Este evento possui transmissão ao vivo.
O encontro promoverá a conexão entre a Sociolinguistica, Educação e o Ensino com objetivo de criar espaço de troca de saberes e reflexões sobre as práticas de língua materna e educacionais dentro de contexto regional.
O evento terá palestras, mesa-redonda, minicursos e comunicações com apresentações de trabalhos reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais da área.
As vagas dos minicursos são limitadas. Propomos experiências diversificadas, escolha e garante sua vaga pelo link:
Minicurso 01 - Escrita científica. (ATENÇÃO! O LIMITE DE INSCRIÇÕES PARA ESTE MINICURSO FOI ATINGIDO.)
Minicurso 02 - Entre nomes e histórias: uma introdução à sócio-onomástica. (ATENÇÃO! O LIMITE DE INSCRIÇÕES PARA ESTE MINICURSO FOI ATINGIDO.)
Minicurso 03 - Marcas de oralidade e retextualização: Compreendendo como a linguagem falada atravessa os textos escritos. (ATENÇÃO! O LIMITE DE INSCRIÇÕES PARA ESTE MINICURSO FOI ATINGIDO.)
GT - Pesquisa em Sociolinguística - Preencha o formulário abaixo para inscrever sua comunicação. As apresentações acontecerão conforme cronograma definido após as inscrições.
Inscrição: https://forms.gle/nxZk87iRe3bg7o1G6
A programação será no formato híbrido, com atividades presenciais e online.
Aguardamos você. Sua presença é significativa.
MESA 01 - Linguagem, identidade e território Mesa-redonda
MESA 02 - Por uma pedagogia culturalmente sensível: possibilidades e aplicações. Mesa-redonda
MESA 03 - Variação linguística em sala de aula Mesa-redonda
MINICURSO - Escrita Científica Minicurso · Gilvan da Silva Alves, Matheus Carvalho Lima, Uran Costa Nascimento
MINICURSO - Entre nomes e histórias: uma introdução à sócio-onomástica. Minicurso · Danielle Barbosa dos Santos Miranda, Idelfonso de Sousa Jorge Junior
MINICURSO - Marcas de oralidade e retextualização: Compreendendo como a linguagem falada atravessa os textos escritos. Minicurso · Alice Silva de Morais, Ariadna Sales Costa
COMUNICAÇÃO - Pesquisa em Sociolinguística Apresentação de Trabalhos
PALESTRA - O lugar da maranhensidade na BNCC: (im)possibilidades linguísticas e pedagógicas. Palestra · Dra. Camila Rodrigues Viana
Rua Godofredo Viana
Centro, Imperatriz - MA
65901-480
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Professor de Língua Portuguesa nas redes estadual e municipal de ensino no Maranhão. Graduado em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão, com pós-graduação em Linguística e Literatura. Atua nas áreas de Linguística Textual, oralidade, leitura, produção de texto e gêneros discursivos.
Atualmente, é mestrando em Letras, com foco em Linguagem, Memória e Ensino, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Possui graduação em Licenciatura em Letras pela UEMA (Campus Balsas). É especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (UNINTER). É integrante do grupo de estudos Língua, Cultura, História e Poder (LINCHI) e contribui com a construção do Atlas Toponímico do Estado do Maranhão (ATEMA). Atua como professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Balsas-MA (SEMED).
Atualmente, é mestranda em Letras, com foco em Linguagem, Memória e Ensino, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Bauru (FAFIBI) e Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas pela UEMASUL. Detém especializações em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), além de especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Administração e Recursos Humanos (FAR). Atua como assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento de práticas educacionais.
Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras (Uemasul), assim como também é Professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede particular.
Formado em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Especialista em Produção Textual. Mestrando em Letras.
Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa, CCHSTL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL - Açailândia). Pesquisador voluntário do Projeto de Extensão Memórias de Gaia: a história do Assentamento Califórnia (Açailândia - Maranhão) contada pelas mulheres camponesas. Bolsista FAPEMA pelo Programa de Pós-graduação em Letras na Universidade Tocantina do Maranhão (PPGL/UEMASUL). Especializações em andamento em Ensino de Língua portuguesa e Revisão Textual. Atua como revisor, consultor acadêmico e tradutor (língua inglesa).
Mestranda em Letras - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).
Graduada em Letras- Português/Inglês - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em Pedagogia - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Especialista em Língua Portuguesa – Faculdades Integradas de Amparo (FIA);
Metodologia do Ensino Superior (UEMA);
Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos – Instituto Federal do Maranhão (IFRN).
Está cursando Educação Especial e Inclusiva (UEMA)
É pedagoga e professora de Língua Portuguesa na rede pública municipal de ensino de Imperatriz -MA
Docente da UFMA, curso de comunicação social/ jornalismo, campus Imperatriz. Docente do PPGLe - Programa de mestrado em Letras - UEMASUL. Doutora e Mestra em Letras: Ensino de Línguas e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) . Graduada em Letras: Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Formadora e tutora de cursos EAD. Colaboradora de formação de professores da Educação Básica do programa PROFEBPAR/ PAFOR- UFMA. Atua na linha profissional e científica na área de Linguagem, discurso, Comunicação e Educação. Analista de livro e material didático; Pesquisadora do Grupo de pesquisa CNPQ: Estudos Linguísticos do Maranhão ( GELMA).