Bioenergia a partir de Algas
CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS.
Devido à uma iminente crise energética em função da esgotabilidade dos combustíveis fósseis, a busca por combustíveis de fontes renováveis intensificou-se nas últimas décadas visando suprir a grande demanda global. As inúmeras possibilidades de utilização das algas para a produção de biocombustível atraíram o interesse de grandes conglomerados comerciais, laboratórios e institutos de pesquisa, que passaram a desenvolver novas tecnologias.
Ementa: Limites biofísicos do planeta Terra e crise civilizacional; pico do petróleo e das demais fontes fósseis de energia; limites também relacionados às energias renováveis; possíveis alternativas energéticas; biorefinaria a partir de microalgas.
Programa: 1. Limites biofísicos do planeta Terra e crise civilizacional: capacidade de carga, pegada ecológica, pegada termodinâmica, limites ao crescimento. 2. Pico do petróleo e das demais fontes fósseis de energia: dados de produção e consumo mundiais, modelagem dos picos de consumo, situação atual e futura. 3. Limites também relacionados às energias renováveis: limites dos materiais necessários, ciclo de vida, perdas na reciclagem, incapacidade de atender às demandas da população global por energia renovável disponível atualmente; justiça energética. 4. Possíveis alternativas energéticas: biocombustíveis: aspectos positivos e negativos; biocombustíveis a partir de microalgas; 5. Biorefinaria a partir de microalgas: produtos possíveis de serem obtidos a partir da biomassa de microalgas; situação atual no mundo. 6. Conclusões/reflexões.
Dias 18 e 19 de agosto