Iniciando um processo pioneiro, o Curso de Mestrado Profissional em Diversidade em Inclusão - CMPDI/UFF realizará o primeiro simpósio itinerante, em 2023 em parceria com o Espaço AMES/Atendimento às Altas Habilidades de Itaboraí.
O evento traz como inspiração central a linha de reflexões acerca da identificação e atendimento escolar aos alunos superdotados, através de palestras, relatos de experiências e discussões. Além disso, abre espaço para a apresentação de pesquisas atuais sobre altas habilidades ou superdotação.
Resumo da programação:
14/06: Palestra de abertura (online - 18:30h)
15/06: Palestras presenciais (Itaboraí - 8:00 às 17:00h)
16/06: Apresentações dos trabalhos (presencial - Niterói - 9:00 às 12:00h)
ATENÇÃO: O certificado de participação será emitido aos que comparecerem às palestras presenciais (dia 15/06 - manhã e tarde) e aos inscritos que optarem por acompanhar as palestras online e registrarem presença.
Para acessar o regulamento clique neste link: REGULAMENTO
Para informações referentes à inscrição de trabalhos clique no link: INSCRIÇÕES DE TRABALHOS
Abertura do Simpósio Abertura · Profª. Drª. Cristina Maria Carvalho Delou, Profª. Drª. Fernanda Serpa Cardoso
ENTENDENDO A RELAÇÃO ENTRE ALTAS HABILIDADES E O TDAH: comorbidades, diagnóstico diferencial ou ambos ? Palestra · Profª. Drª. Fabricia Signorelli
DESMITIFICAR E IDENTIFICAR: visualizando os alunos com altas habilidades ou superdotação Palestra · Profª. Me. Fátima Raulusaitis, Profª. Me. Kátia Regina de Souza Almeida
Identificando e trabalhando com Alunos com Altas Habilidades ou Superdotação Relato de Experiência · Prof. Edgar Soares Nascimento, Prof. Marcelo da Silva Bezerril Serrano, Prof. Waine Vieira Júnior, Profa. Alexandra de Souza Silva dos Santos
FREIRE- RENZULLI e as Oficinas Interativas para Alunos com Comportamento Superdotado Palestra · Profª. Drª Sonia Regina Alves Nogueira de Sá
O Atendimento às Altas Habilidades ou Superdotação em Itaboraí Apresentação · Prof. Me. Eduardo Erick de Oliveira Pereira
ELABORANDO O PEI PARA ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: desafios e práticas Palestra · Profª. Drª. Alice Akemi Yamasaki, Profª. Esp. Leomar Rodrigues de Avellar Baptista, Profª. Me. Suzana Assunção Casanova
ALUNOS SUPERDOTADOS E COM AUTISMO: entendendo a dupla excepcionalidade para incluir Palestra · Profª Drª Viviane de Oliveira Freitas Lione, Profª. Drª. Fernanda Serpa Cardoso
Apresentação de trabalhos (presencial - UFF) Apresentação de Trabalhos
Todos os participantes deverão utilizar obrigatoriamente o link que será enviado para as palestras do dia 14 de junho, sendo vedada a divulgação do mesmo para pessoas que não estejam inscritas no evento.
Para os dias 15 e 16 de junho haverá credenciamento presencial.
A inscrição dos participantes no Simpósio implica na cessão de imagem e som para fins divulgação do evento e do conteúdo das palestras, cursos ou quaisquer outros acontecimentos que a comissão organizadora decida divulgar, sempre em caráter de divulgação pedagógica.
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis
São Domingos, Niterói - RJ
24210-201
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis
São Domingos, Niterói - RJ
24210-201
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Psiquiatra. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Psiquiatra do Ambulatório de TDAH no adulto do Departamento de Neurologia da UNIFESP. Colaboradora do Programa de Atenção a Primeira Infância-PAPI UNIFESP. International Membership of American Academic of Child and Adolescents Psychiatry (AACAP). International Membership of International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP). Docente e Membro do Board Científico do Brazilian Institute of Practical Pharmacology (BIPP). Psiquiatra Credenciada na Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA).
Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Faculdades de Barra Mansa (1992) , especialização em Microbiologia (1994), especialização em Mediação Pedagógica em EAD (2010) e mestrado em Ciências (Pós graduação em Ensino em Biociências e Saúde - FIOCRUZ -2007. Atualmente é docente do Departamento de Biologia Celular e Molecular, Coordenadora do Curso de Férias para Alunos Superdotados, Coordenadora da Escola de Inclusão e Vice-Coordenadora do DIECI UFF (Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências) na Universidade Federal Fluminense. Atua e orienta projetos e trabalhos de conclusão de curso, principalmente nos seguintes temas: altas habilidades ou superdotação; interdisciplinaridade; ensino de Ciências/Biologia; Divulgação Científica; ensino de Biologia em Direitos Humanos. É membro do Comitê Técnico do Conselho Brasileiro de Superdotação (ConBraSD) e docente na linha de pesquisa Altas Habiidades e Notório Saber do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI).
Psicóloga, Licenciada em Psicologia na PUC-RJ (1981), Especialista (1981) e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados na UERJ (1987), e Doutora em Educação, pelo PPG em Educação: História, Política, Sociedade, na PUC-SP (2001); Professora Aposentada da Faculdade de Educação e Docente em cursos de Pós-Graduação stricto-sensu, mestrado e doutorado, nas áreas da Diversidade, Ciências, Tecnologia, Biotecnologia, Biociências, Saúde e Inclusão na Universidade Federal Fluminense (UFF) e no Instituto Oswaldo Cruz. Criadora do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD-UFF). Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq de 2016 a 2023; Líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao CNPq; Presidente Eleita do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) no biênio 2011-2012 e 2023-2024. Recebeu o Prêmio Jabuti 2015, na categoria Educação e Pedagogia; Medalha do Mérito Carioca como Personalidade Educacional 2019, oferecida pelo Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. No ano de 2020, foi Coordenadora-Geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais de Educação Especial, na Diretoria de Educação Especial, da Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação.
Possui graduação em Bacharelado e em Licenciatura em Física pela Universidade de Brasília (1981, 1982), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciências pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1990). É Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha, desde 1992, no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química. Dedica-se à formação de professores, com foco no ensino problematizador e na defesa dos Direitos Humanos, e à pesquisa em Ensino de Ciências e Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências e Dignidade Humana, Ensino de Ciências e Inclusão Escolar, especialmente no desenvolvimento de estratégias metodológicas e recursos didático-pedagógicos interdisciplinares para o Ensino Superior, para a Educação Básica e para a inclusão e atendimento suplementar de alunos com altas habilidades ou superdotação. Foi Coordenadora de área do PIBID UFF Interdisciplinar (2014-2018) e do LIFE/CAPES-UFF (2012-2017). É Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF – Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências, Membro pesquisadora do AIIIIPE – Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica e Coordenadora do PRAACS! – Programa de Apoio a alunos com comportamento superdotado.
Possui graduação em Pedagogia (1990), mestrado em Educação (1998) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal Fluminense - Niterói, exercendo atividades no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, na Didática. É docente colaboradora no Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI, da Universidade Federal Fluminense. É membro dos grupos de pesquisa e extensão DIECI (Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências) e NESED / UFF (Núcleo de Estudos em Saúde, Educação e Diversidade). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade e inclusão, formação de professores e Educação em Direitos Humanos, educação e infância popular, cultura popular e violências no contexto escolar. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão no campo da Educação Popular e do Cinema e Educação.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado sanduíche em Biociências Nucleares pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Profª. Associada da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de Bioensaios Farmacêuticos, atuando em bioensaios para o desenvolvimento de fármaco e medicamentos e de biomodelos celulares para estudo de autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento. É professora do Programa de Pós-Graduação em Nanobiossistemas-UFRJ. Atua também na área de Ensino e Educação Especial como professora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - IB-UFF e do Programa de Ciências, Tecnologia e Inclusão - Nivel Doutorado - IB-UFF, nas linhas de Transtornos, Síndromes e Deficiências, com interesse em Autismo, neurociências e educação, produção de material didático inclusivo e estratégias pedagógicas para atendimento a pessoa com deficiência. Também é coordenadora do Grupo de Estudos em Transtorno do Espectro Autista (GETEA-UFRJ), Conselheira Civil do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Maricá, Coordenadora do Grupo de Apoio a Mães de Autista de Maricá e Coordenadora do Programa de Atendimento da Associação Caminho Azul.
Professora no Atendimento Educacional Especializado na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Instituto Municipal Helena Antipoff. Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF). Pedagoga pela UERJ.
Mestre em Diversidade e Inclusão pelo CMPDI/UFF, na linha de pesquisa em Altas Habilidades e Notório Saber. Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial Inclusiva. Psicopedagoga clínica. Professora convidada no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Salgado de Oliveira. Pcrofessora especializada em Educação Especial na rede municipal de Itaboraí/RJ, atuando como responsável pelo Atendimento às Altas Habilidades ou Superdotação/Espaço AMES. Colaboradora no Curso de Verão para Superdotados/UFF.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá/Bolsista CAPES (2005) e pós-graduação em Planejamento e Gestão da Educação a Distância pela UFF (2013). É psicóloga (concursada) da rede municipal de Itaboraí. Atuou como docente no curso de graduação em Formação de Professores da Universidade Cândido Mendes entre 2001 e 2010, nas disciplinas voltadas para o uso das mídias no processo educacional, Cibercultura, Avaliação, Didática, Metodologia da Pesquisa e TCC. Na pós-graduação presencial do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional da UNIVERSO ministrou a disciplina Psicologia do Desenvolvimento. Na pós-graduação EAD em Gestão Escolar do IBMEC atuou como orientadora de TCC. É psicóloga clínica no Centro de Reabilitação e Reintegração - CRER. Atua junto ao Atendimento às Altas Habilidades de Itaboraí /Espaço AMES, em avaliação e atendimento aos alunos superdotados.
Mestre em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF. Licenciado em Matemática (UFF). Diretor Adjunto CIEP 228 Darcy Vargas (Duque de Caxias). Professor de Matemática da Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva (Itaboraí). Professor de Robótica no Atendimento às Altas Habilidades ou Superdotação de Itaboraí.
Mestranda em Diversidade e Inclusão (CMPDI-UFF), Pós Graduada em Psicopedagogia (FSJT), Neurociências Aplicada a Aprendizagem (IPUB/UFRJ), Educação Especial (UNIRIO), Psicomotricidade (UNIPLI) e Docência do Ensino Médio e Fundamental (FEITA). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia. Atualmente é Professora de Apoio Especializado na Prefeitura Municipal de Niterói, Professora da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Itaboraí, Tutora Coordenadora do Curso de Pedagogia/Unirio pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil. Educação Especial. Psicomotricidade. Formação de Professores.
Graduação: licenciatura em Pedagogia. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Itaboraí desde 2006, estando há 15 anos lecionando no CEMEI Visconde de Itaboraí, com turmas de Grupos de cinco anos.
Professor Edgar Soares, Leciona na Rede municipal de Itaboraí desde abril de 2005, onde a partir de 2010 começou a atuar mais especificamente com os estudantes do 5° ano do ensino fundamental. Dos tempos dos cursos de Letras, de roteiro, de interpretação e de Museologia conserva o interesse pelo desenvolvimento da linguagem e da comunicação, como também da construção da memória para que a interação de pessoa para pessoa e de pessoas para com os lugares funcione de forma eficaz e seja geradora de protagonistas de suas próprias histórias. Atualmente: leciona nas Escolas municipais Auto Rodrigues de Freitas e Professora Cecília Augusta dos Santos.
Professor de História, concursado, na rede municipal de Itaboraí e na rede estadual do Rio de Janeiro. Atua no Atendimento às Altas Habilidades de Itaboraí desde 2018, onde sua formação como técnico químico foi um diferencial nas oficinas de ciências. Entre seus vários interesses, tem a música como principal.
Professor de Matemática graduado pela UFRuralRJ, bacharel em Filosofia pela UERJ, especialista em Novas Tecnologias para o Ensino de Matemática pela UaB/UFF. Atua há 17 anos na Rede Pública Estadual de Educação do Rio de Janeiro e na Rede Pública Municipal de Educação, em Itaboraí. Desenvolve a oficina _GAME DESIGN_no Atendimento às Altas Habilidades de Itaboraí desde Jun/2022. Desenhista amador, jogador aceitável de Tetris, faz um Yakisoba bastante elogiado.