VI Semana de Letras, do Campus Prof. Barros Araújo

A crise da narrativa e a produção de subjetividades na era informacional: perspectivas e desafios às práticas de linguagem

Faça sua inscrição
De 22 a 24 de outubro Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

Apresentação do Evento

Há quase 10 anos, a Semana de Letras, do Campus Prof. Barros Araújo, tem se destacado por apresentar à comunidade uespiana e de seu entorno as pesquisas, as reflexões e as várias experiências advindas da inserção do Curso de Letras/Português e da Universidade Estadual do Piauí na macrorregião de Picos. Seja com as práticas e conhecimentos originados das ações extensionistas, seja com a realização dos estágios supervisionados e programas de aperfeiçoamento docente, seja com as pesquisas científicas desenvolvidas na grande área da Linguística, Letras e Artes, o Curso de Letras vem contribuindo para a construção regional exitosa da educação básica, transformando trajetórias pessoais e profissionais em exemplos de desenvolvimento social, político e educacional.

Nesta VI Semana de Letras, a equipe organizadora do evento, composta por professores, alunos e técnicos administrativos, escolheram como temática “A crise das narrativas e a produção de subjetividades na era informacional: perspectivas e desafios às práticas de linguagem”, objetivando, com isso, trazer ao evento pesquisadores, docentes da educação básica, estudantes seja da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), seja de outras instituições, bem como a comunidade externa, para apresentarem experiências de pesquisa, extensão e profissionais relacionadas aos desafios impostos pela era informacional na produção de discursos, subjetividades, narrativas (literárias ou não) e nas práticas pedagógicas de ensino.

Este evento, portanto, parte da consideração e atenção a um horizonte comum que desafia o campo da educação, a esfera da narrativa e da poiesis e a produção de subjetividades no mundo contemporâneo atravessada por uma cosmologia informacional, fragmentária, cognitivamente padronizadora e teoricamente desafiadora para quem trabalha com literatura, linguística e educação na contemporaneidade. Além disso, a temática se justifica, também, por discussões feitas no campo da estética, da linguística, da filosofia e da comunicação sobre sociedade, percepção e comunicação nas sociedades ocidentais/ocidentalizadas, em que os rituais, o sentimento de comunidade/coletividade e o trabalho poético se perdem ou são silenciados por uma cosmologia tecnocientífica, neoliberal e colonial cada vez mais forte no cotidiano por meio de tecnologias de informação e comunicação, como no caso das Inteligências Artificiais e sua lógica de exploração transmutada em boom tecnológico e promessas de desenvolvimento produtivo incontornável. É nesse sentido que as grandes narrativas, que antes davam sentido e coesão à vida, agora são substituídas por um fluxo constante de informações descontextualizadas e superficiais, o que favorece, como explica Byung Chul-Han, de um lado, a perda da profundidade e a fragmentação da experiência e, de outro, o fraquecimento do sentimento de comunidade e do espírito democrático da diferença.

Assim, o evento tem como objetivo incitar alunos e professores, assim como as comunidades acadêmicas envolvidas, a compreenderem e debaterem as várias facetas e possibilidades de pesquisa científica desenvolvida na área de Linguística e Letras por meio da Universidade Estadual do Piauí, em seu Curso de Letras/Português, Campus Prof. Barros Araújo, em Picos, na tentativa de apresentarem caminhos e perspectivas educacionais e científicos que venham a oferecer resistências e transformação sociais efetivas ao testemunho cada vez mais patente da “dissolução, do deslocamento ou da conflagração da comunidade”, como bem destacou Jean Luc-Nancy, promovidos pelo mundo moderno em sua era informacional.

Em suma, a VI Semana de Letras, enquanto evento periódico realizado de forma presencial na instituição, abrirá um espaço destinado ao compartilhamento de ações relacionadas à pesquisa e à divulgação científicas no Curso de Letras/Português, do Campus Prof. Barros Araújo, seja de membros da comunidade externa da UESPI, ligados ou não à educação básica, seja do seu corpo docente atual e de seus alunos graduandos e egressos que desenvolvem ou desenvolveram pesquisas, em programas institucionais de iniciação científica, em programas de pós-graduação stricto sensu e/ou em programas de fomento e aperfeiçoamento docente.

Programação

14h00 Abertura da VI Semana de Letras: Profa. Dra. Mônica Maria Feitosa Braga Gentil (UESPI) Abertura
Abertura da VI Semana de Letras: Profa. Dra. Mônica Maria Feitosa Braga Gentil (UESPI)
Local: Auditório

Apresentação do evento na programação de atividades científicas e extensionistas do Campus Prof. Barros Araújo, com a Pró-Reitora de Ensino e Graduação (PREG) da Universidade Estadual do Piaui (UESPI), Profa. Dra. Mônica Maria Feitosa Braga Gentil.

14h30 Palestra de Abertura: “Semear palavras, narrar nossa história: combatendo o colonialismo pela linguagem” Palestra
Palestra de Abertura: “Semear palavras, narrar nossa história: combatendo o colonialismo pela linguagem”
Local: Auditório

Palestrante: Prof. Dr. Carlos Eduardo Ferreira da Cruz (LABHUTE/Coletivo Terral/IFCE)

16h00 Feira de Livros Feira
Local: Auditório
  • 16h: Intervalo na feira de livros (30 min.)
17h00 Minicursos (1º dia) Minicurso
Local: cf. Programação Final

1º dia de Apresentação dos Minicursos

17h00 Minicurso: Mediação de leitura literária em clubes de leitura Minicurso
Local: 06

Minicurso

17h00 Minicurso: Expressões Não Manuais na construção do sentido em Libras Minicurso
Local: 14

Minicurso

19h00 Mesa-redonda Temática 1: Linguística e Cibernética: clusterização e perfilamentos identitários e discursivos por meio da linguagem Mesa Temática
Mesa-redonda Temática 1: Linguística e Cibernética: clusterização e perfilamentos identitários e discursivos por meio da linguagem
Local: Auditório
  • Convidados: Prof. Robson Campanerut (LABHUTE/Coletivo Terral/IFCE) e Prof. Emanoel Pedro Martins Gomes (NECTAR/Coletivo Terral/UESPI)
  • Mediação: Prof. Dr. Carlos Eduardo Ferreira da Cruz (LABHUTE/Coletivo Terral/IFCE)
09h00 Sessões Temáticas dos GTs (comunicações orais on-line) (1º dia) Apresentação de Trabalhos
Local: Salas Virtuais

Sessões Temáticas dos GTs (das comunicações orais on-line)

14h00 Mesa redonda Temática 2: LIBRAS e as Tecnologias de Comunicação: Desafios e Perspectivas para a comunicação e ensino em Libras Mesa Temática
Local: Auditório
  • Convidadas: Profa. Silvana Cardoso (UESPI), Profa. Mizaely Freire (UESPI), Profa. Márcia Moura (UESPI) e Profa. Margareth Valdivino (UESPI)
15h30 Divulgação de Livro - Inventário de uma Memória Consagrada: Benjamim Santos nos Interstícios do Teatro Pernambucano (1960-1970) Bate-papo
Divulgação de Livro - Inventário de uma Memória Consagrada: Benjamim Santos nos Interstícios do Teatro Pernambucano (1960-1970)
Local: Auditório

Prof. Dr. Idelmar Gomes Cavalcante Júnior, docente do curso de História da UESPI, no campus de Parnaíba, é finalista na categoria Artes do Prêmio Jabuti Acadêmico com seu livro “Inventário de uma Memória Consagrada: Benjamim Santos nos Interstícios do Teatro Pernambucano (1960-1970)”, publicado pela Cepe Editora.

16h30 Intervalo Intervalo
Local: Auditório

16h30: Coffee Break (30 min.)

17h00 Sessões Temáticas dos GTs (1º dia) e Minicursos (2º dia) Apresentação de Trabalhos
Local: cf. Programação Final
  • 17h às 21h: Sessões Temáticas dos GTs e/ou Minicursos

17h00 Minicurso: Mediação de leitura literária em clubes de leitura Minicurso
Local: 06

Minicurso

17h00 Minicurso: Expressões Não Manuais na construção do sentido em Libras Minicurso
Local: 14

Minicurso

17h00 Minicurso: Introdução à Escrita de Sinais Minicurso
Local: 15

Minicurso

17h00 Minicurso: Letramento literário queer: perspectivas e desafios Minicurso
Local: 17

Minicurso

17h00 Minicurso: Sintaxe: o que nos diz a tradição gramatical? Minicurso
Local: 18

Minicurso

09h00 Sessões Temáticas dos GTs (comunicações orais on-line) (2º dia) Apresentação Oral
Local: Salas Virtuais

Sessões Temáticas dos GTs (das comunicações orais on-line) (2º dia)

14h00 Mesa-redonda Temática 3: A Crítica Literária em Tempos de Cultura Pop: A Intersecção Entre Literatura Clássica e Entretenimento Mesa Temática
Mesa-redonda Temática 3: A Crítica Literária em Tempos de Cultura Pop: A Intersecção Entre Literatura Clássica e Entretenimento
Local: Auditório
  • Convidados: Prof. Dr. Douglas Rodrigues de Sousa (UEMA) e Profa. Ma. Rhusily Reges da Silva Lira (UFPI) (1h + 30 min. para auditório)
  • Mediação: Profa. Dra. Eliana Pereira de Carvalho (UESPI)
16h30 Intervalo e Coffee Break Coffee break
Local: Auditório
  • 16h30: Coffee Break (30 min.)
17h00 Sessões Temáticas dos GTs (2º dia) Apresentação de Trabalhos
Local: cf. Programação Final
  • 17h às 19h: Sessões Temáticas dos GTs (caso seja necessário)
17h00 Minicurso: Introdução à Escrita de Sinais Minicurso
Local: 15

Minicurso

17h00 Minicurso: Letramento literário queer: perspectivas e desafios Minicurso
Local: 17

Minicurso

17h00 Minicurso: Sintaxe: o que nos diz a tradição gramatical? Minicurso
Local: 18

Minicurso

Palestra de Encerramento: “Antropoceno e crise do humanismo em narrativas literárias e audiovisuais do século XXI”

Palestrante: Prof. Dr. José Wanderson Lima Torres (PPGL/UESPI) 

Às19h01 - Auditório

Carregando área de inscrição

Local

Campus Prof. Barros Araújo, 64600-000, Km 316, Altamira, Picos, Piauí
Ver no mapa

Parceiros

Organizador

Curso de Letras/Português - PCS

Curso de Letras/Português
Campus Prof. Barros Araújo (Picos)