Informações

REALIZAÇÃO DO VI ENCONTRO EM DIVERSIDADE E INLCUSÃO

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Dra. Diana Negrão Cavalcanti

Saiba mais

Dr. Luiz Antonio Botelho Andrade

Saiba mais

Dra. Cristina Delou

Saiba mais

Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes

Saiba mais

Dra. Neuza Rejane Wille

Saiba mais

Dra. Sabrina Fernandes de Castro

Saiba mais

Dr. José Carlos de Oliveira Morais

Saiba mais

Dra. Angela Mágda Rodrigues Virgolim

Saiba mais

Dr. Aires da Conceição Silva

Saiba mais

Ms. Paula Teresa Pessoa Cavalcanti

Saiba mais

Ms. Lucília Maria Moreira Machado

Saiba mais

Dra. Suzete Araújo Oliveira Gomes

Saiba mais

Ms. Sônia Mendes Ferreira Lopes

Saiba mais

Ms. Kátia Machinez da Cunha

Saiba mais

Ms Raquel Lutterbach Ferreira

Saiba mais

João Andrade Porto

Saiba mais

Claudio Felipe Manno de Almeida

Saiba mais

Maria Helena Gomes

Saiba mais

Cibele Carneiro da Cunha Macedo

Programação:

Credenciamento Credenciamento

Abertura do VI Encontro em Diversidade e Inclusão da UFF Abertura · Dr. Luiz Antonio Botelho Andrade, Dra. Cristina Delou, Dra. Diana Negrão Cavalcanti, Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes, Dra. Neuza Rejane Wille, Dra. Suzete Araújo Oliveira Gomes

coffee-break Coffee break

Avaliação e Adaptações Curriculares para Estudantes com Deficiência Intelectual Palestra · Dra. Sabrina Fernandes de Castro

Almoço Almoço

Roda Vida Memórias de um Cadeirante Palestra · Dr. José Carlos de Oliveira Morais

coffee-break Coffee break

Conhecimento é caminho: a experiência Down perante a vida real. Premiação · João Andrade Porto

Apresentação de pôster Apresentação Pôster

Credenciamento Credenciamento

Os desafio de desenvolver Talentos nas Famílias e nas escolas do séc. XXI Palestra · Dra. Angela Mágda Rodrigues Virgolim

coffee-break Coffee break

Produção de Material Didáticos Acessíveis para Pessoas com Deficiência Palestra · Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes

Almoço Almoço

Recursos de tecnologia Assistiva produzidos e distribuídos pelo Instituto Bejamin Constant Palestra · Dr. Aires da Conceição Silva

coffee-break Coffee break

A questão das competências e habilidades sociais na perspectiva da hospitalidade e da transição para o mundo do trabalho Palestra · Claudio Felipe Manno de Almeida, Ms. Sônia Mendes Ferreira Lopes

Apresentação de pôster Apresentação Pôster

Credenciamento Credenciamento

Suplementação de ensino para estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação. Mesa-redonda · Dra. Cristina Delou, Ms Raquel Lutterbach Ferreira, Ms. Kátia Machinez da Cunha, Ms. Paula Teresa Pessoa Cavalcanti

coffee-break Coffee break

Políticas de Acessibilidade e inclusão UFF Mesa-redonda · Cibele Carneiro da Cunha Macedo, Dra. Neuza Rejane Wille, Dra. Suzete Araújo Oliveira Gomes, Maria Helena Gomes, Ms. Lucília Maria Moreira Machado

Exibição do vídeo documentário: 'QUEM FOI QUE DISSE: SÍNDROME DE DOWN.' Exposição de Cinema · Dr. Luiz Antonio Botelho Andrade

Apresentação de pôster Apresentação Pôster

Auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água - NAB

Rua Prof. Edmundo March, s/nº

BOA VIAGEM, NITERÓI - RJ

24210-330

Auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água - NAB

Ver no mapa

Rua Prof. Edmundo March, s/nº

BOA VIAGEM, NITERÓI - RJ

24210-330

Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPD/UFF

HISTÓRICO DO CURSO

As discussões sobre a criação do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) se iniciaram no Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) após o sucesso do Programa de Extensão Escola de Inclusão do Instituto de Biologia e da Faculdade de Educação da UFF, oriundo a partir da demanda do Curso de Graduação em Ciências Biológicas que tem como base filosófica conceitual Santomé e seu livro clássico intitulado Globalização e Interdisciplinaridade.

A PROPOSTA PEDAGÓGICA

A escolha da proposta pedagógica do CMPDI foi baseada na reunião de um núcleo de docentes de cunho multi e interdisciplinar cujo intuito é levar a formação continuada de um indivíduo autônomo, multiplicador e divulgador, capaz de fazer escolhas e de responsabilizar-se pelas escolhas assumidas, apto a definir o seu caminho profissional através das competências adquiridas. Este profissional também será capaz de elaborar, participar e gerir projetos individuais e coletivos no seu ambiente de trabalho, sendo fundamental para construção de uma sociedade democrática e solidária com a qual terá compromisso.

Dra. Diana Negrão Cavalcanti

Universidade Federal Fluminense


Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), especialista em Bioquímica (INDECS), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Foi bolsista PRODOC/CAPES (UFF), pesquisador visitante (Fiocruz) e bolsista PNPD (UFF). Foi Professora Adjunto A no Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista (2013) e desde 2014 é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e na Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, Programa de Pós-graduação em Ciência e Biotecnologia (PPBI) e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), onde atualmente é coordenadora (2018-2022). Orienta alunos de graduação e pós-graduação na área de Biologia Marinha, biotecnologia marinha (com ênfase em Química dos Produtos Naturais, algas marinhas, técnicas cromatográficas e espectroscópicas, bioprospecção, dereplicação e biossintese) e em Ensino (com ênfase em inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, principalmente autismo). Participa de projetos de extensão com o tema Algas Marinhas. É membro da Associação Caminho Azul, instituição civil sem fins lucrativos que atua em diversas vertentes do Autismo, onde exerce a função de secretária; e da Abdin (Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão), associação civil científica sem fins lucrativos, que congrega os profissionais e estudantes que atuem na área ou que tenha interesse no estudo e divulgação de temas relacionados à Diversidade e Inclusão.

Dr. Luiz Antonio Botelho Andrade

Universidade Federal Fluminense


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Immunobiologie - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1990). Está como professor associado III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Educação e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia, biologia do conhecimento, biologia do desenvolvimento, ensino de ciências, divulgação científica e extensão universitária. Atualmente vem trabalhando na produção de filmes em uma Serie Educativa intitulada: Quem foi que disse?

Dra. Cristina Delou

Universidade Federal Fluminense


Psicóloga, Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), e Doutora em Educação, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Professora Aposentada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Lecionou em diferentes cursos de licenciatura, de graduação plena, e cursos de pós-graduação lato e stricto-sensu. Elaborou o projeto e Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão - Modalidade Profissional (CMPDI), criado pela CAPES em 2013, da área 46-Ensino, no período de 2013 a 2017. Membro Permanente no Programa de Pós-Graduação Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da UFF. Colaboradora no Programa Ensino de Biociências e Saúde (IOC-EBS/FIOCRUZ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 e líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Coordenadora das atividades de extensão do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD), da Escola de Inclusão, com apoio da CAPES (Novos Talentos e PIBID), PROEXT/MEC e FAPERJ. Autora de artigos e capítulos de livros. Membro do Conselho Editorial de diversas revistas científicas. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, educação inclusiva, altas habilidades, superdotação, materiais didáticos acessíveis, inclusão e formação continuada de professores. Membro do Conselho Técnico do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) no período de 2003-2012 e 2016 até a presente data. Presidente do ConBraSD no biênio 2011-2012. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn) no período 2015-2018.

Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes

Universidade Estadual do Rio de Janeiro


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio (1984), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Ciências na Área de Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2000). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora da disciplina de Educação Especial da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do RJ, onde é membro da Comissão para Estudos e Propostas para Alunos com Necessidades Especiais. Membro do Conselho Estadual para Política para Pessoas com Deficiências, ex presidente no mandato 2014/2015. Presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, formação de professores, práticas pedagógicas e adaptações curriculares em classes comuns, especiais e classes hospitalares. É líder do grupo de pesquisa Produção de Material Didáticos Acessíveis para Pessoas com Deficiências em Contextos Formais e Informais de Educação. Medalha Paulo Freire pelos serviços prestados no campo da Educação Especial no município de Duque de Caxias.

Dra. Neuza Rejane Wille

Universidade Federal Fluminense


Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( (1987), Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/Rutgers University (USA) (1993). Foi Presidente da Associação Brasileira em Diversidade e Inclusão (ABDIn 2015-2019). Foi Líder do Grupo de Pesquisa NDVIS (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos, Produtos e Inovação Tecnológica para o Ensino de Pessoas com Deficiência Visual CNPq/UFF, 2015-2019). Foi Vice-coordenadora e Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF) (2015-2018). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, Tutora do ProPET Biofronteiras do Instituto de Biologia da UFF (desde 2013) e Chefe do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Biologia (2018-2020). Orienta nos curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI) e Pós-graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão.(PGCTIN) Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada e Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia evolutiva, evolução do sexo e divulgação científica. Recentemente, vem atuando na área de ensino inclusivo.

Dra. Sabrina Fernandes de Castro

Universidade Federal de Santa Maria


Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena - Diurno. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica/UFSM. Possui graduação em Educação Especial - Habilitação Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, atendimento educacional especializado, deficiência intelectual e acessibilidade no ensino superior.

Dr. José Carlos de Oliveira Morais

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Possui graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (1970), mestrado em Medicina (Anatomia Patológica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor titular do Departamento de Patologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica e Hematopatologia coordenando uma linha de pesquisa em doenças linfoproliferativas. Atua, principalmente nos seguintes temas: linfomas não-hodgkin e doença de hodgkin.

Dra. Angela Mágda Rodrigues Virgolim

Universidade de Brasília


Possui graduação e Mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade de Brasília. Obteve seu PhD em Psicologia Educacional pela University of Connecticut (Uconn) nos EUA, especializando-se, nesta universidade, em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented (hoje Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development). É atualmente professora adjunta do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Foi sócia fundadora e primeira presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação ? ConBraSD e Editora-Chefe da Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação. Foi eleita presidente desta instituição para o biênio 2019-2020. Fez pós-doutorado na área de testes psicológicos no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas da PUC-Campinas. Sua produção bibliográfica versa principalmente sobre os temas relacionados à inteligência, motivação, criatividade e superdotação. Recebeu o Prêmio Jabuti 2015 na categoria Educação e Pedagogia pela obra organizada: Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade, Ed. Papirus.

 

Dr. Aires da Conceição Silva

Instituto Benjamin Constant


Possui graduação em Bacharelado/Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor DIII nível 02 do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico/Química do Instituto Benjamin Constant. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Catálise, atuando principalmente na síntese de materiais a base de hidróxido duplo lamelar e sua aplicação em reações de Suzuki. Atua também na área de Ensino de Química com ênfase na produção de material especializado para pessoas com deficiência visual.

Ms. Paula Teresa Pessoa Cavalcanti

Instituto LECCA e ACERTA


Pedagoga(UFRJ), Psicopedagoga e Especialista  na área de educação de superdotados/altas habilidades (PUC-Rio), Mestre (CMPDI/UFF), Sócia da ACERTA-RJ Assessoria Cultural e Educacional no Resgate ao Talento Acadêmico), Coordenadora pedagógica do Instituto APONTAR/RJ.

Ms. Lucília Maria Moreira Machado

Universidade Federal Fluminense


Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Jornalista, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, Coordenadora Adjunta da Divisão de Acessibilidade e Inclusão- Sensibiliza-UFF. Consultora especializada na questão da pessoa com deficiência, inclusão e acessibilidade. Com sólida experiência na área de Comunicação Social, com atuação em assessoria de imprensa, radiojornalismo, jornalismo de revista, comunicação organizacional, editoração, marketing; organização de eventos; produção cultural; promoção de campanhas institucionais e relações públicas. Atualmente tem-se dedicado ao Desenvolvimento de projetos e pesquisas na área da acessibilidade, políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência e responsabilidade social.

Dra. Suzete Araújo Oliveira Gomes

Universidade Federal Fluminense


Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1998), Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2003) e Pós- Doutorado em Bioquímica Celular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2005). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Animal, Bioquímica de Microorganismos, Bioquímica de Insetos e Interação Parasito- Vetor, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma rangeli, Trypanosoma cruzi, Rhodnius prolixus e outros Triatomíneos, Sistema profenoloxidase de insetos, Proteases de insetos e parasitos, Isolamento e caracterização de moléculas de parasitos como Glicoinositolfosfolipídeos (GIPLs), GPI-mucinas, Proteases e Ecto-enzimas: ecto-fosfatases e ecto-ATPases. Atua como membro docente na pós-graduação em Ciências e Biotecnologia e no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão como orientadora de projetos de produção de materiais lúdicos-educacionais e inclusivos.

Ms. Sônia Mendes Ferreira Lopes

Universidade Federal Fluminense


Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Componente do grupo de pesquisa do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da Faculdade de Educação da UERJ e do grupo de pesquisa sobre Turismo e Hospitalidade Inclusiva na Faculdade de Turismo da Universidade Federal Fluminense . Pós graduação em Sexualidade pela Faculdade Cândido Mendes (2019), Administração Pública pela CEPERJ (2014), Educação Especial pela UFF (1999) e em Psicomotricidade pelo Centro de Estudos da Criança. Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela FAHUPE (1993). Mentoria de Equipes/Coaching e Consultoria Empresarial pelo DEGEIT- Universidade de Aveiro ( Portugal). Membro da equipe da Diretoria de Desenvolvimento da Educação (DDE) na área da Inclusão na Rede Faetec(2018). Diretora do CAEP/Escola Especial Favo de Mel- FAETEC desde 2013 a 2017 .Psicóloga clínica na abordagem Psicodramática , professora convidada do Instituto Cognitive, UNIABEU e Simonsen na área da Educação Inclusiva/ Especial nos cursos de Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia . Membro da equipe da Coordenação da Inclusão no Atitude Kids na Igreja Batista Atitude - Barra da Tijuca. Passagem como Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas/Inclusão Laboral da Escola Especial Favo de Mel- FAETEC/RJ(2012), orientadora da Escola Especial Favo de Mel- FAETEC/RJ (2007 a 2011) e como professora de Educação Especial (1999-2007).Auditora ISO 9001. Passagem pelo Centro de Estudos da Criança como professora, psicóloga clínica e diretora operacional. Tem experiência na área de palestras sobre Desenvolvimento Humano , Psicologia e Educação, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva

Ms. Kátia Machinez da Cunha

Universidade Federal Fluminense


Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense- CMPDI/UFF. Possui Especialização em Neurociências Aplicadas a Aprendizagem-IPUB/UFRJ, Especialização em Supervisão Escolar - UFRJ e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Castelo Branco. Pesquisadora do Centro de Estudos em Neurociência e Educação - Neuroeduc. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino de Matemática.

Ms Raquel Lutterbach Ferreira

Universidade Federal Fluminense


Psicóloga, Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia da UFF, Psicóloga do Instituto Rogerio Steinberg, voluntária no Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD) da Escola de Inclusão da UFF, Coordenadora do Grupo Operativo para Alunos com OES (Overexcitability = Superexcitabilidade) e Superdotação (GOESD). Pesquisadora nas áreas: Ensino, Educação, Saúde Mental Infanto-Juvenil, Inclusão, Altas habilidades, Superdotação, e Psicanálise.

João Andrade Porto

Universidade Federal Fluminense


Alfabetizado com nove anos, Foi opção repetir algumas séries. Tem ensino médio completo; Fez opção pelo Eja por ser mais dinâmico e ter jovens da idade dele.
Depois o Senai abriu curso para jovens especiais em confeitaria. Ele se destacou e participou da etapa escolar e estadual, foi um diferencial pois passou a ser aluno Olímpico do Senai.Foi treinado durante dois anos com um professor só para ele todos os dias de uma a seis da tarde e recebia uma bolsa.
Realizou outros cursos: Beleza em todas as formas e Jovem aprendiz na GE em suporte técnico em computador.
Trabalhou no Assaí de repositor, o Senai indicou para a confeitaria Beira Mar para auxiliar de padeiro.
Ao participar de uma feira pcd foi convidado para a seleção em um escritório de advogados no Rio .É o seu atual emprego.
Gosta de desenhar e cantar.
Namora, anda sozinho, viaja e paga contas é responsável por suas coisas no dia a dia.
Fez toda a campanha da Firjan para inclusão.
Por último fez a participação no documentário Expedição 21 do Alex Duarte com a pré estreia em Gramado.
 

Claudio Felipe Manno de Almeida

uff


Auxiliar da Ms. Sônia Mendes

Maria Helena Gomes

arquitetura


arquiteta

Cibele Carneiro da Cunha Macedo

uff


palestrante