Bem-vindos à página da VI Semana Científica do PPGMPA/UFF - 2020 - Edição Virtual. Em 2020, o evento será totalmente online, gratuito e ocorrerá entre os dias 23 e 27 de novembro.
A VI Semana Científica do PPGMPA tem por objetivo promover a pesquisa e o desenvolvimento científico, divulgando a produção de conhecimento do PPGMPA e de colaboradores junto à sociedade acadêmica. Por intermédio de palestrantes convidados, diversos temas de interesse como epidemiologia, patogênese, diagnóstico, biodiversidade e alternativas terapêuticas serão abordados, sendo A VI Semana Científica do PPGMPA - 2020 - Edição Virtual, uma excelente oportunidade para a integração de discentes de pós-graduação e graduação, professores, pesquisadores e profissionais das áreas da epidemiologia, da saúde humana e animal e da microbiologia ambiental, sobretudo relacionados a agentes infecciosos e parasitários. Em 2020, o tema principal será o novo coronavírus, o SARS-CoV-2, e a pandemia de COVID-19.
INSCRIÇÃO:
As inscrições serão gratuitas e haverá emissão de certificados correspondentes à carga horária assistida por cada participante.
Acesse: https://www.doity.com.br/vi-semana-cientifica-do-ppgmpauff-2020
Contato: semana.cientifica.ppgmpa.uff@gmail.com
INSCRIÇÕES A PARTIR DE 05/10/2020
SUBMISSÃO DE RESUMOS (ABSTRACTS) PARA EXPOSIÇÃO NA FORMA DE PÔSTER: ENCERRADA
TRANSMISSÃO PELO CANAL DO YOUTUBE DO PROGRAMA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA APLICADAS (PPGMPA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CANAL YOUTUBE: MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA APLICADAS
LINK https://www.youtube.com/channel/UCS0wnLPLWVuGyPMDzg_OkEg
Programa da VI Semana Científica do PPGMPA/UFF - 2020 - Edição Virtual
23 a 27 de novembro de 2020
Horário | 23/11 | Palestrante |
14:00-14:20 | Abertura | Felipe P. G. Neves (Coordenador) Renata F. A. Pereira (Presidente) |
14:20-15:40 | Conferência de abertura: COVID-19 e reinfecção | Dr. Fernando Motta (Fiocruz/RJ) |
15:40-15:50 | Break | |
15:50-17:00 | Poster | Padlet |
24/11 | ||
14:00-14:50 | Palestra: O papel da biologia molecular na prevenção, diagnóstico e tratamento de infecções bacterianas | Ana Carolina C. Campos (European Science Foundation, França) |
14:50-14:55 | Break | |
14:55-15:45 | Palestra: Inovações tecnológicas e COVID-19 | Dra. Raquel da Hora (Harvard Medical School, EUA) |
15:45-15:50 | Break | |
15:50-17:00 | Pôster | Padlet |
25/11 | ||
14:00-15:45 | Mesa Redonda: Current Trends of Ancient and Modern Parasites “Prehistoric dog parasitism in the New World:A Perspective from La Cueva de Los Muertos Chiquitos”. “Tapeworm Phylogeny and Deep Ecological Niche Conservatism: A Study Beyond the Andes of Bolivia”. |
Dr. Karl Reinhard (University of Lincoln-Nebraska, EUA)
Dr. Scott Gardner (UNL) Dr. Sebastian Botero (UNL) |
15:45-15:50 | Break | |
15:50-17:00 | Pôster | Padlet |
26/11 | ||
14:00-15:45 | Mesa Redonda: COVID-19 COVID-19 e infecções fúngicas invasivas Implementação do Centro de Diagnóstico na UFF Atualização sobre vacinas contra a COVID-19 |
Profa. Livia Liporagi Lopes (UFRJ) Prof. Fábio Aguiar Alves (UFF) Prof. Silvia Cavalcanti (UFF) |
15:45-15:50 | Break | |
15:50-17:00 | Pôster | Padlet |
27/11 | ||
14:00-14:50 | Palestra: Epidemiologia molecular de fungos dimórficos | Prof. Anderson Messias Rodrigues (UNIFESP) |
14:50-14:55 | Break | |
14:55-15:45 | Palestra de encerramento: Microbioma humano e COVID-19 | Prof. Alessandro Silveira (FURB, SC) |
15:45-15:50 | Break | |
15:50- 17:00 | Pôster | Padlet |
Normas para a submissão de resumos (abstracts)
1) Cada participante poderá submeter 1 (um) resumo em inglês (abstract). Os arquivos devem ser enviados no formato Word, em inglês, fonte Times New Roman 12, com espaçamento simples e todas as margens com espaço de 2,5 cm (anexo 1). O nome do arquivo deverá ser composto pelo nome completo do autor relator (ex.: Carlos Chagas Filho).
2) O abstract inscrito deverá estar associado ao tema do evento (Microbiologia ou Parasitologia).
3) O arquivo deve conter as seguintes partes:
- Título: Escrito em CAIXA ALTA, em negrito, centralizado, com no máximo 150 caracteres (incluindo espaços).
- Nome e instituição dos autores, e-mail do relator: no formato Sobrenome por extenso, seguido de nome e nome(s) do meio abreviados, com número sobrescrito para indicar instituição. Nomes dos autores separados por vírgula, centralizados. Poderão ser incluídos até dez autores para cada resumo. Use * após o nome do relator.
- E-mail e telefone do autor correspondente: pode ser o mesmo do relator, a critério dos autores.
- Abstract: usar espaçamento simples (1,0); deverá conter obrigatoriamente: “Introduction”, “Objective”, “Methods”, “Results” e “Conclusion”, com no máximo 250 palavras.
- Keywords: Incluir 3 palavras-chave.
- Funding: Indicar órgão(s) de fomento (quando houver).
Normas para apresentação de pôsteres na VI Semana Científica do PPGMPA/UFF - 2020 - Edição Virtual
O conteúdo do pôster deverá ser redigido em inglês. A apresentação será em português (somente por discentes do PPGMPA). Participantes externos ao PPGMPA também poderão enviar pôsteres, que ficarão expostos no mural padlet. O pôster deverá ser elaborado em PowerPoint 97-2003 usando o modelo disponível no site do evento (discentes do PPGMPA devem obrigatoriamente usar esse layout). A disposição dos elementos (introdução, objetivos e etc.) poderá ser alterada segundo a peculiaridade de cada trabalho, mas todas as sessões apontadas são obrigatórias. Dê preferência a menos texto. Use mais imagens, fluxogramas, tabelas e gráficos para tornar o pôster mais atrativo. O pôster dever ser enviado para o e-mail semana.cientifica.ppgmpa.uff@gmail.com com cópia para dleles@id.uff.br até no máximo dia 19/11 às 9:00 da manhã para que tenhamos tempo hábil de organizá-los no mural padlet.
Discentes do PPGMPA: Apresentação de 7 min, seguida de discussão por 3 min com a Banca (composta por 2 membros) em horário pré-determinado (a ser enviado para o e-mail).