo
Local: Faculdade de Educação - UFMG

Momento de encontro e de boa prosa!

16h00 Conferência de Abertura Conferência
Local: Auditório Neidson Rodrigues - Faculdade de Educação - UFMG

Conferência: Formação docente e o Novo do Ensino Médio

Carlos Roberto Jamil Cury (PUC-Minas)

17h30 MR 01: Ensinar Ciências Sociais e os desafios sobre raça, classe e gênero Mesa-redonda
Local: Auditório Neidson Rodrigues - Faculdade de Educação - UFMG

Palestrantes:

Luane Bento dos Santos (Seeduc-RJ)

Jane Barros Almeida (UERJ)

Simone Maria dos Santos (IFPA)

Mediador: Alysson Cipriano Pereira (SEDUC - MT | Abecs)

09h00 GD 1: Antropologia e Ensino de Ciências Sociais Apresentação
Local: UFMG

O GD tem por objetivo reunir estudantes, professores(as) e pesquisadores(as) que se debruçam sobre as relações entre Antropologia e Ensino de Ciências Sociais em diferentes níveis e modalidades. Busca-se construir um espaço de reflexão e compartilhamento de experiências acerca do papel do ensino de Antropologia, seus conceitos, métodos e teorias, seja na educação básica e/ou na educação profissional, seja na educação superior, no âmbito da formação de educadores(as) e de outros(as) profissionais. Serão bem-vindos trabalhos que explorem o potencial do ensino da Antropologia no que diz respeito ao desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem; à produção de recursos educativos e de materiais didáticos e aos usos da etnografia e da pesquisa antropológica no âmbito de contextos educativos.

Gekbede Dantas Targino - http://lattes.cnpq.br/3194376144928210

Graziele Ramos Schweig - http://lattes.cnpq.br/3851208678141415


Acesse aqui a programação deste GD

09h00 GD 2: Ciência Política e Ensino de Ciências Sociais Apresentação
Local: UFMG

A Ciência Política vem ampliando sua consolidação e autonomização como campo disciplinar, permitindo com que determinados temas, conceitos e categorias sejam examinados a partir de um repertório próprio de métodos e abordagens teóricas. Assim, sem prescindir do diálogo com outras áreas do conhecimento, estudos sobre o Estado, os processos de democratização e o comportamento político, por exemplo, manifestam, no presente, elevado grau de maturidade, exercendo influência na agenda pública e na percepção cotidiana da política. De alguma forma, tais estudos estão presentes na disciplina de Sociologia desde o seu retorno para os currículos da Educação Básica, alcançando um número expressivo de jovens brasileiros. Nesse sentido, o GD pretende discutir pesquisas que envolvam o currículo, a história e as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Ciência Política no contexto escolar. Serão aceitos trabalhos plurais que abordem livros didáticos, diretrizes nacionais e estaduais, metodologias de ensino, políticas de fomento, dentre outros.

Diogo Tourino de Souza - http://lattes.cnpq.br/1248748912049254

Karina Junqueira Barbosa - http://lattes.cnpq.br/7608515640440024

Acesse aqui a programa do GD

09h00 GD 3: Ensino de Ciências Sociais na Educação Profissional e Tecnológica Apresentação
Local: UFMG

Desde 2008, com a promulgação da Lei nº 11.684, que instituiu a obrigatoriedade da Sociologia no ensino médio, e da Lei nº 11.892/2008, que criou os Institutos Federais (IFs), o ensino de Sociologia passou a integrar o currículo da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. Tal medida inaugurou um espaço de atuação para licenciados em Sociologia/Ciências Sociais, gerando desafios específicos ao processo de ensino-aprendizagem deste componente curricular. A fim de promover trocas e reflexões sobre práticas e experiências pedagógicas, este GD pretende acolher propostas que abordem o processo de ensino aprendizagem de Sociologia/Ciências Sociais nas instituições de educação profissional e tecnológica, assim como a articulação de seus conteúdos com as áreas técnicas e demais componentes da BNCC. O GD está aberto à recepção de diversas contribuições, incluindo relatos de experiência didática, avaliação, projetos de pesquisa, extensão e núcleos de estudos, desenvolvidos a partir de uma perspectiva interdisciplinar das Ciências Sociais.

Agnes Cruz de Souza - http://lattes.cnpq.br/7146930077750624

Lívia Tavares Mendes Froes - https://lattes.cnpq.br/2733656699839435

Acesse aqui os trabalhos do GD

09h00 GD 4: Formação Docente e Ensino de Ciências Sociais Apresentação
Local: UFMG

Esse GD tem como objetivo central apresentar e debater pesquisas iniciais, em andamento ou finalizadas, relacionadas à formação inicial e continuada de professores de Sociologia/Ciências Sociais. Os trabalhos acolhidos devem ter como perspectiva central: os currículos dos cursos de formação docente em Sociologia/Ciências Sociais, os projetos político pedagógicos, os diferentes saberes envolvidos na formação docente, as práticas e o papel dos distintos programas de ensino, pesquisa e extensão voltados para a formação de professores. Além das reflexões sobre a identidade e profissionalização docentes, as representações sociais da docência no ensino superior, e a articulação entre universidade e escola. São bem-vindos trabalhos que abordem as experiências, potencialidades e desafios dos programas de formação docente, como o PIBID e a Residência Pedagógica. Os espaços formais e não formais de formação e ensino também serão abordados.

Josefa Alexandrina Silva - http://lattes.cnpq.br/8566736215824922

Sara Esther Dias Zarucki Tabac - http://lattes.cnpq.br/4901773895168381

Acesse aqui a programação deste GD

09h00 GD 5: Gênero, Sexualidade e Ensino de Ciências Sociais Apresentação
Local: UFMG

O avanço do conservadorismo no Brasil estruturou diversas frentes de ataque ao pensamento crítico, construindo uma agenda conservadora de oposição às políticas de gênero e sexualidade na educação. O maior exemplo dessa agenda é a presença constante do termo “ideologia de gênero” nas discussões legislativas de câmaras municipais, assembleias estaduais e na câmara dos deputados federais. Neste contexto, sabemos da importância do Ensino das Ciências Sociais no debate sobre sexualidade e relações de gênero, no enfrentamento a distorções e equívocos em torno da temática no contexto educativo. Diante disso, o presente grupo de trabalho visa agregar relatos de experiências, propostas pedagógicas e resultados de pesquisa sobre o tema de gênero e sexualidade em sua interface com práticas de ensino das Ciências Sociais e/ou demais âmbitos do contexto escolar.

Kirla Korina Anderson Ferreira - http://lattes.cnpq.br/1809290404500828

Simone de Oliveira Mestre - http://lattes.cnpq.br/659788208239809

Acesse aqui a programação deste GD

12h00 Almoço Almoço
Local: Campus Pampulha - UFMG

Sugestões de Restaurantes

Restaurantes da Praça de Serviços do Campus Pampulha - UFMG

Cantina da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich)

Cantina da Faucldade de Letras (Fale)

Restaurante Setorial 2 (Bandejão)

14h00 Oficinas Pedagógicas  Oficina
Local: Faculdade de Educação - UFMG

Após o processo de seleção, serão divulgadas a lista de oficinas.

Bloco 1

Cada participante, poderá realizar até duas oficinas.

15h30 Intervalo Intervalo
Local: Faculdade de Educação - UFMG

Momento de encontro e boa prosa!

16h00 Oficinas Pedagógicas Oficina
Local: Faculdade de Educação - UFMG

Após o processo de seleção, serão divulgadas a lista de oficinas.

Bloco 2

Cada participante, poderá realizar até duas oficinas.

17h30 Sessão de publicações e Lançamento de livros Lançamento de Livro
Local: Faculdade de Educação - UFMG

Mesa de discussão sobre publicações da área de Ensino de Ciências Sociais

Amurabi Pereira de Oliveira (UFSC)

Thiago Ingrassia Pereira (UFFS)

Nelson Dácio de Tomazi (UEL)

Na sequência, serão lançados os livros e dossiês da área de Ensino de Ciências Sociais inscritos pelos proponentes

18h30 Reunião das Unidades Regionais da ABECS Reunião
Local: UFMG

Reunião das Unidades Regionais da ABECS.

09h00 GD 6: História do Ensino de Ciências Sociais Apresentação
Local: UFMG

O Grupo de Discussão (GD) "História do Ensino das Ciências Sociais" tem se consolidado como um espaço de debate e divulgação de pesquisas voltadas para a história do ensino das Ciências Sociais em diversos níveis e modalidades educacionais. Entre os temas e abordagens que o GD acolhe estão: análises de projetos históricos de inserção e exclusão do ensino da Sociologia em diversos contextos educacionais e curriculares; relações entre o ensino das Ciências Sociais e as instituições escolares e universitárias; o papel de importantes agentes sociais que atuaram na constituição do ensino e na produção de recursos pedagógicos para as Ciências Sociais; história do currículo e dos significados das disciplinas de Ciências Sociais; produção, circulação e consumo de livros e manuais didáticos; constituição do campo de pesquisa sobre a história do ensino das Ciências Sociais; entre outros. Discussões metodológicas para o estudo da história do ensino das Ciências Sociais também serão bem-vindas no contexto deste GT.

Antonio Alberto Brunetta - http://lattes.cnpq.br/5494274487562287

Cristiano das Neves Bodart - http://lattes.cnpq.br/0622791361712744

Marcelo Cigales - http://lattes.cnpq.br/0671548020852206


Acesse aqui a programação deste GD

09h00 GD 7: Juventudes e Ensino de Ciências Sociais Apresentação
Local: UFMG

Os estudos sobre juventude têm ressaltado a importância de reconhecer as/os jovens como sujeitos de direitos e em suas pluralidades. Isto implica construir o currículo escolar, a formação e o trabalho docente, os livros e materiais didáticos, as práticas educativas orientadas e elaboradas em conexão com os desafios vivenciados pelas juventudes. Neste Grupo de Discussão (GD) acolheremos trabalhos resultados de projetos de ensino, extensão, pesquisa, relatos de experiências e práticas de gestão educacional que tematizem as juventudes e relacionadas ao ensino de Ciências Sociais na Educação Básica e na Educação Superior. Serão igualmente relevantes para este GD os debates sobre: juventude e cultura, trabalho, cidadania, escolarização, participação, educação política, movimentos sociais, meio ambiente, esporte e lazer, sociabilidade, tecnologias da informação e comunicação, gerações, escolha profissional, arte, políticas públicas, saúde, economia, assistência social, marcadores sociais da diferença (raça, gênero, sexualidade, classe, origem territorial, pessoas com deficiência, religião), interseccionalidade.

Geovania da Silva Toscano - http://lattes.cnpq.br/5215765397026167

Juliana Batista dos Reis - http://lattes.cnpq.br/4298711727488088


Acesse aqui a programação deste GD

09h00 GD 8: Livros e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências Sociais Apresentação
Local: UFMG

Os livros didáticos para o ensino de Ciências Sociais têm se mostrado importantes objetos nas relações engendradas em diferentes campos e contextos, modificando-os e colhendo novas leituras. A par, a Reforma do Ensino Médio, que integrou os conhecimentos sociológicos na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), reverberou nas coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) em 2021, refletindo na configuração das gerações dos livros didáticos de sociologia. A proposta deste grupo de trabalho, portanto, enfoca todos os tipos de livros didáticos de Sociologia ou de CHSA, considerando as diversas dimensões da produção, circulação e utilização destes artefatos culturais, especialmente investigações que abordem: balanços e estados da arte; estudos comparativos; currículos e sentidos da sociologia; atores envolvidos na produção e utilização; avaliação e problematizações a partir do PNLD; usos e práticas dos livros didáticos; questões metodológicas.

Roberta dos Reis Neuhold - http://lattes.cnpq.br/7058282905105349

Welkson Pires da Silva - http://lattes.cnpq.br/0122596705808924

Acesse aqui a programação deste GD

09h00 GD 9: Metodologias Ativas e Audiovisual no Ensino de Ciências Sociais Apresentação
Local: UFMG

O objetivo deste Grupo de Discussão (GD) é refletir sobre os usos, práticas e as propostas de ensino de Ciências Sociais, que dispõem das metodologias ativas. Neste GD, consideramos como metodologias ativas todas as ações pedagógicas que buscam desenvolver a autonomia intelectual e proximidade entre docentes e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, acolheremos propostas que abordem o uso das metodologias por projetos, aprendizagem em pares, por problemas, estudos de caso, gamificação, sala de aula invertida, além das propostas que utilizam as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Também entende-se que práticas como: estudo da recepção fílmica; representações e imaginários sociais, consumo da produção artística e cultural; o estímulo à criatividade e à produção audiovisual na ampliação da reflexividade acerca das dinâmicas sócio-culturais; experiências de cineclubes e laboratórios de ensino; o diálogo entre audiovisual e teoria social.

Andreia dos Santos - http://lattes.cnpq.br/0402778140846461

Bruno Vilas Boas Bispo - http://lattes.cnpq.br/2027507407053000

Selton Evaristo de Almeida Chagas - http://lattes.cnpq.br/1236124023409296

Acesse aqui a programação deste GD

09h00 GD 10: Modalidades Diferenciadas de Ensino, Projetos de Vida e o Ensino de Ciências Sociais Apresentação
Local: UFMG

A educação básica envolve diferentes contextos de ensino e inclui como modalidades regulares: educação de jovens e adultos, técnica-profissional, indígena, quilombola, educação na prisão, para pessoas em situação de itinerância e educação do campo. Experiências de educação social e informal também revelam dimensões da narrativa das Ciências Sociais associadas a formatos de ensino. Todas estas demandam o ensino de Ciências Sociais, a partir de suas especificidades. Além de Projeto de Vida, que explora temáticas das Ciências Sociais, nos permitindo trabalhar com teorias e conceitos da grande área em seu conteúdo. O GT busca inventariar o fazer sociológico nessa nova configuração do Ensino Médio, recebendo trabalhos que apresentem experiências ou propostas de trabalho de professores em diferentes contextos de ensino, Projeto de Vida e configurações de educação social e/ou informal. O objetivo é enaltecer suas experiências pelo Brasil, revelando possibilidades de permanência dos conteúdos das ciências sociais no Ensino Médio

Luiz Belmiro Teixeira - http://lattes.cnpq.br/8784836092630334

Rogeria da Silva Martins - http://lattes.cnpq.br/7240784715750270

Acesse aqui a programação deste GD

12h00 Almoço Almoço
Local: Campus Pampulha - UFMG

Sugestões de Restaurantes

Restaurantes da Praça de Serviços do Campus Pampulha - UFMG

Cantina da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich)

Cantina da Faucldade de Letras (Fale)

Restaurante Setorial 2 (Bandejão)

14h00 Fórum 01 - Reforma educacional e demandas do Ensino de Ciências Sociais nas Escolas: Docentes dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico Fórum
Local: Auditório Neidson Rodrigues - Faculdade de Educação - UFMG

Ana Paula de Oliveira Corti (IFSP | Abecs)

Marcos Antônio Silva (SEE-MG)

Mediador: José Anchieta de Souza Filho (SEE-CE | Abecs)

15h30 Intervalo Intervalo
Local: Faculdade de Educação - UFMG

Momento de encontro e boa prosa!

16h00 Fórum 02 - Formação docente para a Educação Básica: Pibid, RP e Mestrados Profissionais e outras iniciativas. Fórum
Local: Auditório Neidson Rodrigues - Faculdade de Educação - UFMG

Palestrantes:

Danyelle Nilin Gonçalves (Coordenadora Nacional do ProfSocio, UFC)

Fábrício Andretto (SEE-MG, Pibid UFJF)

Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG)

Mediadora: Raquel Vasconcelos dos Santos Neta (SEE-BA | Abecs)

17h30 Assembleia Geral e Eleição da Diretoria Executiva 2024-2026 Reunião
Local: Auditório Neidson Rodrigues - Faculdade de Educação - UFMG

Assembleia Geral e Eleição da Diretoria Executiva 2024-2026

09h00 GD 11: Reformas Educacionais e o Ensino de Ciências Sociais Apresentação
Local: UFMG

Desde os anos 1990 o campo educacional brasileiro tem passado por uma série de reformas, também conhecidas como gerenciais ou Nova Gestão Pública. Estas reformas têm impactado as políticas públicas educacionais em diferentes níveis e redes. Esse Grupo de Discussão tem como objetivo debater e analisar os impactos das reformas e políticas públicas educacionais sobre o ensino de Ciências Sociais, na educação básica, ensino superior e pós-graduação. Recentemente, a promulgação da Lei nº 13.415/2017, que implementou o Novo Ensino Médio, repercutiu na oferta do ensino de sociologia de diferentes formas, seja na carga horária, no trabalho docente, nos concursos públicos, na oferta de livros e materiais didáticos e na formação docente. Neste contexto, torna-se relevante mapear os impactos dessas reformas nas redes públicas e privadas, assim como suas políticas públicas indutoras, como o PNLD, o SAEB, o ENEM e a resolução do CNE 2/2019, instituidora da BNC-Formação.

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira - http://lattes.cnpq.br/3922174218234114

Thiago de Jesus Esteves - http://lattes.cnpq.br/5146779666021679


Acesse aqui a programação deste GD

09h00 GD 12: Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências Sociais Apresentação
Local: UFMG

O Grupo de Discussão (GD) dedica-se à intersecção entre a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e o ensino de Ciências Sociais, avaliando seu impacto na formação acadêmica, assim como na disseminação e produção de conhecimento no que diz respeito ao campo das Ciências Sociais. inclui a promoção de reflexões críticas sobre práticas educativas e sociais, guiadas pela garantia de direitos e valorização da pluralidade étnico-racial. O grupo visa integrar discussões sobre o debate acadêmico e práticas educacionais que promovam a incorporação da ERER em todos os níveis de educação em Ciências Sociais, desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Encorajamos a submissão de propostas que abordem a ERER e temas relacionados à formação de cientistas sociais, assim como metodologias e práticas pedagógicas adaptadas às demandas do cenário educacional e político contemporâneo. Com isso, pretendemos fomentar o diálogo entre perspectivas críticas sobre como as relações étnico-raciais são tratadas no ensino das Ciências Sociais.

Welitânia de Oliveira - http://lattes.cnpq.br/0775900987937924

Ana Amélia de Paula Laborne - http://lattes.cnpq.br/2282649767551231


Acesse aqui a programação deste GD

09h00 GD 13: Resultados do PIBID e Residência Pedagógica no Ensino de Ciências Sociais Apresentação
Local: UFMG

Este Grupo de Discussão tem por objetivo promover o diálogo entre trabalhos de pesquisadores/as, professores/as, estudantes e demais interessados/as na temática do Ensino de Ciências Sociais no contexto da Educação Básica, em particular do Ensino Médio, etapa em que a Sociologia figura como componente curricular em todas as séries. Assim, o GT pretende acolher trabalhos que se relacionam diretamente com as experiências do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) vivenciadas por professores/as e licenciandos/as em Ciências Sociais. Tais trabalhos podem compreender resultados de pesquisas, pesquisas em andamento e, também, relatos de experiências.

Fernanda Feijó - http://lattes.cnpq.br/2527600073071110

Katiuscia Cristina Vargas Antunes - http://lattes.cnpq.br/7309708713801729

Acesse aqui a programação deste GD

09h00 GD 14: Teorias Sociológicas, Metodologias de Pesquisa e o Ensino de Ciências Sociais Apresentação
Local: UFMG

Este Grupo de Discussão (GD) acolhe investigações sobre e na escola. São bem-vindos trabalhos que abordem o uso de métodos quantitativos e qualitativos na realidade escolar, que relatem experiências inovadoras do uso da pesquisa social como instrumento de ensino de Ciências Sociais e do uso de dados secundários em sala de aula. O GT também acolhe trabalhos que dialoguem com diferentes teorias sociológicas, tanto aqueles que teorizam sobre educação, escola e ensino, quanto os que procuram operacionalizar teorias através de práticas e mediações didáticas. Dessa forma, buscamos fomentar debates que articulem dimensões teóricas e metodológicas com o ensino e a aprendizagem de Ciências Sociais.

Bernardo Mattes Caprara - http://lattes.cnpq.br/4459762840246092

Thiago Antônio de Oliveira Sá - http://lattes.cnpq.br/1886552195634465


Acesse aqui a programação deste GD

12h00 Almoço Almoço
Local: Campus Pampulha - UFMG

Sugestões de Restaurantes

Restaurantes da Praça de Serviços do Campus Pampulha - UFMG

Cantina da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich)

Cantina da Faucldade de Letras (Fale)

Restaurante Setorial 2 (Bandejão)

14h00 MR 02: Inovações no Ensino de Ciências Sociais Mesa-redonda
Local: Auditório Neidson Rodrigues - Faculdade de Educação - UFMG

Palestrantes:

Marili Peres Junqueira (UFU | Abecs)

Maria Valéria Barbosa (Unesp-Marília)

Paula Cristina Santos Menezes (Colégio Pedro II)

Mediadora: Marcela Andrade Rufato (UNIFAL-MG | Abecs-Minas)

15h30 Intervalo Intervalo
Local: Faculdade de Educação - UFMG

Momento de encontro e boa prosa!

16h00 Conferência de Encerramento, Homenagens e Premiações Conferência
Local: Auditório Neidson Rodrigues - Faculdade de Educação - UFMG

Conferência: Desafios da Educação Pública no Brasil

Andressa Camile Pellanda (Campanha Nacional pelo Direito à Educação) - Confirmada

Homenagens

Prêmio Abecs de Pesquisa

Prêmio Experiências Pedagógicas

17h30 Encerramento Encerramento
Local: Faculdade de Educação - UFMG

Encerramento do VI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais

Carregando área de inscrição

Local

Universidade Federal de Minas Gerais, 31270-901, Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais
Ver no mapa

Organizador

Abecs

Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais