Apresentação do Evento
Há quase 10 anos, a Semana de Letras, do Campus Prof. Barros Araújo, tem se destacado por apresentar à comunidade uespiana e de seu entorno as pesquisas, as reflexões e as várias experiências advindas da inserção do Curso de Letras/Português e da Universidade Estadual do Piauí na macrorregião de Picos. Seja com as práticas e conhecimentos originados das ações extensionistas, seja com a realização dos estágios supervisionados e programas de aperfeiçoamento docente, seja com as pesquisas científicas desenvolvidas na grande área da Linguística, Letras e Artes, o Curso de Letras vem contribuindo para a construção regional exitosa da educação básica, transformando trajetórias pessoais e profissionais em exemplos de desenvolvimento social, político e educacional.
Nesta VI Semana de Letras, a equipe organizadora do evento, composta por professores, alunos e técnicos administrativos, escolheram como temática “A crise das narrativas e a produção de subjetividades na era informacional: perspectivas e desafios às práticas de linguagem”, objetivando, com isso, trazer ao evento pesquisadores, docentes da educação básica, estudantes seja da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), seja de outras instituições, bem como a comunidade externa, para apresentarem experiências de pesquisa, extensão e profissionais relacionadas aos desafios impostos pela era informacional na produção de discursos, subjetividades, narrativas (literárias ou não) e nas práticas pedagógicas de ensino.
Este evento, portanto, parte da consideração e atenção a um horizonte comum que desafia o campo da educação, a esfera da narrativa e da poiesis e a produção de subjetividades no mundo contemporâneo atravessada por uma cosmologia informacional, fragmentária, cognitivamente padronizadora e teoricamente desafiadora para quem trabalha com literatura, linguística e educação na contemporaneidade. Além disso, a temática se justifica, também, por discussões feitas no campo da estética, da linguística, da filosofia e da comunicação sobre sociedade, percepção e comunicação nas sociedades ocidentais/ocidentalizadas, em que os rituais, o sentimento de comunidade/coletividade e o trabalho poético se perdem ou são silenciados por uma cosmologia tecnocientífica, neoliberal e colonial cada vez mais forte no cotidiano por meio de tecnologias de informação e comunicação, como no caso das Inteligências Artificiais e sua lógica de exploração transmutada em boom tecnológico e promessas de desenvolvimento produtivo incontornável. É nesse sentido que as grandes narrativas, que antes davam sentido e coesão à vida, agora são substituídas por um fluxo constante de informações descontextualizadas e superficiais, o que favorece, como explica Byung Chul-Han, de um lado, a perda da profundidade e a fragmentação da experiência e, de outro, o fraquecimento do sentimento de comunidade e do espírito democrático da diferença.
Assim, o evento tem como objetivo incitar alunos e professores, assim como as comunidades acadêmicas envolvidas, a compreenderem e debaterem as várias facetas e possibilidades de pesquisa científica desenvolvida na área de Linguística e Letras por meio da Universidade Estadual do Piauí, em seu Curso de Letras/Português, Campus Prof. Barros Araújo, em Picos, na tentativa de apresentarem caminhos e perspectivas educacionais e científicos que venham a oferecer resistências e transformação sociais efetivas ao testemunho cada vez mais patente da “dissolução, do deslocamento ou da conflagração da comunidade”, como bem destacou Jean Luc-Nancy, promovidos pelo mundo moderno em sua era informacional.
Em suma, a VI Semana de Letras, enquanto evento periódico realizado de forma presencial na instituição, abrirá um espaço destinado ao compartilhamento de ações relacionadas à pesquisa e à divulgação científicas no Curso de Letras/Português, do Campus Prof. Barros Araújo, seja de membros da comunidade externa da UESPI, ligados ou não à educação básica, seja do seu corpo docente atual e de seus alunos graduandos e egressos que desenvolvem ou desenvolveram pesquisas, em programas institucionais de iniciação científica, em programas de pós-graduação stricto sensu e/ou em programas de fomento e aperfeiçoamento docente.