Sobre
A VI SEQ é um evento idealizado e produzido pelo Centro Acadêmico de Engenharia Química (CAEQ) e pela Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA (Prisma Jr. Consultoria), apoiado pelo Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da UFBA, com o intuito de enriquecer e diversificar a formação acadêmica dos alunos do curso de graduação em Engenharia Química.
Local do evento
Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia - 40210-630, Rua Professor Aristides Novis, Federação, Salvador, Bahia
Palestrantes
-
Paulo Hennies - Líbera
Doutor em Engenharia Química na área de nanotecnologia (UNICAMP, 2001), com especialização em Gerenciamento de Projetos (FGV, 2010), Mestre em Engenharia de Alimentos na área de biotecnologia (UNICAMP, 1996) e Engenheiro de Alimentos (UNICAMP, 1991). Atua no desenvolvimento e caracterização de lipossomas e de outros sistemas particulados de micro/nanoencapsulação. Possui experiência no desenvolvimento de matérias-primas para aplicação em cosméticos, com atuação nas áreas de desenvolvimento analítico, tecnologia de extratos e óleos vegetais, e em gestão de matérias-primas (Natura, 2001-2008), bem como no desenvolvimento de produtos com lipossomas (Líbera, 2009-atual).
-
Fernando Luiz Pellegrini - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de Lyngby (Dinamarca) (1992). Trabalhou na Universidade Federal da Bahia como pesquisador (4 anos) e no Polo Petroquímico Camaçari - Bahia (6 anos). Atualmente é professor TITULAR-LIVRE da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cientista de Nosso Estado (RJ) e Pesquisador 1 (CNPq). Tem cerca de 150 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, e cerca de 100 alunos formados em mestrado e/ou doutorado. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Termodinâmica Aplicada e em Engenharia de Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: PETRÓLEO, PETROQUÍMICA, produtos naturais, fluido supercrítico e equilíbrio de fases.
-
Everson Miranda - Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp
Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia da UFMG (1982). Fez parte das equipes técnicas da Biobrás (1976 a 1982), Skol-Caracu-Filial Nova Lima/MG (1984-1985) e Fundação Ezequiel Dias -BH/MG (1985-1986). Concluiu mestrado em Engenharia Agrícola (1988) e doutorado em Engenharia Química na Michigan State University (1992), EUA. Realizou pós-doutoramento na École Superieur de Biotechnologie de Strasbourg, Université Louis Pasteur, Strasbourg, França, em 1993. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia de Materiais e de Bioprocessos (DEMBio) da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp. Tem experiência em bioprocessos, atuando principalmente na recuperação e purificação de bioprodutos (RPB), também conhecida como biosseparação ou "downstream processing". Desenvolve pesquisas sobre as operações de precipitação/cristalização de proteínas e processos de RPB relacionados a biorrefinaria, tais como recuperação primária de enzimas hidrolíticas em caldos fermentados, reciclo de enzimas após a etapa de hidrólise e produção de óleo em leveduras não-convencionais ("single cell oil"), tendo atuado como colaborador junto ao Laboratório Nacional de Ciência e Tecnlogia do Bioetanol - CTBE de 2012 a 2014.
-
Henry Wang - University of Michigan
Professor de Engenharia Química e Engenharia Biomédica na University of Michigan, na cidade de Ann Arbor nos Estados Unidos. Formado na Iowa State University. Obteve seu mestrado e doutorado no MIT – Massachussetts Institute of Technology. As pesquisas realizadas pelo professor Henry Wang focam em sustentabilidade. Ramos de Pesquisa: 1. Engenharia Biofarmacêutica a. Tópicos chave: Design de medicamentos personalizados para saúde mundial, rápida vacinação e desenvolvimento de drogas durante pandemias e ciência regulatória e engenharia para inovação biomédica. 2. Bioprocessamento para o Desenvolvimento Sustentável a. Abordagem sistemática para desenvolver uma conexão entre biomassa e bioenergia/produção de bioprodutos através da integração de reações químicas e biológicas. ?3. Biocombustíveis
-
Alavanca Universitária - Alavanca Universitária
A Alavanca Universitária é uma plataforma que auxilia o estudante universitário na superação dos seus principais desafios e materialização do seu potencial. Através de práticas e ações alinhadas com ferramentas e aplicativos digitais, a Alavanca tem como missão materializar o potencial do ser humano como estudante universitário, profissional e pessoa.
-
Antônio da Costa - MAST/MCTI
Antônio Carlos Augusto Da Costa é engenheiro químico, mestre em Tecnologia De Processos Bioquímicos (UFRJ/1989) e doutor em microbiologia pela Universidade Federal do Rio De Janeiro em 1997. Publicou 56 artigos em periódicos especializados e 89 trabalhos em anais de eventos. Possui cinco capítulos de livros e um livro publicado. Orientou 51 trabalhos de conclusão, entre doutorado, mestrado e iniciação científica nas áreas de engenharia química e microbiologia. Atualmente orienta duas dissertações de mestrado e sete teses de doutorado. Recebeu 10 prêmios e homenagens. Entre 1993 e 2011, coordenou vários projetos de pesquisa nas áreas de microbiologia geral, processos bioquímicos, microbiologia do petróleo e engenharia química. Participou de 110 bancas de trabalhos de conclusão de doutorado, mestrado e especialização e em 19 comissões julgadoras de concursos públicos para a carreira docente e de pesquisa. Tem dois pedidos de patente em análise técnica pelo INPI. Foi cientista jovem do estado do Rio de Janeiro entre 2007 e 2009. Atua também em microbiologia ambiental no controle de transferência de acervos no MAST/MCTI e é pesquisador 2 do CNPQ, com fator H = 20.
-
Cassia Britto Detoni da Silva - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sobre o mininstrante: Cássia Britto Detoni é graduada em farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em tecnologia farmacêutica atuando principalmente nos seguintes temas: micro e nanoencapsulação, óleo essencial, fotoestabilidade. Foi professora susbstituta na Universidade Estadual de Feira de Santana e atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro no campus Macaé.
-
Prof. Dr. Emerson Andrade Sales - PROPI / UFBA
Sobre o mininstrante: Emerson Sales possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia, especialização em Engenharia de Processamento Petroquímico pela Universidade Federal da Bahia e Petrobras, especialização em Catálise e Cinética pela Universidade Federal da Bahia e Cofic , mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia, doutorado em Ciências e Engenharia Química pela Université Paris VII - Denis Diderot (1996) e pos-doutorados pela Universite de Paris VII - Denis Diderot (1998 e 2000) e pelo IRCEL (Lyon França, 2007-2008), desenvolvendo novas tecnologias para a geração de biocombustíveis. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de catalise heterogênea e cinética, atuando principalmente em projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento sustentável. Atualmente está pesquisando o potencial energético das microalgas. É Coordenador do Programa UFBA Ecológica e do Laboratório de Bioenergia e Catálise - LABEC, integrante da Rede de Tecnologias Limpas - TECLIM / UFBA. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa PROPI / UFBA.
-
Cláudia Teresa Teles Farias - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador. Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Ensaios Não Destrutivos (GPEND) e do Laboratório de Inspeção Não Destrutiva I (LABIND I) do IFBA. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Corrosão e Ensaios Não Destrutivos. Também é Coordenadora do Comitê Regional de Ensaios Não Destrutivos (COREND) Seção Bahia. Atualmente, é membro do Comitê editorial do COTEQ, do Comitê Cientifico do CONAEND&IEV, além de integrar o Grupo Regional de Inspeção (GRINSP/NE)
-
Raony Maia Fontes - UFBA
Possui Graduação em Engenharia Química (2010) e Mestrado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente é Doutorando do Programa de Engenharia Industrial da UFBA. Tem experiência nas áreas: Identificação de modelos, Lógica Fuzzy, Controle de Processos e Incerteza de Medição.
Programação
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
17/08 | ||
06h00 Auditório Leopoldo Amaral |
Organização
Intervalo |
Organização |
08h00 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral |
Credenciamento
Intervalo |
Credenciamento dos inscritos e entrega do kit do participante |
09h00 Auditório Leopoldo Amaral |
Abertura
Abertura |
Abertura da VI Semana de Engenharia Química da UFBA. |
09h30 Auditório Leopoldo Amaral |
Momento Patrocinador Diamante
Palestra |
Palestra designada para Braskem, patrocinador diamante da VI Semana de Engenharia Química. |
10h20 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral |
Coffee break
Intervalo |
Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos. |
10h40 Auditório Leopoldo Amaral |
Palestra Magna
Palestra |
Palestra Magna com o tema Minimização de Efluentes. |
12h10 De acordo com a preferência do participante |
Intervalo para almoço
Intervalo |
Intervalo para almoço |
13h30 Auditório Leopoldo Amaral |
Palestra - Intensificação de processos: O caminho para o empreendedorismo
Palestra ![]() |
Tema: Intensificação de processos: O caminho para o empreendedorismo Palestrante: Fernando Luiz Pellegrini |
14h30 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral |
Feira de oportunidades
Exposição |
Exposição de diversas oportunidades em diferentes empresas. Empresas convidadas: Braskem, Minds, Senge estudante, Continental, etc |
15h30 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral |
Coffee break
Intervalo |
Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos. |
15h50 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral |
Feira de oportunidades
Exposição |
Exposição de diversas oportunidades em diferentes empresas. Empresas convidadas: Braskem, Minds, Senge estudante, Continental, etc |
15h50 Auditório Hernani Sobral |
Palestra vídeo conferência
Palestra ![]() |
Palestra em inglês via vídeio conferência. |
17h30 Labquin - Instituto de Química |
EXCEL ®
Minicurso |
CADA PARTICIPANTE SÓ PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS. Minicurso de Excel ministrado por Marcos Narciso. Dias 18 e 19 de agosto |
17h30 Lideq |
MATLAB®
Minicurso ![]() |
CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS. MATLAB® é um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. Ele integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos, dentre outras funções, em ambiente fácil de usar onde problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional. Este curso tem como objetivo capacitar os alunos no uso do software MATLAB® para soluções de problemas em engenharia. Ementa :Resolução de sistemas lineares; Resolução de equações e sistemas não lineares; Resolução de equações diferenciais ordinárias; Otimização. Dias 18 e 19 de agosto |
19h00 Área externa das salas dos minicursos |
Coffee break
Intervalo |
Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos. |
18/08 | ||
08h00 7º andar |
Uso de biomassas marinhas na captação de metais pesados
Minicurso ![]() |
Ministrante: Antônio Costa Dias 18 e 19 de agosto O curso pretende fornecer os fundamentos e subsídios do emprego de biomassas marinhas (macroalgas e microalgas marinhas) para a captação de metais pesados, preciosos e radioativos. Serão abordadas as principais características químicas superficiais dessas biomassas, tipos mais característicos da costa brasileira, principais indústrias geradoras de metais potencialmente tóxicos ou estratégicos. Encerrando, a associação entre micro e microrganismos em reatores de leito fixo dará subsídios para o emprego do processo em escala piloto. Ementa: Principais tipos de biomassas potenciais para biossorção de metais; características superficiais das macroalgas; principais elementos metálicos de interesse industrial; associação entre microalgas e macroalgas para a captação de metais pesados, radioativos e preciosos; configuração de biorreatores para emprego em biossorção de metais; exemplos práticos de aplicação do processo de captura de metais por elementos marinhos. |
08h00 7º andar |
Minicurso - Indústria de laticínios
Minicurso |
CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS. Minucuso de indústrias de laticínios Dias 18 e 19 de agosto |
08h00 Auditório Hernani Sobral |
Produção de Cerveja
Minicurso |
CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS. Minicurso de produção de cerveja ministrado por Giovani de Carvalho. Dias 18 e 19 de agosto |
08h00 Auditório José Lourenço Costa |
Corrosão na Indústria de Petróleo
Minicurso ![]() |
CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS. Minicurso de corrosão ministrado por Cláudia Farias. Dias 18 e 19 de agosto. |
08h00 7º andar |
Bioenergia a partir de Algas
Minicurso ![]() |
CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS. Devido à uma iminente crise energética em função da esgotabilidade dos combustíveis fósseis, a busca por combustíveis de fontes renováveis intensificou-se nas últimas décadas visando suprir a grande demanda global. As inúmeras possibilidades de utilização das algas para a produção de biocombustível atraíram o interesse de grandes conglomerados comerciais, laboratórios e institutos de pesquisa, que passaram a desenvolver novas tecnologias. Ementa: Limites biofísicos do planeta Terra e crise civilizacional; pico do petróleo e das demais fontes fósseis de energia; limites também relacionados às energias renováveis; possíveis alternativas energéticas; biorefinaria a partir de microalgas. Programa: 1. Limites biofísicos do planeta Terra e crise civilizacional: capacidade de carga, pegada ecológica, pegada termodinâmica, limites ao crescimento. 2. Pico do petróleo e das demais fontes fósseis de energia: dados de produção e consumo mundiais, modelagem dos picos de consumo, situação atual e futura. 3. Limites também relacionados às energias renováveis: limites dos materiais necessários, ciclo de vida, perdas na reciclagem, incapacidade de atender às demandas da população global por energia renovável disponível atualmente; justiça energética. 4. Possíveis alternativas energéticas: biocombustíveis: aspectos positivos e negativos; biocombustíveis a partir de microalgas; 5. Biorefinaria a partir de microalgas: produtos possíveis de serem obtidos a partir da biomassa de microalgas; situação atual no mundo. 6. Conclusões/reflexões. Dias 18 e 19 de agosto |
08h00 7º andar |
Desenvolvimento e Produção de Formas Farmacêuticas de Liberação Controlada
Minicurso ![]() |
CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS. Este minicurso tem como objetivo familiarizar os estudantes como os sistemas de liberação controlada clássicos e nanométricos e seus mecanismos de liberação, a fim de explicar o desenvolvimento destas formas farmacêuticas. Também irá abordar o processo de produção de comprimidos e algumas técnicas de preparo de estruturas nanométricas. Ementa: Aula 1: Definição, contextualização da importância e propriedades das formas farmacêuticas de liberação controlada; classificação de acordo com o mecanismo de liberação, exemplos de formas farmacêuticas de liberação controlada comerciais, técnicas de produção de comprimidos e revestimentos. Aula 2: Formas micro e nanométricas, desenhos estruturais mais comuns, propriedades, técnicas de desenvolvimento, técnicas de produção e técnicas de caracterização. Dias 18 e 19 de agosto |
08h00 Auditório Leopoldo Amaral |
Introdução à Engenharia de Bioprodutos
Minicurso |
CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS. Minicurso de Engeharia de Bioprodutos. Dias 18 e 19 de agosto |
08h00 7º andar |
Tecnologia Cosmética
Minicurso |
CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS. Minicurso de Cosméticos Dias 18 e 19 de agosto |
08h00 7º andar |
Coaching
Minicurso ![]() |
CADA PARTICIPANTE SO PODE SE INSCREVER EM UM MINICURSO INDEPENDENTE DOS HORÁRIOS DOS MESMOS. Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa, visando aumentar os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee). O processo de coaching leva o cliente a novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas. Ementa: A. Dinâmica de integração entre os participantes; B. Análise do Estado Atual da minha vida C. Reflexão sobre o papel de líder da minha vida; D. Momento de Definir meus Objetivos E. Como ultrapassar minhas barreiras F. Como eu me vejo? Sou Capaz? G. Ferramentas de Planejamento H. Cronograma Semanal I. Quem me impulsiona a ser um realizador? ; Dias 18 e 19 de agosto |
10h00 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral |
Coffee break
Intervalo |
Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos. |
12h20 De acordo com a preferência do participante |
Intervalo para almoço
Intervalo |
Intervalo para almoço. |
13h30 Auditório Leopoldo Amaral |
Mesa Redonda
Mesa-redonda |
Debate e discussão acerca do cenário atual do mercado de trabalho e seu impacto na economia Convidados: Luiz Mascarenhas (Unigel) |
15h30 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral |
Coffee break
Intervalo |
Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos. |
15h40 Auditório Leopoldo Amaral |
Palestra - Engenharia de bioproduto: da bancada ao mercado
Palestra |
Tema: Engenharia de bioproduto: da bancada ao mercado Palestrante: Tito Livio Moitinho Alves |
19h00 Área externa das salas dos minicursos |
Coffee break
Intervalo |
Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos. |
19/08 | ||
10h00 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral |
Coffee break
Intervalo |
Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos. |
12h02 De acordo com a preferência do participante |
Intervalo para almoço
Intervalo |
Intervalo para almoço |
13h30 Auditório Leopoldo Amaral |
Palestra - Empreendedorismo tecnológico: a experiência Líbera
Palestra ![]() |
Tema: Empreendedorismo tecnológico: a experiência Líbera Palestrante: Paulo Hennies |
15h00 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral |
Coffee break
Intervalo |
Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos. |
15h20 Auditório Leopoldo Amaral |
Mostra de IC
Apresentação de Trabalhos |
Apresentação das pesquisas desenvolvidas nas iniciações científicas da área. |
19h00 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral |
Coffee break
Intervalo |
Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos. |
20/08 | ||
06h00 Camaçari |
à Braskem
Visita técnica |
CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA. PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA. Visita técnica para a indústria da Braskem. Os participantes devem usar sapato fechado com salto inferior a 5 cm, calça e camisa de manga comprida. É necessário que um email contendo o RG e número do sapato do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com |
06h00 Rua Alfa, 1033 - AIN – Complexo Industrial de Camaçari |
à BSC
Visita técnica |
CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA. PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA. Visita técnica para a indústria da BSC. Os participantes devem usar sapato fechado com salto inferior a 5 cm, calça e camisa de manga comprida. É necessário que um email contendo o RG e número do sapato do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com |
06h00 Rua Benzeno 1065, Pólo Petroquímico Camaçari - BA |
à Oxiteno
Visita técnica |
CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA. PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA. Visita técnica para a indústria da Oxiteno. Os participantes devem usar sapato de couro fechado sem salto, calça e camisa de manga comprida ou jaleco. É necessário que um email contendo o RG do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com |
06h00 Br- 101 Alagoinhas- BA |
à Brasil Kirin
Visita técnica |
CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA. PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA. Visita técnica para a indústria da Brasil Kirin. Os participantes devem usar sapato fechado com salto inferior a 5 cm, calça e camisa de manga. É necessário que um email contendo o RG do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com. Aconselha-se aos participantes a levar um lanche para a visita. |
06h00 Av. Atlântica, s/n Polo Industrial de Camaçari, 42810-000 - Camaçari - BA |
à Continental
Visita técnica |
CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA. PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA. Visita técnica para a indústria da Continental. Os participantes devem usar sapato fechado com salto inferior a 5 cm, calça e camisa de manga comprida. É necessário que um email contendo o RG e numero do calçado do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com. |
06h00 Via Atlântica, km 9, Polo Industrial - Km 9, BA, 42810-000 |
à Cetrel
Visita técnica |
CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA. PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA. Visita técnica para a indústria da Cetrel. Os participantes devem usar sapato fechado com salto inferior a 5 cm, calça e camisa de manga. É necessário que um email contendo o RG do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com. |
06h00 R Eteno, 5001 - Camacari Polo Camaçari |
Visita técnica - Monsanto
Visita técnica |
CADA PARTICIPANTE SÓ PODE PARTICIPAR DE UMA VISITA TÉCNICA. PARA PARTICIPAR DA VISITA TÉCNICA O PARTICIPANTE DEVE PAGAR UM CALÇÃO DE R$15,00 (QUINZE REAIS) PARA ASSEGURAR QUE O MESMO COMPAREÇA À ATIVIDADE. ESTE VALOR SERÁ REEMBOLSADO APENAS PARA OS INSCRITOS QUE COMPARECEREM DO DIA E HORÁRIO MARCADO PARA A VISITA. Visita técnica para a indústria da Monsanto. Os participantes devem usar sapato fechado com salto inferior a 5 cm, calça e camisa de manga. É necessário que um email contendo o RG do participante seja enviado para sequfba.marketing@gmail.com. |
21/08 | ||
08h00 Auditório Leopoldo Amaral |
Palestra - Análise de viabilidade econômica: um elo recorrente da cadeia biotecnológica
Palestra ![]() |
Tema: Análise de viabilidade econômica: um elo recorrente da cadeia biotecnológica. Palestrante: Everson Miranda |
09h30 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral |
Coffee break
Intervalo |
Coffee break fornecido pelos organizadores da VI Semana de Engenharia Química da UFBA para os participantes devidamente inscritos. |
09h40 Auditório Leopoldo Amaral |
Mesa Redonda
Mesa-redonda |
Debate e discussão acerca do panorama da Engenharia Química no mundo, destacando oportunidades como o Ciência sem Fronteiras. Convidados: |
11h40 De acordo com a preferência do participante |
Intervalo para almoço
Intervalo |
Intervalo para almoço |
12h40 Auditório Leopoldo Amaral |
Premiação Mostra de IC
Apresentação de Trabalhos |
Premiação para as melhores apresentações desenvolvidas acerca das iniciações cientificas expostas julgadas por uma banca avaliadora comporsta por 3 professores da área. |
13h00 Auditório Leopoldo Amaral |
E4Q
Palestra |
O Encontro de Entidades Estudaintis de Engenharia Química, também conhecido como E4Q, tem como objetivo incentivar a troca de experiências entre Empresas Juniores, Centros Acadêmicos e Associações Atléticas. É um momento que estas entidades têm para se apresentarem e exporem projetos que buscam a melhoria do curso nas universidades brasileiras. Ou seja, a E4Q consiste em uma grande oportunidade que o estudante de engenharia química tem para conhecer as entidades e projetos que podem ajudá-lo em sua vida acadêmica e profissional. |
15h00 Auditório Leopoldo Amaral |
Encerramento
Encerramento |
Encerramento da VI Semana de Engeharia Química. |
16h30 Área exterior do Auditório Leopoldo Amaral |
Coquetel de encerramento
Encerramento |
Coquetel de encerramento da VI Semana de Engenharia Química da UFBA fornecido pelos organizadores para os participantes devidamente inscritos. |
Inscrições
Organizador
-
VI SEQ
sequfba.marketing@gmail.com
www.sequfba.com
Entre em contato