VI Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia: Graduação e Pós-Graduação

VI Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia: Graduação e Pós-Graduação

Faça sua inscrição
De 26 a 28 de abril Todos os dias das 17h às 17h
Goiânia, GO Faculdade Araguaia - Unidade Bueno

Sobre o Evento

O VI Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia: Graduação e Pós-graduação é uma contribuição para um panorama cultural, científico e acadêmico de forma interdisciplinar. O evento pretende colocar em contato estudantes, professores, pesquisadores e profissionais ligados as diferentes áreas do conhecimento e que estão diretamente envolvidos com as práticas sociais que envolvem a Educação Superior e seu papel na inserção profissional.

Além disso, o evento é uma idealização da Faculdade Araguaia, que tem como papel divulgar o conhecimento produzido pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Evento que já vem, demonstrando um caráter inovador, não apenas por sua proposta de unir públicos distintos e se propor a atender as expectativas de cada um deles, mas também no sentido de promover e fomentar a inovação no cenário profissional e nos futuros profissionais de nossa sociedade.

Palestrantes

  • Drª. Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de Lima
  • Me. Cárbio Almeida Waqued
  • Me. Karine do Prado Ferreira Gomes
  • Me. Cleider Antônio da Fonseca

Programação

17h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Quadra Poliesportiva da Faculdade Araguaia (Unidade Bueno).

O credenciamento no VI Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia: Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Araguaia será realizado no dia 26 de abril (quinta-feira), das 17h às 18h na Quadra Poliesportiva da Faculdade Araguaia (Unidade Bueno).

ATENÇÃO

Para o credenciamento é necessário:

Inscrições confirmadas pelo sistema doity:

  • Apresentação de 01 (um) documento oficial com foto (ex.: carteira de identidade, carteira de trabalho, CNH, passaporte, crachá de instituição de ensino, carteira de identificação em órgão classista);

Inscrições não confirmadas pelo sistema até o dia 26/04:

  • Apresentar documento oficial e boleto de inscrição do evento e comprovante de pagamento pago (em agências bancárias, lotéricas ou via Internet banking).
19h00 Solenidade de Abertura Abertura
Local: Auditório Colégio TEO - Av. T-3, 2316-2426 - St. Bueno.

  Participantes da Mesa Diretiva:

Prof. Me. Arnaldo Cardoso Freire - Diretor Geral  da Faculdade Araguaia.

Profª Me. Rita de Cássia Del Bianco - Diretora Pedagógica.

Prof. Me. Hamilcar Costa _ Vice Diretor Pedagógico.

Prof. Dr. Milton Gonçalves da Silva Júnior – Coordenador do NEPPG.

Profª Drª. Ressiliane Prata Alonso - Representante dos Coordenadores Pedagógicos dos cursos de graduação.

Profª Me.. Isabelle Arão - Representante dos Coordenadores Pedagógicos dos cursos de Pós-graduação.

 

19h20 Apresentação cultural Abertura
Local: Auditório Colégio TEO

Apresentação cultural Grupo Profª Elaine Bazzo Machado

20h30 Seção de perguntas Seção de Perguntas
Local: Auditório Colégio TEO

Seção de perguntas com a Profª. Drª. Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de Lima

20h40 - Me. Cárbio Almeida Waqued Palestra - Gestão de Carreira Palestra
Local: Auditório Colégio TEO

Palestrante: Prof. Me. Cárbio Almeida Waqued - Consultor da Merkado de Ideias Estratégicas e Coach.

Graduado em Administração de Empresas Publica e Privada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pós-graduado em Administração em Marketing FAAP e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da graduação e pós graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Coordenador de Cursos de Pós Graduação no IPECON, Dalmass e na ESB. Consultor da Merkado de Ideias Estratégicas e Coach pelo Instiuto Eneacoaching. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, processos, marketing, exportação, viabilidade, negócios internacionais, empreendedorismo, marketing, diagnostico organizacional e treinamento e vendas.

21h30 Seção de perguntas Seção de Perguntas
Local: Auditório Colégio TEO

Seção de perguntas com o Prof. Me. Cárbio Almeida Waqued

Conferência de Abertura

Tema: Fator humano como chave para a competitividade.

Palestrante: Drª. Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de Lima - Doutora em Educação.

Fator Humano é saber integrar a multiplicidade de papéis que temos na vida e numa relação dinâmica integrá-los, de forma que um enriqueça o outro e não o exclua ou o desvalorize. (LIMA, abr. 2017 p. 38 – 38).

Às 19h40 - Auditório Colégio TEO - Av. T-3, 2316-2426 - St. Bueno.
18h30 Sessão de pôsteres Apresentação Pôster
Local: Quadra de Esportes – Unidade Bueno

Normas para Apresentação:

  1. O(s) autor(es) do pôster, apresentará(am) o seu trabalho para o público interessado no dia 27 de abril (sexta-feira), das 18h30min. às 19h30min na Quadra de Esportes da Faculdade Araguaia – Unidade Bueno.
  2. O(s) autor(es) deverá (ram) fixar o pôster antes do início da sessão, que começará às 18h30min..
  3. No mínimo um autor do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, durante todo o tempo da Sessão, para responder as questões dos interessados.
  4. O autor(es) que não comparecer e apresentar o seu trabalho no dia do evento não terá direito a certificado.
  5. É proibida a apresentação por terceiros (não autores), oral ou por equipamento eletrônico.

 

19h30 - Me. Karine do Prado Ferreira Gomes Painel - Comunicação na era digital Painel
Local: Sala 203 (Sala de Atos)

Comunicação na era digital. Me. Karine do Prado Ferreira Gomes - Universidade Federal de Goiás – UFG.

Novo agir e novos saberes da Era Conectiva. Como a cibercultura e a arquitetura das redes transformam nosso entendimento sobre comunicação, cultura e cidadania. Análise das relações entre tecnologias de comunicação, território, ambiente e pessoas.

19h30 - Me. Cleider Antônio da Fonseca Painel - Construindo seu currículo com dicas para seleção e sessões práticas. Painel
Local: Auditório Bloco 5

Construindo seu currículo com dicas para seleção e sessões práticas. Sr. Diego Gomes - IEL -  Instituto Euvaldo Lodi (Sistema FIEG)

A educação superior é o nível mais elevado dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizada em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores ou outras instituições que conferem graus acadêmicos ou diplomas profissionais.

O direito a educação superior, embora previsto nas principais convenções internacionais de direitos humanos e pactos de direitos sociais e econômicos, ainda não é o privilégio de muitos no Brasil. Amplamente pregado como a condição de acesso igualitário a todos, ainda estamos longe de satisfazer essa condição tão primordial ao alcance do desenvolvimento econômico, social e cultural de uma sociedade, privando muitas pessoas ao acesso competitivo no mercado de trabalho.

A Inclusão Profissional é a ação de desenvolver o potencial humano, identificando o melhor de cada pessoa, de forma a derrubar barreiras para que todos tenham seu lugar no mercado de trabalho. Isto deve ser uma constante busca, que se reflete no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida das pessoas.

Porém, isto só é possível, quando são oferecidos programas de Desenvolvimento Profissional e Capacitação para as pessoas, além de consultoria e assessoria para empresas e organizações, desenvolvendo ações de educação corporativa, por meio de palestras e treinamentos, processos customizados de capacitação, identificação de talentos para exercer as diversas atividades da empresa, projetos de acessibilidade, identificação e análise de postos de trabalho. Busca-se, deste modo, preparar as pessoas e as empresas, atendendo as suas necessidades e fazendo com que a inclusão se torne algo natural e contínuo.

Feira de Recrutamento

Oportunidades de Estágio promovida por:

  • IEL -  Instituto Euvaldo Lodi (Sistema FIEG)
  • Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE.
Às 19h30 - Hall Bloco 3

Jornada Empreendedora

Jornada Empreendedora e Plano de Negócios promovida pelos Cursos de Administração e Tecnólogo em Gestão Comercial.

 

Às 19h30 - Quadra Poliesportiva - Faculdade Araguaia - Unidade Bueno
09h00 Minicurso - A Contabilidade de Custos como ferramenta para tomada de decisões. Minicurso
Local: Sala 215

Esp. Gildeone Gonçalves de Carvalho - Faculdade Araguaia, FARA.
Trabalhar a Contabilidade de Custos como ferramenta para as tomadas de decisões, cálculo de preço de venda e planilhas simplificadas gerenciais, voltado para os microempreendedores individuais formais ou infomais.

09h00 Minicurso - Animais Peçonhentos – Biologia e Tipos de Envenenamento. Minicurso
Local: Sala 432

 Biologia e Tipos de Envenenamento. Drª. Marta Regina Magalhães - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS.

Curso sobre animais peçonhentos. Detalhando a forma de reconhecimento e quais os tipos de envenenamentos que aqueles animais podem causar.

09h00 Minicurso - Educação, novas tecnologias e mídias digitais. Minicurso
Local: Sala 312

Dr. Célio Antônio de Paula Júnior - Faculdade Araguaia, FARA.

O futuro chegou e com ele, uma transformação no mundo no qual vivemos, em uma esfera praticamente digital e com a tecnologia fazendo parte do dia a dia de grande parte da população.

Independentemente da tecnologia, é importante entender, criar e dar vazão à novas formas de ensino, que vislumbrem o currículo como o caminho a ser construído para e pelos aprendizes, porém, vale salientar que o resultado não virá pela tecnologia, mas pela compreensão do que se espera da educação.

Por novas tecnologias entende-se a convergência de tecnologias e mídias para um único dispositivo, que pode ser o notebook, o celular, o tablet, a lousa digital, o robô e quaisquer outras que surjam. Para o uso educacional, interessa particularmente a produção colaborativa de conhecimento, em que usuários e professores juntos também sejam coautores.

Nesse sentido o minicurso “Educação, novas tecnologias e mídias digitais”, buscará auxiliar aos interessados, fontes e alternativas para se usar tecnologias em conferências, no universo organizacional, em empresas, sala de aula, na escola, em casa, nas ruas, visto que as mídias eletrônicas já fazem parte da rotina de muitos estudantes, empresários, professores e afins. É necessário oferecer condições para promoção da educação de nosso tempo, que deve estar integrada ao local em que estivermos. Um dos maiores enfrentamentos na formação de futuros professores é integrar as tecnologias à educação, principalmente unindo os conhecimentos técnico-pedagógicos de forma interdisciplinar.

Dessa forma, a mediação pedagógica se faz necessária, principalmente para aqueles que se interessam pela área, ou pela docência, tenham pleno domínio e capacidade de usufruir das possibilidades que o universo digital oferece.

09h00 Minicurso - Processos de Licenciamento Ambiental Minicurso
Local: Sala 212

Dr. Gabriel Tenaglia Filho - Agência Municipal do Meio Ambiente, AMMA.

Nos últimos anos tem crescido consideravelmente a demanda por profissionais aptos a analisar, de forma integrada, as questões ambientais e a propor soluções que tornem compatíveis a continuidade do desenvolvimento econômico e a conservação dos recursos naturais em meio a expressivas mudanças globais.

Este curso tem um enfoque multidisciplinar que visa formar especialistas dotados de conhecimentos técnicos necessários à resolução de um variado leque de questões na melhoria do desempenho ambiental com qualidade, equilíbrio e sustentabilidade, para atuar em diversos segmentos do mercado, tanto privado quanto público, que reduzirão desperdícios e custos, ao focar a adequação ambiental em conformidade com as normas e legislações vigentes e ao preconizar uma gestão de forma economicamente viável e ambientalmente correta. Assim, tornou-se evidente que o mercado necessita de consultor ambiental que provenha uma maior integração e harmonização das questões ambientais nos processos de decisão, de sorte a satisfazer as necessidades econômicas das empresas e garantir, ao mesmo tempo, uma qualidade ambiental que permita às gerações futuras igualmente satisfazer as suas necessidades, razão pela qual este curso de pós-graduação pode contribuir para o desenvolvimento de relações mais sustentáveis entre a sociedade e a natureza. O próprio desempenho ambiental é, cada vez mais, encarado como uma medida de competitividade nos mercados devido à aprovação de legislações ambientais cada vez mais exigentes e de cidadãos cada vez mais sensibilizados para as questões ambientais. Tal conscientização ecológica exige critérios de escolha de produtos e serviços que possuam a máxima qualidade e, concomitantemente, preços competitivos. Já há consenso de que um distúrbio em qualquer parte do mundo afeta o padrão de vida de todos na Terra e, por isso, o bem estar do planeta é condição para o bem estar dos seres humanos.

Para tanto, são requeridas reconfigurações nos processos produtivos, nos produtos gerados, bem como nos padrões de consumo. Nesse sentido, cabe ao Consultor em Gestão Ambiental apresentar medidas corretivas e preventivas adequadas à forma de operar os sistemas de produção e consumo. Ao preconizar a adoção de procedimentos padronizados, o Consultor visa reduzir o risco de acidentes e o custo com ações corretivas, pagamentos de multas de órgãos ambientais e despesas com processos jurídicos, bem como melhorar o aproveitamento de água, energia, combustíveis, etc. Além disso, resulta em uma melhor qualidade de vida dentro e fora da empresa ao possibilitar menor poluição e geração de lixo. Este minicurso visa a contribuir, sobretudo, no entendimento dos ritos processuais para à emissão das licenças ambientais: Prévia, Instalação e Operação.

09h00 Minicurso - Contratação: O que o mercado deseja em um potencial candidato? Minicurso
Local: Sala 429

Dr. Ronaldo Rosa Dos Santos Junior - Faculdade Araguaia, FARA. e Me. André Carvalho Lindemam - Faculdade Araguaia, FARA.

O objetivo primário do minicurso será incentivar ao desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais que facilitem a empregabilidade. Como objetivos secundários propõem-se apresentar pesquisas que apontam o perfil que as empresas estão almejando nos candidatos e discutir sobre as habilidades técnicas e interpessoais necessárias ao candidato de alto desempenho.

09h00 Minicurso - BIM com REVIT Minicurso
Local: Laboratório de Informática 3 (Bloco 5)

Kildere Whikichan Cezario. Arquitetura – Design – Urbanismo – Engenharia – Treinamentos.

Minicurso de Bim com Revit, utilizando o escopo BIM, para uma nova forma de projetar com inovação tecnológica, construindo virtualmente 3D, Compatibilizando, trabalhando Cortes, Vistas e Fachadas, Levantar quantitativos,   Documentar/Impressão, entre outras funcionalidades .

09h00 Oficina - Imagem Pessoal: coloque a sua para trabalhar a seu favor. Oficina
Local: Sala 413

Esp. Fernanda Rezende Mendonça Marchon.

A Oficina visa construir junto aos participantes a consciência da importância da comunicação pessoal no ingresso e crescimento no mercado de trabalho, oferecendo noções e ferramentas para que cada um aprimore suas próprias mensagens e transmita o que tem de melhor, como pessoa e como profissional. 

09h00 Oficina - Gestão de carreira. Oficina
Local: Sala 412

Me. Mara Cristina Pacheco Suassuna. Diretora da Prospecta Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

Será ofertada uma oficina sobre Gestão de Carreira e durante essa oficina será ensinado aos alunos a elaborarem um currículo e um portfólio com o objetivo de auxiliar na colocação no mercado de trabalho.

09h00 Relato de Experiência - Inovação na comunicação digital: história de uma jovem empreendedora. Relatos de Experiência
Local: 203 (Sala de Atos)

Esp. Dayane Fonte - Marketing Digital, Comunicação Empresarial, Mídias Sociais e Fotografia.

Criação e gestão do próprio negócio; Gestão de pessoas (colaboradores e clientes) com foco em soluções para mais felicidade no trabalho e retorno sobre os investimentos; Atuação no mercado de Marketing Digital com foco em Mídias Sociais para comunicação empresarial em Goiânia.

09h00 Relato de Experiência - Os desafios do profissional de Recursos Humanos. Relatos de Experiência
Local: Sala 414

Esp. Daianne de Souza Galvão Carvalhal - DSGRH DESENVOLVIMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL.

No meu relato de experiência vou compartilhar minha experiência durante os 12 anos que atei como Profissional de Recursos Humanos estratégico na Unilever. Vou apresentar minha trajetória que iniciou no penúltimo ano de Faculdade como estagiária e meu desenvolvimento e amadurecimentos nos desafios vivenciados. Essa trajetória só foi possível devido a minha permanência na faculdade, com isso espero inspirar os alunos que o caminho da aprendizagem é o mais seguro para a realização profissional. Para evidenciar ainda mais isso, vou compartilhar que durante a minha transição de carreira as especializações e cursos de extensão foram fundamentais para garantir minha credibilidade no mercado.

10h00 Relato de Experiência - Mercado Digital - Falta de qualificação profissional. Relatos de Experiência
Local: 203 (Sala de Atos)

Esp. Jayme Diogo Araújo.- Publicitário Especialista em Marketing Digital Editor do Blog Publicitantes

 

 

10h00 Relato de Experiência - Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho. E agora?. Relatos de Experiência
Local: Sala 223

Me. Marcos Santos da Silva - – MaisSobre Consultoria, Auditoria e Execução e Esp. Arlen de Oliveira Carneiro - Globsteel Engenharia LTDA, GLOBSTEEL.

Os professores Marcos Santos da Silva e Arlen de Oliveira Carneiro irão relatar suas respectivas experiências na área de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Abordarão os aspectos técnicos que a Pós-graduação agrega na formação de origem e também do seu “peso” e influência dentro do mercado de trabalho.

10h00 Relato de Experiência - O processamento sensorial na aprendizagem: “Estratégias de ambientes de aprendizagem”. Relatos de Experiência
Local: Sala 414

Esp. Deidmaia Lima Silva - Governo do Distrito Federal, SES-DF.

O processamento sensorial;

Transtorno do processamento sensorial;

Como identificar possíveis sinais do transtorno de Processamento sensorial;

Atividades sensoriais;

Como é o tratamento do transtorno de Processamento sensorial;

Estratégias sensoriais para ambientes de aprendizagem.

11h00 Debate - livro O planejamento e a gestão da central de abastecimento do Estado de Goiás, CEASA-GO. Exposição
Local: Sala 223

Debate com a Professora Me. Karla Kellem de Lima - Faculdade Araguaia, autora do livro O planejamento e a gestão da central de abastecimento do Estado de Goiás, CEASA-GO.

11h00 Debate - livro Gestão de Pessoas – A nova Fase do Recursos Humanos: Comunicação que gera grandeza a Liderança Exposição
Local: Sala 203 (Sala de Atos)

Debate com a Professora Esp. Maraísa Lima, autora do livro Gestão de Pessoas – A nova Fase do Recursos Humanos: Comunicação que gera grandeza a Liderança - Maraísa Lima - Treinamento e Consultoria.

14h00 Minicurso - Brinquedos e materiais pedagógicos: usos e significações na formação dos profissionais da educação infantil. Minicurso
Local: Sala 223

Me. Ester Alves Lopes Mendes e Maria Aparecida Costa – Faculdade Araguaia.

O minicurso pretende problematizar acerca do papel do professor na condução do processo de aprendizagem, a partir da utilização e criação de brinquedos e materiais pedagógicos. Diferentes pesquisadores (Kishimoto, 1993; Wajskop, 1990) destacam que as condições materiais e ambientais são componentes fundamentais para o desenvolvimento de uma educação infantil de qualidade. Os brinquedos e sua organização no espaço influencia nas interações infantis e nas relações que se estabelecem entre crianças e adultos definindo assim formas de socialização e apropriação da cultura. Durante o minicurso, os participantes serão convidados a refletir sobre o valor e a necessidade do brincar pelas crianças nas instituições de Educação Infantil e vivenciar a criação de brinquedos e materiais pedagógicos.

14h00 Minicurso - Conhecendo as plantas por dentro - Técnicas histoquímicas convencionais aplicadas em plantas (espécies do Cerrado). Minicurso
Local: Laboratório de microscopia (Bloco 3 - 4º andar)

Me. Paulo Antônio Gonçalves de Jesus - Universidade Federal de Goiás, UFG.

Pode parecer estranho, mas as plantas conversam e competem entre si. Elas fazem isto liberando substâncias químicas, como aromas e toxinas. É assim que uma planta percebe a outra a seu lado e pode responder a essa presença. Às vezes nos deparamos com algumas perguntas: As plantas se comunicam? Plantas carnívoras comem gente? Elas têm dentes? Como é sexo das plantas? Elas têm aromas e feromônios? As plantas competem entre si? Todas essas perguntas podem ser respondidas através de alguns testes histoquímicos. As células vegetais podem produzir diferentes tipos de substâncias que são de grande valor taxonômico, filogenético e farmacológico, em vários grupos de plantas. Muitos desses compostos, como antocianina, carotenóides, óleos essenciais, flavonoides, alcalóides entre outros são utilizados pela farmacologia na produção de remédios.

A avaliação histoquímica é uma técnica que permite identificar de maneira direta a produção de diversos metabólitos primários e secundários pela planta em nível celular. Os métodos histoquímicos baseiam-se em reações cromáticas utilizadas no reconhecimento da natureza química das membranas e conteúdo celular. São métodos de análise qualitativa e quantitativa de todos os componentes celulares, incluindo proteínas, carboidratos, lipídeos e elementos iônicos que ocorrem no meio celular, utilizando reagentes químico-histológicos previamente estabelecidos, que permitem a localização microquímica dos princípios farmacologicamente ativos. Objetiva-se promover a difusão das técnicas histoquímicas em material vegetal, como importante ferramenta na descoberta de moléculas bioativas, principalmente em plantas do Cerrado.

O curso será dividido em aulas teóricas e práticas. No primeiro momento serão repassados conhecimentos teóricos e metodológicos das práticas de coleta, conservação e preparo do material para os cortes histológicos, coloração, montagem de lâminas e leitura em microscópio. Serão também distribuídos artigos relacionados ao tema para leitura e interpretação complementares.

14h00 Minicurso - Segurança em Trabalho em Altura NR-35. Minicurso
Local: Sala 312

Esp. Carlos Augusto de Oliveira Machado.

Este minicurso estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Teremos uma aula de nós e amarrações e uma avaliação prática com simulado.

14h00 Minicurso - Educação Ambiental e Ensino de Ciências: caminhos em construção. Minicurso
Local: Sala 429

Me. Maria Cecília dos Santos Vieira - Instituição de Ensino Charles Babbage, UNIORKA GOIÁS.

O minicurso almeja apresentar a Educação Ambiental como perspectiva necessária a sociedade contemporânea. Para tanto, serão abordados referenciais teóricos-metodológicos do campo da Educação Ambiental Crítica bem como possibilidades de sua inserção no Ensino de Ciências. Pretende-se promover a elaboração de propostas de ensino que envolvam a interface ambiental integrada à abordagem de conceitos científicos. Além disso, a atividade envolverá a reutilização de materiais como alternativa a ser empregada nas diversas esferas da sociedade, especialmente contexto educacional.

14h00 Minicurso - Relações de trabalho, currículo, entrevista e a importância do marketing pessoal. Palestra
Local: Sala 212

Me. Karla Kellem de Lima - Faculdade Araguaia e Esp. Luciana de Assis Vidal Borba - BR Home Centers - Tend Tudo.

Com as mudanças do mercado atual; as exigências na hora de uma contratação, vem aumentando cada vez mais e a apresentação do candidato a vaga deve surpreender em todos os aspectos, sendo eles físicos, emocionais e intelectuais. Sendo assim, elaborar um bom currículo e desenvolver uma boa comunicação na hora da entrevista é essencial para aumentar as chances de contratação.

14h00 Minicurso - Motivação: retendo talentos em sua empresa. Minicurso
Local: Sala 215

Esp. Larissa Andrade.

Hoje as empresas têm dificuldade de reter talentos, acabam perdendo os funcionários por poucos detalhes que podem ser o diferencial e nem sempre se resume em questão salarial. Em uma mini palestra iremos debater sobre as principais razões que um funcionário deixa seu emprego por outro e quais métodos podem ser adotados para a empresa reduzir esse risco.

14h00 Oficina - Dinâmicas de grupo: um método de intervenção e motivação para otimizar resultados. Oficina
Local: Sala 413

Dr. Célio Antônio de Paula Júnior - Faculdade Araguaia.

Reflexão e Elaboração de materiais para atuação nas áreas acadêmicas, organizacionais e corporativas, com atividade em grupo, visando insights sobre a própria experiência e a articulação de sua reflexão aos conflitos e realizações vivenciados no cotidiano. A utilização de jogos, experiências e dinâmicas centradas no lúdico e raciocínio lógico para a solução de conflitos em diversas áreas de conhecimento.

Proposta de uma reflexão consciente, racional, para ser desenvolvida em grupo, gerando experiências, emoções e vínculos com as equipes de trabalho, turmas na docência e ambientes empresariais, que visam promover efeitos de mudança, transferências e novas alternativas para organização e otimização do trabalho entre membros e coordenação.

14h00 Oficina - Como divulgar seu negócio nas mídias sociais Facebook e Instagram. Oficina
Local: Sala 414

Me. Juliana Junqueira - Faculdade Araguaia.

Divulgação e captação de clientes no Facebook. Divulgação e captação de clientes no Instagram. Utilizando o whatsapp para fidelizar o público. Criatividade e inovação na divulgação online. Divulgação on-line para captação de novos públicos. Divulgação on-line para consolidação da marca empresarial.

Local

Faculdade Araguaia - Unidade Bueno - 74223-060, Avenida T 10, Setor Bueno, Goiânia, Goiás,

Apoio

Realização

Organizador

Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade Araguaia - NEPPG

O Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação tem função integradora dentro da Faculdade Araguaia. Esse órgão fomenta a oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu direcionados à área de exercício profissional, tanto do docente como de outros profissionais inseridos no mercado de trabalho, proporcionando formação continuada. O Núcleo é um importante instrumento para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas para atender as demandas e necessidades da comunidade. A meta do núcleo, é desenvolver pesquisas com aplicação imediata à sociedade. Além da contribuição científica, o núcleo pretende gerar recursos para financiamento de pesquisas, além de oferecer bolsas de iniciação científica.