A quarta edição do Seminário de Formação de Professores do Programa Ensinar, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, traz como tema "Educação e Formação de Professores: lições para um mundo pós-pandemia".
Na programação, palestras e minicursos voltados ao diálogo sobre como se dará o processo de ensino e aprendizado no mundo que será configurado após a pandemia em curso. A abertura contará com a participação do Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, que ministrará a palestra que dá nome à edição.
Sempre atento aos acontecimentos, em sua primeira edição, em 2018, o Seminário trouxe como tema as "Políticas Educacionais em Disputa e seus Efeitos na Formação de Professores para a Educação Básica". Neste ano contou com a Profa. Dra. Vera Lúcia Maquêa, da UNEMAT, como palestrante magna.
Em sua segunda edição, o Seminário debateu a "Formação de Professores, Desafios e Perspectivas", que contou com palestra de abertura oferecida Prof. Dr Genylton Odilon Rêgo da Rocha, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Já em 2020, o terceiro ano trouxe um desafio extra: a realização de todo o seminário de forma online. O tema explorado, o “Conhecimento Científico e Formação de Professores: desafios e motivações em tempos de pandemia”, dialogou com o momento de incertezas vivido por todo o mundo. A palestra de abertura ficou à cargo do Prof. Dr. João Batista Bottentuit Júnior, diretor científico da FAPEMA e docente da UFMA.
Em edições anteriores, o Seminário de Formação de Professores do Programa Ensinar teve como palco o campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão. Este ano, a exemplo do evento de 2020, mais uma vez as atividades se desenvolvem no ambiente virtual, com conferências por todo o Maranhão.
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoEducação e formação de professores: lições para um mundo pós-pandemia Palestra · Prof. Dr. Raul Borges Guimarães
Ateliê de ideias pedagógicas para a sala de aula: estratégias didáticas baseadas em metodologias ativas para professores em formação. Oficina · Profa. Dra. Iris Maria Ribeiro Rocha
Potencialidades do canva para o ensino de línguas: ressignificando os gêneros multimodais Minicurso · Profa. Ana Patrícia Sá Martins
Cálculo da inversa de uma matriz através de operações elementares com linhas Minicurso · Me José de Ribamar Rodrigues Siqueira
Vamos aprender a construir um projeto de pesquisa? Minicurso · Ma Daulinda Santos Muniz
A Construção do plano de ação da gestão escolar no contexto da pandemia: desafios e possibilidades Minicurso · Me Renato Moreira Silva, Profa Ma Paula Regina Oliveira
Violência contra a mulher e Saúde Mental Minicurso · Ma Ana Catarina Muniz Pereira
Proposta metodológica de ensino-aprendizagem em conservação dos solos Minicurso · Prof. Ma. Marinalva Costa
Lições básicas sobre física nuclear Minicurso · Prof. Dr. Edvan Moreira
Histórias em quadrinhos e ensino de história: contextualizando narrativas gráficas no contexto escolar Minicurso · Me Márcio dos Santos Rodrigues
Plantas medicinais durante pós-covid19 Minicurso · Kallyne Bezerra Costa
Agenda 2030 e a construção profissional do professor Minicurso · Profa. Dra. Andréa Araújo do Carmo
Iniciação científica na escola: por onde começar? Minicurso · Me Marcos Eduardo Miranda Santos
Fotografia e leituras interdisciplinares: aspectos da flora no município de Coelho Neto – MA Mesa-redonda · Larissa Silva Nunes, Maria do Amparo Moura Alencar Rocha, Me Laíce Fernanda Gomes de Lima, Prof. Dr. Alan Kardec Pachêco, Prof. Dr. Alcebíades Costa Filho
Por uma educação para que a barbárie não se repita: elementos para refletir a prática docente no atual cenário brasileiro Minicurso · Ma Neyha Guedes Dariva
Noções da teoria da relatividade restrita Minicurso · Prof. Me. Fernando Marques de Oliveira Moucherek
Gestão docente em atividades experimentais pós-pandemia: o planejamento prévio de experimentos e a redução de riscos químicos e ambientais. Palestra · Profa. Dra. Maria Do Socorro Nahuz Lourenço
Potencialidades do canva para o ensino de línguas: ressignificando os gêneros multimodais Minicurso · Profa. Ana Patrícia Sá Martins
Recursos tecnológicos aplicados a prática docente: métodos computacionais aplicados ao ensino de matemática Minicurso · Aguinaldo dos Santos Pereira
Escrita acadêmica nas ciências sociais Minicurso · Profa Dra Karina Biondi
Recuperação de nascentes Minicurso · Me Idevan Gusmão Soares, Prof Dr. Luiz Carlos Araujo dos Santos
Tópicos de biotecnologia Minicurso · Profo. Dr. Péricles Mendes Nunes
Desafios e perspectivas do ensino de literatura na contemporaneidade Palestra · Profa. Dra. Silvana Maria Pantoja dos Santos
Saúde, Meio ambiente e educação em tempos de pandemia Mesa-redonda · Prof. Dr. Ivan Figueredo, Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva, Prof. Dr. Salvio Dino
Ateliê de ideias pedagógicas para a sala de aula: estratégias didáticas baseadas em metodologias ativas para professores em formação. Oficina · Profa. Dra. Iris Maria Ribeiro Rocha
Atividades dinâmicas com vídeos no ensino de inglês Minicurso · Profa. Dra. Laira de Cássia Barros Ferreira Maldaner
Cálculo da inversa de uma matriz através de operações elementares com linhas Minicurso · Me José de Ribamar Rodrigues Siqueira
Recursos tecnológicos e a contribuição para o ensino e aprendizagem remota Minicurso · Profa. Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues
Vamos aprender a construir um projeto de pesquisa? Minicurso · Ma Daulinda Santos Muniz
A Construção do plano de ação da gestão escolar no contexto da pandemia: desafios e possibilidades Minicurso · Me Renato Moreira Silva, Profa Ma Paula Regina Oliveira
Violência contra a mulher e Saúde Mental Minicurso · Ma Ana Catarina Muniz Pereira
Práticas, dificuldades e dicas para a construção de TCCs Minicurso · Prof. Dr. Vitor Gonçalves Pimenta
Proposta metodológica de ensino-aprendizagem em conservação dos solos Minicurso · Prof. Ma. Marinalva Costa
Lições básicas sobre física nuclear Minicurso · Prof. Dr. Edvan Moreira
Plantas medicinais durante pós-covid19 Minicurso · Kallyne Bezerra Costa
Agenda 2030 e a construção profissional do professor Minicurso · Profa. Dra. Andréa Araújo do Carmo
Iniciação científica na escola: por onde começar? Minicurso · Me Marcos Eduardo Miranda Santos
Por uma educação para que a barbárie não se repita: elementos para refletir a prática docente no atual cenário brasileiro Minicurso · Ma Neyha Guedes Dariva
Alunos desinteressados e indisciplinados: o que a saúde mental tem a dizer sobre isso? Palestra · Anna Karla Rabelo Garreto, Raissa Bezerra Palhano
Noções da teoria da relatividade restrita Minicurso · Prof. Me. Fernando Marques de Oliveira Moucherek
O ensino de história e o uso de diferentes documentos e linguagens na sala de aula: riscos e proposições. Mesa-redonda · Lucas Parreão Costa, Profa. Dra. Júlia Constança Pereira Camêlo, Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos
Documentos e historiografia: imprensa, literatura e narrativas orais Mesa-redonda · Prof. Dr. José Henrique de Paula Borralho, Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves, Profa. Dra. Marcia Milena Galdez Ferreira
Educação geográfica: lições para um mundo em pandemia e na pós- pandemia Palestra · Profa. Dra. Lana de Souza Cavalcanti
Introdução à língua brasileira de sinais (Libras) Minicurso · Esp. Louize Ludymila Rodrigues Oliveira, Me Ricardo Oliveira Barros, Me. Ricardo Oliveira Barros
Atividades dinâmicas com vídeos no ensino de inglês Minicurso · Profa. Dra. Laira de Cássia Barros Ferreira Maldaner
Recursos tecnológicos aplicados a prática docente: métodos computacionais aplicados ao ensino de matemática Minicurso · Aguinaldo dos Santos Pereira
O ensino de ciências e as questões de gênero abordadas no ensino fundamental Minicurso · Ma Heline Maria Furtado Silva
Escrita acadêmica nas ciências sociais Minicurso · Profa Dra Karina Biondi
Recuperação de nascentes Minicurso · Me Idevan Gusmão Soares, Prof Dr. Luiz Carlos Araujo dos Santos
Tópicos de biotecnologia Minicurso · Profo. Dr. Péricles Mendes Nunes
Desinformação e Negacionismo Científico na era da Pós-Verdade: implicações para a formação de professores Palestra · Prof. Dr. Aldo Aoyagui Gomes Pereira
Ética e pesquisa em educação: aspectos legais e compromisso profissional Mesa-redonda · Dra. Luciana Saraiva e Silva, Prof. Dr. Antônio Luiz Martins Maia, Profa. Dra. Raimunda Celestina Mendes da Silva
As perspectivas dos projetos pedagógicos de ciências sociais pós-pandemia Palestra · Profa. Dra. Angela Maria de Sousa Lima
Educação em tempos de pandemia: desafios e perspectivas Mesa-redonda · Prof. Dr. Nilson Cardoso, Profa. Dra. Edméa Santos, Profa. Dra. Nadja Fonsêca da Silva Campos, Profa. Fabíola de Jesus Soares Santana
Introdução à língua brasileira de sinais (Libras) Minicurso · Esp. Louize Ludymila Rodrigues Oliveira, Me Ricardo Oliveira Barros, Me. Ricardo Oliveira Barros
Cálculo da inversa de uma matriz através de operações elementares com linhas Minicurso · Me José de Ribamar Rodrigues Siqueira
Recursos tecnológicos e a contribuição para o ensino e aprendizagem remota Minicurso · Profa. Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues
Práticas, dificuldades e dicas para a construção de TCCs Minicurso · Prof. Dr. Vitor Gonçalves Pimenta
Lições básicas sobre física nuclear Minicurso · Prof. Dr. Edvan Moreira
Histórias em quadrinhos e ensino de história: contextualizando narrativas gráficas no contexto escolar Minicurso · Me Márcio dos Santos Rodrigues
Plantas medicinais durante pós-covid19 Minicurso · Kallyne Bezerra Costa
Por uma educação para que a barbárie não se repita: elementos para refletir a prática docente no atual cenário brasileiro Minicurso · Ma Neyha Guedes Dariva
Tempo e realidade na física: uma breve discussão Palestra · Prof. Dr. Samir Silva Coutinho
Noções da teoria da relatividade restrita Minicurso · Prof. Me. Fernando Marques de Oliveira Moucherek
Recursos tecnológicos aplicados a prática docente: métodos computacionais aplicados ao ensino de matemática Minicurso · Aguinaldo dos Santos Pereira
O ensino de ciências e as questões de gênero abordadas no ensino fundamental Minicurso · Ma Heline Maria Furtado Silva
Tópicos de biotecnologia Minicurso · Profo. Dr. Péricles Mendes Nunes
Gênero, saúde mental e pandemia Mesa-redonda · Ma Ana Catarina Muniz Pereira, Profa. Ma. Ana Maria Martins Roeber
Para aprender matemática: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem Palestra · Prof. Dr. Mauro Guterres Barbosa
Pobreza e desigualdade em tempos de pandemia Mesa-redonda · Profa. Dra. Helidacy Maria Muniz Correa, Prof. Dr. William dos Santos Melo, Profa. Dra. Gisele Porto Sanglard
O Programa Ensinar – Programa de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão foi aprovado pelo CEPE/UEMA em 6 de outubro de 2016 e pelo CONSUN em 7 de outubro de 2016.
O objetivo do programa é formar professores para o exercício da docência na educação básica a partir de conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, de conceitos e princípios desenvolvidos na construção e apropriação de valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento em um diálogo constante entre diferentes visões de mundo.
Atualmente o Ensinar está presente em 28 polos e oferta os cursos de Ciências Biológicas Licenciatura; Ciências Sociais Licenciatura; Física Licenciatura; Geografia Licenciatura; História Licenciatura; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas; Matemática Licenciatura; Pedagogia Licenciatura, Química Licenciatura.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990) doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado na Universidade Complutense de Madrid/Espanha e na Universidade de Buenos Aires/Argentina. É bolsista produtividade 1D. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Goiás, professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás regional Goiânia e Jataí. É editora chefe da Revista Signos Geográficos. Tem experiência na área de Geografia e do ensino, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professor, lugar, geografia, cidade e espaço urbano. Coordena os Grupos de Pesquisa - Nepeg e Nupec, registrado no CNPq.
Graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2009). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Realizou pesquisa de Pós-Doutoramento no Departamento de Educação em Ciências da Universidade de Copenhague (2018). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) - campus Piracicaba. Ministra disciplinas nos cursos de Licenciatura em Física e Engenharias. Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão. Áreas de interesse: Ensino de Física, Formação Inicial de Professores, Alfabetização Científica e Midiática.
Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura-UFT/ Araguaína.
Professora Adjunta I/ Diretora do Curso de Letras, Campus Balsas.
Professora Adjunta do Departamento de Letras e do Mestrado em Educação, na Universidade
Estadual do Maranhão.
Pós-doutora nos estudos da Memória e suas interfaces com a Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Memória: linguagem e sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (PROCAD - AM/CAPES). Doutora e Mestre em Letras, Área de Concentração Teoria Literária, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Professora de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Piauí - UESPI e da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras de ambas Universidades. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Literatura e Linguagem - LITERLI cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa e do Grupo de Estudos sobre o Espaço na Literatura - TOPUS. Atua nas linhas de pesquisa da Literatura e suas interfaces com o espaço, a cidade e a memória.
Graduado e Licenciado em Ciência Política (2002 - 2007) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Administração Pública (2009 - 2011) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Doutor em Ciência Política (2014 - 2018) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutor em Políticas Sociais (2019) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Conta com experiências profissionais na FGV Projetos, no Banco Mundial, na Petrobras, Professor do curso de Turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEDERJ - CEFET/RJ) e como Professor Substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no departamento de Ciência Política.
Doutora em Ciências Sociais (2009) pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (2002), Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1997) e Pós-doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na Linha de Pesquisa: Políticas e Gestão em Educação (2019). Foi coordenadora do Prodocência (CAPES) na UEL de 2010-2013. Ocupou o cargo de Pró-reitora de Graduação da UEL/PR no período de 10/06/2014 a 07/10/2016. Atua na Área de Metodologia e Prática de Ensino de Sociologia no Curso de Graduação em Ciências Sociais; no Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Sociologia), na linha de Pesquisa: Desigualdades, Cidadania e Cultura; do Departamento de Ciências Sociais; no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO); no LENPES/UEL (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia) e do GEDUC/UEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior). É professora associada e Supervisora de Estágio Curricular do mesmo curso. É associada à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Desenvolve projetos voltados ao estudo de ensino de Sociologia, juventudes, ensino médio, formação de professores, políticas educacionais, currículo e trabalho docente. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOC), nos cursos de Mestrado e Doutorado e o Projeto de Pesquisa: Problematização sociológica dos processos de institucionalização da política de formação inicial e continuada de professores da educação básica e do ensino superior em cinco IEES/PR: gestão e políticas curriculares nas licenciaturas.
Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, Rio Grande do Sul), Conceito 7 CAPES/ MEC. Em 2013 ganhou o "Prêmio CAPES de Teses": Melhor Tese na área de Educação do Brasil promovido pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) / CAPES. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especializou-se em: 1) Metodologia do Ensino Superior, Universidade Federal do Maranhão (UFMA); 2) Biologia, Universidade Federal de Lavras (UFLA, Minas Gerais); 3) Sexologia, Universidade Candido Mendes (UCAM, Rio de Janeiro); 4) Micologia, Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e UFMA. Bacharel em Farmácia e Bioquímica (UFMA). Lincenciado em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Licenciado em Química (UEMA). Professor Adjunto IV do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (DBIO-UEMA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (PPGE - UEMA / Mestrado Profissional). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (PROFEI / UNESP / UEMA / Mestrado Profissional). Fundou e coordena desde 2009 o Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX). Atua no ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Práticas Curriculares - dimensão político-social; educacional; escolar; Didática e Metodologia das Ciências Naturais; Ensino de Biologia; História da Biologia; Filosofia da Biologia; História da Medicina; Saúde Coletiva; Doenças Tropicais; Parasitologia; Metodologia da Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Documental; Sexualidade; Educação Sexual. Tenho me dedicado à escrita e ao aprofundamento teórico das seguintes linhas de pensamento: estudos gays e lésbicos, teoria queer, pós-estruturalismo, estudos foucaultianos e estudos culturais.
Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa " Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ), durante o período de 2007 a 2018 (onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais"). Editora-chefe da Revista Docência e Ciberculria (Proped/UERJ)., link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Observatório FORMACCE, Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação> (2017-2019, recondução até a presente data). Foi vice-presidente da ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (2017-2019). Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD. Site/acervo: www.edmeasantos.pro.br Full professor of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ).
Possui graduação em Geografia - Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestrado em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (1994), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela mesma faculdade em 2000 e livre docência pela Faculdade de Saúde Pública da USP em 2008. Desenvolveu dois programas de pós-doutorado: em 2001, no Laboratório de Planejamento Urbano e Cidades Saudáveis da Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE), em Bristol (Reino Unido); em 2009, no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente. Coordena o Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde (Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde - CETAS). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da Saúde, atuando também nos seguintes temas: geografia regional e urbana, política pública e cartografia temática. É bolsista produtividade do CNPQ, nível 1D e editor adjunto da Revista Saúde e Sociedade.
Psicóloga
CRP: 22/00970
Colaboradora do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual do Maranhão - NAU
Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e em Psicologia Hospitalar pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde - NÊMETON/SP
Sócia da Clínica Vitacore
Psicóloga do Centro de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente - CAISCA e do Ambulatório de Saúde Mental para adultos no Centro de Saúde Dr. Clodomir Pinheiro Costa
Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP-MA)
Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-MA
Membro da Coordenação do Coletivo da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) no Maranhão.
Psicóloga, Mestre em Ciências da Saúde pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde - NÊMETON/ SP, em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense- UFF. Psicóloga Clínica da Neurofoco. Psicóloga da Atenção Básica do Município de Osasco/ SP. Psicóloga responsável pelo atendimento de pacientes com Automutilação no Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso- AMITI- HC-FMUSP de 2006 a 2015.
Possui Pós Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, Doutorado em Políticas Públicas em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Mestrado em História e Cultura Política pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Especialização em Historiografia Brasileira e Regional, pela Universidade Federal do Maranhão (1988) e Graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1978). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de História e Geografia e do Mestrado Profissional História, Ensino e Narrativas, da Universidade Estadual do Maranhão. É integrante do Grupo de Pesquisa Ensino de História: linguagens e formação docente e discente (EnsinaHistória), na linha de pesquisa Saberes históricos do espaço escolar, e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM), coordenando a linha de pesquisa Educação e História da Educação. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de História e Educação, com pesquisa nos temas da história e historiografia do Maranhão, com destaque para a Balaiada, e no campo da história da educação, com pesquisas na área de políticas educacionais, estágio curricular, ensino de história, gestão democrática, com destaque para o projeto político-pedagógico e a a gestão colegiada.
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2003). Especialista em Educação e em Neuropsicologia. Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão e em Psicologia pela Universidade CEUMA (2013). É professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior e Básico nas áreas de Geografia e Psicologia, com ênfase em Formação de Professor, Educação Geográfica, Psicologia da Educação, Métodos e Técnicas de Ensino, Interdisciplinaridade, Neuroeducação e Aprendizagens. É coordenadora do Laboratório de Ensino do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão e coordenadora do Grupo de Estudo em Ensino e Pesquisa em Geografia (GEPEGE) . Professora do quadro permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão. Psicóloga do Serviço de Orientação Psicológica e Psicopedagógica da Universidade Estadual do Maranhão (SOPP).
Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2019. Mestre em Antropologia pela UFF (2015). Licenciado em Ciências Sociais pela UFF em 2008 e bacharel em Ciências Sociais em 2009. Especialista em Ciências Sociais e Educação Básica pelo Colégio Pedro II (2019). Graduando em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de gestão e pesquisa em projetos sociais, culturais e ambientais no Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica (PDCFMA) e no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) na UFF. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia, Saúde Coletiva e Educação, atuando nos seguintes temas: memória social, mudança social, patrimônio, esfera pública, corporeidade, performance afro-brasileira, o uso do audiovisual na educação básica e a antropologia na escola. Suas pesquisas vêm se debruçando, principalmente, sobre a discussão e compreensão das seguintes questões: as relações entre o público e o privado e, o saber popular e o saber científico; as fronteiras entre arte visuais, ciência e práticas de saúde; a participação social nas políticas públicas; as mudanças sociais com foco na construção e transformação de identidades e a atuação da memória social no cotidiano dos sujeitos; a estética e a política presentes nas manifestações culturais afro-brasileiras. Atuou como tutor na graduação em Antropologia (GAO), trabalhando com plataformas e mídias digitais (EaD) na UFF nos anos de 2016 e 2017 e como professor de Metodologia de Pesquisa do Instituto Hoju nos anos de 2018 e 2019. Além disso, vem lecionando a disciplina Sociologia nas 3 séries do Ensino Médio e no Pré-vestibular para Negros e Carentes (PVNC) na Taquara. É pesquisador no Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição (LEECCC). É participante pela UFF, desde 2015, do Comitê das Baianas de Acarajé e do Grupo de Trabalho da Salvaguarda da Capoeira, referente à Colaboração Técnica UFF/IPHAN para Patrimônio Imaterial. Membro dos grupos de pesquisa: LEECCC e Liga Universitária dos Pesquisadores e Artistas (LUPA) de Carnaval da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro da Rede de Estudos da Diáspora Africana na América do Sul (REDAAS).
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular, Literatura de cordel, bumba meu boi, sociedade, história do Maranhão, ensino, educação patrimonial e estágio supervisionado no ensino fundamental e médio.
Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em Libras e práticas pedagógicas aplicáveis a educação bilíngue de Surdos pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), e Graduado em Letras Libras pela UFSC. Pesquisa a literatura em língua brasileira de sinais com o foco nas manifestações em suporte escrito pelo sistema SignWriting. Membro do grupo de pesquisa em literatura surda e sinalizada da UFSC, e do grupo de pesquisa dos sinais maranhenses da UFMA. Professor de Libras do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual do Maranhão. Tradutor/ intérprete de Libras na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Atuou como tradutor intérprete de libras no Instituto Federal do Maranhão, em faculdades particulares de São Luis, e como tradutor para a Universidade Federal do Maranhão e para a Universidade Estadual do Maranhão.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (1994), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é adjunto iv da Universidade Estadual do Maranhão e professor titular - Gerencia de Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fitoplâncton continental, publicou recentemente juntamente com Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo e Stefania Bolo o livro Flora Ficológica do Estado de São Paulo vol. 4 parte 3 - Zygnemaphyceae, atuando principalmente nos seguintes temas: Maranhão, educação ambiental, fitoplâncton, unidade de conservação e sensibilização ambiental. Foi diretora do CECEN/ UEMA de 2007-2014, Pró Reitora de Graduação de 2015-2018, Membro da Câmara de Graduação da ABRUEM 2015-2018, Coordenadora do Fórum da Graduação (FORGRAD) do Nordeste 2017-2018. Assessora de Gestão Ambiental da UEMA de 2019-2020. Atualmente é Superitendente de Gestão Ambiental da UEMA, membro do Fórum Estadual de Educação Ambiental do MA e pós doutoranda pelo Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
Mestre em Oceanografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Ciências Ambientais e Análises Ambientais pelo Instituto Graduarte e em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Cidade Verde. Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Integrante do Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática (LABPEA). Assessor técnico na Coordenação de Inovação da Rede de Ensino em Tempo Integral do Maranhão. Membro da Rede Nordeste de Popularização da Ciência. Presta serviços como consultor ambiental para empresas privadas e prefeituras municipais do Maranhão. É revisor de periódicos científicos nas áreas de Meio Ambiente e Educação. Tem experiência nas áreas de Bioestatística, Biologia Marinha, Ciências Ambientais, Ensino de Ciências, Gerenciamento de Projetos, Metodologia e Redação Científica, Recursos Pesqueiros e Zoologia. Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Educação Científica, Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Zoologia de Invertebrados.
Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ligada ao Departamento de Educação e Filosofia. Graduada em Pedagogia e especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMA. Mestra e doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (reconhecido pela UFRJ). Pós-doutora na área da Interdisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/ UFMA), com bolsa CAPES. Leciona nos programas de pós-graduação stricto sensu como professora permanente: PGCult (UFMA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEMA, onde atua também como vice-coordenadora. Coordenadora do Programa de Inovação Didático Graduação Uema 4.0. É da equipe editorial da revista RICS do PGCult e revisora de outros periódicos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociência e Afetividade (GEP-TNA). Participa dos grupos de pesquisa: GEP-TED (UFMA-PGCult), Grupo de Currículo na Educação Básica (UFMA_ PPGEB), GEFORP (UEMA), ECult (UFS) e GECES (UNIT-SE). Associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Membro da Red de Docentes de América Latina y del Caribe.Tem experiência na área interdisciplinar e na área Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade a partir dos estudos das narrativas hipertextuais no jornalismo, políticas públicas para o ensino superior, sociologia das redes, cultura do digital, competências socioemocionais; e no âmbito da educação, atua na área do currículo, formação continuada, avaliação da aprendizagem, afetividade, desenvolvimento profissional, tecnologia educativa, educação especial e inclusiva; aprendizagem em comunidades virtuais de aprendizagem; meta-afetividade em práticas colaborativas em ambientes online.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Ceuma (2016), mestrado pela Universidade de Coimbra em Psiquiatria Social e Cultural (2019) e é doutoranda em Estudos Feministas pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Tem experiência de pesquisa na área da Psicanálise, Saúde mental e Gênero, com ênfase na violência contra mulheres.
Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação - Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB, Mestrado Profissional na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Maranhão (2003). Especilalista em Literatura Infanto Juvenil - UEMA. Tem experiência docente na Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Assistente de Coordenação no Ensino Médio, em Rede Particular e Pública de Ensino - Secretaria Municipal de Educação em São Luis/MA (2014/2017). Atuou como Professora Substituta da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Depto. de Educação I (2007/2009), e UFMA/CAMPUS GRAJAÚ Depto. de Educação II, Curso de Química (2017/2019). e no Programa PROFEBPAR/PARFOR, e na na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/ CAMPUS PEDREIRAS - CESPE. Orientadora de Monografias na FACAM - Faculdade do Estado do Maranhão, e na UESPI - Universidade Estadual do Piauí (2016). É membro Pesquisadora do GEMGe - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero do Mestrado em Educação na UFMA, e do GESEPE.- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Praticas Escolares. Atualmente é Professora efetiva na Rede Municipal de Ensino e Docente Substituta na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/ Campus São Lúis, na área de Fundamentos da Educação com as disciplinas: História da Educação, Sociologia da Educação, com ênfase em Estágio Supervisionado, Didática e Metodologias de Ensino de Ciências, Instrumentação para o Ensino de Ciências, Psicologia da Educação e do Desenvolvimento.
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) . LINHA DE PESQUISA - GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR Licenciado em Geografia - Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2006). Licenciatura em Pedagogia - Universidade Cruzeiro do Sul (2020). Especialização em Ensino de Ciências Humanas - Metodologias Inovadoras para a Educação - IESF(2008). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação - (GEP-TDE -UFMA). Grupo de Estudos Política e Gestão da Educação, Formação de Professores, Profissionalização e Trabalhos Docentes (GEPGEFOP - UEMA). É integrante da Rede de Estudos e Pesquisas e Planejamento e Gestão Educacional - REPLAG; Professor do Ensino Médio (SEDUC - MA) desde 2010 e Rede Municipal de São Luis - Ma desde 2013.
Possui mestrado em educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2016), e licenciatura em filosofia pela Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS (2014). Tem experiência no ensino superior, tendo atuado como docente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no departamento de Administração Escolar (ADE). Já trabalhou com tutorias de educação a distância em cursos de extensão e de aperfeiçoamento profissional, em instituições federais de ensino. Também atuou como professora de filosofia e ensino religioso na Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora substituta na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde ministra aulas no curso de Licenciatura em Filosofia.
Mestra em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Gestão de Ensino na Educação Básica (PPGEEB) na modalidade de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Linha de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem na Educação Básica com área de estudo em Sociologia. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).Graduanda em Sociologia pela Uniasselvi. Trabalhou como professor substituta da Universidade Federal do Maranhão, servidora público da Universidade Estadual do Maranhão e professor pesquisador da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Filosofia m Educação, História em Educação, Psicologia da Educação e Sociologia na Educação. Especialista em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Especialista em Educação Especial/Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Participa como Membro do Grupo de Estudo de Pesquisa de Tecnologia Digitais da Educação (GEP-TDE) e também como Membro do Grupo de Estudo de Pesquisa em Sociologia da Educação (GESPE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão(1996), graduação em Geografia Bacharel pela Universidade Federal do Maranhão(1998), especialização em Economia Rural pela Universidade Estadual do Maranhão(1998), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2012). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Estadual do Maranhão, Adjunto III da Universidade Estadual do Maranhão, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, Revisor de periódico da Revista Tocantinense de Geografia, Membro de corpo editorial da EdUEMA e Membro de corpo editorial do InterEspaço - Revista de Geografia e Interdisciplinaridade. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:Bacia Hidrográfica, Análise Cartográfica, Ocupação urbana, Ambiente.
Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2018). Mestre em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço - PPGeo-UEMA (2021). Técnico/Pesquisador do Núcleo Geoambiental-NUGEO/UEMA. Foi bolsista de iniciação científica durante um ano pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), desenvolvendo pesquisa sobre o uso da terra da bacia hidrográfica do rio Preto-MA. Membro do GEOAMAZON - Grupo de Estudos da Amazônia Oriental. Atua nas áreas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto com ênfase em uso e cobertura da terra, vulnerabilidade ambiental, hipsometria, declividade, parâmetros morfométricos em bacias hidrográficas, delimitação automática de bacia hidrográfica e extração automática de sistema de drenagem, codificação de bacias hidrografias pelo método Otto Pfafstetter, Modelo Linear de Mistura Espectral, NDVI, criação de Áreas de Preservação Permanente (APP) a partir de buffer, densidade kernel, processamento de imagens orbitais, dentre outras aplicações.
Especialista em LIBRAS e Práticas
Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue
de Surdos
Licenciada em Letras Libras
Professora e Colaboradora do NAU/UEMA
Mestre em Estudos da Tradução
Especialista em Libras
Bacharel em Letras Libras
Professor do NAU/UEMA
Tradutor-Intérprete de Libras da ALEMA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
PROFESSORA ADJUNTO IV DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
PROFESSOR ADJUNTO I DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
FARMACÊUTICA
Possui Graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão (2004) e Mestrado em Física pela Universidade Federal do Maranhão (2006). Atualmente é Professor Assistente II da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Violação da Simetria de Lorentz, Eletrodinâmica Planar e Equação de Dirac.
Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado em Física pela Universidade Federal do Maranhão e doutorado em Física na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2013). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura Eletrônica de Nanoestruturas, Dinâmica Molecular, Heteroestrutura Semicondutora, Modelo de Interface e Poços Quânticos. Docente Permanente junto ao Polo 63 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF/SBF.
Graduado em Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2005), Mestre em Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2008), e Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2011). Fez estágio de Pós-Doutorado no Centro de Biociências (Departamento de Biofísica e Farmacologia) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Biofísica-UFRN, 2011-2012). Atualmente é Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Física - DFIS/CECEN/UEMA; Docente Permanente junto ao Polo 63 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF/SBF do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/CAMPUS MONTE CASTELO) e Coordenador Local do Mestrado em Engenharia Aeroespacial (PPgEA/RNA-UEMA/UFMA/UFPE/UFRN) - Linha de Pesquisa: Materiais e Tecnologias. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular e Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: ab initio, DFT, propriedades estruturais, mecânicas, propriedades optoeletrônicas, termodinâmicas e espectros vibracionais, IR e Raman. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Grupo de Modelagem Computacional (GMC-UEMA) e membro do Grupo de Dinâmica e Ab Initio (GDAI-UnB).
Professora da UEMA, graduada em Ciências Sociais pela USP, mestre e doutora em Antropologia pela UFSCar. É autora de diversos artigos e livros. Atua como parecerista para revistas científicas e agências de fomento nacionais e internacionais.
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (1994) e Doutorado em ODONTOLOGIA (Dentística e Endodontia) pela UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO (2004). Especialização em Endodontia pela ABO-PI, Especialização em Bioética ANIS/ICF. Especialização em Musicoterapia (UFPI). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí no Curso de Medicina ministrando as disciplinas de Saúde Pública, Bioética, Iniciação Científica e Humanidades. Coordena o Comitê de Ética em Pesquisa UESPI. É Diretora Adjunta do Núcleo de Educação à Distância UESPI. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia Clínica (instrumentos rotatórios), Bioética, CEP's.
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1982), graduação em Licenciatura em Educação Artística Polivalente pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Coordenadora do Curso de Letras - Português (PARFOR) da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Piauiense, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, literatura brasileira, Fontes Ibiapina, literatura piauiense e história.
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (2002), mestrado em Bioengenharia pela Universidade do Vale do Paraíba-UNIVAP (2008) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2013). Desenvolvendo projetos na área de reparação tecidual. Tem experiência na área de biofísica , fisiologia e patologia, com ênfase em Reparação tecidual utilizando biomateriais e Produtos Naturais. Atualmente é : Professor Adjunto IV da Universidade Estadual do Piauí ; Integrante Comitê Institucional de Bolsas de Pesquisa e Inovação Tecnológica ? CIPIT da Universidade Estadual do Piauí; Integrante do Concelho editorial da Editora da Universidade Estadual do Piauí; Professor do programa de Pós- Graduação a nível de mestrado em Química da Universidade Estadual do Piauí; Orientador do programa de pós-graduação do Mestrado e Doutorado em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal - Universidade Estadual do Ceará; Colaborador no programa de Pós Graduação a nível de Mestrado em Engenharia de Materiais do Instituto Federal do Piauí -IFPI ; Foi Coordenador da Comissão de Ética no uso de animais da Universidade Estadual do Piauí-UESP de 2014-2021I, Foi Membro da comissão de ética e pesquisa em seres humanos; Foi Diretor do Núcleo de inovações Tecnológicas-NIT-UESPI 2018-2021.
Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2000), Especilização em Estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (UFMT, UEA, UFPA). Atualmente é professor assistente iv da Universidade Estadual do Maranhão e professor de matemática do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, educação matemática, didática da matemática, matemática e ensino-aprendizagem.
Formação acadêmica/titulação 2018 - 2020 Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Sao Luis, Brasil Título: Método Simplex e sua aplicação na resolução de problemas de programação linear em um curso de administração., Ano de obtenção: 2020 Orientador: Roberto Batista dos Santos 2010 - 2011 Especialização em Matemática e Estatística. Faculdade Atenas Maranhense, FAMA, Sao Luis, Brasil Título: Cadeia de Markov Aplicada: A economia e a Administração Orientador: Boaz Tavares Lima 2004 - 2009 Graduação em Matemática Licenciatura. Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Sao Luis, Brasil Título: APLICAÇÃO DO MÉDOTO SIMPLEX NA MAXIMIZAÇÃO DE LUCROS E MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS Orientador: Sandra Imaculada Moreira Neto Atuação profissional 1. Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Vínculo institucional 2017 - Atual Vínculo: Servidor público , Enquadramento funcional: Professor de Matemática , Carga horária: 20, Regime: Parcial 2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologi - IFMA Vínculo institucional 2013 - Atual Vínculo: Servidor público , Enquadramento funcional: Professor , Carga horária: 40, Regime: Integral 3. Universidade Federal do Maranhão - UFMA Vínculo institucional 2012 - 2013 Vínculo: Contrato , Enquadramento funcional: Professor Substituto.
Possui graduação em Bacharelado em Matemática pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Ceará, graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará. É Professor Adjunto I V (aposentado) da Universidade Federal do Maranhão. Professor Assistente - nível IV da Universidade Estadual do Maranhão, vinculado ao Departamento de Matemática e Informática, ministrando disciplinas dos cursos de Matemática e Engenharia e atualmente é diretor do Curso de Matemática/Programa Ensinar.
*Mestra em Educação
*Especialização em Psicopedagogia
* Especialização em Docência do Ensino Superior
* Pedagoga
* Gestora da Rede Estadual
* Professora da Rede Municipal de São Luís
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1997), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Pós-doutorado pela EHESS (2015). Atualmente é professora adjunto IV com atuação no curso de História e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de História do Brasil e Maranhão com ênfase para o período do século XVII ao XVIII, principalmente em estudos relacionados a instituição, Maranhão e Grão-Pará, cultura política, práticas políticas das elites coloniais.
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2010) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2020). Professor, desde 2002, do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão e, desde 2014, do Programa de Pós-graduação em História - mestrado e doutorado (PPGHIST). Como pesquisador, atua nas áreas de História do Brasil e do Maranhão, nos Oitocentos. Orienta pesquisas sobre história política, com ênfase na circulação de ideias e de impressos. É coordenador do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO), membro da Rede Proprietas (INCT Proprietas), coordenada por Márcia Maria Menendes Motta (UFF) e do projeto PRONEX Caminhos da Política no Império do Brasil, coordenado por Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves (UERJ).
Doutorando em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e licenciado em História pela mesma instituição federal (2007). Atualmente é professor substituto do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão, ministrando as disciplinas de História do Brasil Imperial e Educação das Relações Étnico-raciais. Foi entre os anos de 2018 e 2020 professor substituto da Graduação em Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e hoje é pesquisador do Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, onde idealizou a linha de pesquisa Linguagens e Africanidades. Além de capítulos e participação em livros teóricos sobre quadrinhos, ministra regularmente cursos teóricos sobre os usos e possibilidades dos quadrinhos e demais fontes visuais na pesquisa histórica.
Departamento de História e Geografia, Centro de Ensino Superior de Caxias. Coordenador da atividade sobre aspectos sociais da flora maranhense: Coelho Neto.
Doutoranda em História / UNISINOS, Mestre em Artes, Patrimônio e Museologia/ UFPI, Graduação em História/ UEMA, Design e Moda/UNINOFAPI, Professora curso de História/UEMA, Professora Moda, design e Estilismo UFPI.
Professor aposentado do Depto. de História e Geografia da UEMA, e vinculado ao PPGHIST da mesma Universidade. Graduado em História pela (UFMA), Mestre (UFPE), Doutor (UFF) e Pós doutor (Universidade de Lisboa). Autor de 2 livros autorais e de vários artigos sobre o sertão do Maranhão.
Graduanda em História pelo ENSINAR-programa de formação de professores da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA campus Coelho Neto.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestrado em Ciências Biológicas: Botânica Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia/Museu Paraense Emílio Goeldi (UFRA/MPGEP) e Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professora Adjunta do Departamento do Química e Biologia do Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA). Possui experiência na área de Taxonomia Vegetal, atuando principalmente com taxonomia de angiospermas.
Professora Adjunta III da UEMA e vinculada ao Departamento de História e Geografia e ao Programa de Pós-Graduação em História dessa IES. É Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Ciências Sociais e licenciada em História pela Universidade Federal do Maranhão. Realiza pesquisas nas áreas de História Agrária, História das migrações e do trabalho, História Oral e Ensino de História.
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado em História pela UNESP-ASSIS-SP), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutorado em Teoria Literária pela UFRJ. É Coordenador do Mestrado em Letras (UEMA) e do Núcleo de Pesquisa em Historiografias e Linguagens (NEHISLIN - www.nehislin.wisite.com/nehislin), membro da Associazone Brasilianiste ittaliane Jacarandá, das Universidade de Genova, Milão e Brescia. Professor adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão, Professor Permanente do Programa em Letras da UEMA. Tem experiência na área de História e literatura, Teoria da História, Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e história, literatura e filosofia, literatura africana de língua portuguesa. Número do ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9341-7937. É autor das obras: Uma Athenas Equinocial: A literatura e a fundação de um Maranhão no Império Brasileiro (2010); Terra e Céu de Nostalgia: tradição e identidade em São Luís do Maranhão (2011); Versura: poemas, contos e crônicas (2014); Versura: ensaios (2017).
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994),foi bolsista da Confederação Helvética (Bourse D'études Pour Étudians Étrangers) na Université de Friburg (Suíça, 1996), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Doutorado Sanduiche - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (2004) e doutorado em em História das Ciências da Saúde - Casa de Oswaldo Cruz Fiocruz (2005). Recebeu o prêmio ABL História e Ciências Sociais 2009 pelo livro Entre os salões e o laboratório; e ganhou o 2o lugar no prêmio ABEU (Ciências da Vida) pelo livro "Amamentação e políticas públicas...". É pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio de Janeiro, assistência, filantropia, primeira república e saúde pública. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde e presidente da Sociedade Brasileira de História das Ciências.
Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2017) e é mestrando em História pelo PPGHIST (Programa de Pós Graduação em História) na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Doutoranda em Estudos Feministas na Universidade de Coimbra/Portugal
IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR/UEMA
IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR/UEMA
IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR/UEMA
IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA ENSINAR/UEMA