VI Seminário Internacional: A Produção do Conhecimento no Campo da Educação Especial

VI Seminário Internacional: A Produção do Conhecimento no Campo da Educação Especial

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De 19 a 21 de fevereiro Todos os dias das 09h00 às 17h00

Sobre o Evento

O VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, evento trienal promovido pelo PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP, tem, em sua sexta edição, o objetivo de disseminar a produção de conhecimento acumulado sob distintas perspectivas que envolvem a pesquisa em educação especial; procura expressar a trajetória de investigações nesse campo, bem como dos intercâmbios nacionais e internacionais. O evento é direcionado a pesquisadores, docentes, discentes (graduandos, pós-graduandos e alunos de ensino básico) e interessados em geral.

Programação

09h00 CERIMÔNIA DE ABERTURA – Prof. Dr. Carlos Antonio Giovinazzo Júnior – Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP) Abertura
Local: Tucarena
10h00 CONFERÊNCIA DE ABERTURA – Prof. Dr. Helder Manuel Guerra Henriques – Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Portalegre Conferência
Local: Tucarena

COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Kazumi Munakata (PUC-SP)


Os cegos "esses infelizes": sujeitos, instituições e circulação de conhecimentos pedagógicos (sécs. XIX e XX)

14h00 MESA-REDONDA: Pesquisas sobre o campo pedagógico Mesa-redonda
Local: Tucarena

COORDENAÇÃO: Profa. Ms. Aline Martins de Almeida (PUC-SP)


Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual e expectativas de aprendizagem: análise do documento oficial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo – Profa. Dra. Patrícia Tanganelli Lara – Prefeitura Municipal de São Paulo / Secretaria Municipal de Educação


Alfabetização de alunos com deficiência intelectual: um estudo sobre estratégias de ensino utilizadas no ensino regular – Profa. Dra. Mirian Célia Castellain Guebert – Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PUC-PR)


O processo de caracterização de alunos com deficiência intelectual: análise de ações integradas da Educação e da Saúde – Profa. Ms. Viviane Ferrareto da Silva Pires – Doutoranda (PUC-SP) – Prefeitura Municipal de Santo André.

09h00 MESA-REDONDA: Deficiência, políticas e meio social Mesa-redonda
Local: Tucarena

COORDENAÇÃO: Profa. Ms. Sirleine Brandão de Souza (PUC-SP)


Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania – Profa. Dra. Lucélia Fagundes Fernandes Noronha – AMAE e FIT /UNIESP


Surdez, trajetórias sociais e a construção das identidades – Profa. Dra. Carla Cazelato Ferrari – Universidade Mackenzie


O livro acessível a cegos e surdos: as políticas públicas e o mercado editorial – Profa. Ms. Tatiana de Andrade Fulas – Doutoranda (PUC-SP)


Trajetória escolar de alunos com deficiência intelectual na rede municipal de ensino de Londrina-PR – Jéssica Germano – Mestranda (UEL)

14h00 PALESTRA: Indicadores sociais e educação especial – Profa. Dra. Silvia Marcia Ferreira Meletti – UEL Palestra
Local: Tucarena

COORDENAÇÃO: Profa. Ms. Andrezza Cameski (PUC-SP)


Indicadores sociais, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional

15h30 MESA-REDONDA: As pesquisas com base em dados estatísticos oficiais Mesa-redonda
Local: Tucarena

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Helenice Ciampi (PUC-SP)


Escolarização de alunos com deficiência intelectual: as estatísticas educacionais como expressão das políticas de educação especial no Brasil – Prof. Dr. Ricardo Schers de Góes – Universidade Regional de Blumenau (FURB)


Deficiência, raça e gênero: uma análise de indicadores educacionais brasileiros – Profa. Dra. Michelle Melina Gleica Del Pino Nicolau Pereira –UNICSUL


A filantropia e a segregação na educação especial: Um olhar a partir dos indicadores educacionais brasileiros – Profa. Ms. Natália Gomes dos Santos – Doutoranda (UEL) – UNOPAR

09h00 PALESTRA: A produção científica da educação especial – Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno – PUC-SP e Profa. Dra. Carla Cazelato Ferrari – Universidade Mackenzie Palestra
Local: Tucarena

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Roseli Regis dos Reis (PUC-SP)


O Repositório de Livros de Educação Especial das Bibliotecas Universitárias (LIEEB)

10h30 MESA-REDONDA: A pesquisa bibliográfica em educação especial Mesa-redonda
Local: Tucarena

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Leda Maria de Oliveira Rodrigues (PUC-SP)


O ensino-aprendizagem do português escrito para surdos em pesquisas: análise de resumos acadêmicos (1987-2010) – Profa. Ms. Geane Izabel Bento Botarelli – SENAI


A produção acadêmica sobre deficiência intelectual: um balanço das teses defendidas entre 1993 e 2015 – Profa. Dra. Pâmela Carolina Martins Tezzele – PUC-SP


A veiculação da produção científica sobre o autismo no Brasil: embates e tensões – Profa. Ms. Katia Cristina Luz – PM São Bernardo do Campo (SP)


Análise da produção intelectual em Educação e Letras/Linguistica: um balanço de teses e dissertações sobre o ensino-aprendizagem de inglês para alunos com deficiência – Prof. Ms. Vinicius Neves de Cabral – Doutorando (UEL)

14h00 CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO – Prof. Dr. Justino Pereira de Magalhães – Universidade de Lisboa Conferência
Local: Tucarena

COORDENAÇÃO: Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno (PUC-SP)


Instituição e educação especial: perspectiva histórico-pedagógica

16h30 CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO – Prof. Dr. Carlos Antonio Giovinazzo Júnior – Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP) Encerramento
Local: Tucarena

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Local

Tucarena - Teatro da PUC-SP, 05014-001, Rua Monte Alegre, 1024 (Entrada pela Rua Bartira), Perdizes, São Paulo, São Paulo
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Organizador

PEPG Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) PUC-SP

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade oferece cursos em nível de Mestrado e Doutorado. Para os dois níveis, o Programa tem como objetivos principais desenvolver estudos e pesquisas avançados relativos à educação, com ênfase na educação brasileira, e preparar profissionais da educação para as atividades próprias da investigação científica.