Ensino de Ciências por Investigação (EnCI)
O Ensino por Investigação é uma abordagem que busca trazer o(a) estudante para um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem, partindo-se de seus conhecimentos prévios e estimulando-o (a) a observar, questionar, buscar evidências, discutir e propor explicações a partir desse conjunto de experiências. Ao mesmo tempo, cabe ao(à) professor(a) abandonar o papel de único detentor/transmissor de conhecimentos, assumindo a função de orientador(a) e incentivador(a) na construção da aprendizagem. Nesse contexto, pretende-se discutir as principais características do ensino por investigação, bem como a relevância do estímulo ao envolvimento dos(as) estudantes com o questionamento de cunho científico, o desenvolvimento de explicações baseadas em evidências, a discussão e o compartilhamento das constatações alcançadas. Espera-se, também, ressaltar as principais atividades que fundamentam essa abordagem, tais como: observação de fenômenos e proposição de questionamentos dela decorrentes; pesquisas em materiais diversos e fidedignos; investigações que permitam confirmar ou refutar conhecimentos e/ou experiências prévias; análise e interpretação de dados; proposição, discussão e revisão de explicações para o fenômeno observado; e divulgação dos resultados alcançados. Propõe-se, ainda, debater as ferramentas, como espaço, tempo e materiais, acessíveis ao(à) professor(a) para o desenvolvimento do ensino por investigação, enfatizando a necessidade de aplicar a linguagem e metodologia inerentes à Ciência e priorizar a proporção de ferramentas aos(às) estudantes para que construam sua fala, escrita, leitura e habilidade para identificar, selecionar e avaliar evidências científicas, sentindo-se confortáveis e estimulados nesse processo e, ainda, tornando-se capazes de adotar essa postura em seu cotidiano. Por fim, para melhor aproveitamento e assimilação do tema, tenciona-se citar trabalhos com a abordagem proposta focados no ensino de Ciências Biológicas.