O USO PEDAGÓGICO DOS JOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Os jogos, seja na modalidade digital ou analógica, vêm se consolidando nos diversos segmentos formais da Educação como um importante instrumento pedagógico, que contribuem para a construção da relação entre os professores e os alunos, mas também na relação entre os próprios discentes. Na área das Ciências Humanas, começa a ser explorado pelos docentes como um potencial didático educativo, podendo proporcionar a participação ativa do aluno, auxiliar no trabalho de fixação de conceitos, além de contribuir no desenvolvimento de habilidades cognitivas e interpessoais do discente. No campo do Ensino de História, os jogos passaram a ser vistos como significativo potencial metodológico, devido às suas múltiplas possibilidades didáticas que podem cumprir distintas finalidades no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, este minicurso tem como objetivo discutir, de forma geral, o uso dos jogos pedagógicos para o Ensino de História. Para tanto, abordaremos as reflexões de pesquisadores e professores sobre o uso de jogos no contexto escolar no Brasil e, por fim, compartilhamos a experiência no percurso metodológico para a elaboração de jogos para o Ensino de História, com base em um exemplo de jogo de tabuleiro, de produção autoral. Visamos, desta forma, auxiliar os professores de História, sem formação técnica na área de desenvolvimento de jogos, a produzirem os seus próprios jogos em diferentes contextos históricos.