VI Semana de Engenharia Química da UFBA

17 de agosto de 2015, 08h00 até 21 de agosto de 2015, 16h30

Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Sobre

A VI SEQ é um evento idealizado e produzido pelo Centro Acadêmico de Engenharia Química (CAEQ) e pela Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA (Prisma Jr. Consultoria), apoiado pelo Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da UFBA, com o intuito de enriquecer e diversificar a formação acadêmica dos alunos do curso de graduação em Engenharia Química.

Local do evento

Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia - 40210-630, Rua Professor Aristides Novis, Federação, Salvador, Bahia

Palestrantes

  • Paulo Hennies

    Paulo Hennies - Líbera

    Doutor em Engenharia Química na área de nanotecnologia (UNICAMP, 2001), com especialização em Gerenciamento de Projetos (FGV, 2010), Mestre em Engenharia de Alimentos na área de biotecnologia (UNICAMP, 1996) e Engenheiro de Alimentos (UNICAMP, 1991). Atua no desenvolvimento e caracterização de lipossomas e de outros sistemas particulados de micro/nanoencapsulação. Possui experiência no desenvolvimento de matérias-primas para aplicação em cosméticos, com atuação nas áreas de desenvolvimento analítico, tecnologia de extratos e óleos vegetais, e em gestão de matérias-primas (Natura, 2001-2008), bem como no desenvolvimento de produtos com lipossomas (Líbera, 2009-atual).

  • Fernando Luiz Pellegrini

    Fernando Luiz Pellegrini - Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de Lyngby (Dinamarca) (1992). Trabalhou na Universidade Federal da Bahia como pesquisador (4 anos) e no Polo Petroquímico Camaçari - Bahia (6 anos). Atualmente é professor TITULAR-LIVRE da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cientista de Nosso Estado (RJ) e Pesquisador 1 (CNPq). Tem cerca de 150 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, e cerca de 100 alunos formados em mestrado e/ou doutorado. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Termodinâmica Aplicada e em Engenharia de Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: PETRÓLEO, PETROQUÍMICA, produtos naturais, fluido supercrítico e equilíbrio de fases.

  • Everson Miranda

    Everson Miranda - Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp

    Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia da UFMG (1982). Fez parte das equipes técnicas da Biobrás (1976 a 1982), Skol-Caracu-Filial Nova Lima/MG (1984-1985) e Fundação Ezequiel Dias -BH/MG (1985-1986). Concluiu mestrado em Engenharia Agrícola (1988) e doutorado em Engenharia Química na Michigan State University (1992), EUA. Realizou pós-doutoramento na École Superieur de Biotechnologie de Strasbourg, Université Louis Pasteur, Strasbourg, França, em 1993. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia de Materiais e de Bioprocessos (DEMBio) da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp. Tem experiência em bioprocessos, atuando principalmente na recuperação e purificação de bioprodutos (RPB), também conhecida como biosseparação ou "downstream processing". Desenvolve pesquisas sobre as operações de precipitação/cristalização de proteínas e processos de RPB relacionados a biorrefinaria, tais como recuperação primária de enzimas hidrolíticas em caldos fermentados, reciclo de enzimas após a etapa de hidrólise e produção de óleo em leveduras não-convencionais ("single cell oil"), tendo atuado como colaborador junto ao Laboratório Nacional de Ciência e Tecnlogia do Bioetanol - CTBE de 2012 a 2014.

  • Henry Wang

    Henry Wang - University of Michigan

    Professor de Engenharia Química e Engenharia Biomédica na University of Michigan, na cidade de Ann Arbor nos Estados Unidos. Formado na Iowa State University. Obteve seu mestrado e doutorado no MIT – Massachussetts Institute of Technology. As pesquisas realizadas pelo professor Henry Wang focam em sustentabilidade. Ramos de Pesquisa: 1. Engenharia Biofarmacêutica a. Tópicos chave: Design de medicamentos personalizados para saúde mundial, rápida vacinação e desenvolvimento de drogas durante pandemias e ciência regulatória e engenharia para inovação biomédica. 2. Bioprocessamento para o Desenvolvimento Sustentável a. Abordagem sistemática para desenvolver uma conexão entre biomassa e bioenergia/produção de bioprodutos através da integração de reações químicas e biológicas. ?3. Biocombustíveis

  • Alavanca Universitária

    Alavanca Universitária - Alavanca Universitária

    A Alavanca Universitária é uma plataforma que auxilia o estudante universitário na superação dos seus principais desafios e materialização do seu potencial. Através de práticas e ações alinhadas com ferramentas e aplicativos digitais, a Alavanca tem como missão materializar o potencial do ser humano como estudante universitário, profissional e pessoa.

  • Antônio da Costa

    Antônio da Costa - MAST/MCTI

    Antônio Carlos Augusto Da Costa é engenheiro químico, mestre em Tecnologia De Processos Bioquímicos (UFRJ/1989) e doutor em microbiologia pela Universidade Federal do Rio De Janeiro em 1997. Publicou 56 artigos em periódicos especializados e 89 trabalhos em anais de eventos. Possui cinco capítulos de livros e um livro publicado. Orientou 51 trabalhos de conclusão, entre doutorado, mestrado e iniciação científica nas áreas de engenharia química e microbiologia. Atualmente orienta duas dissertações de mestrado e sete teses de doutorado. Recebeu 10 prêmios e homenagens. Entre 1993 e 2011, coordenou vários projetos de pesquisa nas áreas de microbiologia geral, processos bioquímicos, microbiologia do petróleo e engenharia química. Participou de 110 bancas de trabalhos de conclusão de doutorado, mestrado e especialização e em 19 comissões julgadoras de concursos públicos para a carreira docente e de pesquisa. Tem dois pedidos de patente em análise técnica pelo INPI. Foi cientista jovem do estado do Rio de Janeiro entre 2007 e 2009. Atua também em microbiologia ambiental no controle de transferência de acervos no MAST/MCTI e é pesquisador 2 do CNPQ, com fator H = 20.

  • Cassia Britto Detoni da Silva

    Cassia Britto Detoni da Silva - Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Sobre o mininstrante: Cássia Britto Detoni é graduada em farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em tecnologia farmacêutica atuando principalmente nos seguintes temas: micro e nanoencapsulação, óleo essencial, fotoestabilidade. Foi professora susbstituta na Universidade Estadual de Feira de Santana e atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro no campus Macaé.

  • Prof. Dr. Emerson Andrade Sales

    Prof. Dr. Emerson Andrade Sales - PROPI / UFBA

    Sobre o mininstrante: Emerson Sales possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia, especialização em Engenharia de Processamento Petroquímico pela Universidade Federal da Bahia e Petrobras, especialização em Catálise e Cinética pela Universidade Federal da Bahia e Cofic , mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia, doutorado em Ciências e Engenharia Química pela Université Paris VII - Denis Diderot (1996) e pos-doutorados pela Universite de Paris VII - Denis Diderot (1998 e 2000) e pelo IRCEL (Lyon França, 2007-2008), desenvolvendo novas tecnologias para a geração de biocombustíveis. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de catalise heterogênea e cinética, atuando principalmente em projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento sustentável. Atualmente está pesquisando o potencial energético das microalgas. É Coordenador do Programa UFBA Ecológica e do Laboratório de Bioenergia e Catálise - LABEC, integrante da Rede de Tecnologias Limpas - TECLIM / UFBA. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa PROPI / UFBA.

  • Cláudia Teresa Teles Farias

    Cláudia Teresa Teles Farias - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

    Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador. Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Ensaios Não Destrutivos (GPEND) e do Laboratório de Inspeção Não Destrutiva I (LABIND I) do IFBA. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Corrosão e Ensaios Não Destrutivos. Também é Coordenadora do Comitê Regional de Ensaios Não Destrutivos (COREND) Seção Bahia. Atualmente, é membro do Comitê editorial do COTEQ, do Comitê Cientifico do CONAEND&IEV, além de integrar o Grupo Regional de Inspeção (GRINSP/NE)

  • Raony Maia Fontes

    Raony Maia Fontes - UFBA

    Possui Graduação em Engenharia Química (2010) e Mestrado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente é Doutorando do Programa de Engenharia Industrial da UFBA. Tem experiência nas áreas: Identificação de modelos, Lógica Fuzzy, Controle de Processos e Incerteza de Medição.

Programação

Horário Atividade Descrição
17/08
06h00 Auditório Leopoldo Amaral Organização
Intervalo

Organização

08h00 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral Credenciamento
Intervalo

Credenciamento dos inscritos e entrega do kit do participante

09h00 Auditório Leopoldo Amaral Abertura
Abertura

Abertura da VI Semana de Engenharia Química da UFBA.

09h30 Auditório Leopoldo Amaral Momento Patrocinador Diamante
Palestra

Palestra designada para Braskem, patrocinador diamante da VI Semana de Engenharia Química. 

10h20 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral Coffee break
Intervalo

Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos.

10h40 Auditório Leopoldo Amaral Palestra Magna
Palestra

Palestra Magna com o tema Minimização de Efluentes.

12h10 De acordo com a preferência do participante Intervalo para almoço
Intervalo

Intervalo para almoço

13h30 Auditório Leopoldo Amaral Palestra - Intensificação de processos: O caminho para o empreendedorismo
Palestra
Fernando Luiz Pellegrini

Tema: Intensificação de processos: O caminho para o empreendedorismo

Palestrante: Fernando Luiz Pellegrini

14h30 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral Feira de oportunidades
Exposição

Exposição de diversas oportunidades em diferentes empresas.

Empresas convidadas: Braskem, Minds, Senge estudante, Continental, etc

15h30 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral Coffee break
Intervalo

Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos.

15h50 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral Feira de oportunidades
Exposição

Exposição de diversas oportunidades em diferentes empresas.

Empresas convidadas: Braskem, Minds, Senge estudante, Continental, etc

15h50 Auditório Hernani Sobral Palestra vídeo conferência
Palestra
Henry Wang

Palestra em inglês via vídeio conferência.

17h30 Labquin - Instituto de Química EXCEL ®
Minicurso

CADA PARTICIPANTE SÓ PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS.

Minicurso de Excel ministrado por Marcos Narciso.

Dias 18 e 19 de agosto

17h30 Lideq MATLAB®
Minicurso
Raony Maia Fontes

CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS.

MATLAB® é um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. Ele integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos, dentre outras funções, em ambiente fácil de usar onde problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional. Este curso tem como objetivo capacitar os alunos no uso do software MATLAB® para soluções de problemas em engenharia.

Ementa :Resolução de sistemas lineares; Resolução de equações e sistemas não lineares; Resolução de equações diferenciais ordinárias; Otimização.

Dias 18 e 19 de agosto

19h00 Área externa das salas dos minicursos Coffee break
Intervalo

Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos.

18/08
08h00 7º andar Uso de biomassas marinhas na captação de metais pesados
Minicurso
Antônio da Costa

Ministrante: Antônio Costa

Dias 18 e 19 de agosto

O curso pretende fornecer os fundamentos e subsídios do emprego de biomassas marinhas (macroalgas e microalgas marinhas) para a captação de metais pesados, preciosos e radioativos. Serão abordadas as principais características químicas superficiais dessas biomassas, tipos mais característicos da costa brasileira, principais indústrias geradoras de metais potencialmente tóxicos ou estratégicos. Encerrando, a associação entre micro e microrganismos em reatores de leito fixo dará subsídios para o emprego do processo em escala piloto.

Ementa: Principais tipos de biomassas potenciais para biossorção de metais; características superficiais das macroalgas; principais elementos metálicos de interesse industrial; associação entre microalgas e macroalgas para a captação de metais pesados, radioativos e preciosos; configuração de biorreatores para emprego em biossorção de metais; exemplos práticos de aplicação do processo de captura de metais por elementos marinhos.

08h00 7º andar Minicurso - Indústria de laticínios
Minicurso

CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS.

Minucuso de indústrias de laticínios

Dias 18 e 19 de agosto

08h00 Auditório Hernani Sobral Produção de Cerveja
Minicurso

CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS.

Minicurso de produção de cerveja ministrado por Giovani de Carvalho.

Dias 18 e 19 de agosto

08h00 Auditório José Lourenço Costa Corrosão na Indústria de Petróleo
Minicurso
Cláudia Teresa Teles Farias

CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS.

Minicurso de corrosão ministrado por Cláudia Farias.

Dias 18 e 19 de agosto.

08h00 7º andar Bioenergia a partir de Algas
Minicurso
Prof. Dr. Emerson Andrade Sales

CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS.

Devido à uma iminente crise energética em função da esgotabilidade dos combustíveis fósseis, a busca por combustíveis de fontes renováveis intensificou-se nas últimas décadas visando suprir a grande demanda global. As inúmeras possibilidades de utilização das algas para a produção de biocombustível atraíram o interesse de grandes conglomerados comerciais, laboratórios e institutos de pesquisa, que passaram a desenvolver novas tecnologias.

Ementa: Limites biofísicos do planeta Terra e crise civilizacional; pico do petróleo e das demais fontes fósseis de energia; limites também relacionados às energias renováveis; possíveis alternativas energéticas; biorefinaria a partir de microalgas.

Programa: 1. Limites biofísicos do planeta Terra e crise civilizacional: capacidade de carga, pegada ecológica, pegada termodinâmica, limites ao crescimento. 2. Pico do petróleo e das demais fontes fósseis de energia: dados de produção e consumo mundiais, modelagem dos picos de consumo, situação atual e futura. 3. Limites também relacionados às energias renováveis: limites dos materiais necessários, ciclo de vida, perdas na reciclagem, incapacidade de atender às demandas da população global por energia renovável disponível atualmente; justiça energética. 4. Possíveis alternativas energéticas: biocombustíveis: aspectos positivos e negativos; biocombustíveis a partir de microalgas; 5. Biorefinaria a partir de microalgas: produtos possíveis de serem obtidos a partir da biomassa de microalgas; situação atual no mundo. 6. Conclusões/reflexões.

Dias 18 e 19 de agosto

08h00 7º andar Desenvolvimento e Produção de Formas Farmacêuticas de Liberação Controlada
Minicurso
Cassia Britto Detoni da Silva

CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS.

Este minicurso tem como objetivo familiarizar os estudantes como os sistemas de liberação controlada clássicos e nanométricos e seus mecanismos de liberação, a fim de explicar o desenvolvimento destas formas farmacêuticas. Também irá abordar o processo de produção de comprimidos e algumas técnicas de preparo de estruturas nanométricas.

Ementa: Aula 1: Definição, contextualização da importância e propriedades das formas farmacêuticas de liberação controlada; classificação de acordo com o mecanismo de liberação, exemplos de formas farmacêuticas de liberação controlada comerciais, técnicas de produção de comprimidos e revestimentos. Aula 2: Formas micro e nanométricas, desenhos estruturais mais comuns, propriedades, técnicas de desenvolvimento, técnicas de produção e técnicas de caracterização.

Dias 18 e 19 de agosto

08h00 Auditório Leopoldo Amaral Introdução à Engenharia de Bioprodutos
Minicurso

CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS.

Minicurso de Engeharia de Bioprodutos.

Dias 18 e 19 de agosto

08h00 7º andar Tecnologia Cosmética
Minicurso

CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS.

Minicurso de Cosméticos

Dias 18 e 19 de agosto

08h00 7º andar Coaching
Minicurso
Alavanca Universitária

CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS.

Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa, visando aumentar os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee). O processo de coaching leva o cliente a novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas.

Ementa: A. Dinâmica de integração entre os participantes; B. Análise do Estado Atual da minha vida C. Reflexão sobre o papel de líder da minha vida; D. Momento de Definir meus Objetivos E. Como ultrapassar minhas barreiras F. Como eu me vejo? Sou Capaz? G. Ferramentas de Planejamento H. Cronograma Semanal I. Quem me impulsiona a ser um realizador? ;

Dias 18 e 19 de agosto

10h00 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral Coffee break
Intervalo

Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos.

12h20 De acordo com a preferência do participante Intervalo para almoço
Intervalo

Intervalo para almoço.

13h30 Auditório Leopoldo Amaral Mesa Redonda
Mesa-redonda

Debate e discussão acerca do cenário atual do mercado de trabalho e seu impacto na economia

Convidados:

Luiz Mascarenhas (Unigel)
Regina Vianna (UFBA)
Wagner Conceição (Elekeiroz)
Ubiratan Felix (SENGE)

15h30 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral Coffee break
Intervalo

Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos.

15h40 Auditório Leopoldo Amaral Palestra - Engenharia de bioproduto: da bancada ao mercado
Palestra

Tema: Engenharia de bioproduto: da bancada ao mercado

Palestrante: Tito Livio Moitinho Alves

19h00 Área externa das salas dos minicursos Coffee break
Intervalo

Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos.

19/08
10h00 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral Coffee break
Intervalo

Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos.

12h02 De acordo com a preferência do participante Intervalo para almoço
Intervalo

Intervalo para almoço

13h30 Auditório Leopoldo Amaral Palestra - Empreendedorismo tecnológico: a experiência Líbera
Palestra
Paulo Hennies

Tema: Empreendedorismo tecnológico: a experiência Líbera

Palestrante: Paulo Hennies

15h00 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral Coffee break
Intervalo

Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos.

15h20 Auditório Leopoldo Amaral Mostra de IC
Apresentação de Trabalhos

Apresentação das pesquisas desenvolvidas nas iniciações científicas da área.

19h00 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral Coffee break
Intervalo

Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos.

20/08
06h00 Camaçari à Braskem
Visita técnica

CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA.

PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA.

Visita técnica para a indústria da Braskem. Os participantes devem usar sapato fechado com salto inferior a 5 cm, calça e camisa de manga comprida. É necessário que um email contendo o RG e número do sapato do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com

06h00 Rua Alfa, 1033 - AIN – Complexo Industrial de Camaçari à BSC
Visita técnica

CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA.

PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA.

Visita técnica para a indústria da BSC. Os participantes devem usar sapato fechado com salto inferior a 5 cm, calça e camisa de manga comprida. É necessário que um email contendo o RG e número do sapato do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com

06h00 Rua Benzeno 1065, Pólo Petroquímico Camaçari - BA à Oxiteno
Visita técnica

CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA.

PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA.

Visita técnica para a indústria da Oxiteno. Os participantes devem usar sapato de couro fechado sem salto, calça e camisa de manga comprida ou jaleco. É necessário que um email contendo o RG do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com

06h00 Br- 101 Alagoinhas- BA à Brasil Kirin
Visita técnica

CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA.

PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA.

Visita técnica para a indústria da Brasil Kirin. Os participantes devem usar sapato fechado com salto inferior a 5 cm, calça e camisa de manga. É necessário que um email contendo o RG do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com.

Aconselha-se aos participantes a levar um lanche para a visita.

06h00 Av. Atlântica, s/n Polo Industrial de Camaçari, 42810-000 - Camaçari - BA à Continental
Visita técnica

CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA.

PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA.

Visita técnica para a indústria da Continental. Os participantes devem usar sapato fechado com salto inferior a 5 cm, calça e camisa de manga comprida. É necessário que um email contendo o RG  e numero do calçado do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com.

06h00 Via Atlântica, km 9, Polo Industrial - Km 9, BA, 42810-000 à Cetrel
Visita técnica

CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA.

PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA.

Visita técnica para a indústria da Cetrel. Os participantes devem usar sapato fechado com salto inferior a 5 cm, calça e camisa de manga. É necessário que um email contendo o RG do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com.

06h00 R Eteno, 5001 - Camacari Polo Camaçari Visita técnica - Monsanto
Visita técnica

CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA.

PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA.

Visita técnica para a indústria da Monsanto. Os participantes devem usar sapato fechado com salto inferior a 5 cm, calça e camisa de manga. É necessário que um email contendo o RG do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com.

21/08
08h00 Auditório Leopoldo Amaral Palestra - Análise de viabilidade econômica: um elo recorrente da cadeia biotecnológica
Palestra
Everson Miranda

Tema: Análise de viabilidade econômica: um elo recorrente da cadeia biotecnológica.

Palestrante: Everson Miranda

09h30 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral Coffee break
Intervalo

Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos.

09h40 Auditório Leopoldo Amaral Mesa Redonda
Mesa-redonda

Debate e discussão acerca do panorama da Engenharia Química no mundo, destacando oportunidades como o Ciência sem Fronteiras.

Convidados:
Dário Júnior (graduando)
Ana Luisa Almeida (graduanda)
Silvio Melo (professor)

11h40 De acordo com a preferência do participante Intervalo para almoço
Intervalo

Intervalo para almoço

12h40 Auditório Leopoldo Amaral Premiação Mostra de IC
Apresentação de Trabalhos

Premiação para as melhores apresentações desenvolvidas acerca das iniciações cientificas expostas julgadas por uma banca avaliadora comporsta por 3 professores da área.

13h00 Auditório Leopoldo Amaral E4Q
Palestra

O Encontro de Entidades Estudaintis de Engenharia Química, também conhecido como E4Q, tem como objetivo incentivar a troca de experiências entre Empresas Juniores, Centros Acadêmicos e Associações Atléticas. É um momento que estas entidades têm para se apresentarem e exporem projetos que buscam a melhoria do curso nas universidades brasileiras. Ou seja, a E4Q consiste em uma grande oportunidade que o estudante de engenharia química tem para conhecer as entidades e projetos que podem ajudá-lo em sua vida acadêmica e profissional.

15h00 Auditório Leopoldo Amaral Encerramento
Encerramento

Encerramento da VI Semana de Engeharia Química.

16h30 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral Coquetel de encerramento
Encerramento

Coquetel de encerramento da VI Semana de Engenharia Química da UFBA fornecido pelos organizadores para os participantes devidamente inscritos.

Inscrições

Organizador